Porto de Luís Correia
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Dezembro de 2008) |
Este artigo ou seção é sobre uma construção futura. |
O porto de Luís Correia é um porto marítimo em construção no litoral do estado do Piauí, Brasil. Com a construção do Porto de Luís Correia, o Piauí receberá também a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), já aprovada pelo Ministério da Indústria e Comércio. As ZPEs são como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializadas com o exterior, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro.
Localização[editar | editar código-fonte]
Localizado no município brasileiro de Luís Correia, no litoral do Piauí, na costa Oceano Atlântico.
Acesso[editar | editar código-fonte]
- Rodoviário: rodovia federal BR-343,
- Ferroviário: através da Estrada de Ferro Central do Piauí, da Rede Ferroviária Federal (RFFSA).
- Marítimo: localizado em mar aberto, o canal de acesso possui extensão aproximada de 3,7 km, largura de 180m e profundidade de 10m.
Produtos[editar | editar código-fonte]
Os principais produtos exportado devem ser os de maior importância do estado:cerâmica em geral, milho, arroz, soja, mel, açúcar, celulose, têxteis, castanha, motores e cera de carnaúba.
Expansão[editar | editar código-fonte]
O projeto do governo do estado e governo federal,prevê a conclusão do complexo portuário e sua expansão,com total de R$280 milhões,que está incluindo no PAC, e gerar mais de 2 mil empregos,que será denominado de Complexo Portuário Amaração.
- Conclusão do Porto Luís Correia com 10m de profundidade e 5,4 quilômetros extensão,6 armazéns,4 unidades,quebra-mar artificial de 550 m e cais para atracação com estação de passageiros
- Parque Eólico,que gera energia de grande parte do litoral (já em funcionamento).
- Complexo Industrial, uma área destinada a instalação de indústrias.
- Estaleiro Amaração, único que tem Parceria público-privada com um grupo espanhol.
- Estrada de Ferro Central do Piauí,com a conclusão do complexo a ferrovia que liga a capital a cidade litorânea,que já existe e está desativada desde 1990, vai ser recuperada.
- Área de Proteção Ambiental em Luís Correia, ao longo da Baía do rio Igaraçu.
- Refinária LUBNOR-PI, em parceria com a Petrobras a complexo vai abrigar a refinaria da LUBNOR e a estação de tacagem de petróleo para a região.
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- [1]
- http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=2&ved=0CCIQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.cabecadecuia.com%2Fnoticias%2F52142%2Fporto-de-luis-correia-sera-dotado-de-terminal-de-petroleo-e-marina.html&ei=JwYkTJedG4-SuAfckvHXBw&usg=AFQjCNEvIKcKPaT-OKkzkebCqRqzb1B0lA&sig2=gSE5jtXYRL3DSzD4sXMVlg Em falta ou vazio
|título=
(ajuda)