Emily Kinney

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nuvola apps important.svg
A tradução deste artigo ou se(c)ção está abaixo da qualidade média aceitável.
É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este artigo conforme o guia de tradução.
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Emily Kinney
Informação geral
Nascimento 15 de agosto de 1985 (29 anos)
Local de nascimento Wayne, Nebraska
 Estados Unidos
Gênero(s) Indie Pop, Folk
Ocupação(ões) Atriz, cantora e compositora
Instrumento(s) Vocal, violão , Glockenspiel
Período em atividade 2007-presente
Página oficial http://emilykinneymusic.com

Emily Rebecca Kinney (Wayne, 15 de agosto de 1985)[1] é uma atriz, cantora e compositora americana. Ela é mais conhecida por seu papel como Beth Greene na série da AMC The Walking Dead.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Emily Kinney é atriz, cantora e compositora. O seu talento musical fora apresentados na TV, no teatro musical, e em suas próprias versões. Natural de Nebraska, ela estudou teatro em Nebraska Wesleyan University e Universidade de Nova York, decidindo ficar em Nova Iorque para prosseguir a sua atuação e carreira musical. Kinney trabalhou no teatro off-Broadway e regionalmente antes de conseguir um papel na Broadway na adaptação do musical Spring Awakening. Em 2011, ela lançou seu EP de estreia, Blue Toothbrush, e passou a integrar o elenco da série The Walking Dead. A partir da quarta temporada, passou ao elenco principal da série. Seu canto tem sido um destaque especial no show, com o cover de Tom Waits de "Hold On", e uma versão da canção tradicional escocesa "The Parting Glass" com sua companheira de elenco Lauren Cohan - disponível na primeira trilha sonora da série lançada dia 27 de março de 2013. Kinney também tem sido vista em papéis recorrentes e aparições em séries de televisão como Law & Order: Criminal Intent, Law & Order: SVU, The Good Wife e The Big C.

Entre filmar a quarta temporada de The Walking Dead, Kinney escreveu seu segundo álbum em Los Angeles e Nova York. Ela realiza shows regularmente em Nova York, Rockwood Music Hall (onde ela realizou o seu primeiro concerto), Eddie's Attic e em LA, Hotel Café. Ela também pode ser vista no filme "Concussion" lançado em todo o país 4 de outubro de 2013. No dia 22 de outubro de 2013 Kinney lança o seu segundo EP, "Expired Love". Com o lançamento do álbum, Kinney realiza plenamente a sua identidade musical e firmemente estabelece-se no mundo indie-pop. O EP apresenta oito canções originais, todas escritos por Emily Kinney, com o seu cover de "Be Good" (composta por Waxahatchee) que sua personagem Beth Greene canta na quarta temporada de The Walking Dead na versão do piano.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Kinney tem tido papéis recorrentes e participações especiais em séries de TV como Law & Order: Criminal Intent, Law & Order: SVU, The Good Wife e The Big C.[2] Ela foi escalada como Beth Greene na série de televisão da AMC The Walking Dead em 2011.[2]

Carreira musical[editar | editar código-fonte]

Kinney se tornou oficialmente cantora quando lançou o seu primeiro EP chamado Blue Toothbrush em 2011, cinco canções que exploram suas experiências próprias, como o sexo, o vazio, esperança e amor com o coração aberto e fresco. Mas foi com "Expired Love" que a cantora atingiu milhares de fãs, mostrando-se ainda mais madura musicalmente. Para a divulgação, foram lançados videoclipes da música "Kids" e "Be Good", além de uma versão ao vivo de "Julie". Atualmente, Kinney está trabalhando para o seu terceiro álbum "This is War" que está previsto para o início de 2015. "Rockstar", primeiro e novo single do álbum já foi lançado.

