Roddy Piper

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gnome globe current event.svg
Este artigo é sobre uma pessoa que morreu recentemente.
Algumas informações relativas às circunstâncias da morte podem mudar a qualquer instante.

Editado pela última vez em 1 de agosto de 2015.

Wiki letter w.svg
Por favor, melhore este artigo, expandindo-o(a). Mais informações podem ser encontradas na página de discussão. Considere também a possibilidade de traduzir o texto das interwikis.
Roddy Piper
HOT ROD!.jpg
Piper em 2009.
Nome completo Roderick George Toombs
Nascimento 17 de abril de 1954
Saskatoon, Saskatchewan, Canadá
Morte 31 de julho de 2015 (61 anos)
Hollywood, Califórnia, Estados Unidos
Carreira na luta profissional
Nome(s)
no ringue
Roddy Piper[1]
The Canadian
The Masked Canadian[2] [3]
Piper Machine
Altura anunciada 6 ft 0 in 1 83 m[1]
Peso anunciado 230 lb (100 kg)[1]
Anunciado
de
Glasgow, Escócia[1]
Treinado
por
Gene LeBell
Leo Garibaldi
Tony Condello
Joe Fiorino
Estreia 1969
Aposentadoria 2011

Roderick "Roddy" George Toombs (Saskatoon, 17 de abril de 1954 — Hollywood, 31 de julho de 2015),[4] [2] mais conhecido por seu nome de ringue "Rowdy" Roddy Piper (conhecido no Brasil durante a década de 1980 como "Gaiteiro")[5] , foi um ator e lutador de luta livre profissional canadense, sendo conhecido pela sua passagem na World Wrestling Federation (WWF, agora WWE) em meados dos anos 1980 e 1990. Embora ele fosse canadense, devido à sua herança escocesa, a sua personagem foi assim tratada: ele era anunciado de Glasgow, usava um kilt e seu tema de entrada era composto por uma gaita de fole. Ele ganhou o apelido de "Rowdy", por mostrar a característica "raiva escocesa", espontaneidade e raciocínio rápido. Apesar de ser um favorito do público por causa de sua personalidade forte, muitas vezes ele desempenhou o papel de um vilão. Além de seu nome de ringue, Piper também era conhecido pelo apelido de "Hot Rod".

Piper encabeçou vários grandes eventos em pay-per-view; ele participou dos principais eventos do WrestleMania I e WrestleMania X, como árbitro convidado especial neste último. Ao todo, venceu 34 campeonatos em várias promoções durante sua carreira. Seus rivais mais notáveis incluíam Greg Valentine, Adrian Adonis e Hulk Hogan, com a disputa contra Hogan também envolvendo Captain Lou Albano e cantora Cyndi Lauper.[6] Piper foi introduzido no WWE Hall of Fame em 2005 e nomeado como o melhor vilão na história da luta livre profissional pela WWE.[7]

Piper atuou vários filmes e programas de televisão, incluindo o papel principal em 1988 no longa Eles Vivem e um papel recorrente em Nunca Chove em Filadélfia.

Carreira na luta livre profissional[editar | editar código-fonte]

World Wrestling Entertainment/WWE (2005–2015)[editar | editar código-fonte]

Hall da Fama e Campeão Mundial de Duplas (2005–2006)[editar | editar código-fonte]

Piper em 2006.

Em 21 de fevereiro de 2005, foi anunciado que Piper seria introduzido ao Hall da Fama da WWE. No WrestleMania 21, Piper apresentou um Piper's Pit com Stone Cold Steve Austin como convidado. A entrevista foi interrompida por Carlito, imediatamente atacado pelos dois.

Em fevereiro de 2005, em um evento chamado WrestleReunion, Piper, Jimmy Valiant e Snuka enfrentaram Colonel DeBeers, "Cowboy" Bob Orton e "Playboy" Buddy Rose.

No Raw de 11 de julho, Piper apresentou o Piper's Pit com Shawn Michaels, que lhe aplicou um Sweet Chin Music. Ele apareceu novamente no Raw de 3 de outubro, no Raw Homecoming, apresentando o Piper's Pit com Mick Foley. Randy Orton e "Cowboy" Bob Orton atacaram ambos Foley e Piper.

Isto criou uma rivalidade entre Piper e os Ortons. No SmackDown! seguinte ao Homecoming, Piper enfrentou os Ortons em uma luta 2-contra-1, vencendo após Bob Orton ser distraído por The Undertaker. Em 28 de outubro, Piper, Batista e Eddie Guerrero derrotaram Randy Orton, Bob Orton e Mr. Kennedy. A rivalidade foi encerrada no SmackDown! de 4 de novembro, com Piper derrotando Bob Orton por desqualificação.

