Independente Tricolor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Independente Tricolor
Fundação 13 de outubro de 2010 (13 anos)[1]
Escola-madrinha Império de Casa Verde[2]
Cores
Símbolo São Paulo, o santo
Bairro Vila Guilherme[3][4]
Presidente Alessandro Oliveira Santana "Batata"[1]
Desfile de 2024
Enredo Agojie, A Lâmina da Liberdade!

Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Independente Tricolor (ou simplesmente Independente Tricolor), é uma escola de samba da cidade de São Paulo, localizada na Rua Doze de Setembro, nº 259 – Vila Guilherme, sendo oriunda da Torcida Tricolor Independente e do Bloco Carnavalesco Independente. Com o término dos desfiles como bloco, a escola retornou aos desfiles da capital como Escola de Samba.

História[editar | editar código-fonte]

No início da década de 2000, a Torcida Independente começou a se organizar para participar do Carnaval de São Paulo, a exemplo de outras agremiações, tais como Gaviões da Fiel e Torcida Jovem do Santos. Para tanto foi criado o Bloco Independente, com estatuto separado da torcida.

Porém, após uma confusão em 2003, com integrantes do Pavilhão 9 e da Mancha Verde[5], o bloco foi excluído do carnaval pela UESP.

Afastado durante anos, o bloco transformou-se em escola de samba, mas não competia, nem participava do carnaval oficial. Em 2009, incorporou a Malungos, e adotando a denominação "Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba Malungos Independente", participou do Carnaval 2010, desfilando pelo grupo 4 do carnaval paulistano (equivalente à sexta divisão), e subindo para o grupo 3.[6]

Em 2011, desfilou com o enredo "O que que a Bahia tem?", permanecendo no grupo 3 da União das Escolas de Samba Paulistanas.

Em 2012 a escola passou a se chamar apenas "Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Independente Tricolor" e desfilou na Vila Esperança com o enredo "As Sete Novas Maravilhas do Mundo", ficando com a segunda colocação no grupo 3 da UESP, assim subindo para o grupo 2.

Em 2013 a escola desfilou no autódromo de Interlagos. A agremiação levou para a avenida um enredo sobre o baralho, conquistando o título do grupo 2 da UESP, e ganhando assim o direito de desfilar no sambódromo paulistano no carnaval seguinte.

Em 2014 fez a sua estreia no grupo 1 da UESP, e se sagrou novamente campeã com o enredo "Canção paulistana", uma homenagem a algumas das mais famosas canções que homenageiam a sua cidade. Com o novo título, obteve o direito de desfilar pelo grupo de acesso da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo no ano seguinte.

Em 2015 a escola de samba Independente fez a sua estreia no grupo de acesso do carnaval de São Paulo. A agremiação que foi a primeira a desfilar, foi surpreendida com uma forte chuva e desfilou a maior parte do seu tempo enfrentando problemas de infraestrutura do sambódromo. Uma queda de energia, causou danos ao sistema de som e deixou diversos pontos da passarela sem iluminação, dificultando a visão de alguns jurados espalhados pelas torres de julgamento da pista de desfiles. A entidade fez um grandioso carnaval, mas acabou sendo prejudicada com tais acontecimentos e superou o rebaixamento após uma reunião com os representantes das agremiações pertencentes à Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo. Ficou constatado que o desfile da escola foi prejudicado, pois a entidade não desfilou em condições técnicas iguais às condições das demais entidades. Com isso, a escola de samba Independente se manteve no grupo de acesso para o carnaval de 2016.

Em 2016 a Independente desfilou com o enredo "O que conta no faz de conta" e realizou um dos melhores desfiles da noite, brigando diretamente por uma vaga no grupo especial. A escola terminou a apuração com o 3º lugar do grupo de acesso do carnaval paulistano, superando as adversidades do carnaval anterior com a realização de um belíssimo desfile.

Em 2017, a Independente desfilou com o tema "É mentira", que propôs uma sátira às mentiras do dia a dia, de forma lúdica e surpreendente. O enredo fez uma abordagem sobre os mentirosos da política nacional, relembrou alguns dos mais conhecidos contos infantis, também trouxe diversas lendas populares e as mentiras da natureza com animais que se camuflam e enganam seus predadores. A agremiação realizou o melhor desfile de sua historia e foi apontada pela crítica como candidata a uma vaga no Grupo Especial, o que acabou se confirmando na apuração. A escola conquistou o vice-campeonato do Grupo de Acesso na última nota do último quesito julgado (samba de enredo) e garantiu a sua estreia no grupo de elite do carnaval de São Paulo em 2018.

