Museu Nacional do Traje

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Museu Nacional do Traje
Inauguração 1977 (38 anos)
Visitantes 40.078 (2013)[1]
Diretor Clara Vaz Pinto
Geografia
País  Portugal
Cidade Lisboa
Localidade Palácio Angeja-Palmela, Largo Júlio de Castilho - Lumiar

O Museu Nacional do Traje e da Moda situa-se no Palácio Angeja-Palmela, na freguesia do Lumiar em Lisboa.

História[editar | editar código-fonte]

O Palácio Angeja-Palmela foi mandado construir por D. Pedro José de Noronha, 3º Marquês de Angeja, durante o século XVIII, perto do local onde existira o Paço de D. Afonso Sanches, filho natural de D. Dinis. De autoria desconhecida, o edifício foi construído sob influência da arquitectura pombalina, desenhando-se em duas fachadas, uma das quais termina com a Capela. Da construção primitiva resta-lhe apenas uma ombreira quinhentista, que se encontra numa residência contígua ao Palácio, e algumas estruturas arquitectónicas do século XVII.

A entrada principal do Palácio desenvolve-se como uma galilé e a articulação entre os andares é feita por uma escada de quatro lanços rectos. Nas salas destacam-se os tectos de masseira, os estuques, as pinturas ornamentais e alguns milhares de azulejos setecentistas. Em 1840, o edifício é adquirido por D. Pedro de Sousa e Holstein, Marquês de Palmela e mais tarde 1º Duque de Palmela, que levou a cabo obras de beneficiação do Palácio, entre as quais a reconstrução do pavilhão neo-gótico, hoje ocupado pelo restaurante do Museu Nacional do Traje.

A partir da II Guerra Mundial, o Palácio passou a funcionar como colégio religioso de belgas refugiadas, até que, em 1975, o Estado Português adquire a Quinta do Monteiro-Mor, que, para além do Palácio Angeja-Palmela, compreende o Palácio do Monteiro-Mor, uma casa do Século XVIII, o Jardim Botânico e uma zona verde com onze hectares.

Em 1977, o Museu Nacional do Traje abria então as suas portas ao público, sob a direcção da sua fundadora.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%C3%AAs/ProTurismo/estat%C3%ADsticas/quadrosestatisticos/Documents/Museus,%20Pal%C3%A1cios%20e%20Monumentos/Museus,%20Pal%C3%A1cios%20e%20Monumentos%20-%202013.pdf