Imperial Cidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura outros significados, veja Cidade Imperial (desambiguação).
Busto em homenagem ao Imperador Dom Pedro II colocado no centro histórico de São Luís do Paraitinga. Mesmo com o advento da república, a titulação de Imperial Cidade ainda é uma marca forte na cultura e memória desses locais.

Imperial Cidade ou Cidade Imperial foi um título conferido por decreto a alguns centros urbanos durante o Império do Brasil. Em tese, apenas as cidades mais importantes recebiam tal status, conferindo-lhes certa autonomia e poder regional. Contudo, conforme atestam alguns historiadores, a malha urbana e a influência política de alguns desses municípios pouco mudou após receberem o título, caso de São Paulo. Convenciona-se que todas as cidades cognominadas cidades imperais tenham perdido tal título após a proclamação da República, em 1889.

Imperiais Cidades[editar | editar código-fonte]

Imperiais Cidades provisórias[editar | editar código-fonte]

Também, quando o imperador visitava determinada cidade, essa recebia temporariamente o título de Imperial Cidade, até a partida do monarca e de sua corte. Durante esse período, a cidade era considerada a capital provisória do Império. Dentre essas, destacam-se:

Imperiais Fazendas[editar | editar código-fonte]

Imperiais Fazendas ou Fazendas Imperiais eram as propriedades rurais pertencentes à família imperial. Enormes latifúndios, suas áreas foram progressivamente sendo colonizadas, dando origem a centros urbanos que perduram até hoje.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Instituto Histórico de Petrópolis – Alguns Equívocos Relacionados à História Petropolitana — acessado em 01/08/07.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]