António Lobo Xavier
António Lobo Xavier | |
---|---|
Político(a) de Portugal | |
Dados pessoais | |
Nascimento | 16 de outubro de 1959 (64 anos) Coimbra, Santa Cruz |
Partido | CDS-PP |
Profissão | Advogado |
António Bernardo Aranha da Gama Lobo Xavier GOIH (Coimbra, Santa Cruz, 16 de outubro de 1959) é um advogado e político português.
Biografia
[editar | editar código-fonte]Percurso académico e profissional
[editar | editar código-fonte]Obteve a licenciatura em Direito, em 1982, e o mestrado em Ciências Jurídico-Económicas, em 1988, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Iniciou em 1983 a sua carreira como assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde se manteve até 1994. Desde então dedica-se exclusivamente à advocacia e à administração de empresas, que concilia com a atividade de analista político.
Dedicado ao Direito Fiscal, foi sócio das sociedades de advogados Osório de Castro, Verde Pinho, Vieira Peres, Lobo Xavier & Associados, entre 1989 e 2005, e depois da fusão desta, a Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, desde 2006[1]. Foi-lhe conferido o grau de advogado especialista em Direito Fiscal, pela Ordem dos Advogados Portugueses, em 2004.
Na área empresarial, é gestor de topo na Sonaecom[2] e vogal (não executivo) do Conselho de Administração da Mota-Engil. Anteriormente foi membro do Conselho de Administração do Futebol Clube do Porto e da Cerâmica de Valadares.
Também faz parte dos órgãos de outras instituições particulares com fins públicos, sendo vogal da Direcção da Associação Comercial do Porto e dos conselhos de administração da Fundação de Serralves e da Fundação Belmiro de Azevedo. É Vogal da Administração da NOS.
Foi membro do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais, entre 1986 e 1991, colaborador da Comissão de Reforma Fiscal, em 1988, e presidente da Comissão de Reforma Fiscal em 2012.
Integra o programa de comentário político Quadratura do Círculo, na SIC Notícias, desde 2004.
Percurso público e político
[editar | editar código-fonte]Lobo Xavier foi militante da Juventude Centrista, aderindo em seguida ao Partido do Centro Democrático Social (atual CDS-PP).
Eleito deputado à Assembleia da República, em 1983, 1985, 1987, 1991 e 1995[3], disputou em 1992 a liderança do CDS a Basílio Horta e Manuel Monteiro, num congresso ganho por este último. A liderança de Monteiro atribuiu-lhe a presidência do Grupo Parlamentar do CDS-PP, entre 1992 e 1994.
Presidiu à Assembleia Municipal de Penafiel, igualmente eleito pelo CDS, desde 2005 até 2013.
Foi um dos principais signatários do Manifesto em Defesa da Língua Portuguesa Contra o Acordo Ortográfico de 1990, petição on-line que, entre Maio de 2008 (data do início) e Maio de 2009 (data da apreciação pelo Parlamento), recolheu mais de 115 mil assinaturas válidas[4].
Tomou posse a 7 de Abril de 2016 como Conselheiro de Estado, designado pelo atual Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.
Em 2020, quer o CDS a apoiar a candidatura presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa e disse-o com todas as letras: se Francisco Rodrigues dos Santos não o fizer deixará o partido[5].
Condecorações
[editar | editar código-fonte]A 8 de Junho de 2012 foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.[6]
Família
[editar | editar código-fonte]Filho de Vasco de Assis Teixeira da Gama Lobo Xavier, sobrinho-neto do 1.º Conde de Felgueiras e sobrinho-bisneto do 2.º Visconde de Porto Covo da Bandeira e 2.º Conde de Porto Covo da Bandeira, e de sua mulher Maria Rita de Sacadura Botte Aranha Furtado de Mendonça.[7]
Casamento e descendência
[editar | editar código-fonte]Casou com Mafalda Maria Teixeira de Azevedo Bensusan, filha de Meir Abraham Buzaglo Bensusan (Gibraltar, 19 de Dezembro de 1923), Judeu Sefardita, e de sua segunda mulher Maria da Graça Veloso Teixeira de Azevedo, prima em 2.º grau de Fernando Ulrich e do pai de Daniela Ruah, e tem três filhas e um filho: Maria (1987), Mafalda Maria (1988), casada com Pedro Maria Fernandes Guimarães Lobato (15 de Junho de 1987), Maria Leonor (1992) e António Bernardo (1999) Bensusan da Gama Lobo Xavier.[7]
Referências
- ↑ «António Lobo Xavier». Mlgts.pt
- ↑ «Lobo Xavier premiado com 17 mil acções da Sonaecom». Diário Económico
- ↑ «Biografia». Assembleia da República
- ↑ «Petição em Defesa da Língua Portuguesa Contra o Acordo Ortográfico»
- ↑ «Lobo Xavier pressiona 'Chicão': "Se o CDS não apoiar Marcelo não vejo como eu possa continuar no CDS. Obrigar-me-ia a sair"»
- ↑ «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "António Bernardo Aranha da Gama Lobo Xavier". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 18 de outubro de 2014
- ↑ a b "Costados", D. Gonçalo de Mesquita da Silveira de Vasconcelos e Sousa, Livraria Esquina, 1.ª Edição, Porto, 1997, N.º 56
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- «Perfil». na Assembleia Municipal de Penafiel
- Nascidos em 1959
- Homens
- Naturais de Coimbra
- Alumni da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
- Professores da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
- Advogados políticos de Portugal
- Empresários de Portugal
- Juristas de Portugal
- Políticos do Centro Democrático e Social – Partido Popular
- Deputados da Assembleia da República Portuguesa
- Presidentes de assembleias municipais de Portugal
- Comentadores de Portugal
- Grandes-Oficiais da Ordem do Infante D. Henrique
- Membros do Conselho de Estado de Portugal
- Detratores do Acordo Ortográfico de 1990