2013 - 2014: Elenco regular de The Walking Dead[editar | editar código-fonte]

Após a troca de showrunner (Glen Mazzara/Scott Gimple) e início da quarta temporada de The Walking Dead, Emily Kinney entrou para o elenco regular da série, tornando-se uma personagem responsável por grandes feitos e destaques. Dividiu grande parte de seu espaço em tela com Norman Reedus, intérprete de Daryl Dixon, principalmente nos episódios Still e Alone, sendo que, neste último, sua personagem some misteriosamente ao ser sequestrada, em um cliffhanger que abriu espaço para o quinto ano do show da AMC. Emily retorna, por sua vez, no season finale "A", em flashbacks ainda da época prisão.

2014 - presente: Novos projetos[editar | editar código-fonte]

Ainda na Comic Con de 2014, os fãs de The Walking Dead tiveram a oportunidade de ver qual teria sido o destino de Beth Greene na série televisiva. A personagem teve um retorno triunfal no polêmico quarto episódio, "Slabtown", onde Kinney teve seu espaço de brilhar sozinha, em um episódio solo bem recebido pela crítica especializada (não só por roteiro, mas direção e principalmente a performance da jovem atriz também). Após isso, retornou novamente em "Crossed", dando seguimento ao plot no qual estava inserida. Infelizmente, em 30 de novembro de 2014, a chocante e polêmica morte da personagem de Kinney ocorre em "Coda", causando revolta em fãs da personagem e da atriz. No período de dezembro/janeiro, fãs de The Walking Dead criam uma petição pedindo para que Beth retorne para a série, infelizmente sem respostas da AMC. Conseguinte, Emily volta em uma participação especial na série, durante o também polêmico episódio "What Happened and What's going on", que foi ao ar em fevereiro de 2015.

No atual momento, Emily Kinney está trabalhando com novos projetos, recentemente ela participou do videoclipe da banda Train - "Bulletproof Picasso", fez uma participação na série Forever, onde foi novamente elogiada pela crítica especializada devido à sua performance.

Ainda, através de uma comunicação à imprensa, ficou-se sabendo que participará da série da CW "The Flash", no papel da personagem Brie Larvan. O episódio foi ao ar em abril de 2015, e Kinney recebeu inúmeros votos positivos por parte da crítica especializada.

Como seguimento à carreira musical atualmente está se preparando para lançar o novo álbum, "This Is War", que deve chegar às lojas em maio. Em comunicado de sua conta oficial no twitter, a cantora divulgou que o single que leva o nome do álbum deve estar disponível para download pelo iTunes no dia 28 de abril de 2015.

Outros empreendimentos[editar | editar código-fonte]

Emily Kinney é a modelo oficial da grife Nikki Rich, marca da designer Nikki Lund e de Richie Sambora, guitarrista da banda Bon Jovi.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes
Ano Título Papel Notas
2007 Aunt Tigress Gina Curta-metragem
2009 It's Complicated Garçonete Participação especial
2013 Concussion The Girl Personagem secundário
Televisão
Ano Título Papel Notas
2007 Hot for Teacher Tamara Bailey
The Gamekillers The Swarm
2008 Law & Order: Criminal Intent Jeannie Richmonds 1 episódio
2009 The Unusuals Amanda Maint 1 episódio
2010 The Good Wife Milla Burchfield 1 episódio
2011 The Big C Emily Papel recorrente, 3 episódios:
"Musical Chairs" (2° temporada: episódio 2)
"Sexual Healing" (2° temporada: episódio 3)
"Boo!" (2° temporada: episódio 4)
2011–2015 The Walking Dead Beth Greene 2° e 3° temporada (recorrente; 24 episódios)
4° e 5° temporada (série regular; 12 episódios)
2012 Law & Order: Special Victims Unit Haley Cole 1 episódio
2014 The Following Mallory Hodge 1 episódio
2015 Forever Jennifer Schroeder 1 episódio
2015 The Flash Brie Larvan
2015 The Knick Daisy Ryan Papel recorrente, 4 episódios.
2015 Masters Of Sex Nora

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

Filmes
Ano Título Papel Notas
2015 Train "Bulletproof Picasso" Garçonete Atriz/Videoclipe

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Twitter Twitter.com. Visitado em 2014-07-07.
  2. a b Korbelik, Jeff. "NWU graduate enjoying TV, stage and music success", Lincoln Journal Star, 2011-02-08. Página visitada em 2012-02-13.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.