Saltar para o conteúdo

Fergie: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sarah Ferguson é a antiga duquesa de York, não de New York.
Linha 103: Linha 103:
===Verizon VIP Tour===
===Verizon VIP Tour===
Em 2007, Fergie, começou sua primeira turnê solo, "[[Verizon VIP Tour]]", para divulgar seu álbum de estúdio. A turnê passou apenas pelos Estados Unidos,e também por [[São Paulo (cidade)|São Paulo]], no [[Brasil]], no dia [[13 de Março]] de [[2008]], em um único e exclusivo show. As 500 primeiras pessoas que comprassem o [[Motorola]] U9 ganhava um par de ingressos para o show, que contou com celebridades convidadas. Um show no [[Chile]] tambem foi realizado.
Em 2007, Fergie, começou sua primeira turnê solo, "[[Verizon VIP Tour]]", para divulgar seu álbum de estúdio. A turnê passou apenas pelos Estados Unidos,e também por [[São Paulo (cidade)|São Paulo]], no [[Brasil]], no dia [[13 de Março]] de [[2008]], em um único e exclusivo show. As 500 primeiras pessoas que comprassem o [[Motorola]] U9 ganhava um par de ingressos para o show, que contou com celebridades convidadas. Um show no [[Chile]] tambem foi realizado.

=== Double Dutchess Tour ===
Segunda turné oficial da cantora, que marca o seu retorno como solista aos palcos e o lançamento do sucessor de The Dutchess. A turné começou em Lisboa, Portugal, numa etapa dedicada apenas a festivais pelo mundo! (Alemanha e Japão). O nome da turné nunca foi cogitado como oficial porém o diretor criativo Bruno Ilgoti que está trabalhando com ela no novo album, confirmou no instagram o nome. Outras datas serão adicionadas logo após o lançamento do album que deverá ganhar o mesmo nome.


== Filmografia ==
== Filmografia ==

Revisão das 17h10min de 21 de maio de 2016

Fergie
Fergie
Fergie, em 2011.
Informação geral
Nome completo Fergie Duhamel
Também conhecido(a) como Fergie Ferg, Dutchess, Duquesa do Pop
Nascimento 27 de março de 1975 (49 anos)
Origem Hacienda Heights, Califórnia
País  Estados Unidos
Gênero(s) Pop, Hip Hop, R&B
Cônjuge Josh Duhamel (2009-atualmente)
Instrumento(s) Vocal
Extensão vocal Contralto
Período em atividade 1991-atualmente
Outras ocupações Cantora, atriz
Gravadora(s) Universal Music
Afiliação(ões) Wild Orchid, The Black Eyed Peas, Will.I.Am, Nelly, Slash, David Guetta, Michael Jackson
Página oficial fergie.blackeyedpeas.com

Fergie Duhamel [1] (nascida Stacy Ann Ferguson, em Hacienda Heights, 27 de Março de 1975), mais conhecida pelo seu nome artístico, Fergie, é uma cantora e atriz estadunidense. Ficou mundialmente famosa por ser a voz feminina do grupo The Black Eyed Peas. Fergie entrou no grupo em 2003 no álbum Elephunk, antes fazia parte do grupo Wild Orchid. Em 2006, lançou seu primeiro álbum solo, intitulado The Dutchess, que lhe rendeu sucesso absoluto no mundo. O álbum emplacou 5 singles no top 5 da maior parada musical de singles do mundo, a Billboard Hot 100, fazendo de The Dutchess o sétimo álbum de uma artista feminina a conseguir 5 hits top 5.[2] O álbum também já recebeu a certificação de platina tripla pelo Media Traffic. Em 2013, Fergie entrou em processo para modificação de seu nome, passando agora a se chamar Fergie Duhamel. A cantora, não utilizava o nome Stacy há anos, e por essa razão adotou seu nome artistíco juntamente com o sobrenome do marido Josh Duhamel.

