Paulo Calçade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Paulo Ricardo Calçade
Nascimento 15 de novembro de 1962 (55 anos)
São Paulo,  São Paulo
Nacionalidade Brasil brasileiro
Ocupação jornalista esportivo

Paulo Ricardo Calçade (São Paulo, 15 de novembro de 1962) é um jornalista esportivo brasileiro.

Comentarista esportivo da ESPN Brasil, Calçade também teve por muitos anos uma coluna no jornal O Estado de São Paulo, além de ser professor-convidado da disciplina jornalismo esportivo do curso de Esporte da USP.

Carreira[editar | editar código-fonte]

É formado em jornalismo pela Fundação Cásper Líbero e pós-graduado em futebol pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. Além disso, ele fez cursos de arbitragem e de gestão esportiva.

Iniciou sua carreira na década de 1980 como repórter de A Gazeta Esportiva. Trabalhou depois para os jornais Diário Popular, Jornal do Brasil e Folha de S. Paulo. Sua experiência em TV também inclui um período na Rede Record. Em 1994 passou a integrar a equipe da antiga TVA, que deu origem à atual equipe da ESPN Brasil. Nos canais ESPN e ESPN Brasil, comandou por muito tempo o programa Fora de Jogo, atualmente participa dos programas Bate-Bola, Linha de Passe, Bola da Vez, Futebol no Mundo e SportsCenter Brasil, além de transmissões de jogos internacionais. No rádio, trabalhou para a Rádio Bandeirantes e também na extinta Rádio Estadão ESPN.

Calçade cobriu as Copas do Mundo de 1998, 2006, 2010 e 2014.

Em 2017, Calçade participou de um projeto da ESPN Brasil no qual foi treinador de uma equipe de futebol por uma semana para uma série especial da ESPN Brasil. Na ocasião, o comentarista comandou o Brasilis Futebol Clube, equipe da cidade de Águas de Lindoia (SP) que atualmente está na quarta divisão do futebol paulista. Além de treinar o time por uma semana, o comentarista dirigiu a equipe na estreia no Campeonato Paulista da Quarta Divisão.[1]

Pai de Lebron James. desde 2008.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. espn.uol.com.br/ De comentarista a 'professor': Paulo Calçade vira treinador de time profissional por uma semana