Órix-do-cabo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Se procura outros animais do mesmo gênero, veja Oryx.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaÓrix-do-cabo
Parque Etosha, Namíbia
Parque Etosha, Namíbia
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Hippotraginae
Género: Oryx
Espécie: O. gazella
Nome binomial
Oryx gazella
Linnaeus, 1758

O guelengue ou órix-do-cabo (Oryx gazella), ou simplesmente órix, é um grande antílope africano. É também chamado de guelengue-do-deserto. Habita desertos e planícies áridas, juntando-se frequentemente em grandes manadas. A sua pelagem é acinzentada, parecendo mais ou menos acastanhada dependendo da incidência da luz.

O guelengue é retratado no brasão de armas da Namíbia,[2] onde a população atual da espécie é estimada em 373.000 indivíduos. [1]

No estado esadunidense de New Mexico entre 1969 e 1977, um total de 95 individuos da espécie Oryx gazella foram trazidas para o Campo de Teste de Mísseis de White Sands e sua vizinhança, onde a populacão atual decendida deles é de milhares.[3]

Referências

  1. a b IUCN SSC Antelope Specialist Group (2008). Oryx gazella (em inglês). IUCN 2008. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2008 . Página visitada em 13 November 2008.Database entry includes justification for why this species is listed as Least concern.
  2. «National Symbols». gov.na. Government of Namibia. Consultado em 9 de maio de 2015 
  3. https://www.nps.gov/whsa/learn/nature/african-oryx.htm (sítio oficial do Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Órix-do-cabo
Ícone de esboço Este artigo sobre artiodáctilos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.