Mudança de nome

Em agosto de 2013, Fergie teve seu nome alterado judicialmente, passando a se chamar Fergie Duhamel. Entrou com o pedido de alteração judicial no tribunal de Los Angeles em julho e teve que publicar aviso em um jornal local durante 4 semanas para que a mudança fosse enfim efetivada. Fergie alegou que não é chamada pelo nome original Stacy e sim como é conhecida mundialmente, e optou pelo nome de casada de seu marido Josh Duhamel, com quem é casada desde 2009.

Carreira musical

1991—2000: Wild Orchid

Fergie foi membro do trio feminino Wild Orchid, além dela Stefanie Ridel e Renee Sandstrom eram membros. Em 1992, as meninas começaram a se reunir com gravadoras, mas ainda não conseguiram um contrato de gravação. Elas finalmente assinaram um contrato de edição de música com Sony Publishing antes de assinar um contrato com a RCA Records em 1994.[3] Em abril de 2007, Fergie deu uma entrevista na qual ela admitiu que ela passou por uma onda de sexo e drogas, quando ela fez dezoito anos:

Seu primeiro single, "At Night I Pray", estreou na Billboard Charts no outono de 1996. Em março de 1997, Wild Orchid lançou seu auto-intitulado álbum de estréia. Em setembro de 1998, elas lançaram seu segundo álbum, Oxygen. De 16 junho à 28 agosto de 1999, elas abriram os shows da "Do You Believe? Tour" de Cher ao lado de Cyndi Lauper, que as levou a 52 cidades de todo os Estados Unidos e Canadá. Depois de completar seu terceiro álbum, sua gravadora se recusou a lança-lo e Fergie deixou o grupo em setembro de 2001. Em uma entrevista de 2006 com a Entertainment Weekly, Fergie revelou que ambas as frustrações com a imagem da banda e problemas pessoais, a levaram a abandonar o grupo.

Ao entrar no Wild Orchid, Fergie desenvolveu um vício em metanfetamina, que aumentou depois que ela deixou o grupo em 2001. Em setembro de 2006, Fergie falou com a revista TIME sobre para com seu mundo das drogas.

Fergie afirmou em várias entrevistas que ela é um usuário ávido de hipnoterapia, que ela usou para vencer seu vício em metanfetamina e para relaxar.[7][8] Em algum momento antes de 2001, Fergie namorou o ator e cantor Justin Timberlake.[9]

2003—2006: Black Eyed Peas

Ver artigo principal: Black Eyed Peas
Black Eyed Peas dando autógrafos antes de um show na East Stroudsburg University.

O Black Eyed Peas estava gravando seu terceiro álbum de estúdio em 2003, Elephunk , quando will.i.am convidou Fergie para tentar para fora para uma canção chamada "Shut Up". Ela tem um sucesso imediatamente ligado com o trio, passando a gravar cinco músicas adicionais para o álbum. Na primavera seguinte, pouco antes de Elephunk ser lançado, o presidente da Interscope Jimmy Iovine ofereceu Fergie um lugar permanente para assumir os vocais e preencher o vazio deixado pela saída da cantora Kim Hill em 2000.

De Elephunk veio "Where is the Love?", que se tornou o primeiro grande hit do Black Eyed Peas, atingindo o número oito na Billboard Hot 100, mas no topo das paradas em vários outros países. O álbum gerou posteriormente "Shut Up", que liderou as paradas em muitos mercados. O terceiro single do álbum, "Hey Mama" ficou no top 10 em muitos países europeus e mais tarde chegou a número 23 nos Estados Unidos. Em 2004, o Black Eyed Peas embarcou em uma turnê mundial de Elephunk.

Seu próximo álbum, Monkey Business, foi lançado em junho de 2005. Monkey Business estreou no número dois no Billboard 200. O primeiro single do álbum, "Don't Phunk With My Heart", alcançou o número três nos Estados Unidos e lhes valeu um Grammy de Best Rap Performance by a Duo or Group. "Don't Lie", o segundo single do álbum, teve o sucesso na Billboard Hot 100, alcançando o número quatorze. "My Humps", outra canção do álbum, logo alcançou sucesso comercial nos Estados Unidos, atingindo o número três na Billboard Hot 100 e um número na Austrália. No outono de 2005, o Black Eyed Peas saiu em turnê com Gwen Stefani. Em dezembro de 2005, eles embarcaram no "European Tour". Em março de 2006, o Black Eyed Peas pegou a estrada outra vez como destaque para o "Honda Civic Tour".

