Rockstar North

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de DMA Design)
Rockstar North
Rockstar North
Rockstar North
Sede da Rockstar North em Edimburgo, Escócia.
Razão social Rockstar North Limited
Nome(s) anterior(es) Acme Software (1984–1987)
DMA Design (1987–2002)
Rockstar Studios (2002)
Subsidiária
Atividade Jogos eletrônicos
Fundação 1984; há 40 anos
Fundador(es) David Jones
Russell Kay
Steve Hammond
Michael Dailly
Sede Edimburgo, Escócia,
Reino Unido
Proprietário(s) Gremlin Interactive (1996–1999)
Infogrames Entertainment (1999)
Take-Two Interactive (1999–2002)
Rockstar Games (2002–presente)
Pessoas-chave Andrew Semple
(diretor de estúdio)
Rob Nelson
(diretor de estúdio)
Empregados 650[1]
Website oficial www.rockstarnorth.com

Rockstar North Ltd., anteriormente chamada de Acme Software e DMA Design, é uma desenvolvedora britânica de jogos eletrônicos. Fundada na cidade de Dundee pelo desenvolvedor David Jones, é hoje sediada em Leith Street, em Edimburgo, na Escócia, tendo como seu atual presidente Aaron Garbut. A Rockstar North é subsidiária da Rockstar Games.

A Rockstar North é mais conhecida por produzir a série de videojogos Grand Theft Auto, uma das mais aclamadas e polémicas de todos os tempos, sendo responsável pela sua produção desde Grand Theft Auto III até à sua última instalação, Grand Theft Auto V. A série, ícone da cultura popular mundial, consta na lista dos jogos mais vendidos da história.[2] A empresa, quando ainda se chamava DMA, também produziu a franquia Lemmings.

Histórico da empresa[editar | editar código-fonte]

Década de 1980[editar | editar código-fonte]

O nome DMA foi retirado de manuais de programação do computador Amiga e significava "Direct Memory Access" ("Acesso Direto à Memória"), embora alguns funcionários dissessem, de forma bem-humorada, que significava "Doesn't Mean Anything" ("Não Significa Nada"). Nos anos de 1988 e 1989, a DMA e a inglesa Psygnosis desenvolveram os jogos Menace e Blood Money, jogos de tiro ambientados no espaço, que logo chamaram a atenção do público e da crítica. O Amiga era o computador mais popular da Europa naquela década, e obviamente foi o primeiro a receber as versões desses jogos, que ainda tiveram versões para Commodore 64, DOS e Atari.

Início da década de 1990[editar | editar código-fonte]

A grande virada da DMA veio com o jogo Lemmings, um jogo simples, cujas vendas alcançaram a marca de 20 milhões de cópias em 21 sistemas diferentes, incluindo computadores e consoles. Praticamente todos os consoles mais populares da década de 1990, como os da Sega e os da Nintendo, tiveram versões do jogo. Nos anos seguintes, os esforços da empresa permaneceram voltados para o jogo e suas continuações (houve inclusive duas versões especiais de natal). Outros jogos apareceram nessa época, como Walker e Hired Guns, e outras versões do jogo Lemmings foram lançadas algum tempo depois, mas por outra empresa.

O jogo Unirally, lançado nos Estados Unidos com o nome Uniracers, foi o primeiro jogo da empresa a estrear em console, e não no Amiga (o console foi o Super Nintendo). Distribuído pela Nintendo, marcou o fim da parceria com a Psygnosis, que fora comprada pela japonesa Sony. Após lançar alguns títulos para o console 3DO, a DMA foi convocada pela Nintendo para integrar uma espécie de "Dream Team" de empresas desenvolvedoras de jogos para o console Ultra 64 (que em seguida foi rebatizado para Nintendo 64) ao lado de outras como Rare, Paradigm, Midway Games e LucasArts.

Nessa época, a DMA produziu um título exclusivo do N64 chamado Body Harvest, um jogo de ação em 3D, com veículos, cujo enredo era sobre aliens invadindo a Terra. A Nintendo pediu que a DMA adicionasse elementos de quebra-cabeça e role-playing para atrair os consumidores japoneses, mas como houve muita demora, desistiu de publicá-lo. A Midway assumiu os direitos e finalmente lançou o jogo em 1998, quase três anos atrasado. As reações foram, em geral, favoráveis, em particular pelas inovações trazidas pelo jogo e pela jogabilidade, embora os gráficos tenham recebido algumas críticas.