Para 2018 montou uma comissão de carnaval e apresentou o enredo "Luz, câmera e terror – Uma produção Independente", o tema contou as histórias dos filmes de terror, mostrando zumbis, fantasmas e bruxas, além de ser também uma homenagem ao Zé do Caixão. A escola fez um belo desfile porém nos primeiros minutos o eixo do carro da comissão de frente quebrou e teve que ser rebocado até o final. Com isso na apuração a agremiação foi penalizada em 1,2 décimos e consequentemente rebaixada ao Acesso.

"Para sempre vou te amar" foi o enredo da Independente para o carnaval de 2019. A proposta abordou uma história de amor, inspirada livremente no livro “A Divina Comédia” obra-prima de Dante Alighieri. A escola fez um lindo desfile e liderou com folga a apuração até os últimos quesitos, mas perdeu mais de um ponto no penúltimo quesito (Comissão de Frente) e terminou o carnaval em quarto lugar no grupo de acesso 1.

Em 2020 a escola tinha o enredo "Utopia, é preciso acreditar". A proposta era falar dos sonhos que a humanidade considerava irrealizáveis, mas que se tornaram reais e mudaram os rumos da história. Infelizmente, o barracão de alegorias da escola pegou fogo no período pré-carnaval. Todos os seus carros alegóricos e fantasias foram consumidos pelas chamas. Assim, a Independente fez um desfile com fantasias improvisadas e sem concorrer com as demais agremiações.

O ano de 2021 foi marcado pela não realização dos desfiles das escolas de samba, que ficaram sem desfilar por consequência da pandemia de Covid-19 que chegou ao Brasil após o carnaval 2020 e se estendeu por mais de 1 ano e meio de forma intensa, impedindo a folia.

Em 2022, a escola de samba Independente se reergueu e deu a volta por cima, fazendo um grande desfile com o enredo "Brava Gente, é Hora de Acordar!" O tema abordava a política nacional, sob uma ótica que fugia do clichê de jogar toda a culpa dos problemas do Brasil exclusivamente nos políticos. A proposta trouxe uma reflexão profunda sobre a nossa parcela de responsabilidade nas coisas ruins que acontecem no país por consequência das escolhas eleitorais erradas que fizemos ao longo da nossa história, e alertou para sermos mais criteriosos na hora de decidir quem serão nossos próximos representantes. Com um desfile altamente técnico, a escola fez uma performance impecável e conseguiu retornar ao grupo especial do carnaval de São Paulo.

Segmentos[editar | editar código-fonte]

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Nome Mandato Ref.
Alessandro Oliveira Santana - "Batata" 2010-atual [7]

Intérpretes[editar | editar código-fonte]

Carnavais Intérprete oficial Ref.
2012-2015 Pê Santana
2016-2018 Pê Santana e Rafael Pínah
2019-2022 Rafael Pínah
2022-2023 Pê Santana e Lico Monteiro
2023-Atual Chitão Martins

Diretores[editar | editar código-fonte]

Período Diretor de Carnaval Diretor Geral de Harmonia Mestre de Bateria Ref.
2014 Pê Santana Alexandre Augusto Kinkas [7]
2015 Pê Santana Ricardo Fervorini Kinkas [8]
2016 Pê Santana Alexandre Augusto Kinkas
2017 Pê Santana Marcelo Falcão Klemen Gioz
2018 Mestre Adamastor Demis Roberto Klemen Gioz
2019 Demis Roberto Klemen Gioz

Coreógrafos[editar | editar código-fonte]

Período Nome Ref.
2014 Júlio César [7]
2015 Igor Maxmiliano [8]
2016-2017 Taiana Freitas
2018 Anderson Rodrigues
2019 Luiz Romero
2020 Sérgio Cardoso
2021-2024 Arthur Rozas

Casal de Mestre-sala e Porta-bandeira[editar | editar código-fonte]

