Museu Tiradentes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O Museu Tiradentes é um museu localizado na cidade de Manaus, no Amazonas no Palacete Provincial.O Museu que retrata a história da Corporação Militar do Estado do Amazonas, com mobília original da época, além de arquivo integrado, com livros de registros individuais dos membros da corporação, além de armamentos, fardas, armaduras e equipamentos utilizados pelo Corpo de Bombeiros. Na exposição ‘Flagrantes da História’, o visitante pode visualizar vídeos de eventos festivos e ouvir o som de alguns armamentos.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Foi organizado e inaugurado em 1984, por iniciativa do então Comandante-Geral da Polícia Militar (PM) Cel. Elcio Motta, sob a orientação técnica da Fundação Joaquim Nabuco. Sua primeira sede foi um salão no térreo do Comando-Geral da PM na Praça Heliodoro Balbi.

Em 2009, o museu é reinstalado em seu antigo local, hoje denominado – Palacete Provincial, representando uma importante parcela para a compreensão da história do Estado e da corporação à qual pertence, devendo, portanto, ser preservado e colocado à disposição da sociedade, cumprindo assim, o seu papel de transmissor de conhecimentos e valores.

Seu acervo é constituído por dezenas de objetos, tais como: armas antigas, equipamentos do Corpo de Bombeiros, uniformes, distintivos e condecorações, documentos, fotografias e outros.

Eventos[editar | editar código-fonte]

Presta-se ao uso ocasional, em eventos especiais da Polícia Militar, e a recepção de autoridades pelo Comandante Geral da Corporação.


Ícone de esboço Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.