Inedito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Inedito
Álbum de estúdio de Laura Pausini
Lançamento 11 de novembro de 2011
(ver histórico de lançamentos)
Gravação Itália
(Castel Bolognese, Bolonha, Cento, Milão, Cremona)
Reino Unido
(Londres)
Estados Unidos
(Berkeley, Hollywood)
Gênero(s) Pop rock
Duração 51:29
Idioma(s) Italiano, castelhano, português e francês
Formato(s) CD, download digital, disco de vinil
Gravadora(s) Warner Music
Produção Paolo Carta, Laura Pausini, Celso Valli, Corrado Rustici, Daniel Vuletic, Simone Bertolotti
Certificação Ver abaixo
Cronologia de Laura Pausini
Último
Último
Laura Live World Tour 09
(2009)
20 - The Greatest Hits
(2013)
Próximo
Próximo
Cronologia de Laura Pausini
Último
Último
Primavera in Anticipo
(2008)
Próximo
Próximo
Edição Especial
Capa da versão especial que contém as faixas padrões (em estúdio) e o vídeo da turnê mundial Inedito World Tour.
Singles de Inedito
  1. "Benvenuto"
    Lançamento: 12 de setembro de 2011
  2. "Non ho mai smesso"
    Lançamento: 11 de novembro de 2011[1]
  3. "Bastava"
    Lançamento: 20 de janeiro de 2012
  4. "Mi tengo[2] "
    Lançamento: 23 de março de 2012
  5. "Le cose che non mi aspetto[3] "
    Lançamento: 25 de maio de 2012
  6. "Celeste[4] "
    Lançamento: 5 de novembro e 2012

Inedito é o nome do décimo primeiro álbum de estúdio da cantora e compositora italiana Laura Pausini. O trabalho foi lançado na Itália e no mundo em 11 de novembro de 2011 pela Warner Music e suas gravadoras filiadas. É seu primeiro álbum após férias anunciadas de dois anos e ter seu último álbum de estúdio eleito como melhor álbum pop do ano. Inedito, conta uma canção de Ivano Fossati e as demais da própria Laura, com colaboração de outros compositores, como Niccolò Agliardi. Enquanto a produção do projeto, contou com Paolo Carta, Celso Valli, Corrado Rustici, Daniel Vuletic, Simone Bertolotti, além da própria Pausini. O título se dá, devido ao processo de criação passado pelo projeto. As faixas dos álbuns anteriores, foram compostas dentro de um avião, em hotéis, camarins ou durante turnês mundiais. Esse é o primeiro álbum que possui canções compostas com calma, durante as férias e sem cobrança de datas [5] . O álbum possui três duetos: um com Fossati, um com Gianna Nannini e outro com Silvia Pausini[6] .

O anúncio de Inedito, foi feito em 10 de setembro de 2011, sendo que seu primeiro single, "Benvenuto", foi lançado dois dias após o anúncio e estreou na primeira posição da parada italiana[7] . Junto ao lançamento do álbum, foi disponibilizado o videoclipe de "Non ho mai smesso", segundo single. A terceira canção de trabalho de Inedito, foi "Bastava", single lançado em 20 de janeiro de 2012. Inedito teve ainda mais dois singles: Mi tengo e Le cose che non mi aspetto. O álbum já rendeu à Pausini um certificado de platina, no Brasil, platina duplo, na Itália, e um de ouro, no México. A turnê mundial de divulgação do álbum começou em 22 de dezembro de 2011, em Milão, e passou por toda Europa e Américas Central e do Sul, totalizando 75 apresentações, chegando ao fim em 16 de agosto de 2012. Ao todo, o álbum tinha vendido mais de 1,300.000 cópias, em todo o mundo, somente até 11 de janeiro de 2012.

Gravação e produção[editar | editar código-fonte]

Depois de ter seu último álbum, Primavera Anticipada (2008), eleito como o melhor álbum pop do ano, pelos acadêmicos do Grammy Latino, Laura Pausini, anunciou que iria dar uma pausa de dois anos em sua carreira, para se dedicar à sua família[8] . Pausini disse que quando começou a trabalhar com música, aos 18 anos de idade, ela viajou para diversos lugares por quatorze anos consecutivos e "isso significou viver um momento maravilho do campo profissional, mas, também me obrigou a sacrificar o outro lado, as relações com meus entes queridos"[9] . Segundo a própria cantora, quando seu anúncio foi publicado na Itália, muitos disseram que "estava louca em fazer isso, especialmente porque estava no melhor momento de minha carreira. Mas, agora eu estou aqui, posso garantir que não foi um erro. Meu erro foi não parar mais cedo para estar com a minha família", diz[9] . Em 10 de fevereiro de 2011, o site TGcom, anunciou uma nota informando que "a rainha do pop" estava de volta[10] . Segundo a nota, Pausini "brinca com os números, lançando seu décimo primeiro álbum em 11/11/11"[10] .