2006—2008: Carreira solo

Ver artigo principal: The Dutchess
Fergie recebendo seu prêmio no MMVA 2007.

O primeiro álbum de Fergie, lançado em 19 de setembro de 2005, que foi intitulado The Dutchess.[10] O nome do albúm foi uma homenagem a duquesa de York, Sarah Ferguson. Foi uma ideia do produtor executivo do albúm Will.i.am, pois ambas carregavam o mesmo sobrenome e o mesmo apelido.

Fergie conseguiu cinco hits com The Dutchess, "London Bridge", "Glamorous" e "Big Girls Don't Cry" foram singles número um na parada norte-americana Billboard Hot 100. Seu segundo single, "Fergalicious", chegou à segunda posição da parada. "Big Girls Don't Cry" foi escolhida pela Billboard como a canção mais ouvida no mundo durante o ano de 2007. O quinto single do álbum foi "Clumsy", que foi oficialmente lançada em 25 de setembro de 2007, alcançando a quinta posição na Billboard Hot 100. Foi lançada a canção "Pick It Up" como single digital no Japão, devido ao fato desta estar presente em um relançamento especial de The Dutchess no país, intitulada The Dutchess +3. O último single do álbum foi "Finally", que foi lançado nos Estados Unidos e na Europa, não conseguindo muito sucesso, já que foi lançado apenas digitalmente e sem videoclipe. "Here I Come" seria lançado como single, mas este foi apenas lançado digitalmente na Austrália e obteve sucesso no país.

Fergie fez uma aparição no Wembley Stadium em 1 de Julho de 2007, apresentando-se com "Glamorous" e "Big Girls Don't Cry" em um show em uma homenagem à Princesa Diana organizada por seus dois filhos, Príncipe William e Príncipe Harry o DVD da apresentação foi lançado em 5 de Novembro de 2007.

Em 18 de Novembro de 2007, Fergie venceu o prêmio "Artista Feminino Favorito" de Pop/Rock no American Music Awards.[11] Além disso, sua canção "Big Girls Don't Cry" também rendeu à Fergie uma nomeação ao Grammy para "Best Female Pop Vocal Performance", o qual ela perdeu. Em Dezembro de 2007, a revista Blender elegeu Fergie como sendo a mulher do ano.[12]

Durante o Idol Gives Back de 2008, Fergie também se apresentou em dueto com Ann Wilson da banda Heart. As duas apresentaram "Barracuda".[13]

Fergie lançou uma a versão deluxe do seu álbum em 27 de Maio de 2008. A edição traz 5 novas faixas: "Pick It Up", "Party People" com Nelly, um remix de "Clumsy com Soulja Boy", "Barracuda" da trilha sonora de Shrek Terceiro e "Labels or Love" da trilha sonora de Sex and the City, além de um pôster especial da cantora.[14]

Fergie colaborou com a cantora japonesa Kumi Koda na canção "That Ain't Cool". "That Ain't Cool" está presente como A-side quádruplo no single de Koda, MOON, lançado em 11 de junho de 2008.[15] Fergie colaborou com Slash, em seu álbum solo, intitulado Slash and Friends (albúm). A cantora fez participações que realmente, revelaram seu lado Rock And Roll adquirido durante a adolescência. Sendo ela Beautiful Dangerous. O profissionalismo de Fergie fez com que Slash se tornasse um grande amigo na vida pessoal, sendo inclusive convidado para seu casamento que acontecera em 2009. Fergie também realizou covers de algumas músicas tocadas por Slash sendo elas: Sweet Child O'Mine e Paradise City. No ano de 2011, a canção Sweet Child O'Mine teve uma breve participação durante o intervalo de uma partida no Superbowl, na qual a banda The Black Eyed Peas foira a grande atração.

