Saltar para o conteúdo

Futebol americano: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
texto trocado por 'a bola é quadrada . a equipe é formada por 5 jogadores.uma mulher de caucinha e uma criança. Os gostosões sao na maioria das vezes ''negão'', que a xita go...'
m Desfeita a edição 12216326 de 189.72.109.110 (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
{{artigo destacado}}
a bola é quadrada . a equipe é formada por 5 jogadores.uma mulher de caucinha e uma criança.
{{sem-fontes}}
Os gostosões sao na maioria das vezes ''negão'', que a xita gosta muito (xita,minha amiga.)
O '''futebol americano''', conhecido nos [[Estados Unidos da América]] simplesmente como '''football''' ("futebol", em [[língua portuguesa|português]]),<ref>Nos Estados Unidos e no Canadá, o termo futebol pode referir-se ao futebol americano ou ao [[futebol canadense]] (ou canadiano). Este artigo descreve a variante americana.</ref> e em alguns outros países de [[língua inglesa]] como ''gridiron''<ref>[http://dictionary.reference.com/browse/gridiron The American Heritage® Dictionary of the English Language, Quarta edição. Houghton Mifflin Company, 2004.]</ref>, é um [[esporte]] competitivo de equipe que recompensa a [[velocidade]], [[agilidade]], capacidade tática e força bruta dos jogadores que se empurram, bloqueiam e perseguem uns aos outros, tentando fazer avançar uma bola em território inimigo durante uma hora de tempo de jogo, que se transforma em três ou quatro de tempo real. É frequente ver no futebol americano uma metáfora para a [[guerra]], com muita violência pessoal a ter lugar dentro do campo, com jogadores pesando 150kg ou mais a empurrar-se mutuamente com cada grama do seu peso, e com uma linha de frente claramente definida, que se move para trás e para a frente ao longo do campo, separando as equipes de ataque e defesa.
agente joga fuebol a muito tempo.... meu sonho é jogar futebol com uma xutera de saldo 15 agulha..(pois somos modelos)

os sistemas são:
O futebol americano não se assemelha muito ao [[futebol]], que é assim chamado por quase todo o mundo, à exceção dos Estados Unidos e de alguns países da [[Commonwealth]]. Apesar das diferenças, é do [[rugby]] que o futebol americano descende. O [[rugby]] evoluiu a partir do [[futebol]] quando os jogadores começaram a transportar a bola nas mãos, e o futebol americano ainda mantém semelhanças facilmente reconhecíveis com o rugby (ver artigo [[Comparação entre rugby e futebol americano]]).
pegar um gostoso

correr ki nem um idiota atras da bola.etc.
[[Imagem:Titans Texans.jpg|thumb|right|400px|Jogo de futebol americano]]
muito obrigado pela atençao

ass: Nadiane balsanelli
==História==
{{AP|[[História do Futebol americano]]}}

O futebol americano na sua forma atual surgiu de uma série de três jogos entre a [[Harvard]] e a [[Yale]], de [[Mackenzie]], em [[1867]]. Os jogadores de McGill jogavam segundo as regras do [[rugby]], ao passo que os da puc jogavam o [[jogo de Boston]], mais próximo do [[futebol]] europeu. Como era frequente acontecer nesses tempos de quase inexistência de regras universais, as equipas jogaram com alternância de regras de modo a que ambas tivessem uma hipótese justa de vencer. Os jogadores de Harvard gostaram de ter uma oportunidade de correr com a bola, e em [[1875]] convenceram a [[Universidade de Yale]] a adoptar as regras de [[rugby]] para o jogo anual entre as duas universidades. Em 1876, Yale, Harvard, [[Universidade de Princeton|Princeton]] e [[Universidade de Columbia|Columbia]] formaram a [[Associação de Futebol Inter-universitária]] (''Intercollegiate Football Association''), que usava as regras de rugby à excepção de uma ligeira diferença na atribuição de pontos.

Em [[1887]], [[Walter Camp]] introduziu as escaramuças no lugar das [[formação|formações]] (''scrums'') do rugby. Em [[1892]], foi introduzido o sistema de ''downs'' para contrariar a estratégia de Princeton e de Yale de controlar a bola sem tentar concretizar. Em [[1883]] reduziu-se o número de jogadores, a pedido de Camp, para onze, e Camp introduziu o arranjo, que em breve se transformaria em standard, de linha ofensiva de sete homens com um ''quarterback'', dois ''halfbacks'', e um ''fullback''.

Na [[década de 1890]], formações ofensivas entrecruzadas como a cunha voadora tornaram o jogo extremamente perigoso. Apesar de terem sido implantadas restrições à cunha voadora e outras precauções, em [[1905]] dezoito jogadores foram mortos em jogos. O presidente [[Theodore Roosevelt]] informou as universidades de que o jogo teria de ser tornado mais seguro. No entanto, foi só em [[1910]], depois de mais mortes, que as formações entrecruzadas foram banidas.

O passe de costas foi colocado em [[1906]]. Em [[1912]] o campo foi colocado nas suas dimensões anteriories, o valor de um ''touchdown'' foi aumentado até aos 6 pontos, e acrescentou-se um quarto ''down''.

==Popularidade==
[[Imagem:FedexField-2004BCAclassic.jpg|thumb|O futebol americano é o esporte mais popular dos [[Estados Unidos]], na imagem o [[FedEx Field]] o maior estádio da [[NFL]] com capacidade para 91 mil pessoas.]]
O futebol americano é extremamente popular nos [[Estados Unidos da América|Estados Unidos]]. Desde os [[anos 90]], passou mesmo o [[Beisebol|baseball]] como o esporte mais popular da nação. A liga profissional, a [[National Football League]] (NFL), que consiste de 32 equipes, é muito popular. O seu jogo do título, o [[Super Bowl]], tem uma audiência anual de quase metade dos lares com TV americanos, e é também emitido para 150 outros países em cerca de 30 idiomas diferentes. As quinze maiores audiências da história da televisão americana foram em jogos de [[Super Bowl]]{{sem fontes}}.

O [[futebol americano universitário]] é tão popular quanto a liga profissional, e muitos colégios e universidades participam na NCAA ([[National Collegiate Athletic Association]]), primeira divisão de futebol universitário, lotando consistentemente enormes estádios. Os jogos universitários são também transmitidos pela televisão para grandes audiências. Muitas das instituições integrantes de divisões inferiores de futebol e da [[National Association of Intercollegiate Athletics]] (NAIA) têm uma variedade de equipes de futebol americano, e o mesmo acontece com muitas escolas secundárias. Existem também equipes amadoras, de clubes e juvenis (como as equipes das ligas Pop Warner).

Além destas ligas e equipes, agora também já existe a [[Copa do Mundo de Futebol Americano]].

==Popularidade no Brasil==
O esporte tipicamente americano começou a ganhar alguma popularidade no Brasil no final dos anos 90. Graças às transmissões feitas pela Band do Campeonato de Futebol Americano dos EUA entre 1994 a 1998. Atualmente, a ESPN transmite os jogos da NFL.

No entanto o esporte só firmou a sua popularidade no brasil com a criaçao da AFAB (Associação de Futebol Americano do Brasil) em 2000 que possibilitou a criação e a firmação de times de futebol americano pelo país.

Hoje há, aproxidamente, cem clubes de Futebol Americano registrados junto a AFAB{{carece de fontes}}, além de existir uma Seleção Brasileira de Futebol Americano. Esta seleção disputou, recentemente, um amistoso no Uruguai contra a seleção da casa. O placar do jogo foi 20 a 17 para os uruguaios.<ref>http://www.afabonline.com.br/selecao.htm</ref>

Alguns times de Futebol Americano no Brasil:
*''Niterói Warriors (RJ)''
* Vitória Sea Drakes (ES)
*''Sorocaba Hornets (SP)''
*''ETEC Rubens de Faria e Souza (SP)''
*''Arcos Pegasus (MG)''
*''Minas Locomotiva (MG)''
*''Jf Red Fox (MG)''
*''Cuiabá Arsenal (MT)''
*''Ilha Avalanche (RJ)''
*''Tubaroes do Cerrado(BR)''
*''Ponta Grossa TIGERS (PR)
*''Garuva Hurricanes (SC)''
*''Caxias Panzers (SC)''
*''Floripa Istepôs (SC)''
*''Jaraguá Breakers (SC)''
*''Jaraguá Wolves (mirim) (SC)''
*''Tritoes (ES)''
*''João Pessoa Espectros (PB)''
*''João Pessoa Tribos (PB)''
*''João Pessoa Wardogs (PB)''
*''João Pessoa Kings (PB)''
*''João Pessoa Ninjas (PB)''
*''Blue Marlins (ES)''
*''Santa Tereza Hunters (ES)''
*''Copacabana Titãs (RJ)''
*'''Botafogo Reptiles (RJ)''
*''Piratas de Copacabana (RJ)''
*''America Red Lions (RJ)''
*''Dragões do Mar de Fortaleza (CE)''
*''Ceará Cangaceiros (CE)''
*''Salvador Spartans (BA)''
*''Camaçari Canniball's (BA)''
*''Porto Alegre Pumpkins (RS)''
*''Bagé Baguals (RS)''
*''Ponta Grossa Black Knights (PR)''
*''Nova Friburgo Yetis (RJ)''

==Ligas profissionais, universitárias e outras==
[[Imagem:TheBigHouse.jpg|thumb|O campeonato universitário de futebol americano nos Estados Unidos é muito popular, a ponto de lotar os estádios e ser exibido nos principais canais de televisão.]]
[[Imagem:Football_Brazil.JPG|thumb|Partida de futeol americano disputada no Brasil entre Caxias Panzers e Jaraguá Breakers válida pelo Campeonato catarinense.]]


Nos Estados Unidos e no Mundo, joga-se futebol americano a muitos níveis:
* [[National Football League|Futebol profissional]]
* [[Futebol americano feminino]]
* [[Futebol americano de arena]] - (profissional) jogado em recinto fechado
* [[Futebol americano universitário]] - jogado por muitas instituições americanas de ensino superior (muito popular)
* Futebol americano escolar - jogado pela maioria das escolas secundárias
* Futebol americano amador e juvenil
* [[Flag Football]] - sem empurrar e praticamente sem tackle; quase exclusivamente amador
* [[AFAB]] - Associação Brasileira de Futebol Americano

As descrições nesta página baseiam-se principalmente nas regras actuais da [[Liga Nacional de Futebol]] (''National Football League'', NFL, 1920-actualidade). Onde essas regras forem diferentes das do futebol americano universitário, uma nota será feita.

As regras profissionais, universitárias, escolares e amadoras são semelhantes. A pequena [[Liga de Futebol de Arena]] (''Arena Football League'') (1987-actualidade) joga uma adaptação do futebol americano para recinto fechado, jogada a um ritmo mais elevado, num campo mais pequeno com linhas laterais incorporadas - as extremidades da grelha coincidem com paredes almofadadas semelhantes às que se encontram no ''outfield'' de um campo de baseball. O ''flag football'' e o ''touch football'' são versões de futebol americano sem empurrões.