Piper retornou ao Raw em 11 de setembro de 2006, em uma luta de trios com The Highlanders contra membros do Spirit Squad. Ele apareceu no Raw Family Reunion com Money, Inc. e Arn Anderson para acompanhar Ric Flair em uma luta contra Mitch do Spirit Squad. Em 5 de novembro, Piper ganhou o Campeonato Mundial de Duplas com Flair ao derrotar o Spirit Squad no Cyber Sunday. Ele foi escolhido por votação aberta no website da WWE entre ele, Sgt. Slaughter e Dusty Rhodes. No Raw de 13 de novembro de 2006, Piper e Flair perderam o título para Rated-RKO. Piper nunca chegou ao ringue para a defesa de cinturão, sendo atacado por Edge. Em 17 de novembro de 2006, a WWE anunciou que Flair havia sido levado do Reino Unido para o Oregon para tratar o que acreditava-se ser pedras nos rins. Ele foi diagnosticado com linfoma de Hodgkin. Ele foi retirado da luta que participaria no Survivor Series com Flair, Anderson, Rhodes e Sgt. Slaughter contra o Spirit Squad. Ele foi substituído por Ron Simmons.

Aparições esporádicas (2007–2015)[editar | editar código-fonte]

Ele fez seu retorno no Raw gravado em 12 de fevereiro de 2007, anunciando que Dusty Rhodes seria o primeiro introduzido ao Hall da Fama da WWE naquele ano. Durante o segmento, Umaga e Armando Alejandro Estrada atacaram Dusty e Roddy. Ele retornou no Raw de 11 de junho, durante a "Mr. McMahon Appreciation Night", apresentando um vídeo dos momentos mais embaraçosos de Vince McMahon. Em 2008, após tratar seu linfoma de Hodgkin, ele fez uma aparição durante o Royal Rumble, primariamente focando em "Superfly" Jimmy Snuka. Ambos foram eliminados por Kane.

Piper fez uma nova aparição no Raw de 28 de abril de 2008, sendo confrontado por Santino Marella, que zombou do peso de Piper antes de ser por ele estapeado. Na semana seguinte, Piper foi entrevistado por Carlito na Carlito's Cabana. Ele foi salvo de um ataque de Carlito e Santino por Cody Rhodes e Cryme Tyme. No Raw de 12 de maio, a interferência de Piper custou a Carlito e Santino uma luta pelo Campeonato Mundial de Duplas de Rhodes e Hardcore Holly. Santino ameaçou Piper, culminando em um confronto em 16 de maio, no Jimmy Kimmel Live!. Ele lutou sua - como anunciada na época - última luta em 18 de abril de 2008, no Spring Slam da Newburgh Free Academy.[8] Em 26 de outubro, Piper apareceu no Cyber Sunday como um dos possíveis oponentes de Marella em uma luta pelo Campeonato Intercontinental. Os outros candidatos eram Goldust e The Honky Tonk Man. O último foi o mais votado pelos fãs e derrotou Santino por desqualificação após interferência de Beth Phoenix, não conquistando o título. Piper, Honky Tonk Man e Goldust atacaram Santino. No Raw da noite seguinte, os três participaram como comentaristas da luta entre Santino e Charlie Haas.

Piper com Ricky Steamboat e Jimmy Snuka no WrestleMania XXV em 2009.

Piper retornou no Raw de 16 de fevereiro para confrontar Chris Jericho por seu desrespeito pelos membros do Hall da Fama. Após o segmento, Jericho atacou Piper. Um mês depois, no Raw de 16 de março, Piper atacaria Jericho com Ric Flair, Jimmy Snuka e Ricky Steamboat. No WrestleMania XXV, Piper, Snuka e Steamboat foram derrotados por Jericho em uma luta de eliminação, com Piper sendo o segundo eliminado. Roddy apresentou o Raw de 16 de novembro de 2009, no Madison Square Garden. Piper desafiou Vince McMahon para uma street fight naquela noite, sendo atacado por Randy Orton e salvo por Kofi Kingston. Ele introduziu Wendy Richter ao Hall da Fama da WWE em 27 de março de 2010 e apareceu no Raw da noite seguinte como um dos lumberjacks da luta entre Christian e Ted Dibiase. Dois meses depois, Piper se tornou um vilão por uma noite, contratando DiBiase para sequestrar Quinton Jackson que, na época, interpretava B.A. Baracus no filme Esquadrão Classe A, papel clássico de seu nêmesis Mr. T.

