Saltar para o conteúdo

Década de 1980: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
MerlIwBot (discussão | contribs)
m Robô: A adicionar: ur:1980ء کی دہائی
Linha 67: Linha 67:
* É realizado um referendo no [[Canadá]] pela separação parcial ou não da província de [[Quebec]] do resto do país, em que acaba sendo decido por 59,56% pela não separação.
* É realizado um referendo no [[Canadá]] pela separação parcial ou não da província de [[Quebec]] do resto do país, em que acaba sendo decido por 59,56% pela não separação.
* Acontece a [[Guerra das Malvinas]].
* Acontece a [[Guerra das Malvinas]].
* No verão de 1988, uma infernal onda de [[micose|coceira no saco]] se espalha pelo Brasil, infectando mais de 2 milhões de homens.


== Fatos marcantes ==
== Fatos marcantes ==

Revisão das 21h38min de 22 de outubro de 2012

SÉCULOS: [[Século Erro: tempo inválidoErro de expressão: Operador < inesperado]] — [[Século Erro: tempo inválidoErro de expressão: Operador < inesperado]]
DÉCADAS: Erro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperado
ANOS: Erro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperadoErro de expressão: Operador < inesperado

A década de 1980, ou simplesmente década de 80, conhecida ainda como anos 80, foi o período de tempo entre 1 de janeiro de 1980 e 31 de dezembro de 1989. Foi um período bastante marcante para a história do século XX segundo o ponto de vista dos acontecimentos políticos e sociais: é eventualmente considerada como o fim da idade industrial e início da idade da informação, sendo chamada por muitos como a década perdida para a América Latina.

Não confundam anos 80 que são todos os anos de 1980 (1980, 1981, 1982, ..., ate 1989) e década de 80 (mais apropriado 1980) que como os séculos começam em um ano de final um (01 ) e terminam em um ano de final zero ( 00 ) - por exemplo, a década de 20 do século XX (1920) começou em 1911 e terminou em 1920, isto ocorre pelo fato de não existir ano zero ( 0 ) o primeiro ano da era crista foi o ano um ( 1 ) assim como o primeiro século foi o século um ( I ) que teve inicio no ano 1 e terminou no ano 100 por tanto a primeira década foi a de dês ( 10 ) que começou no ano 1 e terminou no ano 10.

Acontecimentos mundiais

Guerras internacionais

Invasão de Granada, 1983.
Ficheiro:Evstafiev-afghan-apc-passes-russian.jpg
Retirada soviética do Afeganistão, 1988.

Nas guerras mais notáveis da época incluem-se:

Guerras civis e de guerrilha

Os conflitos internos mais notáveis nesta década foram:

Golpes

Os golpes de estados mais proeminentes da década incluem:

Ameaças nucleares

O F-16A Netz '243' da Força Aérea Israelita que foi pilotado pelo Coronel Ilan Ramon durante a Operação Ópera.
  • Operação Ópera - em 1981 um ataque aéreo israelita surpresa destruiu um reactor nuclear iraquiano em construção, em Osirak. A inteligência militar de Israel assumiu que este teria o propósito de produzir plutónio no programa de armas nucleares do Iraque. Os serviços secretos de Israel também acreditavam que o verão de 1981 seria a sua última hipótese de destruir o reactor antes de ele ser carregado com combustível nuclear.
  • A decisão do Presidente Reagan de estacionar misseis nucleares de médio alcance na Europa Ocidental provocou uma vaga de protestos que envolveram mais de um milhão de pessoas.

África

O presidente americano Ronald Reagan teve papel essencial no fim da Guerra Fria e ganhou muita popularidade por adotar políticas econômicas neoliberais.

Américas

Fatos marcantes

Ciência e Tecnologia

Política

Promulgação da Constituição de 1988. Foto: Agência Brasil.

No Brasil

No mundo

Música

Iron Maiden.

Já o hard rock também recebe novas influências, com batidas mais fortes e sons de guitarras mais pesados, o que trouxe ao público um dos gêneros musicais mais populares da década: o heavy metal, que, na sequência, também gerou inúmeras vertentes ainda mais rápidas e pesadas, como o thrash metal, speed metal e o black metal. Alguns exemplos que se consagram na década neste gênero do rock foram as bandas Iron Maiden e Judas Priest na versão clássica do heavy metal; e os grupos Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax, no thrash metal. Conservando as raízes do hard rock, também merecem destaque os longos períodos de sucesso que tiveram as bandas Bon Jovi, Van Halen, AC/DC,Guns N' Roses, Def Leppard, Whitesnake , The Cure , Lloyd Cole and the Commotions, além do Xutos & Pontapés e do GNR[1] e Scorpions no decorrer dos anos 80.