Algumas ligas profissionais deixaram de existir: a [[Liga Mundial de Futebol]] (''World Football League'', WFL, 1974-75), a [[Liga de Futebol dos Estados Unidos]] (''United States Football League'', USFL, 1983-1985), a [[XFL]] (XFL, 2001), a [[Conferência de Futebol de Toda a América]] (''All America Football Conference'', 1946-1949), a [[Liga Mundial de Futebol Americano]] (''World League of American Football'', WLAF, 1991-1993 - que hoje em dia é a [[NFL Europa]]), e a liga que é por muitos considerada a génese do moderno futebol americano profissional, a [[Liga de Futebol Americano]] (''American Football League'', AFL, 1960-1969). A NFL fundiu-se com a Liga de Futebol Americano (AFL) em 1970, depois de a AFL começar ter sucesso no aliciamento de estrelas da NFL. Depois da fusão, a NFL adoptou características inovadoras praticadas pela AFL, tais como nomes dos jogadores nas camisas, relógios oficiais no placar (na NFL era frequente que os relógios no campo e no placar discordassem, o que gerava confusão), e a conversão de dois pontos. Mesmo antes da fusão, a NFL adoptou os conceitos revolucionários da AFL de transmissões televisivas e da partilha das receitas de bilheteira e das transmissões televisivas pelas equipas da casa e visitante. Ao fim de algum tempo, a NFL acabou por adoptar todos os aspectos pioneiros da Liga de Futebol Americano, excepto o nome.

Desde o ano [[2000]], tem havido uma onda de ligas profissionais femininas.

==O jogo==
Um jogo de futebol americano consiste de uma série de jogadas de curta duração entre as quais a bola não está em jogo. São permitidas substituições entre as jogadas, o que abre as portas a bastante especialização, uma vez que os treinadores põem em campo os jogadores que pensam servir melhor para a situação específica seguinte. O jogo é muito tático e estratégico. Com 22 jogadores dentro de campo ao mesmo tempo (11 por equipe), cada um com uma tarefa atribuída para a jogada seguinte, as estratégias são complexas.

===Objetivo do jogo===
O objetivo do jogo é passar da linha número 10 e marcar pontos (Touchdown).

===Duração, chute inicial e safety punt===
O jogo tem a duração de 60 minutos, e é dividido em duas '''metades''' separadas por um '''intervalo'''. Cada metade consiste de dois '''quartos''' com a duração de 15 minutos . As equipes mudam de campo no fim do primeiro e do terceiro quartos. Se um jogo estiver empatado ao fim do tempo regulamentar, joga-se um '''prolongamento'''. Os prolongamentos obedecem ao método de "'''morte súbita'''", o que significa que a equipe que pontuar primeiro, seja de que forma for, ganha.

Um '''Chute inicial'''(kickoff, em inglês) é uma jogada especial usada para iniciar cada meio jogo, e também para reiniciar o jogo depois de cada Field goal ou uma tentativa de conversão depois de um ''touchdown''. O chutador da equipe chuta a bola, geralmente desde a sua linha de 30 jardas, embora um chute inicial possa ocorrer de outras zonas do campo devido a uma penalidade na jogada anterior. (Nota: no futebol universitário, a bola é em geral chutada da linha das 35 jardas). A bola deve ser chutada a partir do chão (e não no ar) e segura, e deve viajar pelo menos 10 jardas. A partir do momento em que a bola tenha viajado 10 jardas para o campo adversário ou tenha sido tocada pelo time que retornará o kickoff, pode ser recolhida por qualquer uma das equipes. Em geral, a bola é simplesmente chutada com força para o campo adversário, mas por vezes uma equipe tenta recuperar o seu próprio pontapé, numa jogada que é conhecida como '''[[onside kick]]'''.

Usa-se um '''safety punt''' para reiniciar o jogo depois de um safety, mas isso não acontece com frequência. A equipe que foi derrubada na sua zona final(ou ''endzone'') e, portanto, concedeu dois pontos à outra equipe, faz o ''punt'' (chute onde a bola é chutada no ar) sua linha de 20 jardas.

===Formas de pontuar===
[[Imagem:2007-09-01 Cobb scores on touchdown pass.jpg|thumb|Jogador marcando um ''touchdown''.]]

Pode-se conquistar pontos das formas seguintes:
* '''''[[Touchdown]]'' (6 pontos)''', é conquistado quando um jogador tem a posse legal da bola dentro da zona de finalização(''endzone'',uma parte de 10 jardas colorida no final de campo) do adversário. Conquistar um ''touchdown'' é o principal objetivo da equipe que ataca.
**Um ou dois pontos extras podem ser obtidos depois de um ''touchdown''. Fica a decisão da equipe que ataca marcar um ponto extra ou uma conversão de 2 pontos. O "snap" é cometido na linha de 2 jardas (NFL) ou 3 jardas (futebol universitário). A equipe que defende só pode obter pontos durante uma tentativa de conversão da outra equipe no futebol universitário, no qual se um defensor obtiver a posse de bola e a transportar até à zona de finalização adversária, a sua equipe obtém dois pontos. Esta regra foi adotada pela [[NCAA]] em [[1990]], mas não se usa em mais lugar nenhum.
***Um '''[[ponto extra]]''', com o valor de 1 ponto, obtém-se da mesma forma que um gol de campo (''field goal'') durante as jogadas normais.
***Uma '''[[conversão de dois pontos]]''' é obtida da mesma forma que um ''touchdown'' durante as jogadas normais.
* Um '''[[gol de campo]]''' (Field Goal), que vale 3 pontos, é conquistado colocando a bola no chão e a acertando entre as traves verticais amarelas de gol atrás da ''endzone''. (Se a tentativa for falhada, a bola é devolvida à linha de scrimmage original - na NFL, o local do pontapé -, e a posse é dada à outra equipe.). É comumente utilizado em situações de quarto ''down'' ou no final de uma partida para conseguir a vitória.
*Uma '''[[segurança]] (Safety)''', com o valor de 2 pontos, é obtida quando um jogador é derrubado ou sai pelo fundo da sua própria endzone.

==O campo de jogo==
[[Imagem:Campo_de_futebol_americano.PNG|thumb|300px|right|Um campo de futebol americano.]]

O campo de jogo é um rectângulo com 120 jardas (109,73 m) de comprimento e 53 ⅓ jardas (48,76 m) de largura, delimitado por '''linhas laterais''' ao longo do comprimento, e '''linhas finais''' ao longo da largura. Existe uma '''linha de gol''' a 10 jardas de cada uma das linhas finais e paralela a ambas. As duas linhas de gol estão, portanto separadas por 100 jardas. A área do campo entre as linhas de golo tem o nome de '''campo de jogo'''. Para lá das linhas de golo, entre estas e as linhas finais, situam-se as '''áreas de finalização''', ou '''endzone'''.

Dentro do campo de jogo há marcadores adicionais: os '''marcadores de jarda''' e as '''linhas de restrição''' (''inbound lines'' ou ''hash marks''), a cada jarda ao longo de todo o comprimento do campo. As linhas de restrição, que são linhas curtas perpendiculares aos marcadores de jarda, estão, na NFL, a 70 ¾ pés (21,56 m) das linhas laterais (Nota: as linhas de restrição estão mais perto das linhas laterais no futebol universitário). A cada 5 jardas, os marcadores de jarda estendem-se a toda a largura do campo, e a cada 10 jardas são marcados por números que indicam a distância, em jardas, até à linha de golo mais próxima.

Ao centro de cada linha final situa-se um conjunto de '''traves''', que têm dois postes longos que se estendem por cima de uma barra horizontal em forma de "Y". A distância entre os postes é de 18 ½ pés (5,64 m), e o topo da barra está a 10 pés (3,05 m) de altura.

==Explicação do jogo==
Um jogo consiste de muitas jogadas individuais. A vasta maioria dessas jogadas são escaramuças. Cada '''jogada de escaramuça''' (scrimmage) é um de uma '''série de ''downs''''' atribuída à equipe que detém a posse da bola. Estes dois conceitos, de '''scrimmage''' e de ''downs'', são fundamentais para o futebol americano e são o que o distingue (e ao [[futebol canadense]] da maior parte das outras formas de [[futebol]]).

Um conjunto de ''downs'' começa com um '''primeiro ''down''''' que é atribuído a uma equipe depois de ela ganhar a posse de bola na jogada anterior, ou então depois de progredir um certo número de jardas desde um conjunto de ''downs'' anterior. Num primeiro ''down'' à equipa com a posse de bola são dados quatro ''downs''' (tentativas) para tentar ganhar 10 jardas (têm um "first and ten", o que significa que têm um primeiro ''down'' e que precisam de dez jardas para conseguir outro primeiro ''down''). A linha que uma equipa deve atingir para ganhar um primeiro ''down'' é chamada '''linha a conquistar'''. À equipe com posse de bola chamada-se '''equipe ofensiva''' e à outra '''equipe defensiva'''.

===Jogadas de scrimmage===
[[Imagem:UCF_at_the_Texas_goal_line.jpg|thumb|Linha de ''scrimmage''.]]
Cada ''down'' é uma jogada de scrimmage. Antes de cada jogada de scrimmage, as duas equipas alinham-se em lados opostos de uma '''linha de scrimmage''', que é determinada pelo ponto onde a bola ficou na jogada anterior. Esse ponto é, na maioria dos casos, a linha de jarda onde a bola parou na jogada anterior adicionado ou subtraído de jardas de penalidade que possam haver. Um ''down'', ou jogada de scrimmage, começa com um '''''snap''''' e termina quando a bola fica morta por qualquer razão. Um ''snap'' é uma entrega entre as pernas do central ao ''quarterback'', ou um passe entre as pernas do central ao ''quarterback'' ou possivelmente a outro jogador como um ''punter'' ou um transportador para uma tentativa de '''field goal''' (gol de campo). A bola pode ficar morta, terminando o ''down'', porque um jogador na sua posse é empurrado, ou porque o seu progresso é parado, ou porque sai dos limites do campo, ou porque um passe em frente fica incompleto.

==Fazer avançar a bola==
[[Imagem:2006 UT fall scrimmage Snead.JPG|thumb|Um ''quarterback'' se preparando para fazer um passe a frente.]]

Há dois métodos para fazer avançar a bola, mantendo a sua posse:
*'''Correr com a bola''' - O ''quarterback'', que é o jogador que geralmente fica com a bola depois do ''snap'', pode correr com ela ou, o que é mais frequente, entregá-la ou fazer um passe curto para um ''running back'', que se transforma no '''transportador de bola'''. A maior parte dos outros jogadores de ataque têm tarefas de bloqueio.
*'''Um [[passe em frente]]''' - Um passe em frente só pode ser feito numa jogada de scrimmage e de uma posição atrás da linha de scrimmage. Deve ser feito para um '''receptor válido''' (qualquer jogador que não seja um extremo interior). Um '''passe completo''' é um passe que é apanhado por um receptor válido. O jogador pode correr com a bola depois de a apanhar. Um '''passe incompleto''' é um passe em frente em que a bola bate no chão ou sai do terreno de jogo, caso em que no ponto em que o passe termina, a bola fica morta e é posta na linha de escaramuça anterior para a jogada seguinte. Uma '''interceptação''' é um passe que é apanhado pela defesa, o que transfere a posse de bola para a equipe defensiva, que pode correr com a bola.

É importante para o ataque desencadear jogadas variadas de corrida e de passe por forma a deixar a defesa incerta quanto à jogada seguinte. Se a defesa conseguir adivinhar as jogadas da equipa atacante, o seu posicionamento irá ser ajustado em conformidade, e os atacantes verão as suas hipóteses grandemente reduzidas.

