Saltar para o conteúdo

Cuiabá Esporte Clube: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Leon saudanha (discussão | contribs)
Linha 14: Linha 14:
|presidente = {{BRAb}} Aron Dresch
|presidente = {{BRAb}} Aron Dresch
|treinador = {{BRAb}} Moacir Júnior
|treinador = {{BRAb}} Moacir Júnior
|material = {{INGb}} [[Umbro]]
|material = {{BRAb}} [[Kanxa]]
|patrocinio = {{BRAb}} Drebor<br />{{BRAb}} [[Unimed]]<br />{{BRAb}} [[Sicredi]]<br />{{BRAb}} [[Raitak]]
|patrocinio = {{BRAb}} Drebor<br />{{BRAb}} [[Unimed]]<br />{{BRAb}} [[Sicredi]]<br />{{BRAb}} [[Raitak]]
|liga = {{MTc}}<br />{{BR-MTb}} [[Copa Governador de Mato Grosso|Copa Mato Grosso]] <br />{{BRAb}} [[Copa Verde de Futebol|Copa Verde]] <br />{{BRAb}} [[Copa do Brasil de Futebol|Copa do Brasil]]<br />{{BRAc}}
|liga = {{MTc}}<br />{{BR-MTb}} [[Copa Governador de Mato Grosso|Copa Mato Grosso]] <br />{{BRAb}} [[Copa Verde de Futebol|Copa Verde]] <br />{{BRAb}} [[Copa do Brasil de Futebol|Copa do Brasil]]<br />{{BRAc}}

Revisão das 02h28min de 19 de agosto de 2017

Cuiabá
Ficheiro:CuiabaEC.png
Nome Cuiabá Esporte Clube
Alcunhas Dourado
Mascote Peixe Dourado
Fundação 12 de dezembro de 2001 (22 anos)
Estádio Arena Pantanal
Capacidade 42 968
Localização Cuiabá, Mato Grosso MT, Brasil Brasil
Mando de jogo em Dutrinha
Capacidade (mando) 7 000
Presidente Brasil Aron Dresch
Treinador(a) Brasil Moacir Júnior
Patrocinador(a) Brasil Drebor
Brasil Unimed
Brasil Sicredi
Brasil Raitak
Material (d)esportivo Brasil Kanxa
Competição Mato Grosso Mato-Grossense
Mato Grosso Copa Mato Grosso
Brasil Copa Verde
Brasil Copa do Brasil
Brasil Campeonato Brasileiro
Website Site Oficial
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Temporada atual

Cuiabá Esporte Clube é uma agremiação esportiva brasileira com sede em Cuiabá, no estado de Mato Grosso. O clube foi fundado em 12 de dezembro de 2001 pelo ex-jogador Gaúcho.

O clube é presidido pelos irmãos Dresch, proprietários da Drebor Borrachas, uma indústria localizada em Cuiabá, que adquiriram as ações do clube-empresa vendidas por Gaúcho e resolveram reerguer o nome do Cuiabá. A Drebor também é o patrocinadora principal do clube.

História

O início

A história do Cuiabá funde-se com a chegada de Gaúcho, que fundou a "Gaúcho Escola de Futebol", mais conhecida como a "Escolinha do Gaúcho".

O projeto de Gaúcho para o futebol matogrossense mostrou-se ambicioso, pois pretendia chegar até a Série B. Contando com uma estrutura que não era vista nos demais clubes de Cuiabá, com a instalação de um centro de treinamento e um enfoque profissional desde as categorias de base, o Cuiabá conquistou logo nos primeiros anos o bicampeonato matogrossense de futebol, desbancando times tradicionais, como Mixto, Operário Varzeagrandense, Barra e União de Rondonópolis.

Apesar desse sucesso dentro do estado, o clube não fez boas campanhas nos torneios de nível nacional, como a Série C e Copa do Brasil.