Nesse meio tempo, a empresa lançou (sob o já extinto selo BMG Interactive) o jogo Grand Theft Auto, para PC e Playstation I. O jogo utilizava o mesmo esquema de Body Harvest, em que o jogador podia controlar qualquer veículo disponível no ambiente, mas era 2D, top-down (o jogador vê a cidade como se estivesse em um helicóptero) e o enredo envolvia polícia e bandidos, com um "pequeno" diferencial: o jogador assumia o papel do bandido, e não da polícia. Como um ladrão de carros, o objetivo era escalar uma espécie de ranking do crime organizado, roubando carros e outros veículos em famosas cidades americanas. O jogo se tornou um sucesso, chamando a atenção (e gerando muita controvérsia) por conta da violência que apresentava.

O segundo título da DMA para o N64, Space Station Silicon Valley, continuou seguindo o conceito de múltiplos veículos, dessa vez voltando ao esquema 3D e com robôs em forma de animais ao invés de carros e caminhões.

Fim da década de 1990[editar | editar código-fonte]

No ano de 1997, a DMA foi comprada pela distribuidora britânica Gremlin Interactive, com Jones assumindo o papel de diretor de criação de ambas. A Gremlin distribuiu dois títulos—a versão britânica de Body Harvest e a versão para PC de Wild Metal Country, um jogo de tanques de guerra com um complexo esquema de controle e uma física impressionante para a época. No ano de 1999, a Gremlin foi comprada pela distribuidora francesa Infogrames por vinte e quatro milhões de libras esterlinas. No entanto, havia um acordo preexistente entre a DMA e a BMG Interactive, que havia distribuído a primeira versão de GTA, e em 1999 tivera problemas de ordem financeira, tendo inclusive mudado de nome para Rockstar Games, subdivisão da Take Two.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Ano Título Plataforma Observações
Como DMA Design
1988 Menace
Amiga, Atari ST,
Commodore 64, MS-DOS
1989 Blood Money
1991 Lemmings
Amiga
Oh No! More Lemmings Expansão de Lemmings
1993 Walker
Hired Guns
Amiga, MS-DOS
Christmas Lemmings 1993 Expansão de Lemmings
Lemmings 2: The Tribes
Amiga, Atari ST, Game Boy, Mega Drive,
MS-DOS, Super Nintendo Entertainment System
1994 All New World of Lemmings
Amiga, MS-DOS
Christmas Lemmings 1994 Expansão de Lemmings
Uniracers
Super Nintendo Entertainment System
1997 Grand Theft Auto
Game Boy Color, MS-DOS,
Microsoft Windows, PlayStation
1998 Body Harvest
Nintendo 64
Space Station Silicon Valley
Game Boy Color, Nintendo 64, PlayStation
Tanktics
Microsoft Windows
1999 Wild Metal Country
Dreamcast, Microsoft Windows
Grand Theft Auto 2
Dreamcast, Game Boy Color,
Microsoft Windows, PlayStation
2001 Grand Theft Auto III
Microsoft Windows, PlayStation 2, Xbox
Foi lançada uma versão para iOs e Android em 15 de dezembro de 2011
Como Rockstar North
2002 Grand Theft Auto: Vice City
Microsoft Windows, PlayStation 2, Xbox
Foi lançada uma versão para iOs e Android em 2012
2003 Manhunt
2004 Grand Theft Auto: San Andreas Foi remasterizado em HD na geração seguinte, no PlayStation 3, Xbox 360

Foi lançada também uma versão para iOs e Android em 19 de dezembro de 2013

2005 Grand Theft Auto: Liberty City Stories
PlayStation 2, PlayStation Portable
Co-desenvolvido com a Rockstar Leeds

Foi lançada uma versão para iOs e Android em 11 de fevereiro de  2016

Co-desenvolvido com a Rockstar Leeds
2006 Grand Theft Auto: Vice City Stories
2008 Grand Theft Auto IV
Microsoft Windows, PlayStation 3, Xbox 360
2009 Grand Theft Auto IV: The Lost and Damned Expansão de Grand Theft Auto IV
Grand Theft Auto: The Ballad of Gay Tony
Grand Theft Auto: Episodes from Liberty City
Grand Theft Auto: Chinatown Wars Nintendo DS, PlayStation Portable Foi lançada uma versão para iOs e Android em 18 de dezembro 2014.
2013 Grand Theft Auto V
Microsoft Windows, PlayStation 3, PlayStation 4,
Xbox 360, Xbox One
Grand Theft Auto Online Modo multijogador de Grand Theft Auto V
2018 Red Dead Redemption 2
PlayStation 4, Xbox One
Co-desenvolvido junto as outras subsidiárias da Rockstar Games
2025 Grand Theft Auto VI PlayStation 5, Xbox Series X|S

Referências

  1. White, Sam (24 de Outubro de 2018). «Red Dead Redemption 2: The inside story of the most lifelike video game ever». GQ. Consultado em 29 de Junho de 2020 
  2. Cragg, Oliver (3 de Novembro de 2016). «Grand Theft Auto life-time sales hit 250 million, GTA 5 and GTA Online ships 70 million units». International Business Times. Consultado em 29 de Junho de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]