Os anúncios e novidades sobre o álbum e a turnê foram publicadas, mensalmente, no fã-clube (www.laura4u.com) e no site oficial da cantora[10] . Em 10 de setembro de 2011, Pausini disponibilizou, em seu site, a lista de faixas e a capa do álbum, fotografada em Los Angeles, por Mark Liddell[11] . No dia seguinte, "Benvenuto", primeiro single do projeto, gravado no Oliveta Recording Studio, em Castel Bolognese, e produzido por Paolo Carta[12] , foi apresentada e disponibilizada via streaming[12] . No entanto, essa só foi lançada oficialmente em 12 de setembro de 2011[13] .

Antes de ter escolhido as 14 faixas do álbum, Inedito, recebeu 256 canções, e teve 74 audições. Em uma entrevista dada em outubro de 2011, durante a viagem de anúncio do álbum, na América Latina, Laura comentou sobre o título do projeto, Inedito. Segundo ela, refere-se ao processo criativo do trabalho, que foi diferente dos demais. Esse é o primeiro álbum escrito e produzido por Pausini, em sua casa, e não em aeroportos ou quartos de hotéis[9] , sem pressão e não visto como um desafio[14] . O processo de gravação aconteceu em três regiões diferentes: Itália (Castel Bolognese, Bolonha, Cento, Milão, Cremona), Reino Unido (Londres) e Estados Unidos (Berkeley, Hollywood). A lista de faixas foi divulgada em 10 de novembro de 2011, um dia antes do lançamento pela revista italiana Lei Chic[15] . Na capa, Pausini está sentada em um cubo de madeira, com um olhar para o céu[16] .

Composição[editar | editar código-fonte]

A própria cantora define o projeto como "completo, no sentido musical, pois, ele muda muito entre uma música e outra". Possuindo, por exemplo, influências do rock e baladas, melodias de orquestras, além de característica da música italiana e inglesa[17] . Cada uma das 14 faixas são dedicadas a uma pessoas importante para Laura[18] . À revista ‘’Caras’’, Laura disse que o processo de composição é algo muito íntimo, pois, cada canção escrita fala de um momento de sua vidam, “coisas muito pessoais, privadas. Quando eu escrevo uma canção, estou junto com pessoas que me conhecem muito profundamente. E quando eu estou com o meu namorado (Paolo Carta), a pessoa por quem eu sou apaixonada, fico muito tranquila. Ele me conhece muito bem. Essa é uma parte muito interessante do meu trabalho e da nossa relação. Juntos fazem uma coisa única. É muito romântico”, revela[19] . Nos dois anos de férias, anunciados em 2009, Pausini desfrutou de uma vida simples no campo, ao lado de sua mãe, que ela homenageia com a canção "Tutto non fa te"[9] . Todas as faixas foram escritas nos jardins das casas dos pais de Laura[5] . Em "Troppo tempo", Ivano Fossati executa solos de guitarra, enquanto a faixa-título do álbum, conta com vocais da cantora e compositora italiana Gianna Nannini. "Ti dico ciao", é dedicada à Giuseppe, amigo de laura que faleceu recentemente[6] . "Come vivi sensa me", fala de pessoas que vivem juntos por um longo tempo, e é inspirado em um casal amigo de Laura, que estavam passando por um momento de crise[carece de fontes?]. "Nel primo sguardo", que possui versões em português e francês, além do castelhano, e cujo a versão em italiano conta com vocais de Silvia Pausini, irmã de Laura, fala de confiança, e foi composta para a própria Silvia[5] . Laura mostrou a canção à sua irmã, e pedi para que ela a escutasse muito bem, pois, não possuía uma confiança muito grande em outra pessoa, senão Silvia. Então, propôs a ela que cantasse nesta faixa, para que essa seja um presente à seus pais, prometendo que não estariam engenheiros nem produtores no momento da gravação, e que todo o processo de produção seria feito por Laura. Mediante a essa situação, Silvia concordou[5] . "Benvenuto", primeira canção de trabalho, faz referência à fase política vivida nos anos 60. Para Laura, a Itália e o mundo, estão passando por algo semelhante, devido à crise econômica. A faixa é dedicada à pessoas autenticas que não têm medo ser ser como são, diz Pausini à revista People en Español[20] .

A faixa "Celeste", que teve interpretações em inglês durante a passagem de Laura pela América Latina, antes do lançamento de Inedito, foi composta depois de a imprensa anunciar diversas vezes que Pausini estava grávida, "eu não tenho pressa. E se um dia chegar, nessa música escrevo o que direi na ocasião"[18] . "Mi tengo", é uma canção onde Laura se liberta da raiva, segundo a própria, "porque se gostei de uma pessoa, quero lembrar sem raiva e sem rancor"[15] .

Recepção[editar | editar código-fonte]

Desempenho comercial[editar | editar código-fonte]

O álbum estreou na parada italiana ocupando o primeiro lugar, por onde permaneceu por duas semana seguidas, sendo que, logo após isso, Inedito ficou na segunda colocação, caiu para a terceira, quarta - ficando por três semanas -, e agora está em terceira, há três semanas[21] . No México, o álbum estreou na décima segunda posição na parada de álbuns, e caiu para vigésimo e depois para o quadragésimo primeiro e quadragésimo nono lugar[22] . Na Suíça, o álbum estreou no segundo lugar, caiu para o quarto, sexto, décimo quarto - permanecendo por duas semana. Na sexta semana o álbum ficou na décima terceira posição, para cair, nas semanas seguintes, para o vigésimo terceiro, vigésimo quarto e vigésimo sexto[23] . Até 18 de janeiro de 2012, o álbum havia vendido mais de milhão de cópias, em todo o mundo[24] .

Resposta da crítica[editar | editar código-fonte]

Críticas profissionais
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
TGCom Positivo[25]
allmusic 3 de 5 estrelas.Star full.svgStar full.svgStar empty.svgStar empty.svg[26]
Território da Música 4 de 5 estrelas.Star full.svgStar full.svgStar full.svgStar empty.svg[27]

Em 10 de novembro de 2011, Andrea Conti, da TGCom publicou uma crítica sobre Inedito, dizendo que "os fãs mais fiéis não irão se decepcionar, mas, aqueles que sempre tiveram reservas quanto à Laura, terão que rever seus conceitos". Para ele, as pérolas do álbum são "Troppo tempo" e "Inedito", faixa-tema do álbum. A primeira "fala da relação entre passado e presente", enquanto a segunda é um "dueto divertido". Para Conti, "Non ho mais smesso", é um bom exemplo de que Laura "está no auge da boa forma e à vontade em um estilo clássico e reconhecível, que cativou a Europa e a América, nestes anos de sua carreira". O toque íntimo e familiar, estão presentes em "Celeste", "Nel primo sguardo", "Tutto non fa te" e "Ti dico ciao". Andrea conclui que "talvez 14 faixas seja um pouco demais para um álbum que tem muito a dizer. Mas, também poderia ser contada em dez canções. Porém, o desejo de compartilhar a emoção foi tanta (...) Laura, mais uma vez, segue os instintos de seu coração, que levaram ao sucesso mundial"[25] . Jon O'Brien, da allmusic, diz que Inedito poderá ter um bom desempenho, se superar a barreira da língua, nos Estados Unidos[26] . O crítico compara "Come vivi senza me", com faixas do início da carreira de Celine Dion, bem como, "Inedito" à canções de Evanescence e "Orgnuno ha la sua matita" à faixas de Snow Patrol. Para ele, o dueto com sua irmã, em "Nel primo sguardo", é nostálgico, mas, a homenagem à sua mãe, dá sequencia à temas pessoais, presentes em Primavera in Anticipo[26] . O'Brien conclui sua crítica dizendo que "gostaria de que ela (Laura) tivesse confiança e saísse da sua zona de conforto um pouco"[26] .

Para Eduardo Kaneco, do Território da Música, "'La Solitudine' e 'Non c'é', ambas de 1993, parecem distantes das canções de "Inedito", não só no tempo, mas também em termos de produção", pois, essas foram gravadas apoaindo-se na voz de Laura, enquanto, as faixas de Inedito, "ganham força também nas atuações dos músicos e da produção moderna e encorpada"[27] . A faixa-título do álbum, para Kaneco, soa agressiva, como um garra, devido ao destaque dado às guitarras e a voz de Pausini e Gianna Nannini, enquanto, "Benvenuto" possui um refrão "pegajoso". Para ele, o estilo presente em "Io Canto" (2006) ou na canção "Y mi banda toca el rock", podem ser encontradas em "Nessuno sa"[27] . A faixa interpretada ao lado de Ivano Fossati, "Troppo tempo", é "dramática", com uma "bela orquestração de fundo". "Mi tengo", é tida como uma das melhores baladas do álbum, que possui variada seleção de ritmos e climas. Eduardo Kaneco, conclui que Inedito é um "mais um lançamento de qualidade de Laura Pausini que com certeza manterá o êxito dos últimos discos"[27] .

Divulgação e turnê[editar | editar código-fonte]

Um mês ante do lançamento de Inedito, Laura viajou para alguns países da América Latina, para promover o projeto. Apresentou-se em diversos programas televisivos, bem como participou de bate-papos em portais da internet e entrevistas com jornalistas[28] . No programa de Hebe Camargo, Hebe, em 8 de novembro, onde declarou que a apresentadora "mudou minha vida aqui. Você me lançou no mercado brasileiro. Foi a minha mãe, minha amiga de coração"[29] . A italiana interpretou "Benvenuto"[30] , e recebeu mensagens de alguns artistas brasileiros como Sandy, que lembrou das canções em comuns, Carlinhos Brown, que se declarou como fã da cantora. Além disso, Laura cantou a versão em português do single "Invece no" • Durante o bate-papo, promovido pelo portal UOL, em 27 de outubro de 2011, Laura respondeu diversas mensagens e contou que na segunda parte da turnê mundial, ela voltaria ao Brasil, em setembro de 2012, para realizar mais apresentações no país[28] . Pausini também comentou o vazamento de algumas canções, pouco tempo antes do lançamento do álbum. Para ela, isso é "uma falta de respeito muito grande. Até mesmo porque, eu sei quem fez isso"[28] .

No dia do lançamento de Inedito, em 11 de novembro de 2011, Laura apresentou-se no Avo Session, em Basileia, na Suíça, onde cantou "Io Canto", "Resta in Ascolto", "Nel primo sguardo" - presente no projeto -, "Primavera in Anticipo (It Is My Song)" e "Vivimi", entre outros[31] . No mesmo dia, foi ao ar na Itália, uma participação de Pausini na estreia do novo programa de Piero Chiambretti, Chiambretti Muzik Show[32] , onde foram interpretadas canções do novo trabalho[33] . Em 8 de janeiro de 2012, Pausini esteve no programa de Fabio Fazio, Che tempo che fa, transmitido pela Rai 3, onde cantou "Bastava" e "Troppo tempo", comentando, durante uma conversa com Fazio, sobre o a idealização, desenvolvimento e produção de Inedito. Laura também comentou da turnê mundial que deu início em dezembro de 2011[34] . A cantora italiana também foi tema do programa Metropolis, exibido pela TV Perú. Os fãs da cantora falaram sobre o novo álbum e a turnê mundial, que passa no país em 30 de janeiro[35] . No programa de Cristina Saralegui, Pa'lante Con Cristina, Pausini interpretou "Bienvenido" e "Jamás abandoné"[36] e comentou sobre sua pausa de dois anos, e de ser a artista estrangeira que mais vendeu álbuns na Espanha[37] .

A turnê mundial do projeto, Inedito World Tour começou em Milão, na Itália, em 22 de dezembro de 2011[38] , onde ficou até o dia 29. Em seguida, passou por Roma (5 datas) antes de chegar à América Latina em janeiro e fevereiro de 2012, sendo apresentada em São Paulo, Buenos Aires, Santiago, Lima, Cidade do Panamá, Caracas, Santo Domingo, Cidade do México, Guadalajara e Monterrey. Em março de 2012, a turnê voltou para a Itália (Ancona, Florença, Caserta, Gênova, Turim, Treviso, Acireale e Bolonha), para em abril e maio passar por toda a Europa: Suíça (Zurique e Genebra), França (Paris, Toulose, Nice, Marselha, Metz, Estrasburgo, Lyon, Grenobla), Bélgica (Bruxelas e Antuérpia), Espanha(Madrid e Barcelona), Inglaterra (Londres, apresentação no Royal Albert Hall), Áustria (Viena) e Alemanha (Berlim, Munique, Sttutgart, Dusseldorf, Hamburgo). Durante o verão europeu, a turnê regressou à Itália (Verona, Perugia, Lucca, Bari, Palermo, Nápoles, Lecce e Pescara) e passou também por Monte Carlo em Mônaco, Locarno na Suíça e em Malta. O último show (o de Monte Carlo) foi em 16 de agosto de 2012, encerrando a primeira parte da turnê.

Inedito World Tour teria uma segunda parte que passaria por Estados Unidos, Austrália e novamente pelas Américas Central e do Sul, incluindo o Brasil, e Itália. Contudo, em 15 de setembro de 2012, Laura anunciou oficialmente o cancelamento da segunda parte da turnê devido a sua primeira gravidez, pedindo desculpas aos fãs, mas também comemorando junto com eles no Encontro Anual do Fã-Clube oficial. Na mesma data, Laura anunciou o lançamento do CD+DVD "Inedito Live", em versões em italiano e espanhol, para 27 de novembro de 2012.

Laura e o marido e guitarrista, Paolo Carta, esperam o nascimento de uma menina. A gravidez traz, com chave de ouro, o final de mais uma fase gloriosa para a cantora, marcado pelo sucesso do álbum Inedito e de Inedito World Tour, com casa lotada em todas as suas 75 datas.

Singles[editar | editar código-fonte]

"Eu ouvi dizer que ele (Phil Collins) iria se aposentar da música, quando me apresentei com ele em Genebra, e juntamente com sua equipe, durante a produção da faixa, decidimos pagar um tributo a ele, com esse tambor no início da canção."

— Laura Pausini, para o site Rockol.it.[39]

A primeira canção de trabalho do álbum é "Benvenuto". A faixa, que foi escrita por Pausini, Niccolò Agliardi e Paolo Carta - que também a produziu -, foi lançada em 12 de setembro de 2011, e estreou nas paradas italianas ocupando o primeiro lugar, e mais tarde, recebeu a certificação de ouro pela FIMI[40] , além de ter ficado entre o Top 20 na Bélgica, Espanha e Estados Unidos (Latin Pop). O videoclipe foi dirigido por Gaetano Morbioli[41] , e foi gravado em Amsterdam, em julho de 2011[42] . A versão castelhana do videoclipe está concorrendo ao Premio Lo Nuestro 2012, na categoria "vídeo do ano"[43] . Descrito como um "hino para o futuro, com o objetivo de dar ao ouvinte coragem e otimismo", a faixa gerou polêmica, pois, alguns alegaram que o início de "Benvenuto", tratava-se de um plágio do single "I Know There's Something Going On", de Frida Lyngstad, lançada em 1982[44] . Posteriormente, Laura explicou que, na realidade, a faixa é uma homenagem à Phil Collins, que produziu e gravou bateria para a canção de Frida[45] .

Também composta por Pausini, Agliardi e Carta, "Non ho mai smesso", foi lançado como single promocional a partir do lançamento de Inedito[46] [47] . A versão em castelhano da faixa, "Jamas Abandoné" foi lançada como segundo single na América Latina, em 16 de janeiro de 2011[1] . A canção possui dois videoclipes: um gravado na praça da Catedral de Milão, com dançarinos[48] , e outro, assim como "Benvenuto", dirigido por Morbioli e gravado em julho de 2011, em Amsterdã[49] . "Non ho mai smesso", atingiu a 24ª colocação da parada valoniana da Bélgica[50] .

"Bastava", é o segundo single oficial, para a Itália [24] . Foi lançado em 20 de janeiro de 2012[24] , e escrita por Niccolò Agliardi. Seu videoclipe, também foi gravado em Amsterdã, sob a direção de Gaetano Morbioli[24] , e foi lançado em 30 de janeiro de 2012[51] . Ele possui imagens do cotidiano de Laura, com imagens particulares[51] . Originalmente, a canção foi oferecida a Eleonora Crupi, que recusou. Então, Agliardi ofereceu a mesma à Laura que fez adaptações no texto. Sobre essa, Laura diz que ama a música, e que sente uma "emoção forte em cantá-la, pois, por um lado é a minha história"[24] .

Em março, foi noticiado que a faixa "Mi tengo" seria o quarto single de Inedito - terceiro para a Itália[52] . A faixa foi escrita por Pausini, Agliardi, Matteo Bassi e Simone Bertolotti[26] . O videoclipe da canção conta com a participação dos bailarinos e de Gigi Fazio, colaborador artístico e corista que acompanha Laura na turnê do projeto[53] .

Em de 14 de junho de 2012, Laura lançou o videoclip do quarto single, Le cose che non mi aspetto. A música, escrita para seus fãs, foi grade sucesso no verão europeu.

Lista de faixas[editar | editar código-fonte]

Inedito
N.º Título Compositor(es) Produtor(es) Duração
1. "Benvenuto"   Laura Pausini, Niccolò Agliardi Pausini, Carta 3:56
2. "Non ho mai smesso"   Pausini, Agliardi Pausini, Carta 3:23
3. "Bastava"   Pausini, Agliardi Pausini, Carta 3:32
4. "Le cose che non mi aspetto"   Pausini, Agliardi Pausini, Carta 3:44
5. "Troppo tempo" (com a participação de Ivano Fossati) Ivano Fossati Celso Valli 4:04
6. "Mi tengo"   Pausini, Agliardi Valli 3:38
7. "Ognuno ha la sua matita"   Pausini, Cheope Corrado Rustici 3:44
8. "Inedito" (com a participação de Gianna Nannini) Pausini, Cheope Rustici 3:11
9. "Come vivi senza me"   Pausini, Cheope Pausini, Vuletic 3:22
10. "Nel primo sguardo" (dueto com Silvia Pausini) Niccolò Fabi, Pausini Pausini, Carta 4:33
11. "Nessuno sa"   Pausini, Agliardi Pausini, Carta 3:06
12. "Celeste"   Pausini, Beppe Dati Valli 4:01
13. "Tutto non fa te"   Pausini, Agliardi Pausini, Bertolotti 4:00
14. "Ti dico ciao"   Pausini, Cheope Pausini, Vuletic 3:15
Duração total:
55:29

Paradas, certificados e vendas[editar | editar código-fonte]

Ficha técnica[editar | editar código-fonte]

Todos os dados abaixo foram retirados do encarte do álbum[63] .

Histórico de lançamentos[editar | editar código-fonte]

País Data Formato Versão Gravadora
Itália[64] [65] [66] [67] 11 de novembro de 2011 CD, download digital Versão em italiano, edição de luxo Warner Music
Brasil[68] [69] [70] Versão brasileira, edição de luxo
França[71] [72] Download digital Versão francesa, edição de luxo
Portugal[73] [74] Versão em italiano, edição de luxo
México[75] [76] [77] [78]
Versão em castelhano, edição de luxo
Espanha[79] [80]
Argentina[81] Versão em castelhano
Alemanha[82] [83] Versão em italiano, edição de luxo
França[84] [85] 14 de novembro de 2011 CD Versão francesa, edição de luxo
Itália[86] [87] 15 de novembro de 2011 Disco de vinil Versão italiana, edição de luxo

Referências

  1. a b Laura Pausini iniciará turnê latino-americana por São Paulo - Notícias - UOL Notícias UOL EFE (12 de janeiro de 2012). Visitado em 19 de janeiro de 2012.
  2. Bocchino (20 de março de 2012). Laura Pausini: “Mi tengo”, la sua vera storia nel nuovo singolo (em italiano) Optiblog primeiro=Enza Optima Italia S.p.A.. Visitado em 22 de março de 2012.
  3. MUSICA/ LAURA PAUSINI NON SI FERMA PIÙ: ECCO IL NUOVO SINGOLO (em italiano) RDS News (24 de maio de 2012). Visitado em 24 de maio de 2012.
  4. http://www.audiograma.com.br/2012/09/laura-pausini-cancela-shows-anuncia-gravidez-e-novo-single/
  5. a b c d Altas Horas - Serginho Groisman entrevista Laura Pausini em São Paulo :: Catálogo de Vídeos (Vídeo) Globo.com Altas Horas (Rede Globo) (12 de novembro de 2011). Visitado em 8 de janeiro de 2012.
  6. a b Esce Inedito della Pausini: "Dopo la quiete adesso torna la tempesta" - Spettacoli - ilGiornale.it (em italiano) il Giornale (11 de novembro de 2011). Visitado em 8 de janeiro de 2012.
  7. Il Tempo - Spettacoli - Laura Pausini cala l'asso (em italiano) Il Tempo (28 de setembro de 2011). Visitado em 1 de janeiro de 2012.
  8. D'Alessandro, Domenico (6 de novembro de 2009). Voce - Laura Pausini, Grammy e pausa di riflessione (em italiano) La Voce d'Italia. Visitado em 9 de novembro de 2011.
  9. a b c d Cano, Natalia (21 de outubro de 2011). Laura Pausini vuelve al mundo de la música luego de dos años - Terra Colombia (em castelhano) Terra Colômbia AP - The Associated Press. Visitado em 10 de novembro de 2011.
  10. a b c Laura, la regina del pop è tornata. L'11 novembre esce album della Pausini - spettacolo -Tgcom - pagina 1 (em italiano) TGcom. Visitado em 9 de novembro de 2011.
  11. Laura Pausini torna con 'Benvenuto': oggi l'assaggio sul web, domani in radio - Adnkronos Spettacolo (em italiano) Adnkronos GMC Giuseppe Marra Communications S.p.A. (11 de setembro de 2011). Visitado em 10 de novembro de 2011.
  12. a b c d e √ Laura Pausini, è 'Benvenuto' il primo estratto dal nuovo album 'Inedito' - Rockol (em italiano) Rockol.it Rockol.com S.r.l. (10 de setembro de 2011). Visitado em 10 de novembro de 2011.
  13. 'INEDITO': IL NUOVO DISCO DI LAURA PAUSINI » Warner Music Italy (em italiano) Warner Music Italy (10 de setembro de 2011). Visitado em 10 de novembro de 2011.
  14. Laura Pausini tiene regreso • El Nuevo Diario (em italiano) El Nuevo Diario Esmas.com (22 de outubro de 2011). Visitado em 10 de novembro de 2011.
  15. a b Laura Pausini, la tracklist di Inedito e la conferenza stampa - Magazine femminile, moda donna - Leichic.it (em italiano) Lei Chic (10 de novembro de 2011). Visitado em 19 de janeiro de 2012.
  16. TMNews - Musica/ Da Laura Pausini domani il nuovo singolo (em italiano) TMNews (10 de setembro de 2011). Visitado em 23 de janeiro de 2012.
  17. Paz, Dalia de (22 de setembro de 2011). Pausini plasma su optimismo - El Universal - Espectáculos (em castelhano) El Universal (México). Visitado em 10 de novembro de 2011.
  18. a b Laura Pausini - Encuentros digitales - ELMUNDO.es (em castelhano) El Mundo (14 de dezembro de 2011). Visitado em 19 de janeiro de 2012.
  19. Laviola, Eduardo (11 de novembro de 2011). >CARAS - Laura Pausini: “Fui brasileira em outra vida” (Vídeo) Caras. Visitado em 20 de janeiro de 2012.
  20. Robles, Huascar (14 de novembro de 2011). El regreso de Laura Pausini - PeopleenEspanol.com (em castelhano) People en Español. Visitado em 19 de janeiro de 2012.
  21. italiancharts.com - Laura Pausini - Inedito (em inglês) Italiancharts.com Federazione Industria Musicale Italiana.
  22. mexicancharts.com - Laura Pausini - Inedito (em inglês) Mexicancharts.com Asociación Mexicana de Productores de Fonogramas y Videogramas.
  23. Laura Pausini - Inedito - hitparade.ch (em alemão) Hitparade.ch. Visitado em 27 de janeiro de 2012.
  24. a b c d e Musica, Laura Pausini: da venerdì il nuovo singolo. Le nuove date del Tour : Irispress (em italiano) (18 de janeiro de 2012). Visitado em 20 de janeiro de 2012.
  25. a b Conti, Andrea (10 de novembro de 2011). Pausini mostra un lato inedito con Fossati. Divertente e intenso il duetto con Gianna Nannini a tutto rock nel nuovo cd "Inedito" - Spettacolo - Tgcom (em italiano) TGCom. Visitado em 23 de janeiro de 2012.
  26. a b c d e O'Brien, Jon. Inedito - Laura Pausini » AllMusic (em inglês) allmusic. Visitado em 25 de janeiro de 2012.
  27. a b c d Kaneco, Eduardo (6 de janeiro de 2012). Território da Música: Laura Pausini: Inedito Território da Música. Visitado em 25 de janeiro de 2012.
  28. a b c >Bate-papo com No Brasil para divulgar novo álbum, Laura Pausini diz: "Gostaria de cantar com Ivete Sangalo" - Arquivo - Bate-papo com convidados - Bate-papo UOL (Vídeo) UOL (27 de outubro de 2011). Visitado em 19 de janeiro de 2012.
  29. Título não preenchido, favor adicionar Jornal Coletivo Grupo Comunidade. Visitado em 10 de novembro de 2011.
  30. RedeTV! - Hebe • Vídeos • Laura Pausini e palhaço Pinduca animam plateia de 'Hebe' (Vídeo) (8 de novembro de 2011). Visitado em 11 de novembro de 2011.
  31. News - AVO Session (em inglês) (6 de dezembro de 2011). Visitado em 25 de janeiro de 2012.
  32. Il nuovo album di Laura Pausini al Chiambretti Muzik Show - NanoPress (em italiano) NanoPress (2 de novembro de 2011). Visitado em 25 de janeiro de 2012.
  33. √ Televisione, Laura Pausini prima ospite del 'Chiambretti Muzik Show' - Rockol (em italiano) Rockol.it Rockol.com S.r.l. (27 de agosto de 2011). Visitado em 11 de novembro de 2011.
  34. Ziveri, Alice (10 de janeiro de 2012). Laura Pausini a Che tempo che fa: “Sono molto legata ai miei fan” - Ginger Generation (Vídeo) (em italiano) GingerGeneration DAG Communication srl. Visitado em 25 de janeiro de 2012.
  35. Metropolis (em castelhano) TV Perú (12 de janeiro de 2012). Visitado em 25 de janeiro de 2012. "Buscar por "Metropolis 12/01/12""
  36. Laura Pausini regresa a los escenarios » Pa Lante Con... » Telemundo.com (Vídeo) (em castelhano) Telemundo Communications Group (8 de janeiro de 2012). Visitado em 25 de janeiro de 2012.
  37. Laura atrevida » Pa Lante Con... » Telemundo.com (Vídeo) (em castelhano) Telemundo Communications Group (8 de janeiro de 2012). Visitado em 25 de janeiro de 2012.
  38. Musica: Pausini, per 'Inedito World Tour' altre 14 date in Italia a marzo - Adnkronos Spettacolo (em italiano) Adnkronos GMC Giuseppe Marra Communications S.p.A. (11 de outubro de 2011). Visitado em 11 de novembro de 2011.
  39. √ Laura Pausini torna con 'Inedito': 'Non riuscivo a stare lontana dalla musica' - Rockol (em italiano) Rockol.it (10 de novembro de 2011). Visitado em 22 de janeiro de 2012.
  40. Certificazione Single Digital (dal 26 settembre 2011 al 11 dicembre 2011) (PDF) (em italiano) Federation of the Italian Music Industry. Visitado em 22 de janeiro de 2012. "Ver página 3"
  41. Laura Pausini hippy nel video di 'Benvenuto' - Spettacolo - ANSA.it (em italiano) Agenzia Nazionale Stampa Associata (23 de setembro de 2011). Visitado em 22 de janeiro de 2011.
  42. Laura Pausini sul set del nuovo video: in Rete il backstage "rubato" (em italiano) Vanity Fair Edizioni Condé Nast S.p.A. (27 de julho de 2011). Visitado em 22 de janeiro de 2011.
  43. Quintana, Carlos. 2012 Premio Lo Nuestro - List of Nominees (em inglês) About.com. Visitado em 22 de janeiro de 2012.
  44. Cicciotti, Grazia (13 de outubro de 2011). Funweek - Laura Pausini: il brano "Benvenuto" è un plagio - VIDEO (em italiano) Funweek. Visitado em 22 de janeiro de 2012.
  45. Grandi, Andrea. Artisti: LAURA PAUSINI IL RITORNO INEDITO - Newsic (em italiano) Newsic. Visitado em 22 de janeiro de 2012.
  46. ultratop.be - Laura Pausini - Non ho mai smesso Ultratop. Visitado em 22 de janeiro de 2012.
  47. Laura Pausini - Non ho mai smesso - hitparade.ch Hitparade.ch. Visitado em 22 de janeiro de 2012.
  48. Tgcom - Laura Pausini e il flash mob a Milano - Video Mediaset (Vídeo) (em italiano) TGcom (10 de novembro de 2011). Visitado em 22 de janeiro de 2011.
  49. Nuovo video per Laura Pausini. In anteprima esclusiva per Tgcom il backstage di "Non ho mai smesso" - Spettacolo - Tgcom (em italiano) TGcom (14 de novembro de 2011). Visitado em 22 de janeiro de 2011.
  50. ultratop.be - Laura Pausini - Non ho mai smesso (em inglês) Hung Medien. Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  51. a b Laura Pausini videoclip "Bastava" (em italiano) SpettacoliNews. Visitado em 27 de janeiro de 2012.
  52. Radio Italia - News - Laura Pausini: 'Mi tengo' è il nuovo singolo (em italiano) Radio Italia S.p.A. (23 de março de 2012). Visitado em 23 de março de 2012.
  53. 'MI TENGO' O NOVO SINGLE DE LAURA PAUSINI Site oficial (23 de março de 2012). Visitado em 23 de março de 2012.
  54. Você deve especificar url = ao usar a
    Predefinição:Citar web. Parâmetros disponíveis:

    {{citar web
    |url =             |ano =
    |titulo =          |mes =
    |acessodata =      |formato =
    |acessodiames =    |obra =
    |acessomesdia =    |publicado =
    |acessoano =       |paginas =
    |autor =           |lingua =
    |ultimo =          |doi =
    |primeiro =        |arquivourl =
    |autorlink =       |arquivodata =
    |coautores =       |citacao =
    |data =
    }}
    
    Rdio. Visitado em 21 de dezembro de 2012.
  55. a b c d e f g h i j Laura Pausini - Inedito - austriancharts.at (em alemão) austriancharts.at Hung Medien (25 de novembro de 2011). Visitado em 4 de dezembro de 2011.
  56. a b c CAPIF - Representando a la Industria Argentina de la Música (em castelhano) CAPIF (13 de novembro de 2011). Visitado em 4 de dezembro de 2011.
  57. Warner Music Brasil: Disco de platina. Visitado em 28/06/2012.
  58. Click en: Album e Compilation, Settimana 52 anno 2013 (em italiano) fimi.it. Visitado em 13 de janeiro de 2014.
  59. Asociación Mexicana de Productores de Fonogramas y Videogramas: Top 100 Mexico - Semana Del 21 al 27 de Noviembre del 2011 (em espanhol). Visitado em 01/08/2012.
  60. La industria del disco… ¿aun a tiempo de salvarse? (em espanhol) magazine.com.ve. Visitado em 13 de janeiro de 2014.
  61. FIMI - Federazione Industria Musicale Italiana - Comunicati stampa (em italiano) (16 de janeiro de 2012). Visitado em 19 de janeiro de 2012.
  62. Swiss Year-End Charts 2011 (em inglês). Visitado em 1 de janeiro de 2012.
  63. Warner Music Group. Inedito (em ). Itália: [s.n.], 2011. (Essas referências diz respeito ao encarte do álbum.)
  64. iTunes - Musica - Inedito di Laura Pausini (em italiano) iTunes Store Apple, Inc.. Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  65. iTunes - Musica - Inedito (Deluxe Version) di Laura Pausini (em italiano) iTunes Store Apple, Inc.. Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  66. Laura Pausini - Inedito - cd di Laura Pausini - - disco di Laura Pausini - IBS (em italiano) Internet Bookshop Italia S.r.l. (www.ibs.it) Internet Bookshop Italia. Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  67. Laura Pausini - Inedito - cd di Laura Pausini - - disco di Laura Pausini - IBS (em italiano) Internet Bookshop Italia S.r.l. (www.ibs.it) Internet Bookshop Italia. Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  68. iTunes - Música - Inedito de Laura Pausini iTunes Store Apple, Inc.. Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  69. iTunes - Música - Inedito de Laura Pausini iTunes Store Apple, Inc.. Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  70. iTunes - Música - Inedito (Deluxe Version) de Laura Pausini iTunes Store Apple, Inc.. Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  71. iTunes - Musique - Inedito par Laura Pausini (em francês) iTunes Store Apple, Inc.. Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  72. iTunes - Musique - Inedito (Deluxe Version) par Laura Pausini (em francês) iTunes Store Apple, Inc.. Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  73. iTunes - Music - Inedito by Laura Pausini iTunes Store Apple, Inc.. Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  74. iTunes - Music - Inedito (Deluxe Version) by Laura Pausini iTunes Store Apple, Inc.. Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  75. iTunes - Music - Inedito by Laura Pausini (em castelhano) iTunes Store Apple, Inc.. Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  76. iTunes - Music - Inedito (Deluxe Version) by Laura Pausini (em castelhano) iTunes Store Apple, Inc.. Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  77. iTunes - Música - Inédito (With Booklet) de Laura Pausini (em castelhano) iTunes Store Apple, Inc.. Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  78. iTunes - Música - Inédito (Deluxe Version With Booklet) de Laura Pausini (em castelhano) iTunes Store Apple, Inc.. Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  79. iTunes - Música - Inédito (With Booklet) de Laura Pausini (em castelhano) iTunes Store Apple, Inc.. Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  80. iTunes - Música - Inédito (Deluxe Version With Booklet) de Laura Pausini (em castelhano) iTunes Store Apple, Inc.. Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  81. iTunes - Música - Inédito (With Booklet) de Laura Pausini (em castelhano) iTunes Store Apple, Inc.. Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  82. iTunes - Music - Inedito by Laura Pausini (em alemão) iTunes Store Apple, Inc.. Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  83. iTunes - Music - Inedito (Deluxe Version) by Laura Pausini (em alemão) iTunes Store Apple, Inc.. Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  84. Inedito - Laura Pausini - Achat et vente de CD Laura Pausini neufs et d'occasion sur PriceMinister (em francês) PriceMinister. Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  85. INEDITO CD AUDIO, SACD, MUSIQUE (em francês) ASdiscount SARL. Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  86. Inedito (180 Gr.), disco (CD) di Laura Pausini su laFeltrinelli.it 5052498870714 (em italiano) laFeltrinelli.com S.r.l. (LaFeltrinelli.it). Visitado em 5 de fevereiro de 2012.
  87. PAUSINI LAURA, Inedito - Edizione Limitata (LP), CD album, Disco. Compra musica online su Fnac.it (em italiano) Fnac. Visitado em 5 de fevereiro de 2012.