Usuária Discussão:JMGM/Arquivo22

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O logo do Conselho de Wikiprojectos Este é um membro do Conselho de WikiProjetos.
Oya orixá dos ventos Esta editora é adepta/simpatizante do candomblé.

Frases para analisar

O único defeito do animal que se considera perfeito é não conseguir enxergar o próprio rabo, só consegue enxergar o rabo dos outros. (autor desconhecido)

Como qualquer fobia, xenofobia pode vir em diferentes intensidades, podendo se tornar uma doença psicológica.

Cuidado com quem dá muito conselho de graça, se conselho fosse bom era vendido e não distribuído a quem não pediu. (autor desconhecido)

Cuidado com os chamados Gente finíssima, deles o inferno está cheio. (autor desconhecido)

"O que mais me impressiona nos fracos é que eles precisam humilhar os outros para sentirem-se fortes". Mahatma Gandhi

Não menospreze o autodidata, que pode ter um QI maior que o seu e pode surpreendê-lo e fazê-lo passar vergonha com todos os seus diplomas.


Arq1, Arq2, Arq3, Arq4, Arq5, Arq6, Arq7, Arq8, Arq9, Arq10, Arq11, Arq12, Arq13, Arq14, Arq15, Arq16, Arq17 Cópia da entrevista Arq18, Arq19, Arq20 Arq21 Arq22


Para assinar use este botão

Indicação de eliminação rápida para a página Direitos autorais de trabalhos do governo dos Estados Unidos[editar código-fonte]

Olá, JMGM. A página Direitos autorais de trabalhos do governo dos Estados Unidos que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Nakinndiscussão 00h55min de 10 de agosto de 2017 (UTC)[responder]

Cara usuária: não insulte nem use linguagem inadequada em artigos ou discussões. Se insistir nessa conduta imprópria, estará sujeita a sanções, que incluem o bloqueio de sua conta.


Leia: Normas de conduta | Não faça ataques pessoais | Não fazer

Chronus (discussão) 06h07min de 15 de agosto de 2017 (UTC)[responder]

Notícias e atividades do Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil[editar código-fonte]

Atividades de junho/julho


Esta é a lista de atividades recentes do Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil.

Difusão[editar código-fonte]

Museu de Anatomia Veterinária, São Paulo[editar código-fonte]

Vídeo apresentando o GLAM
Totem virtual, com logo do grupo de usuários

No contexto da parceria com o Museu de Anatomia Veterinária da Universidade de São Paulo, o Grupo de Usuários participou do lançamento de uma exposição, com a produção de um totem virtual. O totem traz um vídeo que relata a atividade de carregamento de fotografias do acervo do museu.

Museu Paulista[editar código-fonte]

Com a validação oficial publicada no site oficial do museu, foi lançada a iniciativa de carregamento do acervo do Museu Paulista, um dos principais da cidade de São Paulo.

Atividades futuras[editar código-fonte]

O Grupo de Usuários promove em parceria com a Frente Feminista Casperiana Lisandra a Editatona Mulher e Mídia II, em São Paulo, em 22 de agosto, a partir das 19h.

Atividades passadas[editar código-fonte]

O Grupo de Usuários promoveu o treinamento à comunidade sobre a integração entre Wikidata e OpenStreetMap, em São Paulo, em 22 de julho.

Estratégia[editar código-fonte]

  • As discussões sobre estratégia do movimento seguem com a participação do usuário Chicocvenancio. Até julho, o planejamento tem sido focado na discussão com a comunidade, pesquisa e análise. Essa etapa será fundamental para a seguinte, pois ela servirá de base para o rascunho da direção estratégica a ser iniciado em agosto.

Participação em eventos globais[editar código-fonte]

Educação[editar código-fonte]

Programa sobre museus na Região Metropolitana de São Paulo[editar código-fonte]

Palestra de introdução à Wikipédia

O Grupo de Usuários liderou um programa de educação sobre museus na Região Metropolitana de São Paulo. O resultado está disponível no Dashboard.

  • 31 artigos criados
  • 368 articles editados
  • 143 novos editores
  • 473.000 palavras adicionadas
  • 1.104 carregamentos no Commons

Programa sobre eleições municipais[editar código-fonte]

O Grupo de Usuários liderou um programa de educação sobre eleições municipais. O resultado está disponível no Dashboard.

  • 69 artigos criados
  • 188 articles editados
  • 72 novos editores
  • 308.000 palavras adicionadas
  • 1.946 carregamentos no Commons

Grant[editar código-fonte]

  • O grupo solicitou junto à Wikimedia Foundation recursos financeiros para melhor realizar suas atividades do segundo semestre do ano. O pedido, que é algo comumente oferecido a grupos em atividade, foi aceito. Mais detalhes nesta página.

Mídia[editar código-fonte]

Wikimedia Blog[editar código-fonte]

  1. "Editing to change the world: Vinicius Siqueira". Tradução livre: "Editando para mudar o mundo: Vinicius Siqueira"

Boletim de Educação[editar código-fonte]

  1. "Hanging around at Brazilian museums with Wikipedia"'. Tradução livre: "Passeando por museus brasileiros com a Wikipédia''

Posts recentes no site[editar código-fonte]

--Mensagem enviada por Teles, usando o recurso de mensagem em massa às 03h38min de 19 de agosto de 2017 (UTC)[responder]

O verbete Portal:Portal, editado por você, foi marcado para eliminação por consenso, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

Você poderá expor seus argumentos na discussão para manter ou eliminar, porém jamais remova o aviso de eliminação que está no verbete, pois seria considerado vandalismo.

