Pac-Man World

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pac-Man World
Produtora Namco
Editora(s) Namco
Zoo Digital Publishing (EU, GBA)
Plataforma(s) PlayStation, Game Boy Advance
Data(s) de lançamento 30 de setembro de 1999
Gênero(s) Platform
Modos de jogo Single player

Pac-Man World é um jogo de computação gráfica em 3D para o PlayStation. Foi lançado no dia do 20º aniversário da criação de Pac-Man, em 30 de setembro de 1999. Foi liberado para o Game Boy Advance em 17 de novembro de 2004.

História[editar | editar código-fonte]

Os amigos de Pac-Man estão todos se preparando para a realização de uma festa para seu 20º aniversário (o jogo foi lançado para coincidir com o 20º aniversário do lançamento do Pac-Man original em fliperamas). Ms. Pac-Man está em casa arrumando os preparativos da festa, enquanto os outros (Pooka, Chomp, Professor Pac, Pac Jr. e Baby Pac) estão indo para a festa com seus presentes. Mas, todos são raptados misteriosamente por um personagem maligno. Quando Pac-Man chega em casa e vê seus presentes espalhados pelo chão e a festa toda dessarumada, fica muito triste e dá um grito, no qual sua voz pode ser ouvida perfeitamente dizendo "não".

Logo após sair de sua casa, muito triste, Pac-Man encontra um bilhete dizendo que Toc-Man raptou seus amigos e que o escondeu em Ghost Island. O bilhete também dizia para ele ir a Ghost Island. Na ilha, os fantasmas estão realizando uma grande festa e um deles, com a posse de um binóculo, observa Pac-Man se aproximando. Os outros fantasmas acham que realmente conseguiram capturar Pac-Man e mostram a Toc-Man um saco onde julgam estar Pac-Man. Ao abrir o saco, Toc-Man vê que Pac-Man não está lá e quem está no seu lugar é Ms. Pac-Man. Ao chegar a ilha, Pac-Man se aventura para salvar seus amigos, cada um mantido preso em um dos mundos do jogo.

Modos de jogo[editar | editar código-fonte]

  • Quest: Pac-Man explora os seis mundos de Ghost Island para salvar seus amigos.
  • Maze: o divertido jogo clássico em um labirinto em 3D, cujos objetivos são os mesmos do jogo original.
  • Classic: inclui o jogo original de Pac-Man.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Pac-Man World possui um padrão de plataformas em 3D, que em alguns aspectos lembra a forma original do jogo; todos os níveis normais possuem um labirinto em 3D, cujas características são as mesmas do jogo original (o símbolo do Pac-Man ainda está presente). Cada nível está repleto dos famosos pontos (pac-dots), das frutas e dos terríveis fantasmas. Muitas das músicas foram modificadas (um dos temas comuns em todos os níveis é o intervalo da música do Pac-Man modificado de acordo com o tema deste nível).

Além disso, Pac-Man ganhou várias habilidades novas, como correr, pular, nadar e usar os pac-dots defensivamente atirando-os nos inimigos (exceto nos fantasmas, que não sofrem nenhum dano com os pac-dots menores, somente com os maiores e brilhantes).

O nível de dificuldade do jogo é razoavelmente simples: cada mundo conta com três ou quatro níveis. O primeiro nível, geralmente introduz uma nova técnica ou um novo tipo de inimigo. O segundo e terceiro níveis é necessário a utilização dessa técnica completa, e não poderá ser concluído sem ela. O quarto nível de cada mundo é um chefe único, que, para derrotá-lo, deve-se batalhar ou resolver certos quebra-cabeças.

O segundo nível possui também uma chave que é usada para libertar os amigos de Pac-Man aprisionados em gaiolas no terceiro nível. Cada personagem liberado ajudará Pac-Man na batalha final contra Toc-Man

Níveis[editar | editar código-fonte]

Quando 100% de cada nível é completado, uma alta pontuação é calculada a partir da coleta de pac-dots, de frutas, dos inimigos destruídos e das letras P-A-C-M-A-N (essas letras são importantes para habilitar uma fase bônus na contagem de pontos, onde deve-se coletar várias frutas). Cada nível tem ainda um acesso especial a um labirinto em 3D, que deve ser concluído pegando todos os pontos. Tradicionalmente, o último nível de cada mundo é o "chefe".

