Portal:Monarquia/Consorte selecionado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

editar

Henrique Maria João André de Laborde de Monpezat (Talence, 11 de junho de 1934) é o marido da rainha Margarida II e príncipe consorte da Dinamarca desde 1972. Filho de André de Laborde de Monpezat e Renée Doursennot, nasceu na França e passou parte de sua infância no território do Vietnã. Com a rainha Margarida, Henrique teve dois filhos: Frederico, Príncipe Herdeiro, e Joaquim. O príncipe é presidente da associação Europa Nostra, que se ocupa da defesa do patrimônio arquitetônico europeu, da WWF da Dinamarca e da Cruz Vermelha dinamarquesa. Também se ocupa da produção vitícola da propriedade do casal em Caïx, na região de Cahors, na França.


editar

Filipe da Grécia e Dinamarca, Duque de Edimburgo (Corfu, 10 de junho de 1921) é o marido da rainha Isabel II e consorte do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte desde 1952. Ele é o consorte mais velho e de maior reinado na história da monarquia britânica, além de o homem mais velho da história da família real britânica. Filipe nasceu nas famílias reais grega e dinamarquesa, porém sua família foi exilada da Grécia quando ele ainda era criança. Depois de estudar na França, Inglaterra, Alemanha e Escócia, ele entrou na Marinha Real Britânica em 1939 aos dezoito anos. Ele começou a se corresponder em julho com a princesa Isabel, de treze anos, quem havia conhecido em 1934. Ele serviu no Mediterrâneo e no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial.


editar

Claus Jorge Guilherme Oto Frederico Gerd von Amsberg (Hitzacker, 6 de setembro de 1926Amsterdã, 6 de outubro de 2002) foi a marido da rainha Beatriz e Príncipe Consorte dos Países Baixos de 1980 até sua morte. Os seus pais eram Klaus Felix von Amsberg e Gösta Julie Adelheid Marion Marie, Baronesa von dem Bussche-Haddenhausen. Príncipe sofreu diversos problemas de saúde durante a sua vida, tais como depressão, cancro e doença de Parkinson. Ele morreu em Amesterdão, a 6 de outubro de 2002, de doença prolongada, tendo a idade de 76 anos.


editar

Grace Kelly (Filadélfia, 12 de novembro de 1929Mônaco, 14 de setembro de 1982) foi uma premiada atriz norte-americana, vencedora do Oscar na categoria Melhor Atriz. Após seu casamento com Rainier III, príncipe-soberano de Mônaco, tornou-se a princesa consorte de Mônaco, sendo conhecida também como Princesa Grace de Mônaco. Em 14 de setembro de 1982, Grace Kelly morreu em um acidente automobilístico em Monte Carlo, Mônaco. O carro o qual a princesa dirigia saiu da estrada e caiu em um despenhadeiro, causando um derrame cerebral e, consequentemente, sua morte aos cinquenta e dois anos.


editar

Carlota Joaquina de Bourbon (Aranjuez, 25 de Abril de 1775Palácio de Queluz, 7 de Janeiro de 1830) foi uma infanta de Espanha por nascimento, e Infanta consorte de Portugal, princesa consorte do Brasil, princesa-regente consorte de Portugal, rainha consorte do reino unido de Portugal, Brasil e Algarves e rainha consorte de Portugal por seu casamento com o então Infante português D. João Maria de Bragança (futuro Dom João VI). Foi também Imperatriz do Brasil, entre 1825 e 1826. Ficou conhecida como “A Megera de Queluz”, pela sua personalidade forte e porque foi isolada no Palácio de Queluz, nos arredores de Lisboa, por ter conspirado contra seu marido.


editar

Maria de Teck (Londres, 26 de maio de 1867Westminster, 24 de março de 1953) foi rainha consorte do Reino Unido e dos Domínios britânicos e imperatriz consorte da Índia, como a esposa do rei-imperador Jorge V. Embora fosse tecnicamente uma princesa de Teck, do Reino de Württemberg, ela nasceu e foi criada no Reino Unido. Seus pais eram o príncipe Francisco, Duque de Teck, de origem alemã, e a princesa Maria Adelaide de Cambridge, da família real britânica. Aos 24 anos de idade, foi prometida em casamento ao príncipe Alberto Vitor, filho mais velho do Príncipe de Gales, mas, seis semanas após o anúncio do noivado, ele morreu de pneumonia. No ano seguinte, ela envolveu-se com o irmão de Alberto, Jorge, que posteriormente tornou-se rei.