Boas contribuições! Luan (discussão) 19h39min de 24 de agosto de 2017 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Dodecanese[editar código-fonte]

Olá, JMGM. A página Dodecanese que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Rena (discussão) 19h12min de 26 de agosto de 2017 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Fungus Rock[editar código-fonte]

Olá, JMGM. A página Fungus Rock que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Rena (discussão) 19h13min de 26 de agosto de 2017 (UTC)[responder]

Jurema, antes de repor texto eliminado leia WP:OQWNE. E no Brasil "não foram reunidas as duas palavras", pois ninguém as uniu, ninguém tomou uma decisão de as unir - é simples e puramente um processo linguístico que evolve por conta própria. Do mesmo modo, é besteira dizer "comer bola de fogo" - quando o certo é "bola de fogo" + o elemento "je", que serve para muita coisa. Mesmo que aceitemos que "je" neste caso represente o conceito "comida/ comer/ etc., este pode tanto ser "comer bola de fogo", como "comida bola de fogo"/ "bola de fogo que se come"/ ""comida em forma/ que parece/ bola de fogo". Dizer o contrário ou querer afirmar categoricamente que tem um significado único é mostrar que não entende nada de processos de evolução linguística. Rui Gabriel Correia (discussão) 10h55min de 27 de agosto de 2017 (UTC)[responder]

Rui Gabriel Correia Não entendo mesmo de nenhuma evolução linguística. Só transmito o que aprendi oralmente das línguas agrafas que só a pouco tempo foi codificada. Nunca em meus 40 anos de sacerdotisa ouvi falar em Samara. Devo ter perdido alguma coisa no caminho. JMGM (discussão) 12h56min de 27 de agosto de 2017 (UTC)[responder]

Vendedoras de bolo de jesus[editar código-fonte]

Olá JMGM. Veja se acha que isto tem algum valor para inclusão na secção Regulamentação da página Baiana do acarajé. https://noticias.gospelmais.com.br/salvador-proibir-bolinho-de-jesus-permitir-acaraje-afro-85604.html. Nao digo necessariamente essa ligação, pois não sei se reúne os critérios de fontes fiáveis, mas talvez esta, http://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/so-baianas-de-acaraje-que-respeitam-tradicao-terao-licenca-garantida/ Rui Gabriel Correia (discussão) 15h25min de 27 de agosto de 2017 (UTC)[responder]

Rui Gabriel Correia O acarajé de Jesus, foi uma grande polêmica que houve em Salvador, quando evangélicos resolveram mudar o nome para faturar em cima da iguaria tipicamente do candomblé. É muito importante que isso seja colocado no artigo na regulamentação mas essa fonte não. Essa fonte não é confiável para referenciar o assunto, mas a segunda sim, existem muitas que circularam durante meses em quase todos os principais jornais como http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/12/1715584-regra-para-baianas-do-acaraje-deixa-evangelicas-apreensivas.shtml http://mundoafro.atarde.uol.com.br/balaio-de-ideias-acaraje-de-jesus/ JMGM (discussão) 16h00min de 27 de agosto de 2017 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Highland (geografia)[editar código-fonte]

Olá, JMGM. A página Highland (geografia) que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Rena (discussão) 17h37min de 29 de agosto de 2017 (UTC)[responder]

Caribe re-re-redireccionamento[editar código-fonte]

Olá JMGM. Não entendi esta edição e não entendo onde isto cabe, pois não aparece no histórico da página. É uma mudança de grafia? É alguma 'predef' ou um template que não estou a entender? Cumprimentos, Rui Gabriel Correia (discussão) 23h48min de 10 de setembro de 2017 (UTC)[responder]

O verbete Predefinição:Ideologias políticas, editado por você, foi marcado para eliminação por consenso, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

Você poderá expor seus argumentos na discussão para manter ou eliminar, porém jamais remova o aviso de eliminação que está no verbete, pois seria considerado vandalismo.

Boas contribuições! Luan (discussão) 00h17min de 20 de setembro de 2017 (UTC)[responder]

Pedido de aprovação de burocrata para o usuário Tuga1143[editar código-fonte]

Olá, tudo bem?[editar código-fonte]

Tem certeza que essas informações estão incorretas? Se sim, peço desculpa por ter desfeito. Sds Editor DS.s (discussão) 01h16min de 24 de setembro de 2017 (UTC)[responder]

O verbete Divisão Federal de Pesquisa, editado por você, foi marcado para eliminação por consenso, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

Você poderá expor seus argumentos na discussão para manter ou eliminar, porém jamais remova o aviso de eliminação que está no verbete, pois seria considerado vandalismo.