===Situações de quarto ''down''===
[[Imagem:2004 Northeastern-Navy Game Quintin Mitchell.jpg|thumb|Quando um jogador leva um ''tackle'' e cai no chão é marcado um ''down''.]]

Se uma equipa utilizar todos os seus quatro ''downs'' sem ganhar o número de jardas necessárias para obter um primeiro ''down'' (são 10, inicialmente) a posse de bola é transferida para a outra equipa. As situações de quarto ''down'' são, portanto, opcionais. O ataque tem três opções: avançar, chutar a bola no ar (''punt'') ou tentar um ''field goal''(gol de campo).

Coisas que a aquipa atacante pode decidir fazer no quarto ''down'':
* '''avançar''' - Se a distância necessária para conquistar um primeiro ''down'' for curta, uma equipa pode optar por avançar -- elaborar uma jogada de corrida ou passe normal -- no quarto ''down'', mas é uma opção frequentemente arriscada: se não se conseguir chegar ao objectivo, a posse de bola é transferida para a equipa adversária, em geral com muito melhor posição em campo do que teria através de um pontapé. A opção segura é normalmente pontapear a bola.
*'''pontapear a bola''' (''punt'') - Uma equipa pode escolher pontapear a bola a fim de ganhar uma melhor posição em campo.
*'''tentar um gol de campo''' - Tentativas de gol de campo têm de ser feitas com a bola no chão, e portanto um jogador chamado '''''holder''''' segura a bola para um '''rematador'''. (Noutros tempos, um rematador poderia tentar um pontapé de ressalto -- ou seja, deixar cair a bola e pontapeá-la depois de ela bater no chão -- caso a bola passe entre os postes de gol, isto conta como golo de campo. Mas isto é difícil de fazer porque a bola tem a forma de um esferóide achatado, e ressalta de forma imprevisível. Hoje em dia, a única altura em que é possível ver esta jogada é quando um rematador está apressado depois de uma jogada interrompida.) As tentativas falhadas de golos de campos, se ficarem curtas, podem ser interceptadas pelo adversário, mas a bola geralmente ultrapassa a linha final e nao pode ser interceptada. Se a tentativa de gol de campo falha, a bola é colocada na linha de scrimmage original, e a posse de bola é dada à equipa adversária. (Na NFL, depois das tentativas falhadas a bola é colocada no local do pontapé.)

Ocasionalmente, uma equipe pode empregar um truque no quarto ''down''. Alinha-se como se fosse pontapear a bola ou tentar um golo de campo mas em vez disso implementa uma jogada de corrida ou de passe.

==Unidades e jogadores especializados ==
Com as suas substituições ilimitadas, o futebol americano é altamente especializado e a maioria das equipas têm três unidades especializadas: uma '''unidade ofensiva''', uma '''unidade defensiva''' e '''equipas especiais'''. Existem muitos jogadores especializados em cada uma destas unidades. Alguns jogadores podem só ser usados em certas situações. (Para mais detalhes, veja [[equipa ofensiva|unidade ofensiva]], [[equipa defensiva|unidade defensiva]] e [[equipa especial|equipas especiais]].)

A equipe de futebol americano pode contar com até 44 jogadores inscritos.
'''''Simplificando''''', as posições são:
*Ataque:
#''Center'': responsável pelo ''snap'' e por bloquear os defensores.
#''Guards'': jogam junto do ''center'', e têm a missão de bloquear os defensores, para proteger o ''quarterback''.
#''Tackles'': ficam na linha de ataque, mas são os que jogam nas pontas da mesma. Sua função é proteger o ''quarterback''.
#''Tight-End'': jogador que bloqueia e também recebe passes, joga fora da linha ofensiva.
#''Wide-Receivers'': jogam abertos e se movimentam muito para receber um passe do ''quarterback''.
#''Quarterback'': o cérebro do time, responsável pela organização das jogadas ofensivas, é ele quem faz os passes.
#''Running Backs'': corredores, correm ao receberem a bola atrás da linha de ataque.

*Defesa:
#''Defensive Tackles'': jogam no meio da linha de defesa.
#''Defensive Ends'': jogam nas pontas da linha de defesa.
#''Linebackers'': jogam logo atrás da linha de defesa, avançam para fazer ''tackles'' e as vezes fazem cobertura em passes curtos.
#''Cornerbacks'': "marcam" os ''wide-receivers''.
#''Safeties'': responsáveis pela cobertura.

*''Special Teams'':
#''Kicker'': chuta os ''field goals e Kick off´s''.
#''Punter'': faz os ''punts''.
#''Holder'': segura a bola para um chute do ''kicker''.
#''Receptors'' ou ''Returner'': devem agarrar uma bola chutada e correr o máximo que der para a frente.

==Penalidades==
Abaixo estão listadas algumas das penalidades mais comuns. Na maioria das situações, a equipe que comete a falta sofre uma penalidade de 5, 10 ou 15 jardas, dependendo da infração. Pode também haver uma perda de ''down'' para uma penalidade contra o ataque. Uma penalidade contra a defesa pode resultar um primeiro ''down'' automático. Em certos casos, ao ataque é dada a hipótese de declinar a penalidade e ficar com as jardas ganhas na jogada. para algumas infracções defensivas, a penalidade soma-se às jardas ganhas na jogada. Uma '''falta pessoal''', que tem a ver com perigo para outro jogador, tem como resultado, geralmente, uma penalidade de 15 jardas.

:''Nota:'' A '''zona neutra''' é o espaço definido por uma linha que atravessa a bola paralelamente às linhas de jarda quando a bola é colocada no solo, pronta para ser jogada. Nenhum jogador, à excepção do central, pode ter uma parte qualquer do corpo na zona neutra aquando do ''snap''.

===Penalidades contra o ataque===
*'''Saída falsa''' (5 jardas) - quando um ''lineman'' se move antes do ''snap'' de uma maneira que simula o início da jogada
*'''Movimento ilegal''' (5 jardas) - quando mais do que um ''back'' está em movimento no momento do ''snap''
*'''Deslocamento ilegal''' (5 jardas) - quando a linha não está parada antes do ''snap''
*'''Formação ilegal''' (5 jardas) - quando há menos de 7 jogadores na linha de scrimmage
*'''Atraso no jogo''' (5 jardas) - quando se deixa passar o máximo do tempo entre cada jogada (que são 40 segundos a partir do término da jogada anterior) antes do ''snap''
*'''Recebedor não elegível avançado''' (5 jardas) - quando um ''lineman'' está à frente da zona neutra antes de um passe em frente
*'''Passe em frente ilegal''' (5 jardas e perda de ''down'') - quando o passe é feito para lá da zona neutra, ou ao segundo passe em frente na mesma jogada
*'''Segurada(holding)''' (10 jardas) - quando há um uso ilegal das mãos ou braços no bloqueio
*'''Interferência no passe ofensivo''' (10 jardas) - quando um jogador interfere com um defensor que tenta receber um passe
*'''''Grounding'' intencional''' (10 jardas e perda de ''down'') - quando o quarterback atira intencionalmente a bola ao chão ou para qualquer lugar para evitar sofrer um "sack"
*'''''Clipping''''' (15 jardas) - quando há um bloqueio ilegal, por detrás, abaixo da cintura
*'''Bloqueio ilegal''' (15 jardas) - geralmente um "bloqueio de partir a espinha".

===Penalidades contra a defesa===
*'''Fora de jogo (offside)''' (5 jardas) - Quando é feito contacto com um ''lineman'' ofensivo antes do ''snap'', ou quando um defesa se encontra na zona neutra aquando do ''snap''. O ataque pode decidir declinar a penalidade e ficar com as jardas ganhas na jogada.
*'''Corrida para o rematador''' (5 jardas) - quando um defesa corre para o rematador durante um pontapé de escaramuça.
*'''Interferência no passe''' - após 5 jardas a frente do começo da jogada, não é permitido contato entre os recebedores os seus marcadores. Na NFL, um primeiro ''down'' automático e a bola é movida para a frente até ao local da interferência -- uma penalidade devastadora se a jogada for um passe longo. No futebol universitário e escolar, 15 jardas e um primeiro ''down'' automático.
*'''Formação de pilha''' (15 jardas)
*'''Agressão ao rematador''' (15 jardas) - quando o rematador é empurrado depois de ter pontapeado a bola
*'''Agressão ao passador (roughing the passer)''' (15 jardas) - quando o ''quarterback'' é empurrado depois de fazer um passe em frente

===Penalidades contra qualquer equipe===
*'''Demasiados jogadores em campo''' (5 jardas)
*'''Agarrar a máscara facial''' (5 ou 15 jardas) - se for intencional, 15 jardas; se não o for, 5 jardas. Um simples toque na máscara facial do adversário, sem a agarrar, não é ilegal.

==Lesões==
Apesar dos capacetes e das pesadas protecções que os jogadores usam em campo, as lesões são comuns no futebol americano. Um "relatório de lesões" é ubíquo nas secções desportivas dos jornais americanos, listando os jogadores lesionados, as suas equipas, as lesões de cada um e quanto tempo se espera que ele esteja sem jogar. Por volta do meio da semana, todas as equipas da NFL divulgam relatórios sobre o estado dos seus jogadores lesionados, em que é dada a informação de "fora" (não irá jogar no jogo seguinte), "duvidoso" (probabilidade de jogar de 25%), "questionável" (probabilidade de jogar de 50%) ou "provável" (probabilidade de jogar de 75%). Um sistema semelhante é usado em todos os desportos profissionais americanos.

Todos os anos morrem uma média de oito jogadores em resultado de lesões sofridas em jogos de todos os níveis. Em todas as épocas registam-se cerca de 160 traumatismos cranianos, e a Liga Nacional de Futebol tem agora métodos personalizados para verificar se um determinado jogador sofreu ou não um traumatismo.

As lesões sofridas pelos jogadores de futebol americano são com frequência permanentes. Muitos antigos jogadores sofrem de dores, por vezes graves, que os atormentam pelo resto da vida. É frequente que os jogadores necessitem de operações cirúrgicas, por vezes múltiplas, para tratar lesões sofridas anos antes.

Curiosamente, os jornalistas que entrevistaram antigos jogadores de futebol americano estropiados ou a sofrer como resultado da sua antiga prática desportiva, descobriram que um jogador nunca (ou quase) expressa arrependimento pela sua escolha de carreira. É frequente que os jogadores digam que a emoção de jogar futebol paga uma vida inteira de dores.

==Doping==
Os jogadores contemporâneos de futebol são maiores do que os seus predecessores de há 30 ou 40 anos. É normal, por exemplo, que todos os membros da linha ofensiva de uma equipa profissional ou universitária principal pesem mais de 135 kg, enquanto que nos anos 60 era comum encontrar ''linemen'' com um peso de apenas 120 kg eram vulgares. O aumento no tamanho dos jogadores conduziu a uma aumento na frequência e na severidade de lesões.

Uma vez que os standards nutricionais e as técnicas de treinamento do peso já estavam bastante avançadas nos anos 60, pensa-se que muito do aumento no tamanho dos jogadores é resultado da vasta disponilidade de [[esteróide anabolizante|esteróides anabolizantes]] ilegais, que aumentam o crescimento dos tecidos musculares. Essas drogas estão disponíveis até mesmo para jogadores escolares.