No Raw de 15 de novembro de 2010, Piper apresentou o Piper's Pit com John Cena, que seria o árbitro da luta pelo Campeonato da WWE entre Wade Barrett e Randy Orton no Survivor Series. Caso Barrett perdesse o combate, Cena seria demitido da WWE. Piper disse a Cena para que ele arbitrasse de forma neutra. Em 29 de janeiro de 2011, Piper fez sua estreia na Pro Wrestling Guerrilla (PWG) durante a WrestleReunion 5, derrotando por último Terry Funk para ganhar uma Battle Royal de Lendas de 20 lutadores.[9] [10] Ele apareceu em um segmento nos bastidores do WrestleMania XXVII, acertando Zack Ryder com um coco. No Raw de 13 de junho de 2011, Piper apresentou o Piper's Pit com The Miz e Alex Riley como convidados, o que levou a uma luta entre Piper e Miz com Riley como árbitro. Como estipulação por sua vitória, Roddy ganhou $5,000 de The Miz. Ele apresentou outro Piper's Pit com Cena em 28 de novembro de 2011.[11] Ele apareceu no episódio especial de Natal do SmackDown de 29 de novembro de 2011. No SmackDown: Blast from the Past, em 10 de abril de 2012, ele apresentou o Piper's Pit com Daniel Bryan e AJ Lee. Piper novamente apareceu no Raw de 18 de junho de 2012, atacando Heath Slater com Wendi Richter, Layla e Cyndi Lauper. Ele apareceu novamente no milésimo episódio do Raw, em 23 de julho de 2012, com diversas outros lutadores do passado, ajudando Lita a derrotar Slater. No Raw de 13 de agosto, Piper apresentou o Piper's Pit com Chris Jericho como convidado, sendo interrompido por Dolph Ziggler.

No Raw de 6 de janeiro de 2014, a The Shield foram os convidados do Piper's Pit.[12] No WrestleMania XXX em 6 de abril de 2014, os quatro lutadores que participaram do evento principal no WrestleMania I - Piper, Paul Orndorff, Hulk Hogan e Mr. T - tiveram um segmento entre eles nos bastidores.[13] No Raw de 22 de dezembro de 2014, Rusev e Lana foram os convidados do Piper's Pit.[14]

No inicio de julho de 2015, Ric Flair disse que Piper havia perdido seu contrato de lenda na WWE devido a uma discussão pública com Stone Cold Steve Austin;[15] como resultado, Piper deixou o PodcastOne e posteriormente, ele pediu desculpas para Austin.[16]

Morte[editar | editar código-fonte]

Em 31 de julho de 2015, Piper teve uma parada cardíaca de causa natural enquanto dormia em sua casa em Hollywood, Califórnia.[17] Piper morreu aos 61 anos e deixou sua esposa, Kitty, seus quatro filhos e quatro netos.[6]

No wrestling[editar | editar código-fonte]

Títulos e prêmios[editar | editar código-fonte]

1O NWA World Light Heavyweight Championship não é mais reconhecido ou sancionado pela National Wrestling Alliance.

Lucha de Apuesta[editar | editar código-fonte]

Aposta Vencedor Perdedor Local Data Notas
Cabelo Roddy Piper Adrian Adonis Pontiac, Michigan 01987-03-29 29 de março de 1987
$5,000 Roddy Piper The Miz Long Island, Nova Iorque 02011-06-13 13 de junho de 2011 Árbitro: Alex Riley

