Sede social do Clube de Regatas do Flamengo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ginásio Togo Renan Soares)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Samuca, o urubu mascote do Flamengo, em estátua na entrada da Sede social do Clube. Ao fundo as arquibancadas do Estádio José Bastos Padilha.

A Sede social do Clube de Regatas do Flamengo, também conhecida como Sede da Gávea[1], ou simplesmente por Gávea, é onde está localizada a sede principal do Clube de Regatas do Flamengo.

Ao contrário do que as alcunhas podem sugerir, a Sede da Gávea não fica no bairro da Gávea, mas sim no bairro da Lagoa, em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas (a alcunha de Gávea ficou pois o terreno doado ficava na Freguesia da Gávea, conforme antiga divisão administrativa da cidade). No local, está, além da sede social e administrativa do clube, um complexo esportivo, onde os sócios podem usufruir do parque aquático, quadras de tênis, o Estádio de futebol, ginásios de basquetebol e voleibol, brinquedos, restaurantes, além de ter locais para realização de festas.[2] Em 2011 foi inaugurado no local o Museu do Flamengo[3].

A Sede da Gávea foi escolhida pelo Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) para ser o local de treinamento de atletas daquele país durante a Olimpíada do Rio de Janeiro[4].

História[editar | editar código-fonte]

Em 14 de novembro de 1931, através do decreto municipal 3.686[5], o Flamengo ficou com o direito de cessão e aforamento do terreno da Lagoa garantido pelo prazo de 60 anos.

Em 28 de dezembro de 1933, o então presidente José Bastos Padilha pagou a taxa de 497 contos de réis e o Flamengo pôde começar as obras de construção do Estádio da Gávea.

Atualmente, além da parte social, existe no local ginásios para disputa e treinamentos de esportes olímpicos. No Ginásio Hélio Maurício próximo as quadras de tênis há a realização de atividades ligadas ao basquetebol, no Ginásio Togo Renan Soares, o Kanela, debaixo da arquibancada do Estádio da Gávea há realização de atividades ligadas ao voleibol e ao futsal. No Ginásio Cláudio Coutinho, acontecem treinamentos da equipe de ginástica artística. A natação também tem seu espaço nas piscinas do Parque Aquático Fadel Fadel. Além disso, o Estádio José Bastos Padilha, mais conhecido como Estádio da Gávea, é o antigo local onde o time de futebol do Flamengo mandava seus jogos de pequeno porte. Atualmente, o campo é utilizado para treinamentos da equipe. Do outro lado da rua da sede, junto à Lagoa Rodrigo de Freitas, encontra-se a base de treinamentos do remo rubro-negro.[6][2]

Na gestão Patrícia Amorim, houve uma consideravel melhora na área social, o que fez com que os sócios voltassem a aparecer[7][8]. Em 2018, na gestão Eduardo Bandeira de Mello, uma nova revitalização, que priorizou o ambiente familiar no espaço[9]

Ginásios e Arenas do Complexo Esportivo[editar | editar código-fonte]

por ordem alfabética

Arena de Beach Soccer Maestro Júnior[editar | editar código-fonte]

A Arena de Beach Soccer Maestro Júnior fica dentro da sede da Gávea, e foi inaugurada no dia 21 de julho de 2012 para partidas de futebol de areia. Ela recebeu este nome em homenagem a Junior, jogador com o maior número de jogos com a camisa do clube e com passagem pela modalidade após a aposentadoria dos campos.[10][11]

Estádio José Bastos Padilha[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Estádio da Gávea

O Estádio José Bastos Padilha, é o local mais conhecido da sede da Gávea, já que foi, durante muito tempo, o local onde a equipe de futebol do clube fazia seus treinamentos.

Ginásio Cláudio Coutinho[editar | editar código-fonte]

O Ginásio Cláudio Coutinho é onde ficam os equipamentos para a prática da ginástica artística. Em novembro de 2012, o ginásio virou notícia por ter sido atingido por um incêndio[12]. 3 anos depois, o ginásio foi reinaugurado[13].

Ginásio Hélio Maurício[editar | editar código-fonte]

O Ginásio Hélio Maurício é um ginásio apropriado para os jogos de basquete[14]. Inaugurado em 1990, ele tem capacidade para 1.000 torcedores.

Ginásio Togo Renan Soares[editar | editar código-fonte]

O Ginásio Togo Renan Soares, que tem esse em homenagem ao ex-basquetebolista Kanela, é um ginásio poliesportivo onde são disputados jogos de vôlei e futsal[15]. Até 1989 era onde também treinava o time de basquete. Sua capacidade é para 800 torcedores. Sua localização é embaixo da arquibancada do campo de futebol.