Uma vez que os esteróides anabolizantes têm efeitos secundários perigosos, a NFL testa os seus jogadores em busca de esteróides e penaliza os que são apanhados. No entanto, soube-se recentemente que novas variedades de esteróides que não são detectados pelos testes anti-''doping'' existentes foram desenvolvidos em laboratórios clandestinos. Ou seja, existe uma espécie de "corrida aos armamentos" entre os cientistas que desenvolvem novos tipos de esteróides ilegais e os que desenvolvem testes para os detectar.

==Alguns jogadores famosos==
*Eli Manning
*[[Tom Brady]]
*'''[[Reggie Bush]]'''
*Bob Sanders
*Dan Marino
*[[Joe Montana]]
*Octacílio Barbosa
*Joe Namath
*[[Brett Favre]]
*[[Peyton Manning]]
*Bronko Nagurski
*Johnny Unitas
*Roger Staubach
*Frank Tarkenton
*Terry Bradshaw
*Franco Harris
*Tom Landry
*Chuck Noll
*John Stallworth
*John Elway
*John Madden
*Reggie White
*[[O.J. Simpson]]
*Terry Bradshaw
*Troy Aikman
*Phil Simms
*Dan Fouts
*[[Emmitt Smith]]
*[[Jerry Rice]]
*Lawrence Taylor
*Steve Young
*[[Cade McNown]]
*Rafhael Figueiredo
*Michael Irvin
*[[LaDainian Tomlinson]]
*Tiki Barber
*[[Randy Moss]]
*[[Terrell Owens]]
*Asante Samuel
*Mike Doss
*Adrian Peterson
*[[Daunte Culpepper]]

==Times famosos==
Os times mais famosos da [[NFL]] são:
*[[New York Giants]]
*[[Miami Dolphins]]
*[[Dallas Cowboys]]
*[[Pittsburgh Steelers]]
*[[San Francisco 49ers]]
*[[Green Bay Packers]]
*[[Oakland Raiders]]
*[[Buffalo Bills]]
*[[New England Patriots]]
*[[Philadelphia Eagles]]
*[[Tampa Bay Buccaneers]]
*[[Indianapolis Colts]]
*[[San Diego Chargers]]

==Super Bowl==
{{AP|[[Super Bowl]]}}
[[Imagem:Ford Field Super Bowl XL night.jpg|thumb|200px|Noite do [[Super Bowl]] XL no [[Ford Field]] na cidade de [[Detroit]].]]

Existem duas diferentes conferências no futebol americano, a Americana e a Nacional. Os campeões das duas disputam o Super Bowl, a grande final que aponta o campeão da [[NFL]].

O Super Bowl é considerado um dos mais importantes eventos esportivos da temporada. Em [[1991]], a partida foi transmitida ao vivo para os soldados americanos que lutavam na [[Guerra do Golfo]]. Em [[1992]], os astronautas a bordo da nave espacial [[Discovery]] tiveram o mesmo privilégio. Já em [[1993]], [[Michael Jackson]] fez um pequeno show em um dos intervalos da partida.

A decisão do Super Bowl foi uma idéia do bilhonário [[Texas|texano]] [[Lamar Hunt]], magnata do [[petróleo]] e apaixonado por esportes. Em [[1959]], havia apenas a Liga Nacional, com treze equipes. Hunt criou a Liga Americana, cheia de inovações: nome dos jogadores nas costas das camisas até placares eletrônicos. Em [[1966]], as duas ligas formaram a [[National Football League]], conhecida como NFL. Para animar a rivalidade, em [[janeiro]] de [[1967]] eles passaram a disputar uma final entre os campeões de cada liga. No primeiro ano, o [[Kansas City Chiefs]], clube de Hunt, perdeu para o [[Green Bay Packers]], da liga Nacional, por 35 X 10. O jogo só ganhou o nome de Super Bowl em [[1969]]. Uma filha de Hunt adorava uma bola de borracha e a chamava de ''super ball''.

===Jogos===
====Lista de resultados====
{| width="100%"
|colspan=7|'''Campeões da AFL-NFL :'''
|-
| [[Super Bowl I|I]] || 1967-01-15 || NFL [[Green Bay Packers]] (1)|| def. || AFL [[Kansas City Chiefs]] || 35-10 || ([[Los Angeles]] (1))
|-
| [[Super Bowl II|II]] || 1968-01-14 || NFL [[Green Bay Packers]] (2)|| def. || AFL [[Oakland Raiders]] || 33-14 || ([[Miami]] (1))
|-
| [[Super Bowl III|III]] || 1969-01-12 || AFL [[New York Jets]] (1)|| def. || NFL [[Indianapolis Colts|Baltimore Colts]] || 16-7 || ([[Miami]] (2))
|-
| [[Super Bowl IV|IV]] || 1970-01-11 || AFL [[Kansas City Chiefs]] (1)|| def. || NFL [[Minnesota Vikings]] || 23-7 || ([[Nova Orleans|New Orleans]] (1))
|-
|colspan="7"|'''
|-
|&nbsp;
|-
|colspan="7"|'''Campeões da NFL:'''
|-
| [[Super Bowl V|V]] || 1971-01-17 || AFC [[Indianapolis Colts|Baltimore Colts]] (1)|| def. || NFC [[Dallas Cowboys]] || 16-13 || ([[Miami]] (3))
|-
| [[Super Bowl VI|VI]] || 1972-01-16 || NFC [[Dallas Cowboys]] (1)|| def. || AFC [[Miami Dolphins]] || 24-3 || ([[Nova Orleans|New Orleans]] (2))
|-
| [[Super Bowl VII|VII]] || 1973-01-14 || AFC [[Miami Dolphins]] (1)|| def. || NFC [[Washington Redskins]] || 14-7 || ([[Los Angeles]] (2))
|-
| [[Super Bowl VIII|VIII]] || 1974-01-13 || AFC [[Miami Dolphins]] (2)|| def. || NFC [[Minnesota Vikings]] || 24-7 || ([[Houston]] (1))
|-
| [[Super Bowl IX|IX]] || 1975-01-12 || AFC [[Pittsburgh Steelers]] (1)|| def. || NFC [[Minnesota Vikings]] || 16-6 || ([[Nova orleans|New Orleans]] (3))
|-
| [[Super Bowl X|X]] || 1976-01-18 || AFC [[Pittsburgh Steelers]] (2)|| def. || NFC [[Dallas Cowboys]] || 21-17 || ([[Miami]] (4))
|-
| [[Super Bowl XI|XI]] || 1977-01-09 || AFC [[Oakland Raiders]] (1)|| def. || NFC [[Minnesota Vikings]] || 32-14 || ([[Pasadena]] (1))
|-
| [[Super Bowl XII|XII]] || 1978-01-15 || NFC [[Dallas Cowboys]] (2)|| def. || AFC [[Denver Broncos]] || 27-10 || ([[Nova Orleans|New Orleans]] (4))
|-
| [[Super Bowl XIII|XIII]] || 1979-01-21 || AFC [[Pittsburgh Steelers]] (3)|| def. || NFC [[Dallas Cowboys]] || 35-31 || ([[Miami]] (5))
|-
| [[Super Bowl XIV|XIV]] || 1980-01-20 || AFC [[Pittsburgh Steelers]] (4)|| def. || NFC [[Saint Louis Rams|Los Angeles Rams]] || 31-19 || ([[Pasadena]] (2))
|-
| [[Super Bowl XV|XV]] || 1981-01-25 || AFC [[Oakland Raiders]] (2)|| def. || NFC [[Philadelphia Eagles]] || 27-10 || ([[New Orleans]] (5))
|-
| [[Super Bowl XVI|XVI]] || 1982-01-24 || NFC [[San Francisco 49ers]] (1)|| def. || AFC [[Cincinnati Bengals]] || 26-21 || ([[Pontiac]] (1))
|-
| [[Super Bowl XVII|XVII]] || 1983-01-30 || NFC [[Washington Redskins]] (1)|| def. || AFC [[Miami Dolphins]] || 27-17 || ([[Pasadena]] (3))
|-
| [[Super Bowl XVIII|XVIII]] || 1984-01-22 || AFC [[Oakland Raiders|Los Angeles Raiders]] (3)|| def. || NFC [[Washington Redskins]] || 38-9 || ([[Tampa (Flórida)|Tampa]] (1))
|-
| [[Super Bowl XIX|XIX]] || 1985-01-20 || NFC [[San Francisco 49ers]] (2)|| def. || AFC [[Miami Dolphins]] || 38-16 || ([[Stanford]] (1))
|-
| [[Super Bowl XX|XX]] || 1986-01-26 || NFC [[Chicago Bears]] (1)|| def. || AFC [[New England Patriots]] || 46-10 || ([[New Orleans]] (6))
|-
| [[Super Bowl XXI|XXI]] || 1987-01-25 || NFC [[New York Giants]] (1)|| def. || AFC [[Denver Broncos]] || 39-20 || ([[Pasadena]] (4))
|-
| [[Super Bowl XXII|XXII]] || 1988-01-31 || NFC [[Washington Redskins]] (2)|| def. || AFC [[Denver Broncos]] || 42-10 || ([[San Diego]] (1))
|-
| [[Super Bowl XXIII|XXIII]] || 1989-01-22 || NFC [[San Francisco 49ers]] (3)|| def. || AFC [[Cincinnati Bengals]] || 20-16 || ([[Miami]] (6))
|-
| [[Super Bowl XXIV|XXIV]] || 1990-01-28 || NFC [[San Francisco 49ers]] (4)|| def. || AFC [[Denver Broncos]] || 55-10 || ([[New Orleans]] (7))
|-
| [[Super Bowl XXV|XXV]] || 1991-01-27 || NFC [[New York Giants]] (2)|| def. || AFC [[Buffalo Bills]] || 20-19 || ([[Tampa (Flórida)|Tampa]] (2))
|-
| [[Super Bowl XXVI|XXVI]] || 1992-01-26 || NFC [[Washington Redskins]] (3)|| def. || AFC [[Buffalo Bills]] || 37-24 || ([[Minneapolis]] (1))
|-
| [[Super Bowl XXVII|XXVII]] || 1993-01-31 || NFC [[Dallas Cowboys]] (3)|| def. || AFC [[Buffalo Bills]] || 52-17 || ([[Pasadena]] (5))
|-
| [[Super Bowl XXVIII|XXVIII]] || 1994-01-30 || NFC [[Dallas Cowboys]] (4)|| def. || AFC [[Buffalo Bills]] || 30-13 || ([[Atlanta]] (1))
|-
| [[Super Bowl XXIX|XXIX]] || 1995-01-29 || NFC [[San Francisco 49ers]] (5)|| def. || AFC [[San Diego Chargers]] || 49-26 || ([[Miami]] (7))
|-
| [[Super Bowl XXX|XXX]] || 1996-01-28 || NFC [[Dallas Cowboys]] (5)|| def. || AFC [[Pittsburgh Steelers]] || 27-17 || ([[Tempe]] (1))
|-
| [[Super Bowl XXXI|XXXI]] || 1997-01-26 || NFC [[Green Bay Packers]] (3)|| def. || AFC [[New England Patriots]] || 35-21 || ([[New Orleans]] (8))
|-
| [[Super Bowl XXXII|XXXII]] || 1998-01-25 || AFC [[Denver Broncos]] (1)|| def. || NFC [[Green Bay Packers]] || 31-24 || ([[San Diego]] (2))
|-
| [[Super Bowl XXXIII|XXXIII]] || 1999-01-31 || AFC [[Denver Broncos]] (2)|| def. || NFC [[Atlanta Falcons]] || 34-19 || ([[Miami]] (8))
|-
| [[Super Bowl XXXIV|XXXIV]] || 2000-01-30 || NFC [[St. Louis Rams]] (1)|| def. || AFC [[Tennessee Titans]] || 23-16 || ([[Atlanta]] (2))
|-
| [[Super Bowl XXXV|XXXV]] || 2001-01-28 || AFC [[Baltimore Ravens]] (1)|| def. || NFC [[New York Giants]] || 34-7 || ([[Tampa (Flórida)|Tampa]] (3))
|-
| [[Super Bowl XXXVI|XXXVI]] || 2002-02-03 || AFC [[New England Patriots]] (1)|| def. || NFC [[St. Louis Rams]] || 20-17 || ([[New Orleans]] (9))
|-
| [[Super Bowl XXXVII|XXXVII]] || 2003-01-26 || NFC [[Tampa Bay Buccaneers]] (1)|| def. || AFC [[Oakland Raiders]] || 48-21 || ([[San Diego]] (3))
|-
| [[Super Bowl XXXVIII|XXXVIII]] || 2004-02-01 || AFC [[New England Patriots]] (2)|| def. || NFC [[Carolina Panthers]] || 32-29 || ([[Houston]] (2))
|-
| [[Super Bowl XXXIX|XXXIX]] || 2005-02-06 || AFC [[New England Patriots]] (3)|| def. || NFC [[Philadelphia Eagles]] || 24-21 || ([[Jacksonville]] (1))
|-
| [[Super Bowl XL|XL]] || 2006-02-05 || AFC [[Pittsburgh Steelers]] (5)|| def. || NFC [[Seattle Seahawks]] || 21-10 || ([[Detroit]] (1))
|-
| [[Super Bowl XLI|XLI]] || 2007-02-04 || AFC [[Indianapolis Colts]] (2)|| def. || NFC [[Chicago Bears]] ||29-17 || ([[Miami]] (9))
|-
| [[Super Bowl XLII|XLII]] || 2008-02-03 ||NFC [[New York Giants]] (3)|| def. || AFC [[New England Patriots]] ||17-14 || ([[Glendale]] (1))
|-
| [[Super Bowl XLIII|XLIII]] || 2009-02-01 || || || || || ([[Tampa]] (4))
|-
| [[Super Bowl XLIV|XLIV]] || 2010-02-07 || || || || || (A ser anunciado)
|-
| [[Super Bowl XLV|XLV]] || 2011 || || || || || (Dallas)
|}