2009: Casamento e retorno do The Black Eyed Peas

Fergie em turnê como grupo The Black Eyed Peas em 2010.

Fergie e Josh Duhamel se casaram em uma cerimônia católica em 10 de janeiro de 2009, depois de 5 anos de namoro.[16][17] Fergie e Duhamel começaram a namorar em setembro de 2004[18] quando o Black Eyed Peas foi ao programa Duhamel's show Las Vegas.

O Black Eyed Peas lançaram "Boom Boom Pow" do álbum The E.N.D. em março de 2009, a música ficou no topo da Billboard Hot 100,[19][20][19] Em seguida lançaram o segundo single do álbum, "I Gotta Feeling", que provou ser um sucesso ainda maior do que o primeiro, passando de número 2 para o primeiro lugar ultrapassando "Boom Boom Pow" em 11 de julho,[20] e ficando lá por 14 semanas[21] o maior tempo de uma canção no topo no ano. Os dois single do Black Eyed Peas ficaram no topo por 26 semanas consecutivas, de 18 de abril até 16 de outubro. "Meet Me Halfway" foi lançado como o terceiro single do álbum em setembro de 2009. O single estreou em numero um no Reino Unido e na Australia. Ele também alcançou a sétima posição na Billboard Hot 100. Em outubro de 2009, Fergie comprou parte do National Football League's Miami Dolphins.[22] "Imma Be" foi lançada como quarto single, alcançando o topo da Billboard Hot 100 por duas semanas. "Rock That Body" foi o quinto single, e alcançou a nona posição na Billboard Hot 100.

Fergie lançou a fragrância, Outspoken pela Avon em maio de 2010.[23]

O sexto álbum do Black Eyed Peas, The Beginning, foi lançado no dia 30 de novembro de 2010 e esse foi o quarto álbum de estúdio do grupo, tendo Fergie como participante. O primeiro single, "The Time (Dirty Bit)", foi topo de várias paradas ao redor do mundo. Em janeiro de 2011, ela começou a aparecer em comerciais do Dr Pepper Cherry. O segundo single de The Beginning foi "Just Can't Get Enough", que também foi topo de várias paradas no mundo inclusive na UK Dance Chart. "Don't Stop the Party" foi o terceiro single do álbum. Em 3 de setembro de 2011, o grupo cantou em Minot, Dakota do Norte para ajudar as vítimas do inundação do rio Souris que danificou mais de 4.000 casas e desalojou mais de 12.000 pessoas em Minot e ao longo do rio Souris.[24]

No dia 29 de agosto de 2013, Fergie deu à luz em Los Angeles, Califórnia, Axl Jack Duhamel, seu primeiro filho do casamento com Josh Duhamel.[25]

2014: Fergie anuncia novo álbum solo

Em uma recente entrevista ao apresentador americano Ryan Seacrest, Fergie revelou que lançará seu segundo disco solo em 2014. O novo trabalho, ainda sem título definido, sucede o álbum de estreia da carreira solo da vocalista do Black Eyed Peas, "The Dutchess", lançado em 2006.

Questionada sobre se estaria brincando a respeito desse novo lançamento, Fergie revelou que não, e que é muito provável que ele tenha apenas seu nome: ''Não é uma brincadeira, é uma promessa. Tanto que possivelmente, o novo material só tenha meu nome, mas isso ainda é algo a ser discutido"

Apesar da confirmação, Fergie lançou um novo single intitulado L.A.LOVE , porém não se sabe se este estará incluso em seu novo material , ainda não há datas de lançamento prevista para as novas músicas solo de Fergie

Discografia

A discografia de Fergie, consiste de um álbum de estúdio, dois extended play, e onze singles, incluindo seis como artista convidada.Seu álbum de estréia The Dutchess foi lançado em 13 de Setembro de 2006 pela A&M Records e Interscope Records.[26] O álbum teve 5 singles, "London Bridge", "Fergalicious", "Glamorous", "Big Girls Don't Cry", "Clumsy lançadas consecutivamente foram topo da Billboard Hot 100, Clumsy alcançou o Top 5 do mesmo chart.O álbum já vendeu mais de 8,000,000 de cópias pelo mundo sendo mais de 3 milhões nos EUA e mais de 50 mil no Brasil.