# Nome do Mundo Nome do Nível
1 The Valley of the Pirates (Pooka é resgatado) Buccaneer Beach
2 Corsair's Cove
3 Crazy Cannonade
4 HMS Windbag (chefe)
5 The Volcano Ruins (Chomp Chomp é resgatado) Crisis Cavern
6 Manic Mines
7 Anubis Rex (chefe)
8 Plan C from Space (Professor Pac é resgatado) Space Race
9 Far Out
10 Gimme Space
11 King Galaxian (chefe)
12 Haunted Funhouse (Baby Pac é resgatado) Clowning Around
13 Barrel Blast
14 Spin Dizzy
15 Clown Prix (chefe)
16 Golden Fruit Smoothie Factory (Pac-Jr. é resgatado) Perilous Pipes
17 Under Pressure
18 Down The Tubes
19 Krome Keeper (chefe)
20 Toc-Man's Mansion (Ms. Pac-Man é resgatada) Ghostly Garden
21 Creepy Catacombs
22 Grave Danger
23 Toc-Man's Lair (chefe)

Inimigos de Pac-Man[editar | editar código-fonte]

O jogo conta com diversos inimigos.

Inimigo Principal[editar | editar código-fonte]

O principal inimigo de Pac-Man são os famosos fantasmas. Como na versão original do jogo, eles perseguem Pac-Man e aparecem em todos os níveis. Não podem ser derrotados com os pac-dots, nem com o pulo duplo. O único jeito de derrotá-los é coletando um pac-dot grande e brilhante, o qual faz com que eles fiquem azuis e que fujam de Pac-Man, que agora pode comê-los. Quando um fantasma é derrotado, ganha-se 200 pontos.

Chefes[editar | editar código-fonte]

  • HMS Windbag: é um barco gigante e voador. Para derrotá-lo deve-se atirar as bombas que arremessa contra ele próprio. É o chefe de The Valley of the Pirates.
  • Anubis Rex: é uma grande estátua de Anubis, um dos deuses egípcios. Para derrotá-lo deve-se dar quatro golpes em seu coração de cristal. É o chefe de The Volcano Ruins.
  • King Galaxian: é uma grande nave que está à solta no universo. Para derrotá-la, deve-se atirar em seus quatro olhos até que eles sejam destruídos. É o chefe de Plan C from Space.
  • Clowns: são palhaços. Para derrotá-los deve-se aceitar e vencer a corrida que será apostada com dezesseis deles. São o chefe de Haunted Funhouse.
  • Krome Keeper: é um grande robô, dono de uma fábrica. Para derrotá-lo deve-se pular sobre os cinco botões localizados no canto da arena. Para isso, deve-se estar com a esfera de metal e tomar cuidado com os imãs que ficam passando. É o chefe de Golden Fruit Smoothie Factory.
  • Toc-Man: é um enorme robô que possui a forma de Pac-Man. É o chefe de Toc-Man's Mansion, sendo o último chefe. Quando ele é derrotado, é revelado que existem um fantasma dentro dele que o controla.

Outros inimigos[editar | editar código-fonte]

