Wolfenstein 3D

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wolfenstein 3D
Ficheiro:Wolfenstein-3d-title-screen.jpg
Wolfenstein 3D Imagem De Introdução
Desenvolvedora id Software
Rebecca Heineman (3DO)
Ninjaforce (Apple IIGS)
Stalker Entertainment (GBA)
Nerve Software (XBLA, PSN)
Publicadora(s) Apogee Software (DOS)
Interplay Entertainment (3DO)
BAM! Entertainment (GBA)
Atari Corporation (Jaguar)
MacPlay (Macintosh)
Imagineer (SNES)
Distribuidora id Software
3D Realms
Bethesda Softworks
Diretor Tom Hall
Designer John Romero

Tom Hall

Compositor(es) Robert Prince
Artista Adrian Carmack
Motor Wolfenstein 3D engine
Plataforma(s) MS-DOS, Mac, Apple IIGS, Acorn Archimedes, Amiga 1200, AmigaOS 4 ,NEC PC-9801, 3DO, Atari Jaguar, Super NES, Game Boy Advance, PlayStation 3, Xbox 360, Windows Mobile, iOS
Série Wolfenstein
Data(s) de lançamento

Steam - 2007, App Store - 25 de março de 2009, PSN - 4 de Junho de 2009, Xbox - 5 de Junho de 2009, Grátis Para Navegador - 9 de Maio de 2012

Gênero(s) Tiro em primeira pessoa
Modos de jogo Um jogador
Número de jogadores 1
Classificação Inadequado para menores de 16 anos i DEJUS (Brasil)
Inadequado para menores de 17 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 16 anos i PEGI (Europa)
Mídia disquetes, CD, Download,
Controles Teclado, mouse e/ou joystick
Último
Último
Beyond Castle Wolfenstein
Spear of Destiny
Próximo
Próximo

Wolfenstein 3D (originalmente Wolfenstein 3-D, geralmente abreviado para Wolf 3D) é um clássico jogo de computador, considerado pioneiro do gênero tiro em primeira pessoa.

Fora desenvolvido pela id Software e lançado em 1992 para o MS-DOS. Wolfenstein fora convertido para diversas outras plataformas, incluindo 3DO, Atari Jaguar, Apple IIGS, Super NES e Game Boy Advance, entre outras.

O enredo gira em torno de William "B.J." Blazkowicz, um agente secreto aliado capturado e preso, durante a Segunda Guerra Mundial, no Castelo Wolfenstein. B.J. precisa escapar da prisão, matando os guardas, conseguir informações, destruir projetos de guerra química e acabar com experimentos malignos em seres humanos. Para isso eliminando figuras-chave da hierarquia nazista.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Em Wolfenstein 3D, o jogo é visto pelo ponto de vista do protagonista William "B.J." Blazkowicz. O jogador circula pelos labirínticos níveis em busca de um elevador que serve de saída, matando inimigos com um arsenal de quatro armas (uma pistola, uma metralhadora, uma metralhadora giratória e uma Faca). Itens incluem comida e kit de primeiros socorros para restaurar saúde, chaves para abrir portas trancadas, e tesouros para acumular pontos. O jogador tem até 9 vidas (encontradas pelos níveis e conseguidas acumulando 40,000 pontos), e se morrer recomeça o nível com apenas uma pistola e oito balas. Certas paredes quando pressionadas com o botão de abrir portas revelam passagens escondidas, normalmente com itens mas também levando a fases secretas (uma em cada episódio - a do episódio 3 é uma paródia de Pac-Man).

Os episódios[editar | editar código-fonte]

Wolf 3D conta com três episódios que seguiam uma linha cronológica, sendo o último capítulo a batalha final contra Hitler. Mas após perceber o sucesso do jogo, a id Software resolveu criar uma expansão chamada "As Missões Noturnas" (The Nocturnal Missions), com mais três episódios inéditos. Cada capítulo tem dez fases (sendo a nona a fase do chefe e a décima a fase secreta).

  • Episódios Originais
  • Escape from Wolfenstein (Fuga de Wolfenstein) - preso num castelo-presídio nazista, Blazkowicz tem de fugir, enfrentando o líder dos guardas Hans Grosse.
  • Operation Eisenfaust (Operação Eisenfaust) - Blazkowicz é enviado para um castelo onde o cientista louco Dr. Schabbs está criando um exército de zumbis.
  • Die, Führer, Die! (Morra, Führer, Morra!) - Blazkowicz vai para Berlim atrás de Adolf Hitler, que passa a primeira parte da luta em uma vestimenta robótica.
  • As Missões Noturnas - passam-se antes das 3 originais
  • Dark Secret (Segredo Obscuro) - Uma busca pelo cientista Otto Giftmacher, desenvolvedor de armas químicas.
  • Trail of the Madman (Trilha do Louco) - Uma busca pelos mapas das armas químicas guardados por Gretel Grosse (irmã de Hans; os nomes são trocadilho com Hansel & Gretel - João e Maria)
  • The Confrontation (A Confrontação) - Confronto em busca do General Fettgesicht, líder do plano das armas químicas.