Boas contribuições! Darwin Ahoy! 00h22min de 25 de setembro de 2017 (UTC)[responder]

Onde acho os arquivos do da minha discussão? Sei que fizeram dois; mas eu não os consigo achar! Abraço. Braz Leme (discussão) 13h40min de 25 de setembro de 2017 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Predefinição:About[editar código-fonte]

Olá, JMGM. A página Predefinição:About que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

  • P1: Predefinição desnecessária. A predefinição não tem utilidade, foi substituída ou está vazia. ver mais info›
Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

!Silent (discussão) 18h51min de 28 de setembro de 2017 (UTC)[responder]

Convite para pesquisa[editar código-fonte]

Olá JMGM! Trabalho com o uso da Wikipédia no ensino superior há 8 anos, e meu interesse é entender as necessidades da alfabetização informacional dos estudantes, validando o conhecimento através dos princípios da Wikipédia. Estou fazendo uma pesquisa sobre escrita enciclopédica e disponibilizando alguns pequenos rascunhos de artigos online para avaliação. Você poderia me ajudar com comentários sobre a qualidade e adequação desses textos? Para ajudar a validar os resultados, estou realizando a pesquisa em outro site, que usa Mediawiki e o mesmo layout da Wikipédia. Não é necessário se registrar no Miraheze, apenas cite seu nome de usuário daqui ou crie outro. Os resultados serão publicados em revista acadêmica de acesso livre e circulação internacional. Muito obrigada, Domusaurea (Profa. Dra. Juliana Bastos Marques - UNIRIO).01h22min de 5 de outubro de 2017 (UTC)[responder]

Re: Pesquisa[editar código-fonte]

Não precisava se cadastrar, agradeço muito pela participação! Abs, Domusaurea (discussão) 02h14min de 5 de outubro de 2017 (UTC)[responder]

O artigo Campo de golfe foi proposto para eliminação[editar código-fonte]

O artigo Campo de golfe, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida. Se não concorda com a proposta de eliminação, edite a página, retire o aviso dela e grave-a. Justifique, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Procure melhorar o artigo de forma a enquadrá-lo nas normas da Wikipédia e sobretudo corrigir os problemas que levaram à proposta de eliminação. Boas contribuições. HTPF (discussão) 04h27min de 8 de outubro de 2017 (UTC)[responder]

Olá Jurema, o artigo que criaste Fukuoka (prefeitura), já existe na Wikipédia lusófona: Fukuoka. Tinha como objetivo alterar o nome do artigo? Se sim, por que não moveu o artigo existente? Cumprimentos e boas edições. Athena La vie est drôle! 06h55min de 12 de outubro de 2017 (UTC)[responder]

Myanmar - Mianmar[editar código-fonte]

Calma, JMGM, apenas fundi categorias onde havia repetição! Havia, por exemplo, a Categoria:Acidentes geográficos de Myanmar e a Categoria:Acidentes geográficos de Mianmar ! Com repetições de categorias é que a coisa não funciona bem!... 10h17min de 13 de outubro de 2017 (UTC)

Pedido de confirmação de CheckUser para o usuário [[Usuário:EVinente|EVinente

Notícias e atividades do Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil[editar código-fonte]

Esta é a lista de atividades recentes do Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil.

Atividades de agosto-setembro

Difusão[editar código-fonte]

Museu Paulista, São Paulo[editar código-fonte]

Retrato de Dona Leopoldina de Habsburgo e Seus Filhos, Acervo do Museu Paulista da USP

O Grupo de Usuários participa do projeto de abertura do acervo do Museu Paulista, da Universidade de São Paulo. A iniciativa conta também com a participação da equipe técnica do museu e do NeuroMat. Na etapa piloto foram carregadas 149 imagens, das quais 117 já estão em uso em Wikipédias. O projeto está associado a um programa de educação da Faculdade Cásper Líbero, que está em andamento, com o propósito de melhorar o conteúdo relacionado ao acervo do museu e produzir versões faladas dos quadros.

Wikidata Lab I: como automatizar infocaixas[editar código-fonte]

O grupo de usuários realizou um treinamento para compartilhar recursos e capacidades para a integração do Wikidata com outros projetos Wikimedia, em especial a Wikipédia. Nesse caso específico, foram realizadas atividades para desenvolver capacidades para automatizar infocaixas.

Editatona Linguagem e Literatura I[editar código-fonte]

Editatona Linguagem e Literatura I, na UNICAMP

O Grupo de Usuários realizou na UNICAMP a maratona de edição Linguagem e Literatura I, além de ter realizado uma palestra sobre a conexão entre Wikipédia e universidade.

Editatona Mulher e Mídia II[editar código-fonte]

O Grupo de Usuários realizou na Faculdade Cásper Líbero a maratona de edição Mulher e Mídia II.

Palestras[editar código-fonte]

Atividades futuras[editar código-fonte]

O Grupo de Usuários promove o Wikidata Lab II: como preparar listas automáticas, em São Paulo, em 16 de novembro, a partir das 9h30. Inscreva-se!

Educação[editar código-fonte]

Encontro no Instituto Anisio Teixeira[editar código-fonte]

Oficina no Instituto Anisio Teixeira

O Grupo de Usuários coordenou um treinamento para professores no Instituto Anisio Teixeira, em Salvador, em setembro. A atividade faz parte de uma série de programas para apoiar a formação de professores na Bahia, em especial a partir da compreensão e do uso dos projetos Wikimedia.

Programa de educação sobre cultura e política[editar código-fonte]

O Grupo de Usuários lidera um programa de educação sobre cultura e política, a partir do acervo do Museu Paulista.

Programa de educação sobre física[editar código-fonte]

O Grupo de Usuários apoia um programa sobre física, vinculado ao ProFIS da UNICAMP.

Desenvolvimento de novas funcionalidades do P&E Dashboard[editar código-fonte]

O Grupo de Usuários desenvolveu novas funcionalidades do P&E Dashboard, a ferramenta de gestão e controle de programas educacionais e eventos, produzida pela WMF. A comunidade lusófona foi a primeira a adotar as novas funcionalidades, principalmente de identificação de novatos associados a programas educacionais e outros.

