Formiga Esporte Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Formiga
Formiga EC - MG.svg
Nome Formiga Esporte Clube
Alcunhas FEC
Mascote Formigão
Fundação 17 de março de 1929 (85 anos)
Estádio Juca Pedro
Capacidade 2.500[1]
Presidente Brasil Conselho Gestor
Treinador Brasil
Competição Minas Gerais Campeonato Mineiro
Divisão 2012 1ª divisão, Módulo II
Website FEC - Site Oficial
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Formiga Esporte Clube é uma agremiação esportiva da cidade de Formiga, do estado de Minas Gerais, fundada a 17 de março de 1929. Manda seus jogos no Estádio Juca Pedro.

História[editar | editar código-fonte]

Surge no cenário do futebol mineiro em 1929, na cidade de Formiga MG. O Formiga foi um dos poucos times do interior do estado a enfrentar equipes de categoria como: Clube Atlético Mineiro, Club de Regatas Vasco da Gama, Clube de Regatas do Flamengo e Botafogo Football Club, que tinham os maiores craques da época.

No ano de 1950, o FEC conquistou um de seus maiores títulos: o de Campeão dos Campeões do Interior.

No ano 1964, o presidente Lubélio Laudares de Oliveira começou a pensar em tornar o FEC um time profissional e disputar campeonatos a nível regional.

Em 1965, apesar das dificuldades, o Formiga conseguiu chegar a final da segunda divisão. O FEC jogou a final do torneio contra Companhia Ferro Brasileiro, venceu e subiu para a primeira divisão.

Em 1966, começou a disputar o campeonato mineiro da primeira divisão. O FEC, fez uma péssima campanha terminando a competição no 10 Lugar entre 12 Times. Em 22 jogos, foram 2 vitórias, 8 empates e 12 derrotas.

No Ano de 1967, o FEC fez uma excelente campanha, sendo considerado um dos times mais fortes de Minas. Neste a no o Formiga se tornou "Campeão do Interior", ficando na quarta colocação no Campeonato Mineiro. Ficando atrás de apenas Cruzeiro, Atlético e América.

O Time de Formiga MG fez uma excelente campanha, tendo um aproveitamento de 45,45%. Com 6 Vitórias, 8 Empates e 8 Derrotas. O Ataque o FEC também fez bonito, fazendo 28 gols.

O FEC também conseguiu grandes feitos;o primeiro foi empatar com o Clube Atlético Mineiro em pleno Mineirão, e o segundo foi empatar com o América no Juca Pedro.

Em 1969, embalado pelo sucesso de 1968, o FEC deu continuidade no trabalho e fez um campeonato honroso, o torneio em 69.

Na reunião do Conselho Divisional em 7 de janeiro decidiu mudar as regras do Campeonato Mineiro da Divisão Extra. A tabela dirigida foi abolida e o certame passou a ser disputado nos moldes antigos. Também foi definido a inclusão de mais quatro equipes no Campeonato - Democrata (Governador Valadares), Sete de Setembro e Tupi (Juiz de Fora) a título precário - aumentando o número de participantes de 12 para 16 equipes.

O FEC fez um bom primeiro turno, terminando em sexto. Mas o segundo turno foi um desastre, terminando na décima quinta colocação.

Na soma total o FEC terminou em 11° Lugar e nunca mais disputou a primeira divisão do campeonato mineiro. Neste ano o Formiga, Democrata/SL, Democrata/GV, Vila do Carmo,Sete de Setembro e USIPA; foram rebaixados. E o campeonato voltou aos moldes antigos, com apenas 12 equipes

Desde então o FEC nunca mais disputou a primeira divisão do campeonato mineiro.

O Lendário e Tradicional Formigão 68, ficou conhecido pela campanha que fez neste ano; apesar de não ser campeão do interior (pois o Uberlândia acabou na frente do FEC. O FEC acabou em 4° Lugar, atrás de Cruzeiro, Atlético e Uberlândia).

O FORMIGÃO tinha grandes jogadores como Lentine, Cristóvão, Adinan, Sudaco, Canhoto, Coutinho, Zé Horta, Hali, Darci Crespo, Affonso Claúdio etc.

O Time terminou a primeira fase como vice-líder invicto, Ganhado do América e empatando com Atlético e Cruzeiro( no lendário 2x2, Cristóvão e Sudaco marcaram pelo FEC e Tostão descontou para o Cruzeiro).

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

  • Minas Gerais Campeão dos Campeões do Interior: 1950.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Referências