Consórcio Unileste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Consórcio Unileste é um consórcio de empresas de ônibus. É responsável pelo transporte de milhares de usuários diariamente nos municípios da denominada Área 4: Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Suzano e São Paulo.

Empresas[editar | editar código-fonte]

As empresas responsáveis são:

Tem sede na cidade de Suzano e opera 56 linhas com 351 veículos no Sistema Regular. O gerenciamento e a fiscalização do serviço são feitos pela EMTU-SP. Foi eleita pela EMTU, em 2007, a melhor operadora de ônibus da Grande São Paulo.[1]

Saída da CS Brasil[editar | editar código-fonte]

A CS Brasil deixou de operar gradativamente no consórcio no dia 23/10/2016 [2] , alegando baixa rentabilidade das linhas e que não concordava com a extensão do contrato de forma emergencial, visto que a concessão se encerrou em setembro de 2016, após 10 anos da assinatura da mesma. As linhas e os ônibus ficaram em sua maioria com a Radial Transporte [3] e uma menor parcela com a Viação Jacareí.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • No início toda frota do consórcio era formada apenas por um modelo de carroceira, eram quase 350 Caio Apache VIP I, agora possui também as carrocerias Caio Apache VIP II, Caio Apache VIP III, Caio Apache VIP IV, Caio Millennium II, Busscar Urbanuss Pluss, Comil Svelto 2008, Marcopolo Torino 2007, Marcopolo Torino 2014, além dos rodoviários Busscar El Buss, Busscar Vissta Buss, Marcopolo Ideale, Marcopolo Viaggio e Marcopolo Paradiso.
  • Existem algumas linhas que partem e interligam os municípios de Arujá, Santa Isabel e Guarulhos, que pertencem a área 3, de abrangência do Consórcio Internorte.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]