Período Nome Ref.
2012 Leonardo Silva e Simone Alcântara
2013 Junior Carraro e Simone Alcântara
2014 João Carlos e Laís Moreira [7]
2015 Daniel Vitro e Waleska Gomes [8]
2016 Daniel Vitro e Jéssyka Barboza
2017 – 2018 Cley Ferreira e Lenita Magrini
2019 Cley Ferreira e Jéssica Passos
2020 - 2023 Jeff Antony e Thais Paraguassu
2024 Jeff Antony e Graci Araújo
2025 Jeff Antony e Thais Paraguassu

Corte de Bateria[editar | editar código-fonte]

Período Rainha Madrinha Musa Ref.
2012-2013 Márcia Andrade
2014-2017 Helena Soares Mariana Pedro [7][9]
2018 Sheila Mello Mariana Pedro [10]
2019 Mariana Pedro Phoebe Vecchioni
2020-2022 Mariana Pedro Phoebe Vecchioni Drika Santos
2023-atual Mileide Mihaile Phoebe Vecchioni Drika Santos

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Independente Tricolor
Ano Colocação Grupo Enredo Carnavalesco Ref.
1990 4º lugar Blocos São Paulo, Independente Tradição Comissão de Carnaval
1991 Campeã Blocos São Paulo Comissão de Carnaval
1992 4º lugar Blocos São Paulo (Cidade) Dia a Dia

Compositores: Maurinho da Mazzei e Neno.

Comissão de Carnaval
1993 9º lugar Blocos Amazônia e suas lendas

Compositores: Alemão, Marinho, Djalma e Diná.

Comissão de Carnaval
1994 Desclassificada Blocos Independente

Compositores: Cláudio Nazareno de Moura.

Comissão de Carnaval
De 1995 a 1998 Não desfilou
1999 4º lugar Blocos A Vida é um jogo, pode apostar

Compositores: Edson Carneiro e Jefferson de Almeida Lima.

Comissão de Carnaval
2000 Campeã Blocos Nas fases da Lua: Um Carnaval Espacial

Compositores: Flávio Padovani.

Comissão de Carnaval
2001 10º lugar Blocos Dança Brasil

Compositores: Boy ZL, Greyfus e Nenê.

Anderson Soares de Matos
2002 Campeã Blocos Criança - O Futuro da Nação

Compositores: Paulinho Sampagode, Pedrinho Sem Braço e Fabiano Sorriso.

Anderson de Freitas
2003 Desclassificada Blocos Paz Milenar, um Sonho Universal

Compositores: Alemão, Maradona, Sabará e Palito

Anderson de Freitas
De 2004 a 2009 Não desfilou
2010 Campeã 4-UESP São Paulo, hábitos e tradições
Compositores: Pedrinho Sem Braço, Fabiano Sorriso e Marquinhos Boldrini.
Comissão de Carnaval [11]
2011 7º lugar 3-UESP O que a Bahia tem?
Compositores: Lito do Cavaco, Betinho e Bezerra Caxambu.
Comissão de Carnaval [12]
2012 Vice-campeã 3-UESP A Independente apresenta: as sete novas maravilhas do Mundo
Compositores: Rafael Pínah e Pê Santana.
Fábio Gouveia
2013 Campeã 2-UESP No carnaval da alegria, a Independente dá as cartas: a magia do baralho no tabuleiro da vida
Compositor: Pê Santana
Fábio Gouveia
2014 Campeã 1-UESP Canção Paulistana - Quando a inspiração, a saudade e a esperança juntas cantam por ti, São Paulo!
Compositor: Pê Santana, Xavier e Cris.
Fábio Gouveia [13]
2015 8º lugar Acesso Bravos, à luta!
Compositores: Pê Santana, Vaguinho, Claudio Russo, Marcio André e Baianinho.
André Rodrigues [14]
2016 3º lugar Acesso O que conta no faz de conta?
Compositores: Pê Santana, Rafael Pínah, Marcio André e Vagner Mariano.
Alex Fão
2017 Vice-campeã Acesso É Mentira!
Compositor: Rafael Pínah
Vinicius Freitas
2018 13° lugar Especial Em cartaz: Luz, câmera e… terror. Uma produção Independente!
Compositores: Pê Santana, Rafael Pínah, Márcio André, Rodrigo Minuetto e Rodolfo Minuetto.
Comissão de Carnaval
(André Cezari, Anderson Rodrigues e Roberto Monteiro)
[15][16]
2019 4º lugar Acesso 1 Para sempre vou te amar
Compositores: Rafael Pínah, Fabiano Melodia, Formiga e Dom Junior.
Leno Vidal [17]
2020 Não concorreu Acesso 1 Utopia. É preciso acreditar!
Compositores: Rafael Pínah, Fabiano Melodia, Formiga e Dom Júnior.
Fábio Gouveia [18]
2021 Inicialmente adiados para o mês de julho, os desfiles do Carnaval 2021 foram cancelados devido a pandemia de Covid-19. [19]
2022 Vice-campeã Acesso 1 Brava Gente... É hora de acordar!

