Icterícia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Icterícia
Icterícia
Amarelamento da pele e esclera causado pela Hepatite A.
Especialidade clínica médica
Classificação e recursos externos
CID-10 R17
CID-9 782.4
CID-11 1056591229
DiseasesDB 7038
MedlinePlus 003243
MeSH D007565
A Wikipédia não é um consultório médico. Leia o aviso médico 

Icterícia é o nome dado a um sinal clínico caracterizado pela coloração amarelada de pele, mucosas e escleróticas devido a um aumento de bilirrubina no sangue maior que 2 mg/dl (hiperbilirrubinemia). Há quatro causas possíveis para o aumento dos níveis de bilirrubina no sangue:

  • Hemólise, isto é, a destruição de hemácias que leva à produção de bilirrubina a partir da hemoglobina
  • Falha no mecanismo de conjugação nos hepatócitos
  • Obstrução no sistema biliar obs:a hepatite A causa o amarelamento da pele e dos olhos através da acumulação da bilirrubina.
  • Uso de contraceptivos Orais que contenham Acetato de Ciproterona e Etinilestradiol, que além provocar o aparecimento, piora as condições do indivíduo que já possua.

Icterícia por bilirrubinemia conjugada ou direta

A bilirrubina é um produto da metabolização dos grupamentos Heme. Existem dois tipos de bilirrubina, a não conjugada ou indireta e a conjugada ou direta. A bilirrubina conjugada é o resultado da metabolização hepática da não conjugada. Depois de ser conjugada, a bilirrubina torna-se hidrossolúvel, de modo que pode ser excretada pela urina (só ocorre em situações patológicas, uma vez que é secretada, fisiologicamente, na bile) e, posteriormente, degradada por bactérias do TGI em urobilinogênio, que é parcialmente reabsorvida e excretada pela urina.

A icterícia por bilirrubinemia conjugada deve-se a uma colestase. Desse modo a bilirrubina não pode ser excretada pelo colédoco, aumentando seus níveis séricos. A bilirrubina conjugada pode ser excretada pela urina resultando assim uma urina escura, cor de coca-cola ou conhaque, com espuma amarela chamada colúria. A ausência de urobilinogênio nas fezes causa deposições brancas chamadas acolia.

Do mesmo modo que se acumula bilirrubina no plasma sanguíneo, também se acumulam sais biliares que interferem no equilíbrio de dissociação entre albumina-bilirrubina favorecendo o estado livre da última e a sua excreção pela urina. Os sais biliares também provocam prurido e bradicardia.

Icterícia por bilirrubinemia não conjugada ou indireta

Este tipo de Icterícia tem etiologias bastante distintas, tanto pode dever-se a um défice de conjugação hepática (Hepatite, Cirrose, etc) assim como um aumento da produção de bilirrubina de forma que o fígado não consiga compensar (hemólise, ou eritropoiese anormal).

Neste tipo de Ictericia aumenta bastante a quantidade de sais biliares, e consequentemente a quantidade de bilirrubina transformada em urobilinogênio pelas bactérias intestinais, o que provoca umas fezes bastante escuras. Além disso também aumenta a reabsorção entérica de urobilinogênio, no entanto sua excreção na urina é reduzida, uma vez que a bilirrubina não-conjugada não é filtrada pelos rins devido ao seu caráter lipofílico.

Icterícia Neonatal

O recém-nascido pode apresentar icterícia que geralmente se inicia após 1 ou 2 dias de vida, chamada icterícia fisiológica do recém-nascido, esta desaparece espontaneamente após poucos dias e deve-se a um metabolismo hepático pouco maduro. Em alguns casos é necessária a internação do recém-nascido para a fototerapia, pois este ajuda a reduzir o nível de bilirrubina no sangue, degradando-a, porém se a icterícia persistir ou mesmo estender-se por todo corpo do recém-nascido se torna prejudicial à sua saúde, pois a bilirrubina é tóxica podendo gerar lesões e sequelas graves para o recém-nascido.

Tratamento [1]

O tratamento da icterícia pode variar de acordo com a sua etiologia.

A icterícia pode ter três graus de casos: leves, moderados e graves.

Casos leves os sintomas podem desaparecer sem tratamento específico.

Casos moderados podem ser tratados com fototerapias, onde ondas de luz são absorvidas pela pele com o foco de transformar a bilirrubina em excesso em produtos residuais que o próprio corpo trabalha para que este excesso saia do corpo.

Casos graves são tratados com Hemodiálise para remover a bilirrubina do corpo do paciente.

Ligações externas

Referências

Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete icterícia.