Outras inúmeras bandas de rock e pop surgiram nos anos 80: A-ha, U2, The Police, Duran Duran. Algumas, surgidas em meados dos anos 70, só se consolidaram na década de 80; no Brasil, RPM, Ultraje a Rigor, Titãs, Legião Urbana, 14 bis, Barão Vermelho, Kid Abelha, Ira! entre outras.

Os anos 80 são conhecidos também como a década da música eletrônica. Nesta época, o New Wave e o Synthpop se tornam os gêneros musicais mais vendáveis e populares, assim como toda a estrutura da Dance Music. Surge a MTV e o hip hop; advento da música eletrônica nas pistas de dança e as primeiras raves. No underground é criado o rótulo "música industrial" para bandas eletrônicas mais experimentais e obscuras, além de diversas bandas de rock de garagem que dariam origem ao grunge na década de 1990. Foi nos anos 80 que surgiu a vertente da música que mais originou variantes, a House music. Inspirada em experimentações sobre batidos dos anos 70, principalmente a disco music, teve como principais representante: Bomb the Bass, S'express, gino latino, Coldcut, entre outros. Em 83 surgiu no underground a sub-cultura gótica (Ver artigo: Gótico (estilo de vida)) na Inglaterra, denominada incialmente como "Dark" no Brasil sendo esta derivada do gênero Pós-punk.

No Brasil foi lançado o primeiro Rock in Rio (1985). É inaugurado o Sambódromo na cidade do Rio de Janeiro em 1984. Consolidavam-se o estilo musical da MPB, ou música popular brasileira (surgido na segunda metade da década de 1960), e as bandas de música pop e de rock and roll, como Legião Urbana, Ultraje a rigor, Engenheiros do Hawaii, Titãs, RPM, Claudio Zoli (com a banda Brylho e Solo). A MPB consagrou a posição de destaque das vozes femininas na música brasileira;[2][3] entre os fenômenos individuais destacam-se: Simone, que foi a maior vendedora de discos de toda a década [4][5][6], Marina Lima, Elba Ramalho, Maria Bethânia, Zizi Possi, Fafá de Belém, Elis Regina, Gal Costa, Rita Lee, Rosana e Joanna. Dentre as vozes masculinas, Caetano Veloso, Chico Buarque, Milton Nascimento, Tom Jobim, Guilherme Arantes, Flávio Venturini, Ivan Lins e Gilberto Gil.

Dentre os artistas internacionais mais carismáticos, destacam-se Michael Jackson, com o álbum Thriller, o mais vendido da história, e que também inventou o videoclipe moderno; a contraparte feminina, Cher, Madonna, Debbie Gibson e Cyndi Lauper, um dos principais ícones fashion de todos os tempos; Tina Turner voltou ao mundo da música lançando um novo álbum, Private Dancer, mega sucesso, além de apresentações eletrizantes ao redor do mundo. Outros cantores que se destacam nessa década são Kylie Minogue, Janet Jackson, George Michael, Boy George, Lionel Richie, David Bowie, Whitney Houston, Paula Abdul, Prince, Billy Idol, Bruce Springsteen, Laura Branigan, Roxette entre outros.

Estilos

Personalidades em destaque

Papa João Paulo II na Praça de São Pedro em 1985.

Moda

  • Os primeiros anos da Década de 1980 são responsáveis por eliminar qualquer vestígio da chamada moda cafona da Década de 1970 a partir dai a moda hippie e as famosas calças boca de sino saia dos luques dos adolescentes dando lugar a moda rebelde e de luques futurísticos.
  • Durante toda Década eram lançadas uma moda atras da outra, as mais famosas foram a blusa amarada na cintura, camisões jeans e couro, e as famosas ombreiras e cabelos volumosos.
  • Com o sucesso de Physical, Olivia Newton-John lança a moda de ginastica com pantufas, bandanas e calças elásticas. No Brasil essa moda se populariza através da abertura da novela Baila Comigo

Líderes políticos e personalidades

Desporto

Olimpíadas de Moscou em 1980
Olimpíadas de Los Angeles em 1984
Olimpíadas de Seul em 1988

Cinema

Ver artigo principal: Cinema da década de 1980

Televisão brasileira

Diversão eletrônica

Na década de 1980 a Sega e a Nintendo monopolizavam a indústria dos consoles e videogames. Nessa década jogos como Pac-Man, Super Mario Bros., The Legend of Zelda, Donkey Kong, Frogger, Digger, Tetris, Golden Axe e Sega Moonwalker tornaram-se populares e fazem sucesso até hoje. Foi também nessa década que ocorreu o crash dos videogames de 1983.


Referências