Piet Borst

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Piet Borst
Nascimento 5 de julho de 1934 (84 anos)
Amsterdã
Cidadania Reino dos Países Baixos
Alma mater Universidade de Amsterdã
Ocupação biólogo, bioquímico, químico, professor universitário, oncologista
Prêmios Howard Taylor Ricketts Award, Comandante da Ordem do Império Britânico, Prêmio de Bioquímica e Biofísica A.H. Heineken, Medalha Robert Koch, Comandante da Ordem do Leão dos Países Baixos
Empregador Universidade de Amsterdã

Piet Borst (Amsterdã, 5 de julho de 1934) é um bioquímico e biólogo molecular neerlandês. Responsável pela introdução da engenharia genética nos Países Baixos, pesquisa sobre o câncer.

Borst estudou medicina de 1952 a 1958 na Universidade de Amsterdã, onde obteve um doutorado em 1961, orientado por Edward Slater, com uma tese sobre a pesquisa do câncer. Em 1963 fez o exame de médico. De 1963 a 1965 pesquisou junto a Severo Ochoa na Universidade de Nova Iorque, sendo depois docente de bioquímica na Universidade de Amsterdã, onde foi em 1969 professor de bioquímica clínica. A partir de 1983 foi diretor científico do Instituto Neerlandês do Câncer (Nederlands Kanker Instituut, NKI) no Hospital Antoni von Leeuwenhoek (Antoni van Leeuwenhoekziekenhuis), onde foi em 1987 diretor e aposentou-se em 1999. Lá continuou a pesquisar, em tempos mais recentes sobre Base J, uma base DNA em tripanossomas descoberta por Borst e seu colaboradores, suas funções e biossíntese.[1]

Recebeu em 1984 o Prêmio Paul Ehrlich e Ludwig Darmstaedter, em 1989 o Prêmio Howard Taylor Ricketts, em 1992 a Medalha Robert Koch e o Prêmio de Bioquímica e Biofísica A.H. Heineken. É comandante da Ordem do Leão Neerlandês, comandante estrangeiro honorário da Ordem do Império Britânico (CBE), membro da Academia Real das Artes e Ciências dos Países Baixos, da Royal Society, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, da Academia de Artes e Ciências dos Estados Unidos, da Academia Europaea e da Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO).

Dentre seus doutorandos consta Titia de Lange.

Referências

  1. Borst, Sabatini Base J: discovery, biosynthesis and possible functions, Ann. Rev. Microbiology, Band 62, 2008, S. 235–251, doi:10.1146/annurev.micro.62.081307.162750.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Peter Doherty, Michael Potter e Rolf Zinkernagel
Prêmio Paul Ehrlich e Ludwig Darmstaedter
1984
com George Alan Martin Cross
Sucedido por
Ernest Bueding, Louis Howard Miller e Ruth Sonntag Nussenzweig