Graças a uma parceria firmada no fim de 2011 do Rubro-Negro com o Comitê Olímpico dos Estados Unidos - que usou o espaço como centro de treinamento durante as Olimpíadas de 2016 - o ginásio foi totalmente reformado[16].

Parque Aquático Fadel Fadel[editar | editar código-fonte]

Imagem do parque aquático.

O Parque Aquático Fadel Fadel é o espaço no clube destinado à prática de esportes aquáticos[17]. A piscina social foi inaugurada em 1963, durante a gestão do presidente Fadel Fadel. Em 1965, o mesmo presidente inaugura a piscina olímpica, montando o melhor parque aquático do Rio de Janeiro, na época.

Piscina Daltely Guimarães[editar | editar código-fonte]

A Piscina Daltely Guimarães é uma piscina olímpica que fica dentro do Parque Aquático Fadel Fadel e que começou a ser construída em 20 de março de 2015 foi inaugurada em 23 de julho de 2016, na gestão Eduardo Bandeira de Mello[18]. Ela foi batizada em homenagem a Daltely Guimarães, um dos mais vitoriosos técnicos de natação do país. Além disso, cada uma das dez raias ganhou o nome de ex-atletas da natação do Flamengo[19], a saber[20]:

A Piscina Daltely Guimarães teve de ser construída, pois a antiga não tinha as medidas mínimas exigidas pela Federação Internacional de Natação[21].

Outros Locais Importantes[editar | editar código-fonte]

Auditório Rogerio Steinberg[editar | editar código-fonte]

O Auditório Rogerio Steinberg é um auditório localizado na Sede social do clube. É lá que eventos importantes para o clube costumam acontecer, como por exemplo, a apresentação de jogadores para a imprensa[22].

CineFla[editar | editar código-fonte]

O CineFla, um cinema, fica localizado dentro do Auditório Rogerio Steinberg[9].

Referências

  1. extra.globo.com/ Em carta aos sócios, Flamengo comemora sede da Gávea ‘em novo patamar’
  2. a b «Sede da Gávea». Consultado em 6 de setembro de 2010 
  3. globoesporte.globo.com/ Fla lança pedra fundamental de seu museu na Gávea
  4. globoesporte.globo.com/ Investimento de R$ 5 mi, reformas e forte segurança: o QG dos EUA no Fla
  5. alerjln1.alerj.rj.gov.br/
  6. «Estádio da Gávea». Consultado em 9 de outubro de 2010 [ligação inativa] 
  7. flamengo.com.br/ Nova gestão melhora sede social e sócios voltam a aparecer
  8. flamengo.com.br/ Fla-Gávea inaugura mais melhorias na sede social
  9. a b foxsports.com.br/ Flamengo divulga vídeo da revitalização feita na sede da Gávea; confira
  10. «Júnior é homenageado e reúne amigos na Gávea». CBBS. 21 de julho de 2012. Consultado em 13 de novembro de 2012 [ligação inativa] 
  11. «Fla inaugura neste sábado Arena Maestro Júnior de futebol de areia». GloboEsporte.com. 20 de julho de 2012. Consultado em 13 de novembro de 2012 
  12. globoesporte.globo.com/ Incêndio atinge ginásio na sede do Flamengo, na Gávea; não há feridos
  13. flamengo.com.br/ Ginásio Cláudio Coutinho é reinaugurado com cerimônia
  14. noticias.bol.uol.com.br/ Ginásio "dá azar" e Fla perde em retorno à Gávea; Brasília lidera o NBB
  15. flamengo.com.br/ Flamengo reinaugura Ginásio Togo Renan Soares
  16. globoesporte.globo.com/ Em parceria com Comitê Olímpico dos EUA, Flamengo reforma ginásio
  17. flamengo.com.br/ Melhorias deixam Parque Aquático com a cara dos sócios
  18. globoesporte.globo.com/ Piscina olímpica do Flamengo atrasa e só fica pronta às vésperas da Rio 2016
  19. globoesporte.globo.com/ Com homenagem a ex-nadadores do clube, Flamengo inaugura nova piscina
  20. sportv.globo.com/ E o Flamengo inaugurou a piscina Daltely Guimarães
  21. globoesporte.globo.com/ Cielo quer treinar no Fla, que ainda busca recursos para reformar piscina
  22. globoesporte.globo.com/ Flamengo marca apresentação de Ibson para a Gávea - Volante concederá entrevista coletiva no Auditório Rogerio Steinberg, na sede do clube