Casa de Saboia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Desfeita(s) uma ou mais edições de 193.137.236.163, com Reversão e avisos.
Linha 16: Linha 16:
| notas = ¹ Ambos disputam a liderança da casa real.
| notas = ¹ Ambos disputam a liderança da casa real.
}}
}}
A Casa de Saboia, em [[Língua italiana|italiano]]: ''Casa di Savoia'', é uma família [[nobre]] [[Europa|europeia]] e foi a [[dinastia]] soberana do [[Ducado de Saboia]] - uma região que englobava partes do atual [[Nice]] e [[Piemonte]], na [[Itália]], e da atual [[Saboia]], na [[França]] (da qual fazia parte a zona costeira do [[lago Lemano]] do actual [[Cantão de Vaud]], na [[Suíça]]), e posteriormente, a [[família real]] do [[reino da Sardenha]] e do [[Reino de Itália (1861–1946)|Reino da Itália]].
A {{PEPB|Casa de Saboia|Casa de Savoia}}, em [[Língua italiana|italiano]]: ''Casa di Savoia'', é uma família [[nobre]] [[Europa|europeia]] e foi a [[dinastia]] soberana do [[Ducado de Saboia]] - uma região que englobava partes do atual [[Nice]] e [[Piemonte]], na [[Itália]], e da atual [[Saboia]], na [[França]] (da qual fazia parte a zona costeira do [[lago Lemano]] do actual [[Cantão de Vaud]], na [[Suíça]]), e posteriormente, a [[família real]] do [[reino da Sardenha]] e do [[Reino de Itália (1861–1946)|Reino da Itália]].


Os Saboia inicialmente foram soberanos de um [[condado]], a partir do [[século X]], e detinham o [[título nobiliárquico]] de [[conde]], sendo elevados a [[duque]]s de Saboia em [[1416]], mas continuaram a governar o mesmo território.
Os Saboia inicialmente foram soberanos de um [[condado]], a partir do [[século X]], e detinham o [[título nobiliárquico]] de [[conde]], sendo elevados a [[duque]]s de Saboia em [[1416]], mas continuaram a governar o mesmo território.

Revisão das 16h19min de 5 de novembro de 2015

Casa de Saboia
Casa di Savoia (em italiano)
Casa de Saboia
Brasão de armas da casa de Saboia.
Estado Albânia
Croácia
Etiópia
França
Itália
Espanha
Título Conde de Saboia
Imperador da Etiópia
Rei da Albânia
Rei do Chipre
Rei de Jerusalém
Rei da Croácia
Rei da Itália
Rei da Sardenha
Rei de Espanha
Origem
Fundador Humberto I de Saboia
Fundação 1003
Atual soberano
Pretendente Vítor Emanuel¹
Pretendente Amedeo de Saboia-Aosta¹
Linhagem secundária
Saboia-Aosta
Saboia-Genoa
Saboia-Carignano
¹ Ambos disputam a liderança da casa real.

A Casa de Saboia (português europeu) ou Casa de Savoia (português brasileiro), em italiano: Casa di Savoia, é uma família nobre europeia e foi a dinastia soberana do Ducado de Saboia - uma região que englobava partes do atual Nice e Piemonte, na Itália, e da atual Saboia, na França (da qual fazia parte a zona costeira do lago Lemano do actual Cantão de Vaud, na Suíça), e posteriormente, a família real do reino da Sardenha e do Reino da Itália.

Os Saboia inicialmente foram soberanos de um condado, a partir do século X, e detinham o título nobiliárquico de conde, sendo elevados a duques de Saboia em 1416, mas continuaram a governar o mesmo território.

História

Estados italianos em 1494

Em 1720, Vítor Amadeu II de Saboia, tornou-se rei da Sardenha assim como a sua descendência. O seu descendente Vítor Emanuel II tornou-se o primeiro rei da Itália [1]unificada em 1861.

O reinado da Casa de Saboia em Itália terminou em 13 de junho de 1946, com um referendo no qual os italianos escolheram a república como a sua forma de Estado. Segundo a constituição da República Italiana, os descendentes titulares da Casa de Saboia do sexo masculino ficavam proibidos de entrar em Itália. Só em 2002 essa disposição foi alterada e os membros titulares da família foram autorizados a entrar e permanecer no país.

A família Saboia foi a proprietária do Santo Sudário entre 1453 e 1983. Habitaram vários palácios, que foram denominados como as antigas residências da Casa de Saboia.

Brasões

Ver também

Notas e referências

  1. Os primeiros a usar o título de rei da Itália foram os soberanos lombardos dos quais deriva a a tradição de coroação em Pávia, então capital do reino Lombardo, com a Coroa de Ferro. A estes seguiram-se os soberanos carolíngios Berengário e Arduíno d'Ivrea. Depois o título foi incorporado pelos soberanos do Sacro Império Romano-Germânico que o associaram ao título imperial. A coração continuou a ser em Pávia. Caído depois em desuso, o título foi novamente usado por Napoleão Bonaparte, que foi coroado com a Corroa de Ferro na Catedral de Milão, em 26 de maio de 1805.

Bibliografia

  • Alessandro Barbero, o Ducado de Saboia, o tribunal de um Estado da Administração franco-italiana , Roma-Bari 2002, ISBN 88-420-6708-3
  • Henry Ricchiardi, bandeiras e emblemas do Piemonte , Turim, Pearson, 1996.
  • Joseph Hills, História de Turim , 2002, Turim, a ponto de publicação.
  • Cibrario Louis, História de Turim de 1846, de Turim.
  • Guido Amoretti, O Ducado de Saboia 1559-1713 , Torino, Daniela Piazza Publisher, 1984 .
  • Vários autores, A História do Piemonte e Florença e Bonechi e 2006 . (5 volumes)
  • Giovanni Andrea Pauletti, História de Turim com uma breve descrição de todos os membros da Casa de Saboia , 1676.

Ligações externos

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Casa de Saboia