Damaliscus pygargus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Damaliscus pygargus pygargus)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaBonteboque
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Antilopinae
Tribo: Alcelaphini
Género: Damaliscus
Espécie: D. pygargus
Nome binomial
Damaliscus pygargus
Pallas, 1767

O bonteboque (Damaliscus pygargus) é um antílope existente na África do Sul. Foi extinto de Lesoto e Essuatíni devido a caça. Tem duas subespécies: uma chamada em inglês bontebok (Damaliscus pygargus pygargus, antes Damaliscus pygargus dorcas) e o blesbok (Damaliscus pygargus phillipsi).

Características[editar | editar código-fonte]

Mede de 80 a 100 cm pelos ombros e pesa de 50 a 90 kg. O seu pelo é de um castanho-achocolatado com uma tira branca que percorre a cabeça do animal da nuca ao nariz e que aumenta com a idade.

História[editar | editar código-fonte]

Os bonteboques foram caçados por serem considerados uma peste até só restarem 70 animais no estado selvagem mas conseguiram recuperar. Estão extintos no seu habitat natural e são agora criados como gado.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Dalton, D.; Birss, C.; Cowell, C.; Gaylard, A.; Kotze, A.; Parrini, F.; Peinke, D.; Radloff, F.; Viljoen, P. (2019). «Damaliscus pygargus». Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. 2019: e.T30208A50197331. doi:10.2305/IUCN.UK.2019-1.RLTS.T30208A50197331.enAcessível livremente. Consultado em 20 de novembro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre artiodáctilos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.