  • Esqueletos Piratas: são os principais inimigos do mundo The Valley of the Pirates. Como o nome diz, são esqueletos que possuem vida própria. Usam um lenço na cabeça e uma espada. Eles andam e apavoram Pac-Man. Quando são derrotados, ganha-se 100 pontos.
  • Papagaios: são inimigos do mundo The Valley of the Pirates. São papagaios que carregam bombas em suas patas. Quando Pac-Man passa por baixo deles, soltam suas bombas. Quando derrotados, ganha-se 300 pontos.
  • Barris: inimigos do mundo The Valley of the Pirates. São barris vivos, que podem andar e explodir. Quando são derrotados, ganha-se 300 pontos.
  • Canhões: inimigos de The Valley of teh Pirates. Atiram bombas contra Pac-Man e não podem ser derrotados.
  • Baiacus: inimigos de The Valley of the Pirates e de The Volcano Ruins. São baiacus que vivem nas partes alagadas dos mundos. Vivem enchendo e esvaziando seus corpos, possuem espinhos em seus corpos e são verdes. Quando derrotados ganha-se 300 pontos.
  • Aranhas: são os principais inimigos dos mundos The Volcano Ruins e Toc-Man's Mansion. São aranhas que podem estar dependuradas sobre suas teias ou andando pelo chão. Se Pac-Man ficar sob elas, quando estiverem dependuradas, elas vão cair e dar o maior susto em Pac-Man. Quando derrotadas, ganha-se 200 pontos.
  • Homens Pré-Históricos: inimigos do mundo The Volcano Ruins. São homens pequenos e com a cabeça em forma de um quadrado. Usam uma clava nas mãos e andam se arrastando. Quando derrotados, ganha-se 100 pontos.
  • Múmias: inimigos do mundo The Volcano Ruins. São múmias que saem de seus sarcófagos e assustam Pac-Man. Possui um espinho na cabeça. Ganha-se 300 pontos quando derrotados.
  • Furacões: inimigos de The Volcano Ruins. São furacões que saem de uma espécie de estatueta. Não podem ser derrotados.
  • Criaturas com Tentáculos: são os principais inimigos no mundo Plan C from Space. São criaturas não identificadas que possuem vários tentáculos giradores que lançam choques.
  • Aliens: inimigos do mundo Plan C From Space. São criaturas azuis, pequenas e com uma antena na cabeça. Não é possível derrotá-las.
  • Raios: inimigos do mundo Plan C From Space. Os raios podem queimar Pac-Man. Quando os raios queimam Pac-Man, aparece uma fumaça preta. Não podem ser derrotados
  • Palhaços: são os principais inimigos do mundo Haunted Funhouse. São palhaços que andam em aviões. Eles sempre ficam voando por volta de uma ou mais plataformas. Quando derrotados, ganha-se 200 pontos.
  • Carros de "Bate-Bate": inimigos do mundo Haunted Funhouse. São literalmente carros de "bate-bate", típicos de parque-de-diversões, que tentam empurrar Pac-Man para fora da plataforma onde este se encontra. Pode-se derrotá-los de duas maneiras: empurrando-os para fora da plataforma ou jogando uma dose forte do poder ocasionado pelos pac-dots. Quando derrotados, ganha-se 400 pontos.
  • Furadeiras: são os principais inimigos do mundo Golden Fruit Smoothie Factory. São furadeiras que lançam fogo em sua ponta. A ponta delas pode estar virada para cima ou para o lado. Quando derrotadas, ganha-se 300 pontos.
  • Tubarões: inimigos de Golden Fruit Smoothie Factory. Vivem nas partes alagadas desse mundo. Andam sempre pelo mesmo caminho, sempre abrindo e fechando suas bocas. Podem devorar Pac-Man. Quando derrotados, ganha-se 300 pontos.
  • Túmulos: inimigos do mundo Toc-Man's Mansion. São túmulos com vida que andam pelos níveis. So podem ser derrotados quando se encontram deitados. Quando derrotados ganha-se 300 pontos.
  • Corujas: inimigos de Toc-Man's Mansion. Fazem praticamente as mesmas coisas dos papagaios, ou seja, voam por cima de Pac-Man e atiram bombas quando este passa por baixo dela. Quando derrotadas, ganha-se 300 pontos.

Itens[editar | editar código-fonte]

O jogo conta com alguns itens.

  • Pac-Dots: são os clássicos pontos. Podem ser de dois tipos: os pac-dots pequenos; são mais comuns e servem para conseguir pontos na contagem final da fase. Um desses vale 5 pontos. E os pac-dots grandes e brilhantes; podem fazer com que os fantasmas fujam de Pac-Man, sendo possível que este os comam. Um pac-dot grande e brilhante vale 45 pontos.
  • Frutas: são as clássicas frutas que dão pontos. No jogo, elas são importantes para abrir a Sala das Frutas, a qual pode conter outras frutas, caixas, vidas, saúde, letras, pac-dots, saídas secretas, botões, etc. As frutas também são importantes para habilitar, na contagem de pontos, uma espécie de roleta, onde deve-se sortear três frutas por vez. Se as três frutas forem iguais, ganha-se uma ou duas vidas, dependendo da fruta que foi sorteada. Se somente duas frutas forem iguais, ganha-se muitos pontos e se nenhuma fruta for igual, não ganha-se nada. As principais frutas são: cereja (rende 100 pontos), morango (rende 300 pontos), laranja (rende 500 pontos), banana (rende 800 pontos), pêra (rende 3000 pontos), maçã (rende 700 pontos) e flor (rende 2000 pontos).
  • Letras: durante o jogo, deve-se coletar as letras P-A-C-M-A-N (que formam o nome "Pac-Man"). Essas letras podem estar dentro de caixas, salas de frutas e inclusive podem estar soltas pelo nível. São importantes para habilitar a "fase bônus" no final de cada nível. Essas fases contém geralmente muitas frutas, pac-dots e vidas.
  • Esferas de Metal: essas esferas são muito úteis durante o jogo. Elas podem servir para: andar e soltar pac-dots na água ou como imunidade ao ser atingido por algo.
  • Vidas: são representadas por o símbolo do Pac-Man. Com elas pode-se adicionar uma vida ao total de vidas que Pac-Man possui. Geralmente estão localizadas em locais um pouco mais difíceis.
  • Saúde: são representados por um "pedaço" do símbolo do Pac-Man. Podem ser de dois tipos: a saúde normal; enche uma parte da saúde total de Pac-Man (formada por quatro partes) e a saúde com borda vermelha; enche totalmente a saúde de Pac-Man.
  • Chave: é uma chave azul, muito importante para resgatar os amigos de Pac-Man, aprisionados em gaiolas. Geralmente, as chaves encontram-se no segundo nível, mas podem estar no terceiro também.
  • Botões: podem ser de três tipos: botões amarelos; geram uma ação curta, ou seja, fazem coisas em um curto período de tempo, botões verdes; geram uma ação infinita, ou seja, que nunca vão terminar, praticamente fazem as mesmas coisas que o botão amarelo (o botão verde, faz, também, aparecerem alguns pac-dots) e os botões azuis; fazem coisas aparecerem, geralmente pac-dots ou chaves.
  • Luzes esmagadoras: são mais difíceis de serem encontradas. Essas luzes fazem com que todos os inimigos da tela sejam destruídos.
  • Helivatores: plataformas que possuem a função de transportar Pac-Man para diversos lugares do nível. Podem andar horizontalmente ou verticalmente. Às vezes, podem ter a função de abrir passagem para outros lugares.
  • Rev Pad: itens parecidos com os helivatores. Ficam presos ao chão e possuem a capacidade de mover objetos para abrir passagem a Pac-Man.
  • B-Doing: são poderosos trampolins. Faz com que Pac-Man vá a uma altitude maior.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Pooka é originado do jogo de arcade Dig Dug.
  • King Galaxian é originado do jogo de arcade Galaxian. A maioria dos efeitos sonoros que são ouvidos nesse chefe foram tirados de Galaxian e Galaga.
  • Se colocar Pac-Man World em um PlayStation, CD player ou computador irá permitir ouvir a 21ª faixa de música do jogo.
  • A voz de Pac-Man é claramente ouvida na introdução, dizendo "NÃO!" e, em seguida, gritando.
  • "Toc-Man" é o contrário de "Namcot", uma referência para os jogos da Namco .
  • Toc-Man é dublado por Vincent D'Onofrio, o mesmo ator que fez Edgar no filme Homens de Preto.
  • Esse jogo também tem erros de gravação, tendo essas partes seguintes:
  • Júnior ia ser raptado pelo mini-robô, mas o resto de seu corpo não foi para dentro dele.
  • Pac-Man ia entrar na mansão de Toc-Man, mas a porta estava tão pesada que deixou ela cair.
  • Pac-Man ia comer Orson usando um polka-dot gigante e brilhante, mas se engasga com o mesmo.
  • Toc-Man fez seu pisão e deixou uma lanterna de teto cair.
  • Professor ia ser raptado pelos alienígenas, mas além de levar seu mapa, levou os olhos, o presente, as sobrancelhas, os óculos, o chapéu, o nariz e seu bigode, deixando seu corpo pra trás e tudo ficou fora de controle.
  • Pac-Man estava na ilha de Toc-Man e ia pular do barco, mas ele perdeu o equilíbrio e caiu em cima da câmera, quebrando ela.

Ver também[editar | editar código-fonte]