Mídia[editar código-fonte]

Imprensa[editar código-fonte]

  1. Uso da Wikipédia em sala de aula é tema de oficina no IAT, Plataforma Anísio Teixeira
  2. Museu do Ipiranga, quase virtual, Carta Capital

Wikimedia Blog[editar código-fonte]

  1. "Vitor Mazuco and the fandom that drives his Wikipedia editing". Tradução livre: Vitor Mazuco e a paixão de fã que dirige suas edições na Wikipédia.

Boletim de GLAM[editar código-fonte]

  1. "Edit-a-thons to spread mathematics and neuroscience". Tradução livre: Editatonas para difundir a matemática e a neurociência.

Posts recentes no site[editar código-fonte]

Mensagem entregue por Teles, usando o recurso de mensagem em massa. 00h47min de 16 de outubro de 2017 (UTC)[responder]

Marilyn Monroe - proposta de fusão.[editar código-fonte]

Gostaria que você verificasse a proposta Wikipédia:Fusão/Central de fusões/Marilyn Monroe; Atuações e prêmios de Marilyn Monroe de como ficaria o artigo após a fusão, com apenas 130 KB. Usuário(a):LeoFaria/Marilyn Monroe com Filmografia. LeoFaria (discussão) 21h47min de 16 de outubro de 2017 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Predefinição:Condados da China[editar código-fonte]

Olá, JMGM. A página Predefinição:Condados da China que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Yanguas diz!-fiz 15h45min de 22 de outubro de 2017 (UTC)[responder]

O artigo Prefeituras autônomas da China foi proposto para eliminação[editar código-fonte]

O artigo Prefeituras autônomas da China, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida. Se não concorda com a proposta de eliminação, edite a página, retire o aviso dela e grave-a. Justifique, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Procure melhorar o artigo de forma a enquadrá-lo nas normas da Wikipédia e sobretudo corrigir os problemas que levaram à proposta de eliminação. Boas contribuições. Yanguas diz!-fiz 16h02min de 22 de outubro de 2017 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Prefeituras autônomas da China[editar código-fonte]

Olá, JMGM. A página Prefeituras autônomas da China que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Yanguas diz!-fiz 16h03min de 22 de outubro de 2017 (UTC)[responder]

Pedido de aprovação de administrador para o Contreiras45[editar código-fonte]

Indicação de eliminação rápida para a página História das divisões administrativas da China[editar código-fonte]

Olá, JMGM. A página História das divisões administrativas da China que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Stego (discussão) 23h10min de 26 de outubro de 2017 (UTC)[responder]

Não entendi a edição[editar código-fonte]

Olá Jurema, não entendi o que quis fazer aqui. Quando tiver um tempinho, agradeço, Rui Gabriel Correia (discussão) 11h49min de 1 de novembro de 2017 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Predefinição:Bg/doc[editar código-fonte]

Olá, JMGM. A página Predefinição:Bg/doc que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

  • P1: Predefinição desnecessária. A predefinição não tem utilidade, foi substituída ou está vazia. ver mais info›
Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Luan (discussão) 19h48min de 3 de novembro de 2017 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Predefinição:Black (cor)/doc[editar código-fonte]

Olá, JMGM. A página Predefinição:Black (cor)/doc que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

  • P1: Predefinição desnecessária. A predefinição não tem utilidade, foi substituída ou está vazia. ver mais info›
Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Luan (discussão) 19h50min de 3 de novembro de 2017 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Predefinição:Campeonato Mundial de Ginástica Artística - Campeões da Barra Fixa/doc[editar código-fonte]

Olá, JMGM. A página Predefinição:Campeonato Mundial de Ginástica Artística - Campeões da Barra Fixa/doc que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

  • P1: Predefinição desnecessária. A predefinição não tem utilidade, foi substituída ou está vazia. ver mais info›
Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Luan (discussão) 19h55min de 3 de novembro de 2017 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Predefinição:Flagicon/doc[editar código-fonte]

Olá, JMGM. A página Predefinição:Flagicon/doc que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

  • P1: Predefinição desnecessária. A predefinição não tem utilidade, foi substituída ou está vazia. ver mais info›
Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Luan (discussão) 15h44min de 4 de novembro de 2017 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Predefinição:Fontcolor/doc[editar código-fonte]

Olá, JMGM. A página Predefinição:Fontcolor/doc que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

  • P1: Predefinição desnecessária. A predefinição não tem utilidade, foi substituída ou está vazia. ver mais info›
Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Luan (discussão) 15h44min de 4 de novembro de 2017 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Predefinição:Info/Bispo da Igreja Católica/doc[editar código-fonte]

Olá, JMGM. A página Predefinição:Info/Bispo da Igreja Católica/doc que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

  • P1: Predefinição desnecessária. A predefinição não tem utilidade, foi substituída ou está vazia. ver mais info›
Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Luan (discussão) 16h22min de 4 de novembro de 2017 (UTC)[responder]

Wikipédia:Wikipedia Asian Month/MassMessage[editar código-fonte]

O Mês Asiático da Wikipédia (Wikipedia Asian Month) é um edit-a-thon online multi-idioma que visa a estabelecer uma melhor relação entre as comunidades asiáticas da Wikipédia. O evento será realizado ao longo do mês de novembro de 2017 e tem como propósito, na Wikipédia em português, aumentar a qualidade e a quantidade de artigos relativos a países e territórios asiáticos. Na última edição, milhares de artigos foram contribuídos em dezenas de idiomas diferentes.

