As Forcas Caudinas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Books-aj.svg aj ashton 01.png A Wikipédia possui o
Portal de Literatura

As Forças Caudinas é uma peça teatral escrita por Machado de Assis em sua juventude (1956), que permaneceu inédita durante sua vida e cujo manuscrito foi descoberto em 1953 por Eugênio Gomes na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, entre os velhos papéis do Conservatório Dramático.[1] A trama serviu de base para o conto "Linha reta e linha curva", publicado em 1870 nos Contos Fluminenses.

Enredo[editar | editar código-fonte]

A peça transcorre em Petrópolis e gira em torno de um conluio para fazer com que Tito, que declara preferir uma partida de voltarete a um “amor que se oferece”, se apaixone pela duplamente viúva Emília. Na Batalha das Forcas Caudinas os romanos sofreram uma derrota humilhante, portanto o termo significa, figurativamente, uma humilhação.

Referências

  1. Ana Cláudia Suriani da Silva, A gênese de um conto machadiano: implicações ..., Dissertação apresentada ao Curso de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, disponível na Internet.