Museu Histórico do Estado do Pará

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Fachada do palácio, com açaizeiro.

O Museu do Estado do Pará, é um museu criado em 1994 e localizado no Palácio Lauro Sodré, em Belém. Abriga exposições variadas de artistas contemporâneos.

Acervo[editar | editar código-fonte]

O museu contém inúmeros exemplares de mobília, pintura e artes decorativas dos séculos XIX e XX.

Desde 2007 é o local de apresentações oficiais gratuitas da Orquestra Quorum, todas as manhãs de sábado, das 10h até o meio-dia.

História[editar | editar código-fonte]

O palácio onde funciona o museu é um belo exemplar da arquitetura de Landi, e foi construído para abrigar a sede da então Capitania do Grão-Pará, e do Estado do Grão-Pará e Maranhão, que se transferira de São Luis para Belém, no século XVIII, quando também se transferia a capital da província do Brasil, de Salvador para o Rio de Janeiro. Contém 5 salões principais: pompeiano, império renaiscence, art nouveau e dos presidentes. Possui estilo neoclássico com influências do revivalismo do século XIX.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre arte ou história da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.