Saltar para o conteúdo

Nossa Senhora da Guia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 36: Linha 36:


==Curiosidades==
==Curiosidades==
<!-- Em Mato Grosso, na cidade de Vázea Grande é a padroeira dessa cidade. -->Nossa Senhora da Guia é padroeira de [[Ribeirão Vermelho]] e de [[Varjão de Minas]], no Estado de [[Minas Gerais]]; de [[Patos]], [[Queimadas]] e [[Frei Martinho]], no Estado da [[Paraíba]], com celebração entre 14 e 24 de Setembro; de [[Acari (Rio Grande do Norte)|Acari]], no [[Rio Grande do Norte]], devoção esta que data de [[1737]]. Também é padroeira de Riacho da Guia, em Alagoinhas - BA, [[Satuba]] em [[Alagoas]] (20 km de [[Maceió]]) e de [[Paraúna]], município brasileiro do Estado de [[Goiás]].
<!-- Em Mato Grosso, na cidade de Vázea Grande é a padroeira dessa cidade. -->Nossa Senhora da Guia é padroeira de [[Ribeirão Vermelho]] e de [[Varjão de Minas]], no Estado de [[Minas Gerais]]; de [[Patos]], [[Queimadas (Paraíba)|Queimadas]] e [[Frei Martinho]], no Estado da [[Paraíba]], com celebração entre 14 e 24 de Setembro; de [[Acari (Rio Grande do Norte)|Acari]], no [[Rio Grande do Norte]], devoção esta que data de [[1737]]. Também é padroeira de Riacho da Guia, em Alagoinhas - BA, [[Satuba]] em [[Alagoas]] (20 km de [[Maceió]]) e de [[Paraúna]], município brasileiro do Estado de [[Goiás]].


Na [[Região Administrativa Especial de Macau]] da [[República Popular da China]], existe uma [[Capela de Nossa Senhora da Guia (Macau)|capela em homenagem a ela]], que pertence, desde [[15 de Julho]] de [[2005]], ao [[Património Mundial da Humanidade]] da [[UNESCO]], uma vez que está incluído no "''[[Centro Histórico de Macau]]''".
Na [[Região Administrativa Especial de Macau]] da [[República Popular da China]], existe uma [[Capela de Nossa Senhora da Guia (Macau)|capela em homenagem a ela]], que pertence, desde [[15 de Julho]] de [[2005]], ao [[Património Mundial da Humanidade]] da [[UNESCO]], uma vez que está incluído no "''[[Centro Histórico de Macau]]''".

Revisão das 15h06min de 27 de agosto de 2016

Nossa Senhora da Guia é um dos muitos títulos atribuídos à Virgem Maria e que caracteriza uma das muitas facetas e características da Mãe de Deus. Neste caso, acentua o seu carácter de padroeira dos navegantes, sendo a sua devoção muito forte em Portugal, um país com uma longa e histórica tradição marítima. Este título teve origem no facto bíblico de que Maria guiou muito Jesus, o Deus encarnado e o Filho de Deus, quando Ele era ainda criança e jovem.

A sua festa litúrgica é celebrada 15 de Agosto, mas podendo ter a sua data móvel em alguns lugares de devoção, nomeadamente no Brasil.

Descrição

Geralmente, a Nossa Senhora da Guia encontra-se sentada, segurando o Menino Jesus nos braços, como que o amparando, encontrando-se ambos coroados. Em algumas representações, a Virgem Maria segura também uma estrela em uma das mãos, simbolizando a Estrela da Guia, que conduziu os Reis Magos até a manjedoura onde encontrava-se o Menino Jesus. Isto pode ainda simbolizar o seu carácter de Guia e a sua capacidade de levar a humanidade a seu filho Jesus.

Mas, existem diversos outros ícones da Virgem da Guia, variando conforme a localidade e os costumes. Representações mais recentes apresentam Maria a meio corpo, vestida com uma túnica branca e um manto azul. Sobre a cabeça um véu branco e as mão unidas em oração.

Notas históricas

Sob o aspecto histórico, o título de "Nossa Senhora da Guia" tem sua origem na Igreja Ortodoxa, onde a Virgem Maria é invocada sob o nome Hodegetria (ou Odigitria), que significa “Condutora”, “Guia” de Jesus Cristo desde a infância até o início de sua vida pública, conseqüentemente invocada como guia e protetora do povo de Deus e do Homem. Mais, tarde, foi adoptada pela Igreja Católica e o seu culto espalhado por diversos locais, onde a Nossa Senhora da Guia passou a ser venerada.

