Lobo-da-terra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Outubro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaLobo-da-terra
Proteles cristatus1.jpg

Estado de conservação
Status iucn2.3 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Hyaenidae
Género: Proteles
Espécie: P. cristatus
Nome binomial
Proteles cristatus
Sparrman, 1783
Distribuição geográfica
Aardwolf area.png
Sub-espécies
Ver texto
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Lobo-da-terra
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Lobo-da-terra

O lobo-da-terra ou protelo é um mamífero cujo nome científico é Proteles cristatus, sendo também designado por urso-formigueiro ou urso-formigueiro-africano.

Existem duas subespécies:

O lobo-da-terra é semelhante à hiena-riscada, mas tem menor porte, tem um focinho mais estreito, orelhas mais ponteagudas, listas verticais, e uma longa crina abaixo da linha média do pescoço e nas costas. Mede até 50 cm até às espáduas, chega a pesar 9 kg, e possui duas glândulas na parte posterior, que segregam um líquido almiscarado usado para marcar o território e comunicar com outros da mesma espécie.

O lobo-da-terra tem hábitos nocturnos e alimenta-se principalmente de térmitas do género Trinervitermes, mas também de Odontotermes, Macrotermes, e Hodotermes. Ao contrário de outros grandes insectívoros, como o oricterope e o tamanduá, o lobo-da-terra não consegue escavar e, por isso, espera que os insectos saiam da termiteira. Num só dia, um lobo da terra consegue consumir mais de 30 000 térmitas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mamíferos é um esboço relacionado ao Projeto Mamíferos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.