Mission Pack[editar | editar código-fonte]

Wolfenstein 3D tem um pacote de missões chamado "Wolfenstein 3D Super Upgrades", criado em 1993. Ele pode ser baixado gratuitamente como um arquivo zip no site da 3D Realms, bem como o anúncio original, em pdf. Contém o Wolf Creator, um gerador de fases aleatórias; MapEdit, um editor/criador de fases; e uma substituição dos gamefiles do jogo original. É composto de pelo menos 800 novos níveis.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Antes de Wolfenstein 3D já haviam sido lançados jogos com gráficos tridimensionais e de tiro, como Battlezone (produzido em 1980 pela Atari), Hovertank 3D e Catacomb 3D, estes dois últimos criados em 1991 pelos mesmos autores do Wolf 3D, antes de fundarem a id Software.

Embora a jogabilidade desses títulos fosse semelhante ao de Wolfenstein, ainda faltavam características básicas dos FPSs, como a visualização e a variedade de armas, a coleta de munições, entre outras.

A classe dos jogos de tiro em primeira pessoa, da qual fazem parte Doom, Quake, Duke Nukem 3D, GoldenEye 007, Half-Life, Counter-Strike, Unreal, Halo, etc, nasceu com o surgimento de Wolfenstein 3D. Ele foi o primeiro a mostrar visões exclusivas das armas que devem mirar nos oponentes, entre outras implementações, sendo, por isso, considerado o primeiro First Person Shooter.

Basicamente, os gráficos do jogo são bem simples. Não há relevos ou iluminações variadas como existe em Doom por exemplo.

Não havia nada modelado. Apenas os labirintos eram realmente 3D. Mas para a época, aquilo era algo realmente novo, sendo que nunca se havia visto algo igual. Era a primeira vez que uma pessoa andava num ambiente 3D. Era como "andar numa sala de verdade". (citação necessária)

O Demo do jogo Ultima Underworld inspirou a Id Software a criar Wolfenstein 3D. (citação necessária)

Outra polêmica na época era em relação ao sangue. Atualmente a violência neste jogo não é nada considerável, mas na época, não havia jogos mostrando "sangue saindo das pessoas" de modo mais explícito. Era algo bem diferente, que chegou a causar bastante controvérsia.

A trilha sonora, composta por Bobby Prince, era excitante e ajudava muito na emoção do jogo. Os efeitos sonoros como o barulho dos tiros chegavam a lembrar filmes. Era um som atrás do outro.

Pode se dizer que Wolf 3D foi o pontapé inicial para o sucesso da Id Software, que iria alcançar o auge após lançar Doom, jogo com efeitos muito superiores e que seriam bem mais impressionantes do que outrora.

O site IGN colocou o jogo na sua lista de dez mais influentes jogos de todos os tempos.[1]

Legado[editar | editar código-fonte]

Os fãs de Wolfenstein 3D e Spear of Destiny, fizeram também vários add-ons, jogos diferentes usando a mesma engine, depois que vários programas de edição foram publicados. Muitos tem mais variedades de armas e fases que o próprio jogo. Uns deles são Beyond Wolfenstein (houve o Beyond Wolfenstein II, e o II Special Edition), Coming of the Storm, Chokage entre muitos outros.

Destacou-se entre os add-ons foi Spear Resurrection, feito especialmente para ser a continuação de Spear of Destiny. Os mesmos produtores de Spear Resurrection (MCS e AReyeP) fizeram uma continuação para o mesmo, chamado Spear End of Destiny. Nos dois jogos você tem que capturar a lança (objetivo do Spear of Destiny) outra vez.

Lego Wolf 3D[editar | editar código-fonte]

Baseado neste jogo, é uma mistura de LEGO com Wolfestein, na qual não é tão fiel ao jogo original. Pois em Lego Wolf você pode usar o lança mísseis de Giftmacher e um Lança Chamas na qual também não aparece no jogo original. O comando nude pode deixar as minifiguras nuas, semi-nuas e um pouco nuas. Feito na C4 Engine este jogo já vem com um plugin da engine, assim o jogador pode editar os mapas.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]