Saltar para o conteúdo

Escala de tempo geológico: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Marcado que existem referências sem formatação (usando FastButtons)
Linha 14: Linha 14:


== Tabela do tempo geológico ==
== Tabela do tempo geológico ==
{{Tempo geológico}}
{{Tempo geológico}}dos primatas


== Notas ==
== Notas ==

Revisão das 10h45min de 23 de março de 2011

Um diagrama da escala de tempo geológico desde 4,5 bilhões de anos atrás até o Holoceno.
cotagem da Terra em 24 horas

Escala de tempo geológico representa a linha do tempo desde o presente até a formação da Terra, dividida em éons, eras, períodos, épocas e idades, que se baseiam nos grandes eventos geológicos da história do planeta. Embora devesse servir de marco cronológico absoluto à Geologia, não há concordância entre cientistas quanto aos nomes e limites de suas divisões. A versão aqui apresentada baseia-se na edição de 2004 do Quadro Estratigráfico Internacional [1] da Comissão Internacional sobre Estratigrafia [2] da União Internacional de Ciências Geológicas.[3]

História da escala de tempo geológico

Linha do Tempo

SiderianoRhyacianoOrosirianoStatherianoCalymmianoEctasianoStenianoTonianoCriogenianoEdiacaranoEoarqueanoPaleoarqueanoMesoarqueanoNeoarqueanoPaleoproterozoicoMesoproterozoicoNeoproterozoicoPaleozoicoMesozoicoCenozoicoHadeanoArqueanoProterozoicoFanerozoicoPré-Cambriano
CambrianoOrdovicianoSilurianoDevonianoCarboníferoPermianoTriássicoJurássicoCretáceoPaleogenoNeogenoQuaternárioPaleozoicoMesozoicoCenozoicoFanerozoico
PaleocenoEocenoOligocenoMiocenoPliocenoPleistocenoHolocenoPaleogenoNeogenoQuaternárioCenozoico
GelasianoCalabrianoChibanianoTarentianoPleistocenoHolocenoQuaternário
Gronelandês (estágio)NortegripianoMegalaianoHoloceno
Milhões de anos


OBS: As três últimas épocas do período Neogeno, não couberam por extenso no gráfico acima. Corresponderiam, respectivamente, ao Plioceno (compreendida entre 5 milhões e 332 mil e 1 milhão e 806 mil anos atrás), Pleistoceno (compreendida entre 1 milhão e 806 mil e 11 mil e 500 anos atrás) e Holoceno (iniciou-se cerca de 11.500 anos atrás, estendendo-se até o momento presente).

Tabela do tempo geológico

Notas

dos primatas

Notas

  1. A escala de tempo geológica é distorcida, ampliando-se em direção ao presente. Isso se dá, em parte, porque há mais informações nas camadas de rochas recentes, que assim requerem estudos mais detalhados. Mas também porque, quando se estuda o passado, tende-se a sobrevalorizar o que está mais próximo do presente.
  2. As datas são aproximadas, devido à incerteza da datação radiométrica e ao problema de que os depósitos nem sempre são examinados no lugar apropriado da camada geológica que se deseja datar. Os limites de algumas divisões mais antigas ainda carecem de definição. Algumas divisões sequer foram oficialmente nomeadas.
  3. Os períodos do Proterozóico não são divididos em épocas, assim como as eras do Arqueano não o são em períodos. Quanto mais se retrocede no tempo, menos informações as camadas geológicas revelam que permitam justificar subdivisões detalhadas.
  4. O Hadeano a rigor não pode ser considerado um éon geológico, porque não há rochas tão antigas para caracterizá-lo adequadamente. Apesar de não constar do Quadro Estratigráfico Internacional, é reconhecido como o marco zero da Escala de Tempo Geológico por várias outras fontes.
  5. O conjunto dos éons anteriores ao FanerozóicoProterozóico, Arqueano e Hadeano – é tradicionalmente chamado Pré-Cambriano. Apesar de constar do Quadro Estratigráfico Internacional, não é um éon nem uma era, como se costuma encontrar na literatura especializada, mas sim um conjunto de éons.
  6. O antigo período Terciário da era Cenozóica foi abolido, e suas épocas redistribuídas entre os novos períodos Paleogeno , Neogeno e Quaternário.
  7. O antigo período Vendiano do Neoproterozóico foi renomeado para Ediacarano.

Ver também

Ligações externas

Referências

  1. http://www.stratigraphy.org/down.htm
  2. http://www.stratigraphy.org/
  3. http://www.iugs.org/
  4. «NASA Scientists React to 400 ppm Carbon Milestone». NASA. Consultado em 15 de janeiro de 2014 
  5. a b c d e f Royer, Dana L. (2006). «CO2-forced climate thresholds during the Phanerozoic» (PDF). Geochimica et Cosmochimica Acta. 70 23 ed. pp. 5665–75. Bibcode:2006GeCoA..70.5665R. doi:10.1016/j.gca.2005.11.031. Consultado em 23 de junho de 2018. Arquivado do original (PDF) em 27 de setembro de 2019 
  6. Bowring, Samuel A.; Williams, Ian S. (1999). «Priscoan (4.00–4.03 Ga) orthogneisses from northwestern Canada». Contributions to Mineralogy and Petrology. 134 1 ed. 3 páginas. Bibcode:1999CoMP..134....3B. doi:10.1007/s004100050465  A rocha mais antiga da Terra é o Acasta Gneiss, e data de 4,03 Ga, localizada nos Territórios do Noroeste do Canadá.
  7. a b c «The Eons of Chaos and Hades» (PDF). Solid Earth. 26 de janeiro de 2010 
  8. «Geology.wisc.edu» (PDF) 
  9. «The Paleobiology Database». Consultado em 19 de março de 2006 

Predefinição:Bom interwiki

Predefinição:Link FA Predefinição:Link FA