Capítulo dos Chapéus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Capítulos dos Chapéus)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

"Capítulo dos Chapéus" é um conto escrito por Machado de Assis que apareceu pela primeira vez na Gazeta de Notícias em 1883.

Em "Capítulo dos Chapéus", Machado de Assis discorre sobre a posição da mulher na nova sociedade que se forma no Brasil na segunda metade do século XIX. Por meio de ironia, com uma pitada de tom trágico, o conto narra a situação de duas mulheres: Mariana e Sofia. Personalidades opostas, representando dois mundos diferentes, mas próximos entre si. Mariana ainda é infantil e alienada em um ambiente doméstico: sua vida resume-se à sua casa e seus objetos; Sofia é uma mulher da nova sociedade: independente, resoluta, com limites que vão além da vida doméstica, estendendo-se para a rua.

Joaquim Maria Machado de Assis, nascido em 1839, é considerado o maior nome da literatura nacional. Foi poeta, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário. Sua obra constitui-se em nove romances e peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos e mais de 600 crônicas. Veio a falecer em 1908, aos 79 anos de idade.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]