====Os Campeões====
{|
|[[San Francisco 49ers]]||Cinco
|-
|[[Dallas Cowboys]]||Cinco
|-
|[[Pittsburgh Steelers]]||Cinco
|-
|[[Green Bay Packers]]||Três
|-
|[[New England Patriots]]||Três
|-
|[[Oakland Raiders|Oakland/Los Angeles Raiders]]||Três
|-
|[[Washington Redskins]]||Três
|-
|[[New York Giants]]||Três
|-
|[[Miami Dolphins]]||Dois
|-
|[[Denver Broncos]]||Dois
|-
|[[Indianapolis|Indianapolis/Baltimore Colts]]||Dois
|-
|[[Chicago Bears]]||Um
|-
|[[New York Jets]]||Um
|-
|[[Kansas City Chiefs]]||Um
|-
|[[St. Louis Rams]]||Um
|-
|[[Baltimore Ravens]]||Um
|-
|[[Tampa Bay Buccaneers]]||Um
|}

{{ref-section|Notas e Referências}}

=={{Ver também}}==
{{Portal-desportos}}
{{commons|American football}}

*[[São Paulo Storm]]
*[[Glossário de futebol americano]]
*[[Copa do Mundo de Futebol Americano]]
*[[Lista de jogadores de futebol americano]]
**''[[Pro Football Hall of Fame]]''
*[[Associação de Futebol Americano do Brasil]]
*[[Liga Paulista de Futebol Americano]]

*[[Futebol americano de arena]]
*[[Futebol canadense]]
*[[Comparação entre rugby e futebol americano]]

*[[Futebol]]
*[[Rugby]]
**[[Rugby Union]]
**[[Rugby League]]

*[[Lista de ligas desportivas extintas]]
*[[Esporte Fantasy]]
*''[[Flag football]]''
*''[[Shotgun formation]]''

== {{Links externos}} ==
*[http://www.conigliofamily.com/AFLHallofFame.htm American Football League Hall of Fame]
*NFL [http://ww2.nfl.com/basics/history_basics.html History and the basics]
*NFL [http://ww2.nfl.com/fans/rules/index.html Digest of Rules] - (um guia básico)
*NCAA [http://www.ncaa.org/library/rules.html Playing Rules] (inclui num ficheiro PDF as regras completas do futebol universitário)
*[http://www.nickstudio.com/~joe/nctfl/secondary_html/official_signals.htm Guide to referee signals]
*[http://www.abrafa.esp.br/default.asp Associação Brasileira de Futebol Americano]
*[http://www.spstorm.com.br Time de futebol americano do Brasil]
{{Futebol americano}}
{{Esportes coletivos}}

[[Categoria:Futebol americano| ]]

{{Link FA|pl}}

[[af:Amerikaanse voetbal]]
[[ar:كرة القدم الأمريكية]]
[[bg:Американски футбол]]
[[bs:Američki nogomet]]
[[ca:Futbol americà]]
[[cs:Americký fotbal]]
[[da:Amerikansk fodbold]]
[[de:American Football]]
[[en:American football]]
[[eo:Usona piedpilko]]
[[es:Fútbol americano]]
[[et:Ameerika jalgpall]]
[[eu:Futbol amerikar]]
[[fa:فوتبال آمریکایی]]
[[fi:Amerikkalainen jalkapallo]]
[[fr:Football américain]]
[[fy:Amerikaansk Fuotbal]]
[[ga:Peil Mheiriceánach]]
[[gd:Ball-coise Aimearaganach]]
[[he:פוטבול]]
[[hi:अमरीकी फुटबॉल]]
[[hr:Američki nogomet]]
[[hu:Amerikai futball]]
[[id:Sepak bola Amerika]]
[[is:Amerískur fótbolti]]
[[it:Football americano]]
[[ja:アメリカンフットボール]]
[[ko:미식축구]]
[[lt:Amerikietiškasis futbolas]]
[[lv:Amerikāņu futbols]]
[[ml:അമേരിക്കന്‍ ഫുട്ബോള്‍]]
[[mr:अमेरिकन फुटबॉल]]
[[nl:American football]]
[[no:Amerikansk fotball]]
[[pl:Futbol amerykański]]
[[ro:Fotbal american]]
[[ru:Американский футбол]]
[[scn:Futtibboll Miricanu]]
[[sh:Američki fudbal]]
[[simple:American football]]
[[sk:Americký futbal]]
[[sl:Ameriški nogomet]]
[[sr:Амерички фудбал]]
[[sv:Amerikansk fotboll]]
[[ta:அமெரிக்கக் காற்பந்தாட்டம்]]
[[tg:Футболи амрикоӣ]]
[[th:อเมริกันฟุตบอล]]
[[tr:Amerikan futbolu]]
[[uk:Американський футбол]]
[[yi:אמעריקאנער פוסבאל]]
[[zh:美式足球]]
[[zh-yue:美式足球]]

Revisão das 11h52min de 10 de setembro de 2008

O futebol americano, conhecido nos Estados Unidos da América simplesmente como football ("futebol", em português),[1] e em alguns outros países de língua inglesa como gridiron[2], é um esporte competitivo de equipe que recompensa a velocidade, agilidade, capacidade tática e força bruta dos jogadores que se empurram, bloqueiam e perseguem uns aos outros, tentando fazer avançar uma bola em território inimigo durante uma hora de tempo de jogo, que se transforma em três ou quatro de tempo real. É frequente ver no futebol americano uma metáfora para a guerra, com muita violência pessoal a ter lugar dentro do campo, com jogadores pesando 150kg ou mais a empurrar-se mutuamente com cada grama do seu peso, e com uma linha de frente claramente definida, que se move para trás e para a frente ao longo do campo, separando as equipes de ataque e defesa.

O futebol americano não se assemelha muito ao futebol, que é assim chamado por quase todo o mundo, à exceção dos Estados Unidos e de alguns países da Commonwealth. Apesar das diferenças, é do rugby que o futebol americano descende. O rugby evoluiu a partir do futebol quando os jogadores começaram a transportar a bola nas mãos, e o futebol americano ainda mantém semelhanças facilmente reconhecíveis com o rugby (ver artigo Comparação entre rugby e futebol americano).

Jogo de futebol americano

História

Ver artigo principal: História do Futebol americano

O futebol americano na sua forma atual surgiu de uma série de três jogos entre a Harvard e a Yale, de Mackenzie, em 1867. Os jogadores de McGill jogavam segundo as regras do rugby, ao passo que os da puc jogavam o jogo de Boston, mais próximo do futebol europeu. Como era frequente acontecer nesses tempos de quase inexistência de regras universais, as equipas jogaram com alternância de regras de modo a que ambas tivessem uma hipótese justa de vencer. Os jogadores de Harvard gostaram de ter uma oportunidade de correr com a bola, e em 1875 convenceram a Universidade de Yale a adoptar as regras de rugby para o jogo anual entre as duas universidades. Em 1876, Yale, Harvard, Princeton e Columbia formaram a Associação de Futebol Inter-universitária (Intercollegiate Football Association), que usava as regras de rugby à excepção de uma ligeira diferença na atribuição de pontos.

Em 1887, Walter Camp introduziu as escaramuças no lugar das formações (scrums) do rugby. Em 1892, foi introduzido o sistema de downs para contrariar a estratégia de Princeton e de Yale de controlar a bola sem tentar concretizar. Em 1883 reduziu-se o número de jogadores, a pedido de Camp, para onze, e Camp introduziu o arranjo, que em breve se transformaria em standard, de linha ofensiva de sete homens com um quarterback, dois halfbacks, e um fullback.

Na década de 1890, formações ofensivas entrecruzadas como a cunha voadora tornaram o jogo extremamente perigoso. Apesar de terem sido implantadas restrições à cunha voadora e outras precauções, em 1905 dezoito jogadores foram mortos em jogos. O presidente Theodore Roosevelt informou as universidades de que o jogo teria de ser tornado mais seguro. No entanto, foi só em 1910, depois de mais mortes, que as formações entrecruzadas foram banidas.

O passe de costas foi colocado em 1906. Em 1912 o campo foi colocado nas suas dimensões anteriories, o valor de um touchdown foi aumentado até aos 6 pontos, e acrescentou-se um quarto down.

Popularidade

O futebol americano é o esporte mais popular dos Estados Unidos, na imagem o FedEx Field o maior estádio da NFL com capacidade para 91 mil pessoas.

O futebol americano é extremamente popular nos Estados Unidos. Desde os anos 90, passou mesmo o baseball como o esporte mais popular da nação. A liga profissional, a National Football League (NFL), que consiste de 32 equipes, é muito popular. O seu jogo do título, o Super Bowl, tem uma audiência anual de quase metade dos lares com TV americanos, e é também emitido para 150 outros países em cerca de 30 idiomas diferentes. As quinze maiores audiências da história da televisão americana foram em jogos de Super Bowl

.