O primeiro single foi o hit "London Bridge", lançado em 18 de Julho de 2006, chegou ao topo do Billboard Hot 100. O segundo, "Fergalicious", que conta com participação dewill.i.am, estreou em 23 de Outubro de mesmo ano e chegou à posição #2 no Hot 100 da Billboard. Já o terceiro, "Glamorous", que conta com participação de Ludacris, foi lançado em 28 de Janeiro de 2007 e conseguiu chegar à posição #1 da parada da Billboard, se tornando o terceiro single top 2 e o segundo single a ocupar o topo da parada norte-americana. Fez sucesso no Brasil devido ao single seguinte, que foi lançado oficialmente em 29 de Abril de 2007, "Big Girls Don't Cry", que ficou muito famosa no país devido ao uso da canção como tema de um casal no programa Big Brother Brasil 7. "Big Girls Don't Cry" estreou direto na posição #41 e logo chegou à posição #1.10 O quinto single escolhido foi "Clumsy", que foi lançado no dia 25 de Setembro de 2007, e chegou à posição #5.

Derivado do álbum, Fergie lançou The Dutchess: Deluxe EP, que possuía mais 4 faixas do que o álbum, sua colaboração com Nelly, "Party People", um remix de "Clumsy", "Barracuda" da trilha sonora de "Shrek Terceiro" e "Labels or Love" da trilha sonora de "Sex and the City".

Em 2013, Fergie lança EP com remixes da música A Little Party Never Killed Nobody, que foi parte da trilha sonora do filme The Great Gatsby. A canção teve uma partipação de Q-Tip e foi produzida por Goon-Rock.

Em 2015 ela lança o último single conhecido até a data desta publicação chamado L.A.LOVE (la la).

Em fevereiro de 2016, seu marido Josh Duhamel afirma que seu novo álbum de inéditas será lançado em março, com o nome de "Double Dutchess"[27]

Turnê

Verizon VIP Tour

Em 2007, Fergie, começou sua primeira turnê solo, "Verizon VIP Tour", para divulgar seu álbum de estúdio. A turnê passou apenas pelos Estados Unidos,e também por São Paulo, no Brasil, no dia 13 de Março de 2008, em um único e exclusivo show. As 500 primeiras pessoas que comprassem o Motorola U9 ganhava um par de ingressos para o show, que contou com celebridades convidadas. Um show no Chile tambem foi realizado.

Double Dutchess Tour

Segunda turné oficial da cantora, que marca o seu retorno como solista aos palcos e o lançamento do sucessor de The Dutchess. A turné começou em Lisboa, Portugal, numa etapa dedicada apenas a festivais pelo mundo! (Alemanha e Japão). O nome da turné nunca foi cogitado como oficial porém o diretor criativo Bruno Ilgoti que está trabalhando com ela no novo album, confirmou no instagram o nome. Outras datas serão adicionadas logo após o lançamento do album que deverá ganhar o mesmo nome.

Filmografia

Como atriz infantil, Fergie atuou no programa televisivo Kids Incorporated durante alguns anos junto com Renee Sandstrom, que se tornou junto com ela membro do grupo Wild Orchid. A imagem de boa menina de Fergie naquele programa entra em contraste com a imagem "gueto-funk" que ela começou a cultivar recentemente. Fergie interpretou a voz de Sally Brown em dois especiais de Charlie Brown: It's Flashbeagle, Charlie Brown (1984), e Snoopy's Getting Married, Charlie Brown (1985). Ela também fez a voz de Sally na versão de 1985 de The Charlie Brown and Snoopy Show.[carece de fontes?]