Brasil

Ficheiro:N sra da guia acari.jpg
imagem de Nossa Senhora da Guia, que data de 1737. Está em Acari-RN-Brasil

No Brasil, sua difusão deve-se aos portugueses, que trouxeram a devoção de Portugal, onde a festa comemora-se junto com Nosso Senhor do Bonfim. Por este motivo, no ano de 1745, um Capitão da Marinha Real aportou na cidade de São Salvador, na Bahia, trazendo em seu navio tanto a imagem de Nossa Senhora da Guia quando a de Nosso Senhor Jesus do Bonfim, as quais foram transportadas até à Igreja de Nossa Senhora da Penha, situada na localidade de Itabagipe.

Católico devoto, decidiu difundir no Brasil a devoção enraizada em Portugal e passou a ter a idéia de construir um novo templo dedicado ao Senhor do Bonfim e à Virgem da Guia. Suas intenções não tardaram. Inicialmente conseguiu liderar um grupo de fiéis para fundar a Associação de Devoção do Senhor do Bonfim, cuja meta era difundir os dois cultos, bem como levantar verbas para concretizar a construção da igreja. De fato, as suas intenções floresceram rapidamente, de forma que em seguida iniciou-se a construção no então Montserrat, hoje Alto do Bonfim. Finalmente, no ano de 1754, as duas imagens foram trasladadas numa grande procissão solene, da igreja da Penha para a nova igreja, dedicada a Nosso Senhor do Bonfim.

Houve muitas variações quanto à data comemorativa e, por este motivo, a Associação de Devoção do Senhor do Bonfim ingressou com pedido no Vaticano para o estabelecimento da data, tendo o Papa Pio VII definido que a comemoração deveria ser feita no segundo domingo após a Epifania do Senhor. Assim, a celebração é sempre comemorada no mês de Janeiro, mas não possui dia fixo, por acompanhar o calendário das festas móveis da Igreja.

Santuário de Nossa Senhora da Guia

No município da Estância Turística de Eldorado (estado de São Paulo) há o santuário de Nossa Senhora da Guia. A Paróquia recebeu o título de Santuário no ano de 2007 quando a cidade comemorava 250 anos da imagem da Santa. As comemorações acontecem de 30 de agosto a 8 de setembro e são marcadas pelas tradicionais novenas, quermesses e a grande procissão que reúne milhares de fiéis de toda região. A paróquia pertence a diocese de Registro e uma das mais tradicionais do estado de São Paulo.

      Oração a Nossa Senhora da Guia

Oh Maria Santíssima, eu vos louvo e bendigo, porque aceitastes gerar em vosso seio puríssimo Jesus, o Filho de Deus, Salvador do mundo, tornando-vos a Mãe e a primeira discípula daquele que veio para ser a Luz de todos os povos, o Caminho, a Verdade e a Vida. Vós que levastes Jesus, ainda em vosso seio, para santificar João Batista no seio de sua mãe Isabel; vós, que protegestes o Menino Jesus em seu nascimento, o amamentastes e lhe ensinastes os primeiros passos. Protegei as criancinhas e guiai todas as mães, para que elas ensinem seus filhos a amar e seguir Jesus. Amém'"

  • "Ó Virgem bendita, guiai todos os meus passos, protegei-me em todos os perigos e livrai-me de todo o mal. E, em todas as circunstâncias de minha vida, mostrai-me Jesus, que é o Caminho que me conduz ao Pai, a Verdade que me liberta e a Vida que me salva. Ó Virgem Santíssima, Nossa Senhora da Guia, abençoai e guiai o nosso Papa Francisco I, o nosso bispo (nome), todo o clero e todo o povo de Deus. Convertei os pecadores e fazei que todos os homens e mulheres conheçam a Jesus Cristo, nele creiam e nele tenham a salvação. Amém."
  • Ó Nossa Senhora da Guia, querida Padroeira do Acari, vós que recebestes de Deus Altíssimo os maiores privilégios que um ser recebeu; vós que guiastes Vosso Filho Jesus e lhe ensinastes os primeiros caminhos da vida, guiai os passos dos vossos devotos, ensinai-nos a amar a Deus e ao próximo, fazei que a luz de vossa estrela ilumine a estrada que leva a vós e a Vosso Filho que, com o Pai celeste, Vive e Reina na Unidade do Espírito Santo. Amém.

Curiosidades

Nossa Senhora da Guia é padroeira de Ribeirão Vermelho e de Varjão de Minas, no Estado de Minas Gerais; de Patos, Queimadas e Frei Martinho, no Estado da Paraíba, com celebração entre 14 e 24 de Setembro; de Acari, no Rio Grande do Norte, devoção esta que data de 1737. Também é padroeira de Riacho da Guia, em Alagoinhas - BA, Satuba em Alagoas (20 km de Maceió) e de Paraúna, município brasileiro do Estado de Goiás.

Na Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China, existe uma capela em homenagem a ela, que pertence, desde 15 de Julho de 2005, ao Património Mundial da Humanidade da UNESCO, uma vez que está incluído no "Centro Histórico de Macau".

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.