Blair House

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Blair House
Registro Nacional de Lugares Históricos
Marco Histórico Nacional dos EUA
Fachada de Blair House
Localização: Avenida Pensilvânia, 1651-1653, NW
 Distrito de Colúmbia
 Estados Unidos
Construído/Fundado: 1826 (188 anos)
Administração: Departamento de Estado dos Estados Unidos
Adicionado ao NRHP: 15 de outubro de 1966 (48 anos)
Nomeado NHL: 26 de outubro de 1973 (41 anos)
Registro NRHP: 66000963

Blair House é o palácio de Washington, D.C. destinado a receber os convidados de Estado em visita ao Presidente dos Estados Unidos. Fica localizado nos números 1651-1653 da Avenida Pensilvânia, no lado oposto à Ala Oeste da Casa Branca e adjacente ao Parque Lafayette. O edifício principal foi construído no ano de 1824 em calcário amarelado, sendo um exemplo do estilo Federal de arquitectura.

História[editar | editar código-fonte]

Blair House foi construído como uma residência privada para Joseph Lovell, primeiro Cirurgião Geral dos Estados Unidos. Em 1836 foi adquirido por Francis Preston Blair, um jornalista e influente conselheiro do Presidente Andrew Jackson. Blair House permaneceria na posse da família de Francis Blair ao longo do século seguinte. Em 1859, Blair construíu uma casa para a sua filha e genro, Elizabeth Blair Lee e o Capitão Samuel Phillips Lee, no nº 1653 da Avenida Pensilvânia, a porta ao lado de Blair House, que ficava no nº1651 da mesma avenida. O Capitão Lee (mais tarde promovido a almirante) era neto de Richard Henry Lee e terceiro primo de Robert E. Lee.

Sala Lincoln.
Sala Truman.

Os dois edifícios vieram a ser combinados, e o complexo é por vezes chamado de Blair-Lee House, apesar de Blair House ser o seu nome oficial, actualmente.

Em 1942 o edifício foi comprado pelo Governo dos E.U.A., sendo desde então a residência oficial para os convidados do Presidente dos E.U.A. Blair House é usado principalmente para alojar chefes de estado estrangeiros em visita ao presidente, mas também tem servido para acolher hóspedes nacionais. Vários presidentes eleitos dos E.U.A. têm passado a noite antes da sua tomada de posse em Blair House. O Presidente George W. Bush tratou que as antigas Primeiras-Damas Nancy Reagan e Betty Ford permanecessem no edifício e ali recebessem os convidados depois dos funerais de Estado dos seus maridos, os antigos presidentes Ronald Reagan e Gerald Ford respectivamente.

Durante grande parte da presidência de Harry Truman, o palácio serviu como residência do Presidente dos Estados Unidos, enquanto o interior da Casa Branca, onde tinham sido encontradas sérias falhas estruturais, era completamente arrasado e reconstruído. No dia 1 de Novembro de 1950, os nacionalistas porto-riquenhos Griselio Torresola e Oscar Collazo lutaram pela independência de Puerto Rico em relação aos E.U.A., tentando assassinar o Presidente Truman na Blair House. O assassínio falhou, em parte, devido ao agente policial da Casa Branca Leslie Coffelt, o qual matou Torresola mas foi, ele próprio, morto por ele. Uma placa em Blair House comemora o heroísmo e o sacrifício de Coffelt.

Ne época em que Bill Clinton era o presidente norte-americano, em 1995, o presidente da Federação Russa Boris Iéltsin viajou para Washington, ficando hospedado na Blair House. De madrugada, agentes do serviço secreto teriam ouvido barulhos vindo do porão do edifício. Quando saíram, se depararam com o presidente russo de cuecas, bêbado e chamando um táxi em plena Avenida Pensilvânia. Ao ser questionado do porquê de tudo aquilo, Iéltsin afirmou que só estava indo encomendar uma pizza.[1]

Blair House é agora um complexo formado por quatro casas de cidade interligadas entre si, incluindo a Blair House original. Durante a década de 1980, a Blair House sofreu restauros significativos, com uma nova ala adicionada a norte. Uma casa adjacente está a ser renovada para servir como residência de hóspedes oficial para os antigos presidentes do país enquanto estão na capital. A área combinada dos quatro edifícios excede os 70.000 pés, o que faz com que este complexo seja maior que a própria Casa Branca.

Galeria de imagens da fachada de Blair House[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Blair House