2001 a 2005: títulos estaduais e disputa de competições nacionais

Em 2001, surge o Cuiabá Esporte Clube para disputar os Campeonatos Amadores de categoria de base, trazendo em seu brasão o obelisco do centro geodésico da cidade (Cuiabá está no coração da América do Sul), que está localizado na Praça Pascoal Moreira Cabral, que fica na Rua Barão de Melgaço, e que era conhecida como Campo d’Ourique, lugar antigamente utilizado para touradas e manifestações religiosas. Por estar em uma localidade central, foi construída a Assembleia Legislativa, posteriormente sendo substituída pela Câmara Municipal de Cuiabá. Uma estrutura de mármore com pouco mais de 20 metros de altura construída pelo artesão Júlio Caetano demarca o local exato do centro geodésico da América do Sul. A peça relembra a delimitação geográfica medida pelo marechal Cândido Mariano da Silva Rondon em 1909.

Já em 2003 quando entra para o quadro do futebol profissional, o Cuiabá Esporte Clube chega à final do Campeonato Estadual de Mato Grosso jogando contra o Barra do Garças. O jogo aconteceu no Estádio José Fragelli (Verdão) com mais de 10 mil espectadores, que de forma inédita no futebol estadual, o Cuiabá Esporte Clube conquista o título de campeão mato-grossense em seu primeiro campeonato.

Ainda em 2003, participou na série C do Campeonato Brasileiro e ficou em primeiro lugar do seu grupo na primeira fase. Na segunda fase, ganhou do Palmas-TO no primeiro jogo fora de casa e no jogo de volta no tempo regulamentar, perdeu pelo mesmo placar, fato que levou a disputa aos pênaltis onde a equipe foi eliminada.

Ficheiro:Cuiabá Esporte Clube.png
Escudo antigo

Em 2004, sagrou-se bicampeão do Campeonato Estadual jogando contra o União de Rondonópolis no Estádio Luthero Lopes lotado com mais de 18 mil pessoas. A equipe também foi vice-campeã da Copa Mato Grosso. Ainda neste ano, participou do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Oscar Conrado foi o técnico que comandou a equipe neste período.

No ano de 2005, a equipe do Cuiabá Esporte Clube participou da Copa do Brasil.

2006 a 2008: licenciamento

Nos anos seguintes, após os descontentamentos de Gaúcho com o excesso de desmandos da Federação Matogrossense de Futebol e alegando falta de recursos para continuar seu projeto em virtude da não renovação do contrato com seu patrocinador, o Cuiabá anuncia o licenciamento de suas atividades em 2006.[1]

2009 a 2015: o retorno

Em 2009, o Cuiabá retornou ao cenário do futebol[2] disputando a segunda divisão e conquistando o vice-campeonato. Nesse mesmo ano, a agremiação também chegou ao vice-campeonato da Copa Governador, título este finalmente conquistado em 2010, após vitórias de 2 a 0 e 3 a 1 sobre o Operário de Várzea Grande.[3]

Para 2010, o nome escolhido para comandar o Cuiabá foi o do técnico Ary Marques.[4]

Em 2011, a equipe disputa a Série D do Campeonato Brasileiro, e consegue o acesso para a Série C de 2012 após vencer os dois jogos das quartas-de-final contra o Independente de Tucuruí-PA pelos placares de 2 a 0 e 4 a 2, respectivamente.[5]

Em 2012 foi vice contra o Luverdense onde perdeu em Lucas do Rio Verde por 1 a 0 e venceu a partida em casa por 1 a 0 que a partida foi para os penaltis onde o dourado perdeu por 4 a 3.

Em 2013 o Dourado se consagrou campeao sobre o seu rival Mixto onde a partida foi disputada no estadio Eurico Gaspar Dutra famoso (DUTRINHA) partida tambem feita em dois jogos no mesmo estadio, com a mesma lotaçao de mais 7000 torcedores, onde no primeiro jogo o Cuiaba perdeu por 2 a zero num jogo onde o dourado estava perdido em campo e o mixto visivelmente bem superior, ja na segunda partida o dourado foi com tudo pra cima do mixto em busca do resultado e embalado pela sua torcida que empurrou o time ate o ultimo minuto de jogo, tanto incentivo que obteve o resultado de 2 tentos a 0 sobre o Mixto, partida que levaria aos penaltis, com medo de repetir os mesmos erros da final anterior os jogadores se concentraram tanto que o goleiro Laenio foi fenomenal defendeu 3 penaltis e o dourado consagrou-se campeao pela quarta vez em cima do seu rival na qual embalou um canto de gozaçao sobre seu rival "mixtense me diz como tu sentes ser fregeus do Cuiaba..."