Como símbolo da amizade entre as comunidades asiáticas da Wikipédia, cada participante que criar pelo menos quatro (4) artigos que cumpram os critérios receberá um cartão-postal da Wikipédia especialmente fotografado por outros países participantes.

Os wikipedistas que criarem o maior número de artigos em cada Wikipédia serão honrados com o título Embaixador Asiático da Wikipédia.

Mais informaçõesEstados e territóriosParticiparPerguntas & respostasTire suas dúvidas

Você está recebendo essa mensagem pois considero seu apoio como participante fundamental para o sucesso deste edit-a-thon. Cada editor(a) receberá um cartão-postal após ter 4 de seus artigos criados validados. O editores que forem eleitos Embaixador Asiático da Wikipédia receberão um cartão-postal extra e um certificado digitalizado. Conto com sua participação! --MediaWiki message delivery (discussão) 22h15min de 5 de novembro de 2017 (UTC)[responder]

Guia para participante do Wikipedia Asian Month[editar código-fonte]

Agradeço por ter se inscrito no Mês Asiático da Wikipédia (Wikipedia Asian Month).

Metas a cumprir (os prêmios são cumulativos)

  • Contribuir com 4 artigos válidos: 1 cartão-postal
  • Ser eleito Embaixador Asiático da Wikipédia: 1 cartão-postal + certificado assinado
  • Se quiser, adicione o seguinte código à sua página de usuário: {{Wikipédia:Userbox/WAM-2017|algum}} e substitua algum pelo número de artigos (0, 1, 2, etc.) com que contribuiu até o momento.

Ligações úteis

Mais informaçõesEstados e territóriosSubmeter artigoTire suas dúvidasPerguntas & respostas

Você está recebendo essa mensagem pois inscreveu-se como participante do Wikipedia Asian Month. Conto com sua participação! --Athena La vie est drôle! 00h46min de 6 de novembro de 2017 (UTC)[responder]

O verbete Predefinição:Termos em português para subdivisões de país, editado por você, foi marcado para eliminação por consenso, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

Você poderá expor seus argumentos na discussão para manter ou eliminar, porém jamais remova o aviso de eliminação que está no verbete, pois seria considerado vandalismo.

Boas contribuições! -- Leon saudanha 13h22min de 7 de novembro de 2017 (UTC)[responder]

Olá, você poderia referenciar o artigo Mãe Ode Ceci? Vida longa e próspera!-- Leon saudanha 14h53min de 14 de novembro de 2017 (UTC)[responder]

O verbete Resumo de ciência política, editado por você, foi marcado para eliminação por consenso, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

Você poderá expor seus argumentos na discussão para manter ou eliminar, porém jamais remova o aviso de eliminação que está no verbete, pois seria considerado vandalismo.

Boas contribuições! Holy Goo (d . c) 01h01min de 16 de novembro de 2017 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página História das divisões administrativas da China[editar código-fonte]

Olá, JMGM. A página História das divisões administrativas da China que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Stego (discussão) 00h30min de 21 de novembro de 2017 (UTC)[responder]

Pedido de aprovação de Oversighter para o usuário !Silent[editar código-fonte]

Indicação de eliminação rápida para a página Usuário(a):Kennew[editar código-fonte]

Olá, JMGM. A página Usuário(a):Kennew que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

  • U1: Página de usuário imprópria. Lembre-se de que a página não pertence a você. ver mais info›
Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Christian msg 20h42min de 29 de novembro de 2017 (UTC)[responder]

Que diabo de página é essa que eu não criei? JMGM (discussão) 21h22min de 29 de novembro de 2017 (UTC)[responder]
Olá JMGM, segundo os registros foi você mesmo que criou em 2007:

(dif) 18h42min de 29 de novembro de 2017 . . ChristianH (discussão | contribs | bloquear) m (655 bytes) (Página proposta para eliminação rápida (regra U1), usando FastButtons)

(dif) 13h47min de 8 de novembro de 2007 . . JMGM (discussão | contribs | bloquear) m (433 bytes) (← nova página: Brunno Kennew nasceu em Brasília-DF em 24 de Dezembro de 1985. Filho de pais separados, morou com os avós Geraldo Meira e Salvina Gonçalves dos 7 aos 9 anos, indo ...)

Abraço. Christian msg 21h23min de 29 de novembro de 2017 (UTC)[responder]

Foi na página de usuário supracitada. Está nos registros e pode ser acessado por qualquer administrador/eliminador. Christian msg 21h28min de 29 de novembro de 2017 (UTC)[responder]
@ChristianH:Não fui eu que editei essa página. Nesse período eu ainda assinava como Jurema Oliveira quase certeza.JMGM (discussão) 21h33min de 29 de novembro de 2017 (UTC)[responder]
A mensagem automática é enviada a conta criadora da página em questão, se quiser desconsiderar o aviso fique à vontade. Christian msg 21h36min de 29 de novembro de 2017 (UTC)[responder]
@ChristianH: Agora fiquei preocupada. JMGM (discussão) 21h43min de 29 de novembro de 2017 (UTC)[responder]

Sobre esse caso o correto seria você expor o caso em Wikipédia:Pedidos/Revisão de ações administrativas porque pedir restauro está fora das regras. De qualquer forma, na minha opinião, acho pouco provável que os administradores alterem aquela decisão. --Lord Mota 13h18min de 3 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]

