MTV Unplugged - Stevie Ray Vaughan & Joe Satriani

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde junho de 2018). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
MTV Unplugged - Stevie Ray Vaughan & Joe Satriani
Álbum ao vivo de Stevie Ray Vaughan e Joe Satriani
Estúdio(s) National Video Center em New York City
Gênero(s) Blues rock, rock instrumental

MTV Unplugged - Stevie Ray Vaughan & Joe Satriani foi o sexto episódio do MTV Unplugged.[1] Gravado no National Video Center em New York City, este programa, que foi ao ar no dia 30 de janeiro de 1990, foi dedicado a 2 virtuoses da guitarra: Stevie Ray Vaughan e Joe Satriani.[2]

Trata-se de uma rara apresentação, em formato acústico, de ambos os músicos,[3] que são conhecidos pela virtuosidade na guitarra elétrica. Além disso, trata-se de uma das últimas apresentações de Stevie Ray Vaughan, uma vez que 7 meses depois ele viria a falecer.

Esta apresentação nunca foi lançada como um álbum, quer seja CD, DVD ou VHS. Porém, 3 das 4 músicas gravadas por Stevie Ray Vaughan neste show, foram lançadas no seu DVD póstumo Pride and Joy, de 2007.[4] A única que não aparece no DVD é "Life Without You", que também não foi ao ar no programa.

Sobre sua participação neste programa, Joe Satriani fez o seguinte comentário[5]:

Cara, esse show ficou louco! A maioria dos meus fãs sabe que eu não me considero um cantor. A história por trás dessa apresentação é que foi lançado um videoclipe para a música I Believe e a MTV não queria passá-lo. Então eles me chantagearam para fazer esse show. Eles queriam que eu fizesse esta apresentação neste novo programa "Unplugged" e eles queriam que eu aparecesse com um violão acústico e cantasse. Eu disse a eles que eu não canto e toco violão. Eles disseram que se eu não fizesse esse show, eles não tocariam meu videoclipe. Então eu disse, ok, eu acho que posso fazer isso. Eles também me disseram que eu estaria tocando com Stevie Ray Vaughan. Então eu convenci meu baterista (Jonathan Mover) para ir junto comigo porque estava com medo; porque eu ia cantar e tocar na televisão, algo que nunca tinha feito na minha vida inteira. Então eu disse "você vai tocar pandeiro ou algo assim" porque eu queria um amigo ao meu lado. Quando cheguei lá, eles me disseram que eu não iria tocar junto com o Stevie Ray Vaughan. Eu tinha feito arranjos acústicos, e eles não sabiam como captar os sons da guitarra acústica. Eles pensaram que eu estaria trazendo um violão-elétrico, de modo que isso apenas aumentou a confusão. A coisa toda foi uma explosão nervosa e eu não posso acreditar que eles colocaram este episódio no ar. Eu me senti completamente pouco profissional sobre isso. Eu senti que eles realmente estavam fazendo o melhor que podiam para me ferrar e me fazer sentir desconfortável apenas para fazer este show de TV.
Joe Satriani, em entrevista a Greg Drugan, do site NEO Music Scene.

Vale ressaltar que anos antes o Satriani já havia dito algo similar numa entrevista ao site Ultimate Classic Rock.[6]

Faixas[editar | editar código-fonte]

N.º TítuloIntérprete Duração
1. "Open Your Eyes"  Jules Shear e Marty Willson-Piper  
2. "Rude Mood"  Stevie Ray Vaughan  
3. "Pride and Joy"  Stevie Ray Vaughan  
4. "The Feeling"  Joe Satriani e Jonathan Mover  
5. "I Believe"  Joe Satriani e Jonathan Mover  
6. "Life Without You"  Stevie Ray Vaughan  
7. "Testify"  Stevie Ray Vaughan  
8. "May This Be Love"  Joe Satriani, Jonathan Mover e Jules Shear  

Créditos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. tv.com/ Stevie Ray Vaughan with Joe Satriani
  2. guitarworld.com/ Video Finds: Stevie Ray Vaughan Delivers on Acoustic, Plus Joe Satriani!
  3. guitarworld.com/ Stevie Ray Vaughan's "Lost Acoustic Blues" from 1987 — Video
  4. popmatters.com/ Stevie Ray Vaughan: Pride and Joy [DVD]
  5. neomusicscene.com/ Joe Satriani Interview; Playing Rocksino
  6. ultimateclassicrock.com/