Estação Paracambi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Paracambi
Estação Paracambi, em 2010
Informações
Paracambi está localizado em: Baixada Fluminense e parte da cidade do Rio de Janeiro
Paracambi
Localização da Estação Paracambi
Coordenadas 22° 36' 42.62" S 43° 42' 39.67" O
Administração Logo da SuperVia.svg SuperVia
Uso Atual Estação de trens metropolitanos
Código RJ-1520
Sigla PBI
Linha Linha Paracambi
Estrutura Superfície
Níveis 1
Plataformas 2
Serviços Terminal rodoviário
Outras Informações
Inauguração 1 de agosto de 1861 (158 anos)
Nome antigo Estação de Macacos[1]
Tairetá
Próxima Estação
Sentido Japeri
Sv-vlightbluelinecontshort.svg
Sv-vlightbluestation.svg Lages
Sv-vlightbluestationterm.svg Paracambi
Sentido Paracambi

Paracambi é uma estação de trem localizada no município de Paracambi, Estado do Rio de Janeiro.

História[editar | editar código-fonte]

Inauguração da Estrada de Ferro Dom Pedro II: vista da estação de Macacos (atual Paracambi).

A estação de Macacos (primeira denominação da estação) foi inaugurada em 1861[1] pela Estrada de Ferro Dom Pedro II como terminal do atual ramal Paracambi. Na primeira década do Século XX passou a ser chamada de Paracambi (Memória Histórica da EFCB, 1908, p. 517). Ainda, entre os anos 1940 e 1960 chamou-se Tairetá. Na Década de 1960 tornou a se chamar Paracambi, nome no qual permanece até os dias atuais.

No ano de 1948 o ramal recebeu a eletrificação, com uma viagem inaugural que continha a presença do então Presidente da República, Eurico Gaspar Dutra para a estação.

A estação funciona até hoje para os trens metropolitanos gerenciados pela Supervia, que têm a concessão desde 1996. Trens para Paracambi saíam direto da estação de Dom Pedro II, sem necessidade de baldeação em qualquer estação do sistema, por muitos anos. Atualmente há que baldear em Japeri, para uma composição que trafega apenas no ramal.

A linha do ramal não terminava em Paracambi, depois da estação de Paracambi a mesma seguia mais 1 Km em direção a fábrica Brasil Industrial (Indústria Têxtil Inglesa construída ainda no tempo do império) pela Avenida dos operários. Durante muito tempo os trens da Central seguiam até a fábrica, sendo depois substituídos por bondes puxados a burro e posteriormente elétricos, e depois suprimidos. A Brasil Industrial fechou nos anos 90. No ano de 2002 foi adquirida pela Prefeitura Municipal de Paracambi e hoje é um grande polo educacional do Estado do Rio de Janeiro, abrigando diversas instituições de ensino como: Instituto Superior de Teconologia, FAETEC, CEDERJ e o Instituto Federal de Educação. A estação possuía um pátio que servia à carga e passageiros tanto para as diversas indústrias da cidade (como a siderúrgica Lanari) como ao depósito central de munições do exército, batalhão paiol que substituiu o paiol de Deodoro após a explosão deste. Este pátio foi dividido pela metade e teve suas linhas arrancadas nos anos 1990; o mesmo se estendia onde hoje fica a praça em frente a estação (Victor de Almeida e Silva, 20 de março de 2009).

Localização e Acessos[editar | editar código-fonte]

A estação terminal Paracambi fica em frente a Praça Cara Nova, no Centro. Nessa praça encontram-se a maioria dos pontos finais dos ônibus intermunicipais e alguns municipais. Nos arredores localizam-se a Câmara Municipal, Prefeitura, Fórum do município, agências bancárias, supermercados, hotel e lojas comerciais.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Plataforma 1 e 2B: Trens com destino à Japeri

Plataforma 1A: Não é utilizada

Fonte[editar | editar código-fonte]

  • Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação, 1928;

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b «Paracambi». Estações Ferroviária do Estado do Rio de Janeiro. Consultado em 20 de julho de 2012 


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Estação Paracambi