Ragnar Lodbrok

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde março de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Ragnar Lodbrok (em nórdico antigo: Ragnarr Loðbrók, lit. "bermudas peludas") era um rei semi-lendário da Suécia e Dinamarca que reinou durante os séculos VIII e IX. De acordo com o cronista dinamarquês Saxo Grammaticus, Ragnar pertencia à dinastia sueca Yngling. Tanto Saxo quanto fontes islandesas descrevem Ragnar como filho de Sigurd Ring, um rei da Suécia que conquistou a Dinamarca, mas eles não concordam com o local de residência principal de Ragnar; se era na Suécia ou na Dinamarca.

Apesar de ser considerado quase como um herói em sua Escandinávia nativa, os relatos confiáveis sobre sua vida são apenas esboços, baseados principalmente em antigas sagas dos vikings. Até mesmo a datação de seu reino é incerta: existem fontes que o datam de 750 a 794, ao passo que outras o consideram de 860 a 865. Nenhum dos dois períodos confere com o que se conhece dele: é provável que ele tenha tido poder como um barão guerreiro de cerca de 835 até sua morte em 865. Provavelmente só foi considerado rei nos últimos cinco anos de sua vida.

As crônicas anglo-saxônicas, ao citar a grande invasão bárbara de 865-867, nomeia como líderes os irmãos dinamarqueses Ivar e Ubba, supostamente filhos de Ragnar.

Ficção[editar | editar código-fonte]

Ragnar Lodbrok inspirou um personagem da trilogia "Crônicas Saxônicas" do autor inglês Bernard Cornwell, Ragnar o intrépido, um jarl (chefe) dinamarquês que participa da invasão à Grã-Bretanha. A obra ainda utiliza, como personagens, Ivar e Ubba, referidos como os irmãos Lodbrok. Também aparece como o personagem "Ragnar Lothbrok" da série de televisão Vikings.

Precedido por
Sigurd Ring?
Rei da Suécia
c.770-c.785
Sucedido por
Östen Beli

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]