O futebol americano universitário é tão popular quanto a liga profissional, e muitos colégios e universidades participam na NCAA (National Collegiate Athletic Association), primeira divisão de futebol universitário, lotando consistentemente enormes estádios. Os jogos universitários são também transmitidos pela televisão para grandes audiências. Muitas das instituições integrantes de divisões inferiores de futebol e da National Association of Intercollegiate Athletics (NAIA) têm uma variedade de equipes de futebol americano, e o mesmo acontece com muitas escolas secundárias. Existem também equipes amadoras, de clubes e juvenis (como as equipes das ligas Pop Warner).

Além destas ligas e equipes, agora também já existe a Copa do Mundo de Futebol Americano.

Popularidade no Brasil

O esporte tipicamente americano começou a ganhar alguma popularidade no Brasil no final dos anos 90. Graças às transmissões feitas pela Band do Campeonato de Futebol Americano dos EUA entre 1994 a 1998. Atualmente, a ESPN transmite os jogos da NFL.

No entanto o esporte só firmou a sua popularidade no brasil com a criaçao da AFAB (Associação de Futebol Americano do Brasil) em 2000 que possibilitou a criação e a firmação de times de futebol americano pelo país.

Hoje há, aproxidamente, cem clubes de Futebol Americano registrados junto a AFAB[carece de fontes?], além de existir uma Seleção Brasileira de Futebol Americano. Esta seleção disputou, recentemente, um amistoso no Uruguai contra a seleção da casa. O placar do jogo foi 20 a 17 para os uruguaios.[3]

Alguns times de Futebol Americano no Brasil:

  • Niterói Warriors (RJ)
  • Vitória Sea Drakes (ES)
  • Sorocaba Hornets (SP)
  • ETEC Rubens de Faria e Souza (SP)
  • Arcos Pegasus (MG)
  • Minas Locomotiva (MG)
  • Jf Red Fox (MG)
  • Cuiabá Arsenal (MT)
  • Ilha Avalanche (RJ)
  • Tubaroes do Cerrado(BR)
  • Ponta Grossa TIGERS (PR)
  • Garuva Hurricanes (SC)
  • Caxias Panzers (SC)
  • Floripa Istepôs (SC)
  • Jaraguá Breakers (SC)
  • Jaraguá Wolves (mirim) (SC)
  • Tritoes (ES)
  • João Pessoa Espectros (PB)
  • João Pessoa Tribos (PB)
  • João Pessoa Wardogs (PB)
  • João Pessoa Kings (PB)
  • João Pessoa Ninjas (PB)
  • Blue Marlins (ES)
  • Santa Tereza Hunters (ES)
  • Copacabana Titãs (RJ)
  • 'Botafogo Reptiles (RJ)
  • Piratas de Copacabana (RJ)
  • America Red Lions (RJ)
  • Dragões do Mar de Fortaleza (CE)
  • Ceará Cangaceiros (CE)
  • Salvador Spartans (BA)
  • Camaçari Canniball's (BA)
  • Porto Alegre Pumpkins (RS)
  • Bagé Baguals (RS)
  • Ponta Grossa Black Knights (PR)
  • Nova Friburgo Yetis (RJ)

Ligas profissionais, universitárias e outras

O campeonato universitário de futebol americano nos Estados Unidos é muito popular, a ponto de lotar os estádios e ser exibido nos principais canais de televisão.
Partida de futeol americano disputada no Brasil entre Caxias Panzers e Jaraguá Breakers válida pelo Campeonato catarinense.


Nos Estados Unidos e no Mundo, joga-se futebol americano a muitos níveis:

As descrições nesta página baseiam-se principalmente nas regras actuais da Liga Nacional de Futebol (National Football League, NFL, 1920-actualidade). Onde essas regras forem diferentes das do futebol americano universitário, uma nota será feita.

As regras profissionais, universitárias, escolares e amadoras são semelhantes. A pequena Liga de Futebol de Arena (Arena Football League) (1987-actualidade) joga uma adaptação do futebol americano para recinto fechado, jogada a um ritmo mais elevado, num campo mais pequeno com linhas laterais incorporadas - as extremidades da grelha coincidem com paredes almofadadas semelhantes às que se encontram no outfield de um campo de baseball. O flag football e o touch football são versões de futebol americano sem empurrões.

Algumas ligas profissionais deixaram de existir: a Liga Mundial de Futebol (World Football League, WFL, 1974-75), a Liga de Futebol dos Estados Unidos (United States Football League, USFL, 1983-1985), a XFL (XFL, 2001), a Conferência de Futebol de Toda a América (All America Football Conference, 1946-1949), a Liga Mundial de Futebol Americano (World League of American Football, WLAF, 1991-1993 - que hoje em dia é a NFL Europa), e a liga que é por muitos considerada a génese do moderno futebol americano profissional, a Liga de Futebol Americano (American Football League, AFL, 1960-1969). A NFL fundiu-se com a Liga de Futebol Americano (AFL) em 1970, depois de a AFL começar ter sucesso no aliciamento de estrelas da NFL. Depois da fusão, a NFL adoptou características inovadoras praticadas pela AFL, tais como nomes dos jogadores nas camisas, relógios oficiais no placar (na NFL era frequente que os relógios no campo e no placar discordassem, o que gerava confusão), e a conversão de dois pontos. Mesmo antes da fusão, a NFL adoptou os conceitos revolucionários da AFL de transmissões televisivas e da partilha das receitas de bilheteira e das transmissões televisivas pelas equipas da casa e visitante. Ao fim de algum tempo, a NFL acabou por adoptar todos os aspectos pioneiros da Liga de Futebol Americano, excepto o nome.

Desde o ano 2000, tem havido uma onda de ligas profissionais femininas.

O jogo

Um jogo de futebol americano consiste de uma série de jogadas de curta duração entre as quais a bola não está em jogo. São permitidas substituições entre as jogadas, o que abre as portas a bastante especialização, uma vez que os treinadores põem em campo os jogadores que pensam servir melhor para a situação específica seguinte. O jogo é muito tático e estratégico. Com 22 jogadores dentro de campo ao mesmo tempo (11 por equipe), cada um com uma tarefa atribuída para a jogada seguinte, as estratégias são complexas.

Objetivo do jogo

O objetivo do jogo é passar da linha número 10 e marcar pontos (Touchdown).

Duração, chute inicial e safety punt

O jogo tem a duração de 60 minutos, e é dividido em duas metades separadas por um intervalo. Cada metade consiste de dois quartos com a duração de 15 minutos . As equipes mudam de campo no fim do primeiro e do terceiro quartos. Se um jogo estiver empatado ao fim do tempo regulamentar, joga-se um prolongamento. Os prolongamentos obedecem ao método de "morte súbita", o que significa que a equipe que pontuar primeiro, seja de que forma for, ganha.

Um Chute inicial(kickoff, em inglês) é uma jogada especial usada para iniciar cada meio jogo, e também para reiniciar o jogo depois de cada Field goal ou uma tentativa de conversão depois de um touchdown. O chutador da equipe chuta a bola, geralmente desde a sua linha de 30 jardas, embora um chute inicial possa ocorrer de outras zonas do campo devido a uma penalidade na jogada anterior. (Nota: no futebol universitário, a bola é em geral chutada da linha das 35 jardas). A bola deve ser chutada a partir do chão (e não no ar) e segura, e deve viajar pelo menos 10 jardas. A partir do momento em que a bola tenha viajado 10 jardas para o campo adversário ou tenha sido tocada pelo time que retornará o kickoff, pode ser recolhida por qualquer uma das equipes. Em geral, a bola é simplesmente chutada com força para o campo adversário, mas por vezes uma equipe tenta recuperar o seu próprio pontapé, numa jogada que é conhecida como onside kick.

Usa-se um safety punt para reiniciar o jogo depois de um safety, mas isso não acontece com frequência. A equipe que foi derrubada na sua zona final(ou endzone) e, portanto, concedeu dois pontos à outra equipe, faz o punt (chute onde a bola é chutada no ar) sua linha de 20 jardas.

Formas de pontuar

Jogador marcando um touchdown.

Pode-se conquistar pontos das formas seguintes:

  • Touchdown (6 pontos), é conquistado quando um jogador tem a posse legal da bola dentro da zona de finalização(endzone,uma parte de 10 jardas colorida no final de campo) do adversário. Conquistar um touchdown é o principal objetivo da equipe que ataca.
    • Um ou dois pontos extras podem ser obtidos depois de um touchdown. Fica a decisão da equipe que ataca marcar um ponto extra ou uma conversão de 2 pontos. O "snap" é cometido na linha de 2 jardas (NFL) ou 3 jardas (futebol universitário). A equipe que defende só pode obter pontos durante uma tentativa de conversão da outra equipe no futebol universitário, no qual se um defensor obtiver a posse de bola e a transportar até à zona de finalização adversária, a sua equipe obtém dois pontos. Esta regra foi adotada pela NCAA em 1990, mas não se usa em mais lugar nenhum.
      • Um ponto extra, com o valor de 1 ponto, obtém-se da mesma forma que um gol de campo (field goal) durante as jogadas normais.
      • Uma conversão de dois pontos é obtida da mesma forma que um touchdown durante as jogadas normais.
  • Um gol de campo (Field Goal), que vale 3 pontos, é conquistado colocando a bola no chão e a acertando entre as traves verticais amarelas de gol atrás da endzone. (Se a tentativa for falhada, a bola é devolvida à linha de scrimmage original - na NFL, o local do pontapé -, e a posse é dada à outra equipe.). É comumente utilizado em situações de quarto down ou no final de uma partida para conseguir a vitória.
  • Uma segurança (Safety), com o valor de 2 pontos, é obtida quando um jogador é derrubado ou sai pelo fundo da sua própria endzone.

O campo de jogo

Um campo de futebol americano.

O campo de jogo é um rectângulo com 120 jardas (109,73 m) de comprimento e 53 ⅓ jardas (48,76 m) de largura, delimitado por linhas laterais ao longo do comprimento, e linhas finais ao longo da largura. Existe uma linha de gol a 10 jardas de cada uma das linhas finais e paralela a ambas. As duas linhas de gol estão, portanto separadas por 100 jardas. A área do campo entre as linhas de golo tem o nome de campo de jogo. Para lá das linhas de golo, entre estas e as linhas finais, situam-se as áreas de finalização, ou endzone.

Dentro do campo de jogo há marcadores adicionais: os marcadores de jarda e as linhas de restrição (inbound lines ou hash marks), a cada jarda ao longo de todo o comprimento do campo. As linhas de restrição, que são linhas curtas perpendiculares aos marcadores de jarda, estão, na NFL, a 70 ¾ pés (21,56 m) das linhas laterais (Nota: as linhas de restrição estão mais perto das linhas laterais no futebol universitário). A cada 5 jardas, os marcadores de jarda estendem-se a toda a largura do campo, e a cada 10 jardas são marcados por números que indicam a distância, em jardas, até à linha de golo mais próxima.

Ao centro de cada linha final situa-se um conjunto de traves, que têm dois postes longos que se estendem por cima de uma barra horizontal em forma de "Y". A distância entre os postes é de 18 ½ pés (5,64 m), e o topo da barra está a 10 pés (3,05 m) de altura.

