ASUS

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wiki letter w.svg
Por favor melhore este artigo ou secção, expandindo-o. Mais informação pode ser encontrada nos artigos correspondentes noutras línguas e também na página de discussão.
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde janeiro de 2014). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
AsusTek Computer Inc.
華碩電腦股份有限公司
Sede da AsusTeK Computer
Slogan Rock Solid. Heart Touching
(Rocha Sólida. Comovente)
Inspiring Innovation. Persistent Perfection
(Inovação Inspiradora. Perfeição Persistente)
In Search of Incredible
(Em Busca do Incrível)
Indústria Eletrônica
Fundação 2 de abril de 1989
Fundador(es) Ted Hsu, M.T. Liao, Wayne Tsiah, T.H. Tung
Sede Taipei, Taiwan
Área(s) servida(s) Mundo
Pessoas-chave
  • Jonney Shih (Presidente & Chief Branding Officer)
  • Jonathan Tsang (Vice-Presidente)
Empregados ca. 17 000 (2017)
Produtos placas-mãe, placas de vídeo, notebooks, Tablet PCs e outros
Lucro Green up.png NT$ 41.8 Mil Milhões
Website oficial www.asus.com

AsusTek Computer Inc. ou simplesmente ASUS é uma empresa taiwanesa especializada na fabricação de hardware. Fabrica, entre outros, placas-mãe, placas de vídeo, discos ópticos e Computadores portáteis.

A ASUS também produz componentes para outras empresas como a Sony (PlayStation 2), Apple (iPod, iPod shuffle, MacBook), Alienware, Falcon Northwest, HP e Compaq.

Em 2014, a marca lançou os smartphones da linha Asus Zenfone. O primeiro modelo que chegou ao Brasil foi o Zenfone 5, com dois modelos disponíveis ( 8 GB de memória interna, tela de 5 polegadas e processador Intel Atom dual-core de 1.6 GHz e o de 16Gb com Intel Atom Dual-Core 1.8Ghz). O Zenfone 6 foi o segundo smartphone lançado pela ASUS no Brasil, com 16 GB de memória interna, tela de 6 polegadas e processador Intel Atom dual-core de 1.6 GHz.[1]

No início de 2015 a ASUS surpreendeu com seu novo top de linha, com preços de aparelhos intermediários, criando uma grande expectativa as fanáticos por tecnologia. Rumores indicam que a nova linha do Zenfone deve chegar em junho ao Brasil, onde terá quatro variantes, todos virão acompanhados do Android Lollipop 5.0, a mais nova versão do sistema operacional.

Os modelos divulgados são o Zenfone 2 com (4 ou 2) Gb de memória RAM, processador quad-core (2.3 ou 1.8) Ghz (64 bits), tela de 5.5 polegadas (full HD) e memória interna de 16 ou 32 Gb, Zenfone 2 com 2 Gb de memória RAM, processador quad-core 1.8 Ghz (64 bits), tela de 5.5 polegadas (HD) e memória interna de 16 Gb, para finalizar, a ASUS disponibiliza versão mais básica com 2 Gb de memória RAM, processador dual-core 1.6 Ghz (64 bits), tela de 5.0 polegadas (HD) e memória interna de 16 Gb, todos possuem conexão 4G, expansão da memória até 64 Gb com cartão micro SD, NFC e câmera traseira de 13 mpx e frontal de 5 mpx (exceção para a versão mais básica que possui 8 mpx de traseira e 2 frontal).

História[editar | editar código-fonte]

ASUS foi fundada a 2 de Abril de 1989 em Taiwan por TH Tung, Ted Hsu, Wayne Hsieh e MT Liao, todos engenheiros da computação da Acer. O actual CEO da ASUS, Jonney Shih, chegou à empresa em 1994.

No Brasil é representada pela ACBZ Importação e Comércio LTDA, situada na cidade de São Paulo.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

De acordo com o gerente de vendas, Alexander Kim, o nome ASUS é originado das quatro últimas letras da palavra Pegasus (Pégaso), um cavalo alado da mitologia grega.[2] As três primeiras letras foram abandonadas para que a empresa fosse listada entre as primeiras em ordem alfabética.

Liderança[editar | editar código-fonte]

Em 2004, foi anunciado a liderança de mercado da empresa que atingiu a marca de 30 milhões de vendas.[3] Em 2005 a liderança foi reforçada quando a empresa atingiu a marca de 52 milhões de vendas. Estas estatísticas incluem o material que acompanha os produtos de outras marcas.

Produtos[editar | editar código-fonte]

Componentes
Computadores
Redes
Comunicação

Veja também[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Portal4

Referências

  1. PSafe (27 de janeiro de 2015). «Conheça a linha Zenfone» 
  2. Entrevista com Alexander Kim, Outubro de 2003 Arquivado em 26 de junho de 2009 no Archive.is em russo
  3. DIGITIMES. «Login to DIGITIMES archive & research». www.digitimes.com (em inglês). Consultado em 6 de maio de 2018. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre ASUS