Saltar para o conteúdo

Metra: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
79a (discussão | contribs)
www.metra.com.br não atende WP:V; "Linhas" é WP:GRADE e sem WP:V; "Valores e Descontos", ver WP:WNE
→‎Ligações externas: remoção de um asterisco a mais
Linha 67: Linha 67:
*{{Instagram|metratransportes}}
*{{Instagram|metratransportes}}
*{{Facebook|MetraTransportes}}
*{{Facebook|MetraTransportes}}
**{{Twitter|metra_oficial}}
*{{Twitter|metra_oficial}}


{{esboço-empresas}}
{{esboço-empresas}}

Revisão das 19h29min de 9 de setembro de 2021

Metra Sistema Metropolitano de Transportes LTDA
[[Ficheiro:
Veículo Elétrico Metra
|200px]]
Informações
Proprietário Maria Beatriz Setti Braga
Local São Paulo, São Bernardo do Campo, Diadema, Santo André, Mauá.
Tipo de transporte Opera o Corredor exclusivo ABD com a extensão Diadema / São Paulo - Brooklin, ligando a zona Sul e Leste de São Paulo, com trólebus e ônibus de trânsito rápido.
Número de linhas 13 linhas
Número de estações 111 pontos de parada
Tráfego 250 mil/dia
Tráfego anual 90 mi
Sede São Bernardo do Campo
Website www.metra.com.br
Funcionamento
Início de funcionamento Sob concessão de operação no Corredor ABD, a Metra iniciou suas atividades em 24 de maio de 1997.
Número de veículos 253
Dados técnicos
Comprimento dos veículos 12, 15, 18 e 23 metros.
Headway 5 minutos
Extensão do sistema 33 km (São Mateus – Jabaquara) + 12 km (Diadema – São Paulo), totalizando 45 quilômetros.
Velocidade média 21 km/h
Velocidade máxima 50 km/h

A Metra é um sistema de transporte que conecta a região da Grande São Paulo, ligando as zonas sul e leste de São Paulo às cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema, que iniciou suas atividades em maio de 1997, operando o Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara (33km, totalmente eletrificado) e na sua extensão Diadema – Brooklin (12km), totalizando 45 quilômetros, sempre com os mais altos padrões de qualidade.

Uma empresa do tradicional e pioneiro grupo de transportes Auto Viação ABC[1], a Metra possui cerca de 1100 colaboradores que trabalham 24 horas por dia para oferecer conforto, rapidez, segurança e tecnologia aos clientes. Responsável pela administração, limpeza, comunicação e manutenção dos 9 terminais Metropolitanos, 111 pontos de parada e 5200 focos semafóricos, a Metra tornou-se referência em transporte limpo por investir na inovação tecnológica da frota, promovendo a diversificação e descarbonização das fontes de energia.[carece de fontes?]

Histórico

Em seu início, no ano de 1988, o Corredor ABD era operado pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos[2], com frota diesel e trólebus. Em 1992, foi terceirizada a frota diesel. No ano seguinte 1993, também foi terceirizada a frota trólebus.

A partir daí, dois consórcios de empresas operavam os veículos por contrato e assim o fizeram até o ano de 1997, eram:

  • Metrobus – Consórcio Metropolitano de Transportes por Ônibus: composto por ENOB Engenharia, W. Washington Empreendimentos e Projetos, Construbase – Construtora de Obras Básicas e Engenharia e Amafi Comercial e Construtora.
  • Consórcio Inter-Três de Transporte Coletivo: composto pela Auto Viação ABC LTDA[1], Expresso Santa Rita LTDA e Viação Diadema LTDA.

Sob concessão de operação no Corredor ABD, a Metra iniciou suas atividades em 24 de maio de 1997.[carece de fontes?]

Com uma frota operacional de 253 veículos, a Metra está sempre a frente quando o assunto é tecnologia. Composta por tecnologia elétrica[3], elétrica-híbrida e veículos movidos a biodiesel, visando máxima redução de gás carbônico – CO² na atmosfera. Os veículos contam com tomadas internas, poltronas anatômicas, piso baixo para acessibilidade, ar condicionado e wi-fi proporcionando maior conforto aos 250 mil passageiros que utilizam o sistema diariamente.

A empresa é certificada nas Normas NBR ISO 9001:2015 (Gestão da Qualidade) e NBR ISO 14001:2015 (Gestão do Meio Ambiente)[4].

O IQC (Índice Geral de Aprovação do Cliente), de acordo com a pesquisa realizada no ano de 2019 pelo órgão gestor EMTU, é de 84,3% de Ótimo/Bom. Todo esse trabalho reflete diretamente no cliente.

Corredor Verde Sustentável de Transporte Metropolitano

Em sintonia com a Convenção do Clima da ONU e AGENDA 2030,[5] considerando as emergências climáticas surgiu o Corredor Verde Sustentável de Transporte Metropolitano[6], visando promover transporte público eficiente e com qualidade, norteado pelos princípios de sustentabilidade: sob uma perspectiva humana, com mais inclusão social, redução das desigualdades e pela mitigação dos impactos ambientais, buscando a efetividade do desenvolvimento sustentável. Hoje em todo seu percurso, o Corredor Verde conta com mais de 11 mil manacás-da-serra, árvore nativa da região, tornado menos árida a paisagem de quem usa o serviço, a Metra mostra que cada cliente é importante e tornar a viagem agradável é meta fundamental.

Veículo da frota sendo lavado com água de reuso

Referências

  1. a b «Auto Viação ABC LTDA». www.viacaoabc.com.br. Consultado em 9 de setembro de 2021 
  2. «EMTU/SP | Home». www.emtu.sp.gov.br. Consultado em 9 de setembro de 2021 
  3. «Home | Eletra Bus - Tecnologia em Tração Elétrica». www.eletrabus.com. Consultado em 9 de setembro de 2021 
  4. «| Bureau Veritas Brazil». www.bureauveritas.com.br. Consultado em 9 de setembro de 2021 
  5. «Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | As Nações Unidas no Brasil». brasil.un.org. Consultado em 9 de setembro de 2021 
  6. «Frota verde». Metra. Consultado em 9 de setembro de 2021 

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.