Explicação do jogo

Um jogo consiste de muitas jogadas individuais. A vasta maioria dessas jogadas são escaramuças. Cada jogada de escaramuça (scrimmage) é um de uma série de downs atribuída à equipe que detém a posse da bola. Estes dois conceitos, de scrimmage e de downs, são fundamentais para o futebol americano e são o que o distingue (e ao futebol canadense da maior parte das outras formas de futebol).

Um conjunto de downs começa com um primeiro down que é atribuído a uma equipe depois de ela ganhar a posse de bola na jogada anterior, ou então depois de progredir um certo número de jardas desde um conjunto de downs anterior. Num primeiro down à equipa com a posse de bola são dados quatro downs' (tentativas) para tentar ganhar 10 jardas (têm um "first and ten", o que significa que têm um primeiro down e que precisam de dez jardas para conseguir outro primeiro down). A linha que uma equipa deve atingir para ganhar um primeiro down é chamada linha a conquistar. À equipe com posse de bola chamada-se equipe ofensiva e à outra equipe defensiva.

Jogadas de scrimmage

Linha de scrimmage.

Cada down é uma jogada de scrimmage. Antes de cada jogada de scrimmage, as duas equipas alinham-se em lados opostos de uma linha de scrimmage, que é determinada pelo ponto onde a bola ficou na jogada anterior. Esse ponto é, na maioria dos casos, a linha de jarda onde a bola parou na jogada anterior adicionado ou subtraído de jardas de penalidade que possam haver. Um down, ou jogada de scrimmage, começa com um snap e termina quando a bola fica morta por qualquer razão. Um snap é uma entrega entre as pernas do central ao quarterback, ou um passe entre as pernas do central ao quarterback ou possivelmente a outro jogador como um punter ou um transportador para uma tentativa de field goal (gol de campo). A bola pode ficar morta, terminando o down, porque um jogador na sua posse é empurrado, ou porque o seu progresso é parado, ou porque sai dos limites do campo, ou porque um passe em frente fica incompleto.

Fazer avançar a bola

Um quarterback se preparando para fazer um passe a frente.

Há dois métodos para fazer avançar a bola, mantendo a sua posse:

  • Correr com a bola - O quarterback, que é o jogador que geralmente fica com a bola depois do snap, pode correr com ela ou, o que é mais frequente, entregá-la ou fazer um passe curto para um running back, que se transforma no transportador de bola. A maior parte dos outros jogadores de ataque têm tarefas de bloqueio.
  • Um passe em frente - Um passe em frente só pode ser feito numa jogada de scrimmage e de uma posição atrás da linha de scrimmage. Deve ser feito para um receptor válido (qualquer jogador que não seja um extremo interior). Um passe completo é um passe que é apanhado por um receptor válido. O jogador pode correr com a bola depois de a apanhar. Um passe incompleto é um passe em frente em que a bola bate no chão ou sai do terreno de jogo, caso em que no ponto em que o passe termina, a bola fica morta e é posta na linha de escaramuça anterior para a jogada seguinte. Uma interceptação é um passe que é apanhado pela defesa, o que transfere a posse de bola para a equipe defensiva, que pode correr com a bola.

É importante para o ataque desencadear jogadas variadas de corrida e de passe por forma a deixar a defesa incerta quanto à jogada seguinte. Se a defesa conseguir adivinhar as jogadas da equipa atacante, o seu posicionamento irá ser ajustado em conformidade, e os atacantes verão as suas hipóteses grandemente reduzidas.

Situações de quarto down

Quando um jogador leva um tackle e cai no chão é marcado um down.

Se uma equipa utilizar todos os seus quatro downs sem ganhar o número de jardas necessárias para obter um primeiro down (são 10, inicialmente) a posse de bola é transferida para a outra equipa. As situações de quarto down são, portanto, opcionais. O ataque tem três opções: avançar, chutar a bola no ar (punt) ou tentar um field goal(gol de campo).

Coisas que a aquipa atacante pode decidir fazer no quarto down:

  • avançar - Se a distância necessária para conquistar um primeiro down for curta, uma equipa pode optar por avançar -- elaborar uma jogada de corrida ou passe normal -- no quarto down, mas é uma opção frequentemente arriscada: se não se conseguir chegar ao objectivo, a posse de bola é transferida para a equipa adversária, em geral com muito melhor posição em campo do que teria através de um pontapé. A opção segura é normalmente pontapear a bola.
  • pontapear a bola (punt) - Uma equipa pode escolher pontapear a bola a fim de ganhar uma melhor posição em campo.
  • tentar um gol de campo - Tentativas de gol de campo têm de ser feitas com a bola no chão, e portanto um jogador chamado holder segura a bola para um rematador. (Noutros tempos, um rematador poderia tentar um pontapé de ressalto -- ou seja, deixar cair a bola e pontapeá-la depois de ela bater no chão -- caso a bola passe entre os postes de gol, isto conta como golo de campo. Mas isto é difícil de fazer porque a bola tem a forma de um esferóide achatado, e ressalta de forma imprevisível. Hoje em dia, a única altura em que é possível ver esta jogada é quando um rematador está apressado depois de uma jogada interrompida.) As tentativas falhadas de golos de campos, se ficarem curtas, podem ser interceptadas pelo adversário, mas a bola geralmente ultrapassa a linha final e nao pode ser interceptada. Se a tentativa de gol de campo falha, a bola é colocada na linha de scrimmage original, e a posse de bola é dada à equipa adversária. (Na NFL, depois das tentativas falhadas a bola é colocada no local do pontapé.)

Ocasionalmente, uma equipe pode empregar um truque no quarto down. Alinha-se como se fosse pontapear a bola ou tentar um golo de campo mas em vez disso implementa uma jogada de corrida ou de passe.

Unidades e jogadores especializados

Com as suas substituições ilimitadas, o futebol americano é altamente especializado e a maioria das equipas têm três unidades especializadas: uma unidade ofensiva, uma unidade defensiva e equipas especiais. Existem muitos jogadores especializados em cada uma destas unidades. Alguns jogadores podem só ser usados em certas situações. (Para mais detalhes, veja unidade ofensiva, unidade defensiva e equipas especiais.)

A equipe de futebol americano pode contar com até 44 jogadores inscritos. Simplificando, as posições são:

  • Ataque:
  1. Center: responsável pelo snap e por bloquear os defensores.
  2. Guards: jogam junto do center, e têm a missão de bloquear os defensores, para proteger o quarterback.
  3. Tackles: ficam na linha de ataque, mas são os que jogam nas pontas da mesma. Sua função é proteger o quarterback.
  4. Tight-End: jogador que bloqueia e também recebe passes, joga fora da linha ofensiva.
  5. Wide-Receivers: jogam abertos e se movimentam muito para receber um passe do quarterback.
  6. Quarterback: o cérebro do time, responsável pela organização das jogadas ofensivas, é ele quem faz os passes.
  7. Running Backs: corredores, correm ao receberem a bola atrás da linha de ataque.
  • Defesa:
  1. Defensive Tackles: jogam no meio da linha de defesa.
  2. Defensive Ends: jogam nas pontas da linha de defesa.
  3. Linebackers: jogam logo atrás da linha de defesa, avançam para fazer tackles e as vezes fazem cobertura em passes curtos.
  4. Cornerbacks: "marcam" os wide-receivers.
  5. Safeties: responsáveis pela cobertura.
  • Special Teams:
  1. Kicker: chuta os field goals e Kick off´s.
  2. Punter: faz os punts.
  3. Holder: segura a bola para um chute do kicker.
  4. Receptors ou Returner: devem agarrar uma bola chutada e correr o máximo que der para a frente.

Penalidades

Abaixo estão listadas algumas das penalidades mais comuns. Na maioria das situações, a equipe que comete a falta sofre uma penalidade de 5, 10 ou 15 jardas, dependendo da infração. Pode também haver uma perda de down para uma penalidade contra o ataque. Uma penalidade contra a defesa pode resultar um primeiro down automático. Em certos casos, ao ataque é dada a hipótese de declinar a penalidade e ficar com as jardas ganhas na jogada. para algumas infracções defensivas, a penalidade soma-se às jardas ganhas na jogada. Uma falta pessoal, que tem a ver com perigo para outro jogador, tem como resultado, geralmente, uma penalidade de 15 jardas.

Nota: A zona neutra é o espaço definido por uma linha que atravessa a bola paralelamente às linhas de jarda quando a bola é colocada no solo, pronta para ser jogada. Nenhum jogador, à excepção do central, pode ter uma parte qualquer do corpo na zona neutra aquando do snap.

Penalidades contra o ataque

  • Saída falsa (5 jardas) - quando um lineman se move antes do snap de uma maneira que simula o início da jogada
  • Movimento ilegal (5 jardas) - quando mais do que um back está em movimento no momento do snap
  • Deslocamento ilegal (5 jardas) - quando a linha não está parada antes do snap
  • Formação ilegal (5 jardas) - quando há menos de 7 jogadores na linha de scrimmage
  • Atraso no jogo (5 jardas) - quando se deixa passar o máximo do tempo entre cada jogada (que são 40 segundos a partir do término da jogada anterior) antes do snap
  • Recebedor não elegível avançado (5 jardas) - quando um lineman está à frente da zona neutra antes de um passe em frente
  • Passe em frente ilegal (5 jardas e perda de down) - quando o passe é feito para lá da zona neutra, ou ao segundo passe em frente na mesma jogada
  • Segurada(holding) (10 jardas) - quando há um uso ilegal das mãos ou braços no bloqueio
  • Interferência no passe ofensivo (10 jardas) - quando um jogador interfere com um defensor que tenta receber um passe
  • Grounding intencional (10 jardas e perda de down) - quando o quarterback atira intencionalmente a bola ao chão ou para qualquer lugar para evitar sofrer um "sack"
  • Clipping (15 jardas) - quando há um bloqueio ilegal, por detrás, abaixo da cintura
  • Bloqueio ilegal (15 jardas) - geralmente um "bloqueio de partir a espinha".

Penalidades contra a defesa

  • Fora de jogo (offside) (5 jardas) - Quando é feito contacto com um lineman ofensivo antes do snap, ou quando um defesa se encontra na zona neutra aquando do snap. O ataque pode decidir declinar a penalidade e ficar com as jardas ganhas na jogada.
  • Corrida para o rematador (5 jardas) - quando um defesa corre para o rematador durante um pontapé de escaramuça.
  • Interferência no passe - após 5 jardas a frente do começo da jogada, não é permitido contato entre os recebedores os seus marcadores. Na NFL, um primeiro down automático e a bola é movida para a frente até ao local da interferência -- uma penalidade devastadora se a jogada for um passe longo. No futebol universitário e escolar, 15 jardas e um primeiro down automático.
  • Formação de pilha (15 jardas)
  • Agressão ao rematador (15 jardas) - quando o rematador é empurrado depois de ter pontapeado a bola
  • Agressão ao passador (roughing the passer) (15 jardas) - quando o quarterback é empurrado depois de fazer um passe em frente

Penalidades contra qualquer equipe

  • Demasiados jogadores em campo (5 jardas)
  • Agarrar a máscara facial (5 ou 15 jardas) - se for intencional, 15 jardas; se não o for, 5 jardas. Um simples toque na máscara facial do adversário, sem a agarrar, não é ilegal.

