RBS TV Blumenau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
RBS TV Blumenau
Televisão Coligadas de Santa Catarina S.A.
Sede da RBS TV Blumenau
RBS TV Blumenau
Rua Presidente Getúlio Vargas, 32
Cidade de concessão Blumenau, SC
Canais
03 VHF analógico
34 UHF digital
Outros canais 03 - Oi TV
04 - NET
04 - BTV
Slogan A TV nos liga
Rede Rede Globo
Pertence a Grupo RBS
Proprietário Eduardo Sirotsky Melzer
Fundação 2 de setembro de 1980 (34 anos)
Prefixo ZYB 760
Cobertura Região de cobertura da RBS TV Blumenau.
Nome(s) anteriore(s) TV Coligadas
Potência 5 kW
Página oficial http://redeglobo.globo.com/sc/rbstvsc/

RBS TV Blumenau é uma emissora de televisão brasileira com sede em Blumenau e sucursal em Itajaí, SC. Pioneira no ramo televisivo no estado, atualmente retransmite a programação da Rede Globo e gera programas locais de boa audiência como o Jornal do Almoço e o RBS Notícias. Faz parte da rede de transmissões regionais da RBS TV em Santa Catarina, que tem a central localizada em Florianópolis.

Sede[editar | editar código-fonte]

Controle mestre da RBS TV Blumenau

A RBS TV Blumenau possui a sede na Rua Getúlio Vargas, no centro de Blumenau. Lá estão localizadas a redação dos telejornais, as ilhas de edição de reportagens e o estúdio principal de onde são exibidos o Jornal do Almoço e o RBS Notícias. No mesmo prédio está a sede da Rádio Atlântida de Blumenau. Também em Blumenau é feito o Jornal de Santa Catarina, cujo prédio está situado no bairro Salto do Norte, em frente à Ponte do Salto. A RBS TV Blumenau possui uma estação meteorológica na sede do Jornal de Santa Catarina.

Sua principal sucursal possui um estúdio de onde são feitas as entradas ao vivo com notícias do litoral. Está localizada na Rua Brusque, no centro de Itajaí.


História[editar | editar código-fonte]

Novo cenário, inaugurado em 22 de novembro de 2010

No dia 1º de julho de 1980 a então TV Coligadas, fundada em 1969, foi comprada pelo Grupo RBS, mas permaneceu com a mesma identidade até abril de 1982, quando a emissora passou a se chamar RBS TV Blumenau. Após a aquisição e até atualmente a razão social continua sendo como TV Coligadas.

No dia 7 de maio de 2010 o Jornal do Almoço passou a ser apresentado integralmente de Blumenau, dependendo apenas da previsão do tempo gravada na RBS TV Florianópolis. E no dia 22 de novembro do mesmo ano a RBS TV Blumenau inaugurou o novo cenário no padrão da Globo[1] , e que permanece inalterado até os dias de hoje.

A partir do dia 29 de agosto de 2014, toda a programação da RBS TV Blumenau passou a ser exibida inteiramente em HDTV. Com o feito, a emissora passou a ser a primeira do Vale do Itajaí a exibir programação local em Alta Definição.

TV Digital[editar | editar código-fonte]

Inauguração do sinal digital em abril de 2013

De Setembro de 2011 até Março de 2012 o prédio da sede da RBS TV Blumenau estava em obras[2] para adequação dos equipamentos devido à chegada da TV Digital. No mês de Março de 2012 o sinal digital da RBS TV entrou no ar em testes pelo canal 34 UHF[3] .

A estreia oficial aconteceu no dia 25 de Abril de 2013[4] ao vivo, durante o RBS Notícias, com a presença de diversas autoridades municipais, estaduais e do Grupo RBS, levando programação em Alta Definição para a população blumenauense. O primeiro programa exibido nesse formato foi a telenovela Guerra dos Sexos. A semana foi marcada com reportagens especiais na programação local e no dia 26 de Abril de 2013 foi exibido um Jornal do Almoço especial, em Alta Definição[5] comemorando o feito.

O canal transmite imagens em 1080i com 4 faixas de áudio, sendo duas com áudio multicanal, Guia de Programação (EPG) e legenda oculta (CC).

Programação[editar | editar código-fonte]

Exibição especial do desfile da Oktoberfest

A programação é composta por programas da matriz, como telenovelas, telejornais e programas de auditório com boa audiência e por programas produzidos pela RBS TV Florianópolis. Localmente são produzidos dois telejornais e, eventualmente, especiais exibidos em todo o estado catarinense como a exibição do desfile da Oktoberfest, veiculada em HDTV.

Um dos telejornais é o Jornal do Almoço que tem caráter informativo e traz as principais notícias da região, temas da atualidade, comportamento, denúncias e os fatos de todas as manhãs. O RBS Notícias possui um bloco local e é a segunda edição do jornal local. O telejornal antecipa manchetes dos jornais impressos e aborda questões de interesse do grande público, com foco em informações úteis que prestem serviço ao telespectador, sem deixar de garantir a produção de reportagens investigativas e exclusivas, veiculadas em primeira mão.



Equipe[editar | editar código-fonte]

Jornal do Almoço
RBS Notícias
Repórteres
Cinegrafistas
Editores
  • André Rodrigues Santos
  • Dilson Grahl
  • Nicolas Stychnicki
Produtor
Coordenadora de Jornalismo

Slogans[editar | editar código-fonte]

  • Há dez anos ligada em você - 1989
  • Uma emissora a serviço da comunidade - 1991
  • A imagem de Santa Catarina pra você - 1992
  • Tudo por você - 1996
  • Sempre o melhor pra você - 2001
  • A gente mostra, você vê - 2002
  • Sua vida na TV - 2003
  • A gente faz pra você - 2008
  • A gente faz com você - 2013

A TV nos liga - 2014

Referências


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
TV Coligadas
Canal 3 VHF de Blumenau
1979 - presente
Sucedido por
Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.