editar

Bernardina Eugênia Desidéria Clary (Marselha, 8 de novembro de 1777Estocolmo, 17 de dezembro de 1860) foi a esposa do rei Carlos XIV & III João e rainha consorte dos Reinos Unidos da Suécia e Noruega de 1818 até 1844. Filha de um comerciante de seda, ela acabou conhecendo por acaso José Bonaparte em 1794 e por meio deste seu irmão Napoleão. Desidéria ficou noiva de Napoleão em 1795, porém o noivado foi quebrado em 1797. Pouco depois ela acabou conhecendo o então general João Batista Bernadotte, por quem se apaixonou e se casou em 1798. Bernadotte acabou eleito Príncipe Herdeiro da Suécia em 1810 e ela viajou para a Suécia com o filho no ano seguinte, porém não gostou do país e voltou para a França. Desidéria voltou para a Suécia em 1823 e surpreendeu a corte por sua informalidade. Carlos João morreu em 1844 e os hábitos de Desidéria passaram a ficar mais excêntricos: ela ia para cama de manhã, acordava à tarde e tomava café da manhã à noite, andava de carruagem pela cidade ou pelos jardins em círculos, caminhava durante as madrugas pelo palácio e até mesmo levava crianças de rua para o palácio e lhes dava doces. Ela acabou morrendo aos 83 anos em 1860.


editar

Teresa Cristina (Nápoles, 14 de março de 1822Porto, 28 de dezembro de 1889), apelidada de "Mãe dos Brasileiros", foi a esposa do imperador D. Pedro II e imperatriz consorte do Império do Brasil de 1843 até a abolição da monarquia em 1889. Nascida como uma princesa do Reino das Duas Sicílias, era filha do rei Francisco I, pertencente ao ramo italiano da Casa de Bourbon, e sua esposa a infanta Maria Isabel da Espanha. Ela se casou por procuração com Pedro II em 1843. As expectativas de seu marido eram altas devido a um retrato que lhe havia sido presenteado em que Teresa Cristina era mostrada como uma beleza idealizada, porém ele ficou insatisfeito com aparência simples da noiva ao encontrá-la pela primeira vez. A relação do casal melhorou com os anos apesar do começo frio, principalmente por causa da paciência, bondade, generosidade e simplicidade de Teresa Cristina. Essas características também lhe ajudaram a ganhar os corações dos brasileiros, com sua distância de controvérsias políticas lhe protegendo de críticas. Ela também patrocinou estudos arqueológicos na Itália e ajudou na imigração italiana para o Brasil.


editar

Saleha (Bandar Seri Begawan, 7 de outubro de 1946) é a Rainha consorte de Brunei como esposa do sultão Hassanal Bolkiah, o atual sultão e primeiro ministro de Brunei.

Saleha e Hassanal são primos de primeiro grau. O casal contraiu matrimônio em 29 de julho de 1965, à época, Hassanal ainda era o príncipe herdeiro de Brunei. Saleha tem dois filhos e quatro filhas. Ela tem nove netos e seu filho mais velho é o príncipe herdeiro do Brunei


editar

Tunku Azizah Aminah Maimunah Iskandariah (5 de agosto de 1960) é a Suprema Rainha Consorte da Malásia e a Rainha Consorte de Pahang. Tengku Ampuan é um título reservado à consorte e primeira esposa do atual governante ou sultão, de origem nobre, conforme consagrado na Constituição do Estado de Pahang.

Ela é a consorte do Rei Abdullah de Pahang. Tunku Azizah está servindo como Raja Permaisuri Agong da Malásia a partir de 2019, durante o reinado de seu marido como Yang di-Pertuan Agong (o Governante Supremo) da Malásia.

Ela contraiu matrimônio com o Rei Abdullah em 6 de março de 1986 tornando-se sua primeira esposa. Eles têm quatro filhos e duas filhas juntos.


editar

Salma, Princesa Consorte de Marrocos (nascida Salma Bennani; em árabe: سلمى بناني‎; Fez, 10 de maio de 1978) é a ex-esposa do Rei Maomé VI de Marrocos. Ela é a primeira esposa de um governante marroquino a ser reconhecida publicamente e receber um título real.

O casal contraiu matrimônio em 21 de março de 2002, no palácio real de Rabat. Eles tem dois filhos: Haçane, Príncipe Herdeiro de Marrocos e Princesa Khadija de Marrocos. Divorciaram-se início de 2018.