@Lord Mota: estou protelando a um ano por motivo de saúde entrar ou criar esse tipo de discussão. Quando pedi o restauro, pedi uma analise do que ocorreu naquela eliminação. Eliminaram (porque quero), porque não gosto de listas, e porque não gosto de links vermelhos e porque acham soberanamente que listas não devem existir na PT porque são iguais a categoria. O que não são. Obrigado pelo contato e pela sugestão. Abraços JMGM (discussão) 13h53min de 3 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]
@Lord Mota:Já foi negado o restauro e eu discordo da decisão do administrador [2] que contraria a Wikipédia:Política de eliminação JMGM (discussão) 14h14min de 3 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]
@Lord Mota: este é o motivo de eu não ter pedido Revisão administrativa no caso acima, não adianta pedir, o problema na Wikipédia é ser atendido por um administrador que esteja disposto a resolver os problemas da comunidade. Sinceramente é desgastante. JMGM (discussão) 15h40min de 16 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]

Possibilidade de edição[editar código-fonte]

Olá. Sabe se eu posso editar no Café dos Eliminadores?--Fábio Júnior de Souza (discussão) 23h02min de 11 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]

Olá, JMGM. Bem-vindo(a). Alerto que a contribuição que realizou no artigo Primeiro-ministro da Nigéria não possui fontes confiáveis e independentes, conforme orienta a política de verificabilidade da Wikipédia, por isso seu texto pode ter sido removido, modificado ou marcado com o uso de predefinições (como {{sem-fontes}} e {{carece de fontes}}).

Para adicionar referências é necessário colocar <ref>referência</ref> após sua edição, substituindo o termo referência pela bibliografia ou ligação de onde obteve a informação que adicionou, de acordo com o livro de estilo. Encontre fontes: ABW  • CAPES  • Google (N • L • A).

Por favor, leia as ligações apresentadas acima e observe o que dizem, assim seu esforço aqui terá um bom resultado. Se, ao ler a política, lhe surgir alguma dúvida, por favor deixe-me uma mensagem em minha página de discussão e quando eu puder lhe responderei, ou então, pode consultar algum membro do programa de tutoria ou um administrador da Wikipédia. Também pode utilizar o assistente para a criação de artigos, que o guiará passo a passo no processo de criação. Saudações e boa sorte em suas edições. Mister Sanderson (discussão) 14h02min de 12 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Predefinição:Info/História da Nigéria[editar código-fonte]

Olá, JMGM. A página Predefinição:Info/História da Nigéria que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

  • P1: Predefinição desnecessária. A predefinição não tem utilidade, foi substituída ou está vazia. ver mais info›
Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Luan (discussão) 19h24min de 13 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Predefinição:Region history sidebar title[editar código-fonte]

Olá, JMGM. A página Predefinição:Region history sidebar title que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

  • P1: Predefinição desnecessária. A predefinição não tem utilidade, foi substituída ou está vazia. ver mais info›
Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Luan (discussão) 20h00min de 13 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Listas de abreviaturas[editar código-fonte]

Olá, JMGM. A página Listas de abreviaturas que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Luan (discussão) 13h01min de 14 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]

Agradecimento: artigo Alberto Braune[editar código-fonte]

Venho manifestar gratidão por sua colaboração na discussão sobre o artigo Alberto Braune, no sentido de manter este artigo. Meus sinceros cumprimentos. Famacruz (discussão) 18h54min de 14 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]

Israel Lucas Góis[editar código-fonte]

Boa tarde Gostaria de pedir sua ajuda e sua opinião Sobre o Artigo Israel Gois, veja que o Próprio Google clasifica o senhor Israel Lucas Góis como uma entidade de relevância, além das várias reportagens em revistas de renome como a Exame, Infomoney, The Brazilian Financial, Etc, esse jovem investidor tem inspirado pessoas e jovems a vencerem na vida, Acredito que uma pessoa de tamanha relevância no mercado Financeiro mereça ter um artigo no Wikipédia , So depende de vc e do seu senso de justiça, Gostaria de Pedir sua Ajuda e seu Voto a Favor para que o artigo fique no ar. Aguado seu Voto. Hgt441 (discussão) 11h11min de 17 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]

Gostaria de agradecer sua opinião muito obrigado. Hgt441 (discussão) 11h41min de 17 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Wikipédia:Esplanada/propostas/Proposta de discussão dobre mudança indevida de títulos de artigos e categorias (17dez2017)[editar código-fonte]

Olá, JMGM. A página Wikipédia:Esplanada/propostas/Proposta de discussão dobre mudança indevida de títulos de artigos e categorias (17dez2017) que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Érico (disc.) 21h16min de 17 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]

Acredito que a mensagem acima não é muito explicativa. Então, deixe-me explicar melhor o por que indiquei a página para eliminação (e foi eliminada pelo Leon). Não se trata de censura, mas de respeitar as regras de uso da Esplanada. Possuíamos uma tradição de respeitar esta regra, e portanto várias vezes tópicos criados com tom crítico a determinado(s) usuário(s) foram eliminados. Isto não significa que você não pode debater o assunto na Esplanda: pode, mas deve seguir o que nossas recomendações dizem. Se acha que o que as moções de Renato estão equivocados, deve iniciar um tópico com um tom neutro, sem citar diretamente ninguém, e muito menos fazendo críticas, do tipo "ele é inconveniente!". Exponha a situação, bem como o que te leva a acreditar que políticas foram violadas e portanto uma ação comunitária seria necessária. Sinceramente falando, não me interesso pelo tema e não tenho opinião formada sobre o assunto; minha intervenção ocorreu pois estava vendo as páginas vigiadas e reparei que o título de sua proposta violava as regras da Esplanada (sim, também não se pode colocar, no título, palavras como "mudança indevida"). Espero que compreenda essas observações. Cumprimentos. Érico (disc.) 21h30min de 17 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]

