EPTV Sul de Minas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de TV Sul de Minas)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde setembro de 2015). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
EPTV Sul de Minas
Varginha
Televisão Sul de Minas Ltda.
Varginha, Minas Gerais
Brasil
Canais
5 VHF analógico
42 UHF digital
Outros canais 5 (Sky Brasil)
5 (Oi TV)
Sede Bandeira de Varginha (Minas Gerais).jpg Varginha, MG
Rua Professora Helena Reis, 81 - Centro
Slogan A gente vive com você
Rede EPTV (Globo)
Proprietário José Bonifácio Coutinho Nogueira Filho
Antigo proprietário José Bonifácio Coutinho Nogueira (1988-2002)
Fundação 8 de agosto de 1988
CNPJ 25.166.281/0001-88[1]
Prefixo ZYA 732
Nome(s) anteriore(s) TV Sul de Minas
Cobertura Cobertura - EPTV Sul de Minas.svg
Potência 10 kW
Página oficial redeglobo.globo.com/mg/eptv

A EPTV Sul de Minas é uma emissora de televisão brasileira sediada em Varginha, no sul de Minas Gerais, a 320 km da capital Belo Horizonte. Retransmite a programação da Rede Globo, além de também gerar programas locais. Opera nos canais 5 VHF analógico e 42 UHF digital.

A EPTV Sul de Minas cobre 141 municípios do sul de Minas Gerais, graças a uma antena de 100 m de altura instalada na sede da emissora; atingindo 700.270 domicílios com TV, uma população de quase 2,5 milhões habitantes. A EPTV Sul de Minas conta com nove equipes de reportagem visando atender todos os 141 municípios de abrangência.

TV digital[editar | editar código-fonte]

Logotipo da TV Sul de Minas (1988)
Ficheiro:Vinheta da TV Sul de Minas (1988), atual EPTV Sul de Minas..jpg
Vinheta da TV Sul de Minas (atual EPTV Minas) em 1988.

No dia 25 de fevereiro de 2010, o Ministro Hélio Costa, foi a Varginha para assinar a autorização para implantação do sinal Digital no município.[2] O termo é uma autorização oficial para que as emissoras de Varginha passem a exibir a programação com a nova tecnologia. Com isso, a EPTV que tem uma sucursal em Pouso Alegre e Poços de Caldas, também já está autorizada a transmitir o sinal.

Varginha é a quarta e última emissora do Grupo EPTV a transmitir o sinal em HDTV, sendo a primeira a transmitir em sistema digital para o Sul de Minas. Em Varginha, a EPTV operava no canal 31 UHF, sendo somente para testes. Dias antes do lançamento oficial (8 de junho de 2010), a emissora muda seu canal para o 42 UHF, sendo este o canal definitivo.

O lançamento oficial ocorreu pontualmente às 12:15 (no horário do Jornal da EPTV); na sede da emissora em Varginha com a presença dos diretores da emissora, o Prefeito de Varginha e uma representante da Prefeitura de Poços de Caldas.

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

Canal virtual Canal digital Proporção de tela Programação
5.1 42 UHF 1080i Programação principal da EPTV Sul de Minas / Globo

Em 2 de abril de 2012 a emissora passou a transmitir todos os seus telejornais em alta definição para as cidades onde o sinal HD alcança.[3] Entre as emissoras próprias da EPTV, ela foi a última a receber esta mudança.

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a EPTV Sul de Minas, bem como as outras emissoras de Varginha, irá cessar suas transmissões pelo canal 05 VHF em 2020, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.[4]

Apresentadores[editar | editar código-fonte]

  • Natália Dovigo (Bom Dia Cidade)
  • Rodrigo Amâncio (EPTV 1ª edição)
  • Nathalia Assis (EPTV 2ª edição)

Principais cidades do Sul de Minas[editar | editar código-fonte]

Maiores cidades do Sul e Sudoeste de Minas, segundo a emissora EPTV:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Prefeitura do Município de Varginha (29 de março de 2011). «Lei Municipal 5.329/2011». Consultado em 3 de maio de 2015 
  2. «Ministro Hélio Costa estará em Varginha nesta quinta-feira». VarginhaOnline. 25 de fevereiro de 2010. Consultado em 28 de abril de 2017 
  3. «Telejornais da EPTV Sul de Minas passam a ser transmitidos em HD.» 
  4. Higa, Paulo (15 de fevereiro de 2016). «Quando a TV analógica será desligada na sua cidade». Tecnoblog. Consultado em 18 de janeiro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]