Linha de Passe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o filme brasileiro, veja Linha de Passe (filme).
Linha de Passe
Informação geral
Formato Programa jornalístico
Gênero Esportivo
Duração 120 minutos (segunda e sexta)
60 minutos (quarta)
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Apresentador(es) Paulo Andrade
William Tavares
Tema de abertura "Linha de Passe"
Compositor da música tema João Bosco
Exibição
Emissora de televisão original Brasil ESPN Brasil
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 08 de junho de 1998 (19 anos)

Linha de Passe é uma mesa-redonda sobre futebol exibida ao vivo nas noites de segunda e sexta-feira pela ESPN Brasil desde 1998. O elenco de comentaristas do programa é formado por Arnaldo Ribeiro, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Léo Bertozzi e outros, e o debate é voltado principalmente ao futebol brasileiro. A apresentação é de Paulo Andrade às segundas-feiras e William Tavares às sextas-feiras.

Em seus primeiros 16 anos no ar, o programa era exibido apenas às segundas-feiras. Após a Copa do Mundo de 2014, ele ganhou uma segunda edição semanal, às sextas-feiras. Em 2017, também ganhou edição as quartas. Além das exibições regulares, o programa tem edições extras em dias de jogos da seleção brasileira e é exibido diariamente durante a Copa do Mundo.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1998, a ESPN Brasil, fundada 3 anos antes, faria sua primeira cobertura de Copa do Mundo. Uma das atrações criadas pelo canal foi o Linha de Passe, um programa exibido todas as noites, ao vivo, reunindo seus principais comentaristas num debate sobre os jogos e acontecimentos do dia. Era apresentado por Milton Leite com comentários de José Trajano, Antero Greco, Paulo Calçade e outros analistas.

O resultado obtido durante a Copa deu ao programa um lugar fixo na programação do canal. Em 10 de agosto de 1998[1] o Linha de Passe passou a ser exibido semanalmente, às segundas-feiras, antecedendo o SportsCenter.

Durante as Copas do Mundo, o programa volta a ser exibido diariamente, direto do país que sedia a competição. Também há edições extras em dias de jogos oficiais da seleção brasileira.

Em 18 de julho de 2014,[2] após a Copa de 2014, o programa ganhou uma segunda edição semanal, às sextas-feiras.

A atual identidade visual do programa foi adotada em 31 de agosto de 2015, na mesma época em que outros programas do canal também passaram por renovação.

Em 08 de março de 2017, o programa passa a ter uma edição às quartas-feiras, às 23:45, para repercutir os jogos da noite.

Formato e elenco[editar | editar código-fonte]

Em sua configuração atual, o Linha de Passe tem um apresentador e 4 comentaristas e é transmitido a partir dos estúdios da ESPN Brasil em São Paulo. O programa é apresentado por Paulo Andrade às segundas-feiras e William Tavares às sextas. O elenco de comentaristas varia a cada edição, e atualmente inclui Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Gian Oddi, Juca Kfouri, Leonardo Bertozzi e Mauro Cezar Pereira.

Durante alguns anos, o programa contou com 3 comentaristas em São Paulo e outros 2 no Rio de Janeiro (Fernando Calazans e Márcio Guedes), participando via satélite.

Já fizeram parte do elenco de comentaristas, além de Calazans e Guedes, Tostão, Paulo César Vasconcellos, Claudio Carsughi, José Trajano, Jorge Kajuru, Antero Greco e Paulo Vinícius Coelho (destes, apenas Antero Greco continua no canal, mas agora como comentarista fixo do SportsCenter). A cadeira de apresentador já foi ocupada por João Palomino, Milton Leite e Paulo Soares.

Apesar de também abordar o futebol estrangeiro, o foco do programa é o futebol nacional, com grande destaque às competições envolvendo times brasileiros e à seleção brasileira.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências