Ms. Pac-Man

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ms. Pac-Man
Produtora Midway Games / GCC
Editora(s) Midway Games / Namco
Plataforma(s) Playstation
Data(s) de lançamento 1981
Gênero(s) Maze
Modos de jogo um jogador / dois jogadores
Controles Joystick

Ms. Pac-Man é um jogo de videogame produzido por Midway como uma sequência não confirmada a Pac-Man. Foi lançado na América do Norte, em 1981 e se tornou um dos mais populares jogos de todos os tempos, levando à sua aprovação pela licenciante do Pac-Man, Namco, como um título oficial . Este jogo introduz uma protagonista fêmea, passando por labirintos com novos designs e várias pequenas mudanças ao longo do jogo original.

História[editar | editar código-fonte]

Ms. Pac-Man foi inicialmente concebida como uma ajudante de Pac-Man em seus jogos.

Os programadores, surpreendidos com a qualidade do jogo que haviam criado, mostraram que a Midway e a Namco foram as distribuidoras do jogo original. Midway tinha se tornado impaciente na espera de seu próximo lançamento da série Pac-Man (o qual seria Super Pac-Man), e estavam entusiasmados que tal jogo tinha chegado ao seu conhecimento. Eles compraram os direitos da OttoCrazy, mudaram a computação gráfica para caber no universo Pac-Man.

Após o jogo tornar-se popular, a Midway e GCC comprometeram uma breve batalha jurídica, porque o jogo foi realizado sem o consentimento da Namco, ambas as empresas acabaram dando o direito de Ms. Pac-Manpara a Namco, temendo uma ação judicial. No entanto, Ms. Pac-Man foi o primeiro de uma série de sequência que eventualmente não autorizadas levaram à rescisão do contrato de licença entre Namco e Midway.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

A jogabilidade de Ms. Pac-Man é, em grande média, idêntica à do jogo original Pac-Man. O jogador reúne pontos comendo os pontinhos e evitando os fantasmas (se Ms. Pac-Man encosta em um deles, perde uma vida). Pontos energizantes estão localizados nos quatro cantos da tela, que fazem com que os fantasmas fiquem azuis, e invertem o curso, ou seja, Ms. Pac-Man passa a perseguir os fantasmas e estes podem ser comidos (200, 400, 800 e 1600 pontos, são ganhados, se todos os 4 são devorados antes que eles voltem às suas cores normais). Frutas de gratificações podem ser consumidas para aumentar os pontos, duas vezes por nível. Como os níveis aumentam, a velocidade e a dificuldade aumentam também.

Existem, porém, algumas notáveis diferenças:

  • Existem atualmente seis diferentes labirintos (quatro estilos, com cinco cores) e cheios de paredes (em comparação com o original do Pac-Man, com paredes ocas. Cada labirinto tem dois pares de túneis ligando os lados direito e esquerdo do labirinto (exceto o terceiro labirinto, que só tem um conjunto de túneis). O labirinto é mudado após cada intervalo.
  • Os fantasmas têm circulação semi-aleatória, o que impede a utilização de movimentos pré-estabelecidos (padrões) para vencer cada labirinto.
  • Em vez de aparecer no centro do labirinto, as frutas entram através de um túnel. Elas acabam por sair pelo túnel, se Ms. Pac-Man não comê-las. Os valores e a ordem de aparecimento dos frutos são: cereja (100), morango (200), laranja (500), pretzel (700), maçã (1000), pêra (2000), banana (5000), após o qual aparece um certo padrão aleatório.
  • O fantasma laranja tem seu nome mudado de Clyde para Sue.
  • Os três intervalos mudaram para acompanhar o desenvolvimento da relação entre Pac-Man e Ms. Pac-Man.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Tal como muitos outros jogos de sua época, Ms. Pac-Man foi portada para muitas outras plataformas.

  • Uma versão do tabletop Ms. Pac-Man foi lançado em 1981 pela Coleco. A unidade foi moldada como uma miniatura, foi controlada com um joystick, e utilizaram um vácuo fluorescente multicolorido.
  • Uma versão para Mega Drive / Genesis, Master System, e NES foi lançada pela empresa Tengen, e a versão para Super NES, por Williams Electronics, tomou algumas liberdades. Eles figuraram quatro conjuntos diferentes de labirintos: o original labirinto, um labirinto maior, outro menor, e os labirintos "estranhos". Houve também um “Pac-Booster”, opção que permite que os jogadores façam Ms. Pac-Man se movimentar muito mais rápido. Todas estas versões também permitiram que duas pessoas possam jogar, simultaneamente, com o jogador 2 como Pac-Man, quer cooperativamente ou competitivamente.
  • Ms. Pac Man também foi um jogo livre junto com todos os outros discos para o Xbox original. A versão para o Xbox 360 foi lançada em 9 de janeiro de 2007.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.