@Érico: Está dizendo que não posso dizer no título (Proposta de discussão sobre mudança indevida de títulos de artigos e categorias), por quê?, se as mudanças foram indevidas de acordo com a decisão da comunidade que diz que as moções não devem ser feitas sem discussão na página do artigo a menos que seja um erro que deve ser corrigido? Foram indevidas sim +/-8400 moções sem discussão e sem fontes. Fora os artigos que ele criou com nomes esquisitos e sem fonte. Dizer que uma pessoa é inconveniente não é ofensa, "ele é inconveniente!" tem feito edições arbitrárias e não é só comigo. Ele tem violado várias políticas, principalmente WP:V e parece que os atos dele são invisíveis aos olhos de alguns administradores. Desculpe, não quero ser grossa, mas isso não está cheirando bem. Se não posso discutir o comportamento dele na Revisão Administrativa e nem na Esplanada, vou discutir aonde? JMGM (discussão) 23h43min de 17 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]
O problema não estava apenas no título (foi o que me chamou a atenção), mas também no conteúdo. Existem alguns espaços que podem ser utilizados, mas deve ficar atenta ao fato de que cada um desses espaços possui regras próprias. Em uma DB, por exemplo, você pode classificar a conduta de alguém como "inconveniente", mas não na Esplanada. Se possui dúvidas sobre determinada regra, use a Wikipédia:Esplanada/Geral. Se acha que alguém usou as ferramentas administrativas de forma indevida (mover uma página não é ação administrativa), use a Wikipédia:Pedidos/Revisão de ações administrativas. Se discorda de uma moção feita há mais de 30 dias, discuta na PD do artigo. Se existe uma guerra de edições em curso, recorra a Wikipédia:Pedidos/Guerras de edição. Se acha que um determinado comportamento viola constante e reiteradamente nossas regras, deve usar a Wikipédia:Pedidos a administradores/Discussão de bloqueio. Érico (disc.) 00h14min de 18 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]
@Érico: Obrigada pela resposta, vou decidir o que fazer. JMGM (discussão) 00h20min de 18 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Pallid harrier[editar código-fonte]

Olá, JMGM. A página Pallid harrier que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Rena (discussão) 20h06min de 19 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Harrier pálida[editar código-fonte]

Olá, JMGM. A página Harrier pálida que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

Caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Rena (discussão) 20h09min de 19 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]

Criação duma Central de moções[editar código-fonte]

Desculpa ter desfeito a tua edição. Vê se concordas com o que eu fiz. Se não concordares rectifica por favor--João Carvalho deixar mensagem 22h40min de 22 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]

Jurema, estive verificando os participantes desta discussão. Faltou incluir na nova discussão o Lord Mota e o Hupikof. Quanto ao DarwIn, você grafou "Darwinius" e acho que com este registro ele não é notificado. Também não tenho certeza, mas acho que, se "pingar" incluindo em uma solicitação já feita, o usuário não é notificado. Melhor fazer uma nova, com os que foram incluídos depois. Abç! PauloMSimoes (discussão) 21h57min de 23 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]

Notícias e atividades do Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil[editar código-fonte]

Esta é a lista de atividades recentes do Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil.

Atividades de outubro-novembro

Difusão[editar código-fonte]

Olhares sobre o Museu do Ipiranga[editar código-fonte]

Na primeira quinzena de novembro realizamos o "Olhares sobre o Museu do Ipiranga", uma oficina acompanhada de uma caminhada fotográfica. Ao longo de uma manhã, foi promovido um passeio educativo ao Parque da Independência, explorando por meio da fotografia a história do Museu do Ipiranga e as diversas transformações e usos do espaço. O Museu do Ipiranga é o museu público mais antigo da cidade de São Paulo, cuja sede é um monumento-edifício que faz parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência e é ainda o mais importante museu da Universidade de São Paulo e um dos mais visitados da capital paulista.

MOOCS e a Wikiversidade lusófona[editar código-fonte]

O grupo de usuários em parceria com o NeuroMat segue no fomento à integração de um módulo de MOOC à Wikiversidade lusófona. Para tanto, estudamos o modelo MOOC oferecido pela Wikiversidade dos anglófonos no intuito de entender o que seria necessário para o seu funcionamento. Percebemos que existiam códigos, módulos e predefinições que permitiam o uso do MOOC de modo interativo. Essas páginas precisariam ser traduzidas para o português e os códigos adequados aos já existentes: e foi exatamente o que foi feito! Embora o processo pareça principalmente mecânico, entender os elementos principais para o funcionamento do MOOC e adequá-lo à Wikiversidade foi trabalhoso: foram mais de 20 páginas de códigos que precisaram ser identificadas e que precisavam ter a conexão correta entre si para o funcionamento pleno do MOOC.

Wiki iGEM I[editar código-fonte]

O Wiki iGEM I foi a primeira maratona de edição sobre biologia sintética promovida pelo time iGEM da USP em parceria com o Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil. A iniciativa inaugurou uma parceria entre os dois grupos e o time iGEM da USP foi um dos medalhistas na competição internacional de 2017.