Referências

  1. a b c d e Roddy Piper WWE Hall of Fame Profile WWE. Visitado em 2011-03-31.
  2. a b c d Roddy Piper Profile Online World Of Wrestling. Visitado em 2008-09-19.
  3. a b c d Shields, Brian. Main Event: WWE in the Raging 80s. [S.l.]: Pocket Books, 2006. 47–51 p. ISBN 978-1-4165-3257-6
  4. McIntyre, Jason (31 de julho de 2015). Rowdy Roddy Piper, Dead at Age 61 (em Inglês) The Big lead. Visitado em 21/07/2015.
  5. Lutador de WWE, Roddy Piper morre por ataque cardíaco aos 61 Terra Esportes (31 de julho de 2015). Visitado em 1 de agosto de 2015.
  6. a b WWE Hall of Famer Roddy Piper dies at 61 Associated Press. Visitado em August 1, 2015.
  7. Top 50 villains in wrestling history #1 "Rowdy" Roddy Piper WWE. Visitado em 2015-07-31.
  8. WWE: Inside WWE - Industry News - "Rowdy" Roddy Piper's last match
  9. Massingham, Matt (2011-01-30). 1/29 PWG results in Los Angeles: Complete "virtual-time" coverage of PWG Title match, Kaval vs. Davey, Roberts retirement, Legends Battle Royal Pro Wrestling Torch. Visitado em 2011-01-30.
  10. Kurt Russellreunion 2: The Reunioning Pro Wrestling Guerrilla. Visitado em 2011-02-02.
  11. http://www.wrestlezone.com/news/245665-wwe-reveals-huge-opening-segment-for-mondays-wwe-raw
  12. 1/6 WWE Raw Hits & Misses: Old School Raw, Flair/Orton/Cena, Piper's Pit, Daniel Wyatt, Jake "the Snake" Roberts. Visitado em August 1, 2015.
  13. Caldwell, James. WrestleMania 30 PPV results: (Hour 4): Complete "virtual-time" coverage of WWE Title main event, Divas Title Pro Wrestling Torch. Visitado em April 9, 2014.
  14. 12/22 Powell's WWE Raw Live Review: Ho-Ho Hogan hosts the holiday week show, Piper's Pit, Miracle on 34th Street Fight. Visitado em August 1, 2015.
  15. RODDY PIPER DROPPED FROM WWE LEGENDS DEAL - PWInsider.com pwinsider.com. Visitado em 1 August 2015.
  16. RODDY PIPER GIVES HIS SIDE OF THE STEVE AUSTIN CONTROVERSY - PWInsider.com pwinsider.com. Visitado em 1 August 2015.
  17. TMZ (31 de julho de 2015). 'Rowdy' Roddy Piper Dies at 61 From Cardiac Arrest (em Inglês) TMZ. Visitado em 31 de julho de 2015. Cópia arquivada em 31 de julho de 2015.
  18. a b c d e The Name on the Marquee: Rowdy Roddy Piper's Greatest Hits (1985) 411Mania. Visitado em 2010-06-26.
  19. WWE WRESTLEMANIA COUNTDOWN - 1992 PPV Report (WM 8): Hulk Hogan vs. Sid Vicious, Ultimate Warrior run-in, Bret Hart vs. Piper, HBK vs. Tito Pro Wrestling Torch. Visitado em 2010-06-26.
  20. Dark Pegasus Video Review: King of the Ring 1994 411Mania. Visitado em 2010-06-26.
  21. a b Puerto Rico Reviews: Invader #1’s Classic Matches 411Mania. Visitado em 2010-06-26.
  22. The Name on the Marquee: Wrestling's Living Legend, Bruno Sammartino (1986) 411Mania. Visitado em 2010-06-26.
  23. Namako, Jason (2013-07-22). Results from this weekend's indy shows (7/19 to 7/21) WrestleView. Visitado em 2013-07-22.
  24. NWA Mid-Atlantic Heavyweight Title history At wrestling-titles.com
  25. NWA Mid-Atlantic Tag Team Title history At wrestling-titles.com
  26. NWA Mid-Atlantic Television Title history At wrestling-titles.com
  27. NWA/WCW United States Heavyweight Title history At wrestling-titles.com
  28. NWA Canadian Tag Team Title (Vancouver) history At wrestling-titles.com
  29. NWA Americas Heavyweight Title history At wrestling-titles.com
  30. NWA Americas Tag Team Title history At wrestling-titles.com
  31. NWA World Light Heavyweight Title history At wrestling-titles.com
  32. NWA United States Heavyweight Title (San Francisco) history At wrestling-titles.com
  33. NWA World Tag Team Title (San Francisco) history At wrestling-titles.com
  34. NWA Pacific Northwest Heavyweight Title history At wrestling-titles.com
  35. NWA Pacific Northwest Tag Team Title history At wrestling-titles.com
  36. Pro Wrestling Illustrated Award Winners Inspirational Wrestler of the Year Wrestling Information Archive. Visitado em 2008-07-27. Cópia arquivada em 2008-06-16.
  37. Professional Wrestling Hall of Fame and Museum Inductees At wrestling-titles.com
  38. NWA American Tag Team Title history At wrestling-titles.com
  39. WWF/WWE Intercontinental Heavyweight Title history At wrestling-titles.com
  40. WWWF/WWF/WWE World Tag Team Title history At wrestling-titles.com
  41. WWF/WWE Hall of Fame Inductees At wrestling-titles.com

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Roddy Piper