Vulpes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaVulpes
Vulpes vulpes standing in snow.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Género: Vulpes
Frisch, 1775
Espécies
Ver texto
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Vulpes

É um gênero de Raposas da tribo Vulpini da família Canidae. Nele incluem-se várias espécies de tamanho médio ou pequeno. O gênero é amplamente distribuído pela África, Eurásia e América do Norte. A espécie mais abundante é a raposa-vermelha (Vulpes vulpes). Foi introduzida na Austrália e outras ilhas da Oceania para acabar com a praga de coelhos selvagens vindos da Europa que infestaram estes lugares, mas o que se conseguiu foram as raposas-vermelhas se converterem em uma nova ameaça para a fauna nativa.

A raposa-vermelha vive em zonas temperadas, mas outras espécies vivem em climas úmidos e pantanosos como a raposa-de-bengala (V. bengalensis), em savanas quentes como a raposa-do-cabo (V. chama) ou em áreas montanhosas frias e secas como a raposa-do-himalaia (V. ferrilata). A espécie V. macrotis é específica dos desertos norte-americanos e se caracteriza por seu corpo gracioso e pelas orelhas grandes, que o faz parecido com o feneco, em um exemplo clássico da convergência evolutiva. O feneco (Vulpes zerda) era anteriormente classificado com um gênero à parte, o Fennecus.

Espécies[editar | editar código-fonte]


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies
Ícone de esboço Este artigo sobre carnívoros, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.