Em 2014 o cuiaba foi a final novamente, desta vez contra o recem promovido para a serie B o Luverdense, a partida na capital, o jogo definiu 1 a 0 para o dourado, e o jogo de volta em Lucas a torcida foi em peso e novamente viu seu time ser Penta campeao do estadual por 1 a 0 sobre os donos da casa.

Em 2015, sob o comando do técnico Fernando Marchiori. o clube conseguiu um feito histórico ao ser o primeiro time de Mato Grosso a disputar uma competição internacional, ao ser campeão da Copa Verde de Futebol de 2015 ao bater o Remo, na primeira final realizada na Arena Pantanal, por 5 a 1. após no jogo de ida perder de 4 a 1[6]. Com isso, o clube classificou-se para a Copa Sul-Americana de 2016, tornando-se assim o primeiro clube mato-grossense a disputar uma competição internacional.

Títulos

Interestaduais
Competição Títulos Temporadas
Copa Verde 1 2015
Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Mato Grosso Campeonato Mato-Grossense 7 2003, 2004, 2011, 2013, 2014, 2015 e 2017
Mato Grosso Copa Governador do Mato Grosso 1 2010
Categorias de base
Competição Títulos Temporadas
Mato Grosso Copa Governador do Mato Grosso Sub-21 1 2016
Mato Grosso Campeonato Mato-Grossense Sub-20 2 2003 e 2004
Mato Grosso Campeonato Mato-Grossense Sub-17 2 2009 e 2010
Campeonato Cuiabano Sub-17 1 2004

Campeão invicto

Estatísticas

Participações

Participações em 2017
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
Mato Grosso Mato-Grossense 12 Campeão (7 vezes) 2003 2017
Copa Verde 4 Campeão (2015) 2014 2017
Brasil Série C 8 12º colocado (2013 e 2016) 2004 2017
Série D 1 3º colocado (2011) 2011 2011 1
Copa do Brasil 8 3ª fase (2017) 2004 2017
Copa Sul-Americana 1 2ª fase (2016) 2016 2016

Campanhas

Terceiro colocado: 2011

Torcida

Desde 2010, quando o Cuiabá, ou "dourado" como é chamado carinhosamente pelos seus torcedores, começou a investir mais em seu elenco. Ganhou em prestígio na sua cidade, conquistando títulos locais até conseguir o acesso da série D para a série C da liga nacional brasileira. Rapidamente ganhou prestígio junto à imprensa local e aos moradores da região. Com essa força, nos últimos 6 anos, aumentou muito a sua torcida, principalmente nos bairros da zona sul da cidade, no Grande Coxipó.

Em 2011 foi fundada a sua primeira torcida organizada: a TORC - Torcida Organizada Raça Cuiabana. Essa torcida tem uma fama de, em todos os jogos em casa, ser muito festeira, colorida e barulhenta.

Rivalidade

O Cuiabá Esporte Clube faz o clássico da capital mato-grossense com o Mixto, apelidado de Duelo Cuiabano.


Referências

  1. Oliveira Júnior (20 de dezembro de 2006). «Cuiabá desiste, antes do Mato-grossense começar». Gazeta Digital. Consultado em 11 de dezembro de 2009 
  2. Luiz Esmael (7 de outubro de 2008). «Cuiabá tenta "subir", pela Segundona do Estadual». Gazeta Digital. Consultado em 11 de dezembro de 2009 
  3. «Cuiabá derruba o Operário, é campeão da Copa MT e vai para Copa do Brasil». SóNotícias. 24 de novembro de 2010. Consultado em 8 de fevereiro de 2011 
  4. «Ary Marques é o comandante técnico do Cuiabá para 2010». Diário de Cuiabá. 22 de dezembro de 2009. Consultado em 22 de dezembro de 2009 
  5. «Independente-PA 2 x 4 Cuiabá-MT - Vaga na Série C com justiça». Futebol Interior. Consultado em 16 de outubro de 2011 
  6. GloboEsporte.com (7 de maio de 2015). «Cuiabá atropela Remo, goleia por 5 a 1 e garante o título da Copa Verde». Consultado em 8 de maio de 2015 

Ver também

Ligações externas

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.