Durante o tempo em que esteve casada, Salma teve uma agenda maior do que qualquer uma de suas antecessoras, apesar de sempre ter mantido bastante discrição. Como Princesa Consorte ela apoiou as associações do câncer de Fez e o Festival de Música Sacra. Ela também recebeu uma série de membros das realezas estrangeiras durante suas visitas oficiais a Marrocos ou encontros.


editar

Ana Catarina, Rainha Consorte da Dinamarca e Noruega (Halle an der Saale, 26 de junho de 1575Copenhague, 8 de abril de 1612) foi a esposa do rei Cristiano IV e rainha consorte do Reino da Dinamarca e Noruega de 1597 até sua morte. Ela era a segunda filha do príncipe-eleitor Joaquim III Frederico, Eleitor de Brandemburgo e da marquesa Catarina de Brandemburgo-Küstrin.

O seu futuro marido conheceu-a durante uma viagem que fez pela Alemanha em 1595 e decidiu que se queria casar com ela. Em 1596, Ana e os seus pais estiveram presentes da coroação de Cristiano e o casamento foi arranjado no ano seguinte. Casaram-se no dia 27 de Novembro de 1597. A cerimônia foi celebrada no Castelo de Haderslevhus, no sul da Jutlândia no ano a seguir à coroação de Cristiano. Ana foi coroada em 1598.

O casal teve seis filhos, entre os quais o príncipe-eleitor Cristiano que morreu um ano antes do seu pai, e o rei Frederico III que introduziu a monarquia absoluta na Dinamarca.


editar

Alberto de Saxe-Coburgo-Gota (em alemão: Franz Albert August Karl Emanuel) (Coburgo, 26 de agosto de 1819Windsor, 14 de dezembro de 1861) foi o marido da rainha Vitória e príncipe consorte do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda de 1840 até sua morte. Ele nasceu no ducado saxão de Saxe-Coburgo-Saalfeld em uma família com relações familiares com vários monarcas europeus. Aos vinte anos de idade, casou-se com sua prima direta Vitória, com quem teve nove filhos.

No início de seu casamento, ele sentia-se restringido em sua posição de consorte, que não lhe dava nenhum poder ou função oficial. Com o passar do tempo o príncipe adotou várias causas, como uma reforma educacional e a abolição mundial da escravatura, também assumindo as responsabilidades administrativas da criadagem, propriedades e escritório da rainha.


editar

Margarida de Áustria, Duquesa de Saboia (Bruxelas, 10 de janeiro de 1480 — Mechelen, 1 de dezembro de 1530), foi Arquiduquesa da Áustria por nascimento, princesa das Astúrias como esposa de João, e depois Duquesa consorte de Saboia como esposa de Felisberto II, além de ter sido Governadora dos Países Baixos de 1507 a 1530. Margarida nasceu em 10 de janeiro de 1480, como a segunda criança e única filha de Maximiliano I do Sacro Império Romano-Germânico e Maria, Duquesa da Borgonha, co-soberanos dos Países Baixos.

Seu pai negociou o casamento de Margarida com João, Príncipe das Astúrias, como forma de criar uma aliança com a rainha Isabel I de Castela e o rei Fernando II de Aragão. Margarida deixou a Holanda para a Espanha no final de 1496. O casamento ocorreu em abril de 1497. João morreu depois de apenas seis meses, em 4 de outubro. Margarida ficou grávida, mas em 8 de dezembro de 1497 ela deu à luz uma filha prematura nascida morta.

A princesa viúva das Astúrias retornou à Holanda no início de 1500, quando seu irmão e sua cunhada a convidaram para ser madrinha de seu filho recém-nascido, Carlos. Em 1501, Margarida se casou com Felisberto II, Duque de Saboia. Este casamento também não teve filhos, e ele morreu depois de três anos.


editar

Masenate Mohato Seeiso (nascida Anna Karabo Motšoeneng; 02 de junho de 1976) é a rainha consorte do Lesoto como esposa do rei Letsie III do Lesoto. Ela foi a primeira pessoa comum na história moderna a se casar com um membro da família real do Lesoto. Desde que se tornou rainha, é patrona de várias instituições de caridade e trabalhou para promover o trabalho de projetos relacionados ao HIV/AIDS.

Ela estudou na Universidade Nacional do Lesoto obtendo bacharelado em ciências.

Masenate e Letsie III casaram-se em 18 de fevereiro de 2000, no Estádio de Setsoto, mesmo aonde o rei havia sido coroado. Foi a primeira vez que um rei do Lesoto se casou com uma plebeia. O casal tem três filhos Princesa Senate, Princesa Masseiso e Príncipe Lerotholi.


editar Portal:Monarquia/Consorte selecionado/16


editar Portal:Monarquia/Consorte selecionado/17


editar Portal:Monarquia/Consorte selecionado/18


editar Portal:Monarquia/Consorte selecionado/19


editar Portal:Monarquia/Consorte selecionado/20