Preparação para Rota de Guaxenduba[editar código-fonte]

No contexto da preparação para Rota de Guaxenduba, definimos em conjunto com a WMF realizar um evento anterior de preparação para aumentar as chances de conseguir conteúdo adequado e maximizar os resultados da atividade. Essa atividade de preparação realizou um treinamento de edição básica em projetos Wikimedia para familiarizar aos alunos que irão na atividade bem como aproveitar esse momento para realizar uma seleção entre os voluntários e planejar a viagem para Icatu e as atividades lá desenvolvidas.


Workshop na ANAC[editar código-fonte]

Durante o curso de Facilitadores da Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC, o membro do grupo de usuários Ednei Amaral apresentou conceitos básicos de funcionamento da Wikipédia e do Mediawiki, bem como noções gerais de sistemas colaborativos como os projetos Wikimedia. Além de permitir que os participantes pudessem criar um artigo usando códigos wiki e o editor visual, a ideia da atividade é permitir que num futuro próximo novas atividades correlatas possam ser conduzidas no contexto da agência reguladora.

Ferramentas[editar código-fonte]

Merge2PDF é uma ferramenta de conversão de lotes de páginas para o formato .pdf desenvolvida pelo wikimedista Chicocvenancio no contexto de nossa iniciativa GLAM do Arquivo Nacional.

Wikidata Lab II[editar código-fonte]

No mês de novembro organizamos ainda a segunda edição da série Wikidata Lab. O tema desta vez foi a integração do Wikidata com a Wikipédia em português, especialmente para a preparação automática de listas. A oficina foi apresentada em inglês pelo wikipedia Mike Peel, e contou com tradução para os presentes.

Educação[editar código-fonte]

Programa Cásper Líbero 2017[editar código-fonte]

No contexto do programa de educação na Faculdade Cásper Líbero, o segundo semestre de 2017 propiciou à Wikipédia lusófona inúmeros artigos sobre pintores, pinturas e até mesmo fotógrafos e fotografias presentes no acervo do Museu Paulista, alvo de uma de nossas atividades GLAM. Mais do que permitir que as pessoas possam ler os artigos, foram produzidos ainda versões audíveis para os artigos, num trabalho criado a partir de um treinamento que os alunos receberam para descrever as obras de modo adequado e que num segundo momento passou por uma avaliação resultante de uma parceria com a Laramara, uma organização não-governamental brasileira criada em 1991 que se tornou referência no país no apoio às pessoas com deficiência visual.

Encontro Estudantil na Bahia[editar código-fonte]

O grupo de usuários foi convidado por professoras do Instituto Anísio Teixeira a dar uma palestra no 5º Encontro Estudantil promovido pelo Governo da Bahia. O encontro ocorreu no Estádio da Fonte Nova com a participação de professores e estudantes da rede pública de todo o estado. Durante a palestra, foram tiradas dúvidas dos participantes e foram discutidos temas vriados, como a importância da participação de grupos diversos na ampliação do conteúdo disponibilizado em grandes mídias, especialmente quando se trata de assuntos com maior dificuldade de acesso, como é o caso de assuntos relacionados ao interior da Bahia.

Mídia[editar código-fonte]

Imprensa[editar código-fonte]

  1. Estadão: Museus brasileiros seguem tendência global e colocam acervo na internet, matéria no contexto de nossas iniciativas GLAM n'O Estado de S. Paulo, um dos principais jornais de referência do Brasil.

Boletim de GLAM[editar código-fonte]

  1. "Can you hear this GLAM?". Tradução livre: Você pode ouvir esta iniciativa GLAM?. (Novembro)
  2. "Integrating Wikimedia projects into the Brazilian National Archives GLAM". Tradução livre: Integrando os projetos Wikimedia ao Arquivo Nacional. (Outubro)

Posts recentes no site[editar código-fonte]

Mensagem entregue por Teles, usando o recurso de mensagem em massa. 02h22min de 24 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]

Feliz Natal para você![editar código-fonte]

Feliz Natal
Desejo uma Feliz Natal cheio de alegria para você e sua família. Abraços! Editor DS.s (discussão) 04h49min de 24 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]
Olá JMGM, gostaríamos de convidá-lo(a) a participar do Sabia que/Propostas, pois, devido à baixa participação, as novas curiosidades estão a estagnar. O "Sabia que" é um projeto da Wikipédia que tem como objetivo a publicação de curiosidades na página principal com o intuito de atrair os leitores a Wikipédia. Nós precisamos de sua ajuda para avaliar as propostas já existentes e propor novas curiosidades, de forma a evitar que o projeto deixe de existir.

DICIONARIOEGRAMATICA.COM[editar código-fonte]

Olá JMGM. Um bom ano para você também. Grato pela mensagem, devo ter errado em algum lugar. Boas edições. --HTPF (discussão) 15h46min de 31 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]

Nem tudo é tão simples, quando estive na Europa eu fiquei na Holanda, mas pela Wikipédia-pt o lugar se chama Países Baixos, assim como o Brasil não foi invadido pelos holandeses e sim pelos neerlandeses, além de outros problemas menores como Letônia e Letónia, ou ainda Nova Iorque em vez de Nova York. De toda forma nada disso impede de continuarmos editando.--HTPF (discussão) 16h12min de 31 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]

Feliz 2018!!![editar código-fonte]

Que o Destino guarde para o seu novo ano muita alegria,, paz, amor, saúde, luz, estabilidade financeira, um sem-fim de momentos com seus amigos e entes queridos e tudo mais que possa lhe fazer se sentir uma pessoa melhor e capaz de alcançar qualquer sonho!!! FELIZ ANO NOVO!!!-- Leon saudanha 23h31min de 31 de dezembro de 2017 (UTC)|}[responder]