Compositor: Rafael Pínah

Amauri Santos [20]
2023 7° lugar Especial Samba no Pé, Lança na Mão, Isso é uma Invasão!

Compositores: André Diniz, Evandro Bocão, Maradona e Pê Santana.

Amauri Santos [21]
2024 14º lugar Especial Agojie, A Lâmina da Liberdade! Amauri Santos [22]
2025 Acesso 1 André Marins
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Independente Tricolor

Títulos[editar | editar código-fonte]

Títulos Independente Tricolor
Divisão Total Ano
Grupo 1-UESP 1 2014
Grupo 2-UESP 1 2013
Grupo 4-UESP 1 2010

Referências

  1. a b História Arquivado em 14 de julho de 2014, no Wayback Machine. acessado em 11/07/2014
  2. [http://www.srzd.com/carnaval/sao-paulo/esquenta-para-o-batizado-na-independente-tricolor/
  3. Amantes do Carnaval SP (31 de julho de 2016). «Em sua nova quadra, Independente lança enredo e samba para 2017». 05h12 
  4. SASP (27 de julho de 2016). «Independente lança enredo, samba e inaugura sua quadra neste sábado!» [ligação inativa]
  5. Revista Época. «Bloco é expulso do carnaval de São Paulo». Consultado em 20 de maio de 2018 
  6. Claudinho SP, Sócio do Samba (17 de fevereiro de 2010). «Na Apuração da UESP as "Organizadas Se "Dão Bem"». Consultado em 21 de julho de 2011 
  7. a b c d e «Cópia arquivada». Consultado em 11 de março de 2014. Arquivado do original em 11 de março de 2014 
  8. a b c Independente Tricolor a todo vapor para o carnaval 2015[ligação inativa]
  9. da Independente Tricolor diz: Não misturamos samba com futebol[ligação inativa]
  10. Folia do Samba (13 de setembro de 2017). «Sheila Mello é a nova madrinha de bateria da Independente Tricolor» 
  11. «Cópia arquivada». Consultado em 26 de maio de 2014. Arquivado do original em 27 de maio de 2014 
  12. «Cópia arquivada». Consultado em 26 de maio de 2014. Arquivado do original em 27 de maio de 2014 
  13. «Tricolor enredo para 2014». Consultado em 26 de maio de 2014. Arquivado do original em 11 de março de 2014 
  14. «Tricolor já tem o Carnavalesco para 2015». Consultado em 12 de abril de 2014. Arquivado do original em 13 de abril de 2014 
  15. Amantes do Carnaval SP (6 de agosto de 2017). «'É de arrepiar': ouça o samba 2018 da Independente» 
  16. SASP (6 de agosto de 2017). «Conheça o enredo e samba da Independente para o Carnaval 2018. Ouça o samba agora!» 
  17. Amantes do Carnaval SP (20 de maio de 2018). «Pelo Grupo de Acesso, Independente lança seu enredo 2019» 
  18. SASP (28 de abril de 2019). «Conheça o enredo 2020 da Indepedente Tricolor» 
  19. Santiago, Tatiana (12 de fevereiro de 2021). «Após adiar carnaval em 2021, Prefeitura de SP anuncia cancelamento da festa neste ano». G1. Consultado em 28 de abril de 2021 
  20. SRZd (22 de abril de 2020). «Brava gente é hora de acordar': conheça o enredo da Independente Tricolor» 
  21. «Central do Carnaval 2023». SASP. Consultado em 19 de fevereiro de 2023 
  22. «Central do Carnaval 2024». SASP. Consultado em 11 de fevereiro de 2024 
Ícone de esboço Este artigo sobre carnaval, integrado ao Projeto Carnaval é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.