Lesões

Apesar dos capacetes e das pesadas protecções que os jogadores usam em campo, as lesões são comuns no futebol americano. Um "relatório de lesões" é ubíquo nas secções desportivas dos jornais americanos, listando os jogadores lesionados, as suas equipas, as lesões de cada um e quanto tempo se espera que ele esteja sem jogar. Por volta do meio da semana, todas as equipas da NFL divulgam relatórios sobre o estado dos seus jogadores lesionados, em que é dada a informação de "fora" (não irá jogar no jogo seguinte), "duvidoso" (probabilidade de jogar de 25%), "questionável" (probabilidade de jogar de 50%) ou "provável" (probabilidade de jogar de 75%). Um sistema semelhante é usado em todos os desportos profissionais americanos.

Todos os anos morrem uma média de oito jogadores em resultado de lesões sofridas em jogos de todos os níveis. Em todas as épocas registam-se cerca de 160 traumatismos cranianos, e a Liga Nacional de Futebol tem agora métodos personalizados para verificar se um determinado jogador sofreu ou não um traumatismo.

As lesões sofridas pelos jogadores de futebol americano são com frequência permanentes. Muitos antigos jogadores sofrem de dores, por vezes graves, que os atormentam pelo resto da vida. É frequente que os jogadores necessitem de operações cirúrgicas, por vezes múltiplas, para tratar lesões sofridas anos antes.

Curiosamente, os jornalistas que entrevistaram antigos jogadores de futebol americano estropiados ou a sofrer como resultado da sua antiga prática desportiva, descobriram que um jogador nunca (ou quase) expressa arrependimento pela sua escolha de carreira. É frequente que os jogadores digam que a emoção de jogar futebol paga uma vida inteira de dores.

Doping

Os jogadores contemporâneos de futebol são maiores do que os seus predecessores de há 30 ou 40 anos. É normal, por exemplo, que todos os membros da linha ofensiva de uma equipa profissional ou universitária principal pesem mais de 135 kg, enquanto que nos anos 60 era comum encontrar linemen com um peso de apenas 120 kg eram vulgares. O aumento no tamanho dos jogadores conduziu a uma aumento na frequência e na severidade de lesões.

Uma vez que os standards nutricionais e as técnicas de treinamento do peso já estavam bastante avançadas nos anos 60, pensa-se que muito do aumento no tamanho dos jogadores é resultado da vasta disponilidade de esteróides anabolizantes ilegais, que aumentam o crescimento dos tecidos musculares. Essas drogas estão disponíveis até mesmo para jogadores escolares.

Uma vez que os esteróides anabolizantes têm efeitos secundários perigosos, a NFL testa os seus jogadores em busca de esteróides e penaliza os que são apanhados. No entanto, soube-se recentemente que novas variedades de esteróides que não são detectados pelos testes anti-doping existentes foram desenvolvidos em laboratórios clandestinos. Ou seja, existe uma espécie de "corrida aos armamentos" entre os cientistas que desenvolvem novos tipos de esteróides ilegais e os que desenvolvem testes para os detectar.

Alguns jogadores famosos

Times famosos

Os times mais famosos da NFL são:

Super Bowl

Ver artigo principal: Super Bowl
Noite do Super Bowl XL no Ford Field na cidade de Detroit.

Existem duas diferentes conferências no futebol americano, a Americana e a Nacional. Os campeões das duas disputam o Super Bowl, a grande final que aponta o campeão da NFL.

O Super Bowl é considerado um dos mais importantes eventos esportivos da temporada. Em 1991, a partida foi transmitida ao vivo para os soldados americanos que lutavam na Guerra do Golfo. Em 1992, os astronautas a bordo da nave espacial Discovery tiveram o mesmo privilégio. Já em 1993, Michael Jackson fez um pequeno show em um dos intervalos da partida.

A decisão do Super Bowl foi uma idéia do bilhonário texano Lamar Hunt, magnata do petróleo e apaixonado por esportes. Em 1959, havia apenas a Liga Nacional, com treze equipes. Hunt criou a Liga Americana, cheia de inovações: nome dos jogadores nas costas das camisas até placares eletrônicos. Em 1966, as duas ligas formaram a National Football League, conhecida como NFL. Para animar a rivalidade, em janeiro de 1967 eles passaram a disputar uma final entre os campeões de cada liga. No primeiro ano, o Kansas City Chiefs, clube de Hunt, perdeu para o Green Bay Packers, da liga Nacional, por 35 X 10. O jogo só ganhou o nome de Super Bowl em 1969. Uma filha de Hunt adorava uma bola de borracha e a chamava de super ball.

Jogos

Lista de resultados

Campeões da AFL-NFL :
I 1967-01-15 NFL Green Bay Packers (1) def. AFL Kansas City Chiefs 35-10 (Los Angeles (1))
II 1968-01-14 NFL Green Bay Packers (2) def. AFL Oakland Raiders 33-14 (Miami (1))
III 1969-01-12 AFL New York Jets (1) def. NFL Baltimore Colts 16-7 (Miami (2))
IV 1970-01-11 AFL Kansas City Chiefs (1) def. NFL Minnesota Vikings 23-7 (New Orleans (1))
 
Campeões da NFL:
V 1971-01-17 AFC Baltimore Colts (1) def. NFC Dallas Cowboys 16-13 (Miami (3))
VI 1972-01-16 NFC Dallas Cowboys (1) def. AFC Miami Dolphins 24-3 (New Orleans (2))
VII 1973-01-14 AFC Miami Dolphins (1) def. NFC Washington Redskins 14-7 (Los Angeles (2))
VIII 1974-01-13 AFC Miami Dolphins (2) def. NFC Minnesota Vikings 24-7 (Houston (1))
IX 1975-01-12 AFC Pittsburgh Steelers (1) def. NFC Minnesota Vikings 16-6 (New Orleans (3))
X 1976-01-18 AFC Pittsburgh Steelers (2) def. NFC Dallas Cowboys 21-17 (Miami (4))
XI 1977-01-09 AFC Oakland Raiders (1) def. NFC Minnesota Vikings 32-14 (Pasadena (1))
XII 1978-01-15 NFC Dallas Cowboys (2) def. AFC Denver Broncos 27-10 (New Orleans (4))
XIII 1979-01-21 AFC Pittsburgh Steelers (3) def. NFC Dallas Cowboys 35-31 (Miami (5))
XIV 1980-01-20 AFC Pittsburgh Steelers (4) def. NFC Los Angeles Rams 31-19 (Pasadena (2))
XV 1981-01-25 AFC Oakland Raiders (2) def. NFC Philadelphia Eagles 27-10 (New Orleans (5))
XVI 1982-01-24 NFC San Francisco 49ers (1) def. AFC Cincinnati Bengals 26-21 (Pontiac (1))
XVII 1983-01-30 NFC Washington Redskins (1) def. AFC Miami Dolphins 27-17 (Pasadena (3))
XVIII 1984-01-22 AFC Los Angeles Raiders (3) def. NFC Washington Redskins 38-9 (Tampa (1))
XIX 1985-01-20 NFC San Francisco 49ers (2) def. AFC Miami Dolphins 38-16 (Stanford (1))
XX 1986-01-26 NFC Chicago Bears (1) def. AFC New England Patriots 46-10 (New Orleans (6))
XXI 1987-01-25 NFC New York Giants (1) def. AFC Denver Broncos 39-20 (Pasadena (4))
XXII 1988-01-31 NFC Washington Redskins (2) def. AFC Denver Broncos 42-10 (San Diego (1))
XXIII 1989-01-22 NFC San Francisco 49ers (3) def. AFC Cincinnati Bengals 20-16 (Miami (6))
XXIV 1990-01-28 NFC San Francisco 49ers (4) def. AFC Denver Broncos 55-10 (New Orleans (7))
XXV 1991-01-27 NFC New York Giants (2) def. AFC Buffalo Bills 20-19 (Tampa (2))
XXVI 1992-01-26 NFC Washington Redskins (3) def. AFC Buffalo Bills 37-24 (Minneapolis (1))
XXVII 1993-01-31 NFC Dallas Cowboys (3) def. AFC Buffalo Bills 52-17 (Pasadena (5))
XXVIII 1994-01-30 NFC Dallas Cowboys (4) def. AFC Buffalo Bills 30-13 (Atlanta (1))
XXIX 1995-01-29 NFC San Francisco 49ers (5) def. AFC San Diego Chargers 49-26 (Miami (7))
XXX 1996-01-28 NFC Dallas Cowboys (5) def. AFC Pittsburgh Steelers 27-17 (Tempe (1))
XXXI 1997-01-26 NFC Green Bay Packers (3) def. AFC New England Patriots 35-21 (New Orleans (8))
XXXII 1998-01-25 AFC Denver Broncos (1) def. NFC Green Bay Packers 31-24 (San Diego (2))
XXXIII 1999-01-31 AFC Denver Broncos (2) def. NFC Atlanta Falcons 34-19 (Miami (8))
XXXIV 2000-01-30 NFC St. Louis Rams (1) def. AFC Tennessee Titans 23-16 (Atlanta (2))
XXXV 2001-01-28 AFC Baltimore Ravens (1) def. NFC New York Giants 34-7 (Tampa (3))
XXXVI 2002-02-03 AFC New England Patriots (1) def. NFC St. Louis Rams 20-17 (New Orleans (9))
XXXVII 2003-01-26 NFC Tampa Bay Buccaneers (1) def. AFC Oakland Raiders 48-21 (San Diego (3))
XXXVIII 2004-02-01 AFC New England Patriots (2) def. NFC Carolina Panthers 32-29 (Houston (2))
XXXIX 2005-02-06 AFC New England Patriots (3) def. NFC Philadelphia Eagles 24-21 (Jacksonville (1))
XL 2006-02-05 AFC Pittsburgh Steelers (5) def. NFC Seattle Seahawks 21-10 (Detroit (1))
XLI 2007-02-04 AFC Indianapolis Colts (2) def. NFC Chicago Bears 29-17 (Miami (9))
XLII 2008-02-03 NFC New York Giants (3) def. AFC New England Patriots 17-14 (Glendale (1))
XLIII 2009-02-01 (Tampa (4))
XLIV 2010-02-07 (A ser anunciado)
XLV 2011 (Dallas)

Os Campeões

San Francisco 49ers Cinco
Dallas Cowboys Cinco
Pittsburgh Steelers Cinco
Green Bay Packers Três
New England Patriots Três
Oakland/Los Angeles Raiders Três
Washington Redskins Três
New York Giants Três
Miami Dolphins Dois
Denver Broncos Dois
Indianapolis/Baltimore Colts Dois
Chicago Bears Um
New York Jets Um
Kansas City Chiefs Um
St. Louis Rams Um
Baltimore Ravens Um
Tampa Bay Buccaneers Um

Notas e Referências

  1. Nos Estados Unidos e no Canadá, o termo futebol pode referir-se ao futebol americano ou ao futebol canadense (ou canadiano). Este artigo descreve a variante americana.
  2. The American Heritage® Dictionary of the English Language, Quarta edição. Houghton Mifflin Company, 2004.
  3. http://www.afabonline.com.br/selecao.htm

Ver também

Predefinição:Portal-desportos

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Futebol americano

Ligações externas

Predefinição:Link FA