Em Julho de 2003, Fergie fez uma participação no especial da Rocket Power, Reggie's Big Beach Break, na Nickelodeon; ela fez a voz de uma estrela pop fictícia chamada Shaffika. Fergie voltou a atuar em 2006, aparecendo como personagem secundária em Poseidon no papel de Gloria, a cantora do navio. Fergie fez participação especial no filme de 2007, Grindhouse - Planeta Terror. No musical Nine Fergie interpreta a mulher de programa Saraghina. Em 2010 Fergie interpretou a voz de Jezebel na comédia Marmaduke.

Prêmios & Indicações

Ver artigo principal: Prêmios e indicações de Fergie

Ver também

Referências

  1. http://www.dailymail.co.uk/tvshowbiz/article-2396006/Pregnant-Fergie-officially-changes-name.html
  2. «http://billboard.com/bbcom/news/article_display.jsp?vnu_content_id=1003633227». Billboard.com  Ligação externa em |titulo= (ajuda)
  3. Billboard - Google Books. [S.l.]: Google Books. 12 de outubro de 1996. Consultado em 31 de agosto de 2010 
  4. «Fergie: I was a lesbian». Mirror.co.uk 
  5. «BLACK EYED PEAS — FERGIE: METH WAS 'HARDEST BOYFRIEND'». Contact Music. 11 de setembro de 2006 
  6. Amy Bonawitz (10 de setembro de 2006). «Fergie Talks About Kicking Meth». CBS 
  7. «Black Eyed Peas — Fergie Goes Hypnotic». Contact Music 
  8. «Fergie Uses Hypnotherapy to Fight Meth Urge at The Insider». Dotspotter 
  9. http://www.blender.com/guide/68195/give-peas-chance.html
  10. «Fergie Discography and Lyrics». Stagestars.net. Consultado em 5 de agosto de 2008 
  11. «Vencedores do AMA 2007». ABC.go 
  12. «Reportagem da E! sobre Fergie e a revista Blender». E!. 19 de Dezembro de 2007 
  13. «Fergie Ao Vivo no Show de Hoje». The Superficial. 20 de Maio de 2008 
  14. «Relançamento do Álbum Hit de Fergie - "The Dutchess"». Interscope.com. Consultado em 19 de Abril de 2008 
  15. «Lançamento de MOON de Kumi Koda». RhytmZone. Consultado em 20 de Junho de 2008 
  16. «Fergie and Josh». Elle. 4 de março de 2009. Consultado em 12 de setembro de 2010 
  17. «It's Official: Fergie & Josh Are Married!». People. 10 de janeiro de 2009. Consultado em 13 de janeiro de 2009 
  18. «Josh Duhamel Reveals His Pick-Up Line on Fergie». People. 19 de junho de 2007 
  19. a b Pietroluongo, Silvio (8 de abril de 2009). «Black Eyed Peas Score First No. 1 On Hot 100». Billboard. Nielsen Business Media, Inc. Consultado em 8 de abril de 2009 
  20. a b Caulfield, Keith (2 de julho de 2009). «Chart Beat Bonus, "'Feeling' Like The Second Time"». Billboard. Nielsen Business Media, Inc. Consultado em 2 de julho de 2009  [ligação inativa]
  21. Ben-Yehuda, Ayala (7 de outubro de 2009). «'Jay Sean Sends Peas Packing From Hot 100 Penthouse». Billboard. Nielsen Business Media, Inc. Consultado em 7 de outubro de 2009 
  22. http://www.mtv.com/news/articles/1623776/fergie-become-partowner-miami-dolphins.jhtml
  23. Outspoken by Fergie at nstperfume.com. Retrieved on January 10, 2011.
  24. «Minot Rising Benefit Concert». Minot Area Recovery Fund. September 6, 2011. Consultado em September 6, 2011  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  25. «Nasce o primeiro filho da cantora Fergie e do ator Josh Duhamel» 
  26. mtv.com MTV.com. Retrieved August 16, 2006.
  27. http://www.breatheheavy.com/fergies-album-is-titled-double-dutchess/

Ligações externas

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons