Priscilla Alcantara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Priscilla Alcantara
Priscilla em 2018
Nome completo Priscilla Alcantara Silva Fonseca
Nascimento 19 de junho de 1996 (26 anos)
Itapecerica da Serra, São Paulo
Nacionalidade brasileira
Estatura 1,54 m
Ocupação
Período de atividade 2004–presente
Prêmios Lista
Carreira musical
Período musical 2009–presente
Gênero(s)
Extensão vocal meio-soprano
Instrumento(s)
Gravadora(s) Line Records
Sony Music
Afiliações
Religião cristianismo
Página oficial
priscillaalcantara.com.br

Priscilla Alcantara Silva Fonseca (Itapecerica da Serra, 19 de junho de 1996) é uma cantora, compositora, multi-instrumentista, apresentadora, dubladora, escritora e atriz brasileira.

Ficou conhecida por apresentar o programa Bom Dia & Companhia, no SBT. Iniciou a carreira como cantora solo em 2006.

Biografia[editar | editar código-fonte]

No início de 2005, participou do Código Fama apresentado por Celso Portiolli e foi classificada para representar o Brasil no exterior, no Código Fama Internacional, realizado no México e transmitido pela TELEVISA Niños para mais de 20 países. Seu resultado no reality foi o quarto lugar no musical, o primeiro em popularidade (voto do público mexicano por telefone) e o melhor sorriso da casa. Quando retornou ao Brasil, foi convidada por Silvio Santos para gravar um piloto do programa Bom Dia & Companhia no SBT. Priscilla permaneceu no SBT até 2013, e apresentou diversos programas como "Dia No Parque", "Pirâmide Premiada", "Carrossel Animado" e "Cantando no SBT".

Estreou como apresentadora de televisão no dia 1 de agosto de 2005, ao lado de Yudi Tamashiro e Ítala Matiuzzo no Bom Dia & Companhia do SBT. A cantora é cristã, e gravou sozinha o seu primeiro CD chamado O Início, lançado em 2008. Em 2010 lançou o seu segundo CD, chamado Meu Sonho de Criança, pela Line Records. Priscilla abriu turnê para seu terceiro CD chamado Pra Não Me Perder, lançado pela Atrio Records com a produção de Wesley Ros.

Em 2012, regravou junto com Yudi Tamashiro a música Carrossel, para a versão brasileira da novela Carrossel. Priscilla também regravou para a novela a música Ciranda da Bailarina.

No dia 15 de março de 2013, deixou a apresentação dos programas infantis do SBT, sendo substituída por Ana Victória Zimmermann e Matheus Ueta.[1] Deixou o SBT no dia 2 de setembro, após oito anos na emissora.[2]

Em 6 de novembro de 2015, começou turnê com seu novo disco Até Sermos Um, lançado no dia 9 de outubro, que foi seu primeiro trabalho com a Sony Music.

A cantora também possui dois canais no YouTube: um intitulado "Vlog de Tudo", no qual são abordados temas diversos, e um segundo que tem o seu nome "Priscilla Alcantara". Somados, os canais já ultrapassam a marca de 4 milhões de inscritos. Toda essa repercussão levou Priscilla a escrever um livro chamado O Livro de Tudo, pela editora Ágape.

Em 2021, Priscilla foi uma das participantes da primeira temporada do talent show The Masked Singer Brasil. Porém, durante todo o programa, esteve com o rosto coberto por uma fantasia de unicórnio, fazendo com que sua identidade não fosse revelada até a grande final, onde a cantora ganhou a competição.[3]

Carreira[editar | editar código-fonte]

2005–2013: Código Fama e Bom Dia & Cia[editar | editar código-fonte]

Começou sua carreira muito cedo cantando na igreja evangélica, aos 8 anos de idade participou do programa do SBT, Código Fama, onde foi vencedora, com o destaque no programa foi convidada a participar da versão mexicana "Código F.A.M.A.", na rede Televisa, onde acabou ficando em segundo lugar.

No ano de 2006 logo que assumiu o posto de apresentadora do programa matinal do SBT, Bom Dia & Companhia, regravou um CD juntamente com co-apresentador Yudi Tamashiro. Os Pequenos Rebeldes foi uma regravação de músicas do grupo mexicano RBD em português, sendo parceria do SBT Music e EMI Music. O álbum não obteve nenhum single, as músicas tocavam apenas no programa Bom Dia & Companhia.

Em 2009, três anos após o lançamento de Os Pequenos Rebeldes, Priscilla lançou seu primeiro álbum solo, intitulado O Início, contendo 10 faixas com influência da música cristã contemporânea, infantil e pop. Dele foram extraídos dois singles: "Reine" e "Meu segredo".

Em 2010, Priscilla lançou seu segundo álbum solo, Meu Sonho de Criança, que foi lançado no dia 26 de fevereiro de 2010, pelo selo da gravadora Line Records. No repertório contém dez faixas que evangelizam de forma educativa, priorizando uma linguagem simples e objetiva. Os temas abordam questões do cotidiano das crianças, como comportamento na escola, relacionamento com os amigos, sonhos para o futuro, entre outros; também são destacadas as histórias bíblicas da "Arca de Noé" e de "Sadraque, Mesaque e Abednego". Neste álbum contem dois singles: "Meu Sonho de Criança" e "Nossa Vida".

Em 2012, Priscilla regravou juntamente com Yudi Tamashiro a música "Carrossel", a qual era o tema do remake brasileiro da novela mexicana Carrossel; ela também gravou "Minha Curiosidade" e "Ciranda da Bailarina" para a trilha da novela. No mesmo ano ela lançou seu terceiro CD, Pra Não Me Perder, lançado no dia 28 de setembro de 2012 pela gravadora Atrio Records; com 12 faixas o álbum mostra um amadurecimento na voz de Priscilla, que agora leva consigo influências do pop e do pop rock. O álbum rendeu dois singles: "Para Não Me Perder" e "Quando o Sol se Vai", e ainda um promocional, "Quero Agradecer", que foi cantado na Marcha para Jesus de 2012. Um pouco afastada da carreira musical em 2013, Priscilla gravou "Da Água Pro Vinho" para a trilha sonora sonora da novela infantil Chiquititas.

2014–2020: Até Sermos Um e Gente[editar | editar código-fonte]

Em 2014, Priscilla lançou seu novo single "Onde Ele vai, Eu Vou Atrás", com um estilo diferenciado do qual Priscilla era acostumada. A música foi muito bem aceita por seus fãs e pela mídia, marcando o retorno da cantora. Em junho do mesmo ano ela lançou a música "Espírito Santo" que foi o maior sucesso de sua carreira: o vídeo já conta com mais de 20 milhões de visualizações no YouTube e foi vencedora do prêmio Troféu de Ouro como "Melhor Música Gospel do Ano". Para promover o novo single, Priscilla foi convidada para o programa The Noite com Danilo Gentili, onde apresentou a faixa.

Em fevereiro de 2015 ela lançou "I've Been Waiting", sua primeira música em inglês e terceiro single. No mesmo ano fez participações em músicas de Geyson Mor, DJ PV e Daniela Araújo.

Em 2015, lançou seu disco Até Sermos Um. Quarto álbum de Priscilla lançado em outubro de 2015 pela gravadora Sony Music Brasil. Inteiramente autoral, o disco é bem característico apresentando faixas que falam sobre temas como "Graça de Deus", "Ser Escolhido para um Exército" e "Intimidade com Deus". A música "Tudo é Teu" se tornou single e seu clipe já conta com mais de 15 milhões de visualizações. Quem assina a produção deste trabalho é a cantora Daniela Araújo, juntamente com seu irmão Jorginho Araújo.[4]

Ainda em 2015, gravou um show acústico em comemoração aos seus dez anos de carreira. Entre as faixas presentes estão "Reina", "Meu Sonho de Criança", "Longe de Você", "Além do Véu", "Rio de Águas Vivas", "I Believe In Your Name", "Onde Ele Vai, Eu Vou Atrás", "I've Been Waiting". O projeto inicialmente foi anunciado como DVD, sendo lançado, mais tarde, virtualmente. Os vídeos podem ser encontrados no YouTube.

Em 2017, Priscilla começou uma nova fase de sua carreira mais amadurecida e consolidada entre o meio cristão. Com referências de electropop, lançou os singles “Tanto Faz” e “Liberdade”, ambos escritos pela cantora.[5]

Em 2018, o single “Inteiro” foi lançado e foi anunciado que essa sequência de lançamentos viriam posteriormente integrar um novo álbum. Em junho foi lançado o último single dessa nova etapa, chamado “Me Refez”. O vídeo clipe chamou atenção por inovar com efeitos especiais em cenas que a cantora voa conforme o desenvolver da música através de um número circense. O vídeo foi lançado em rede nacional através do programa The Noite. A canção que contém arranjos voltados para o estilo R&B, com um pouco de jazz e soul, tornou a intérprete a primeira cantora brasileira cristã a adentrar o Top 200 global do Spotify.

Em 2018, revelou seu novo álbum de estúdio, Gente. Durante sua promoção, revelou já estar trabalhando em outro projeto, porém não falaria deste no momento pois estaria focada no disco recém-lançado.

2021–presente: The Masked Singer Brasil e carreira pop[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2021, durante uma entrevista ao Sai da Caixa, no canal do UOL, Priscilla revelou que prefere não se definir como "cantora gospel". Ela afirmou a Tiago Abravanel: "Isso entra na definição sobre o que é ser uma cantora gospel. Para mim, é sobre um rótulo, e a vida é muito mais que um rótulo. A vida é sobre quem você é dentro. Eu poderia falar pra você: 'Ahh, eu sou uma cantora gospel' e por dentro ser podre e não refletir nada de Jesus. Faz algum sentido?"[6]

Em 2021, foi campeã do reality show The Masked Singer Brasil, da TV Globo, onde apresentou canções como "Lua de Cristal", "Shallow", "Quando a Chuva Passar", "Single Ladies, "Somewhere Over The Rainbow", "I Will Always Love You" e "Sweet Child o' Mine".[7]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Nota
2005 Código Fama Participante Vencedora
Código Fama México (México) Semifinalista
2005–2013 Bom Dia & Companhia Apresentadora
2007–2008 Carrossel Animado
2008 Domingo Animado
2011 Cantando no SBT
2011-2013 Sábado Animado
2012 Dia No Parque
2013 Feriadão SBT
Carrossel Ela mesma Participação especial
2021 The Masked Singer Brasil Participante (Unicórnio) Vencedora
2022–presente Apresentadora (bastidores)[8]
2022–presente TVZ Apresentadora

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2008 Space Chimps: Micos no Espaço Luna Dublagem
2016 Priscilla: 10 Anos Acústico Ela mesma Gravação de Show Especial
João 17 Curta-metragem
2020 Quando O Sol Se Por Jeni
2022 DC Super Pets PB Dublagem

Web / Internet[editar | editar código-fonte]

Ano Título Nota
2015–2017 Vlog de Tudo Canal do YouTube
2015 Desconfinados Irmã / Esquete "5 maneiras de não paquerar na igreja"

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • 2007 - Priscilla Apresenta: Clássicos e Virtudes - Com Histórias Infantis
  • 2016 - Livro de Tudo - Editora Ágape

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Extended Plays (EP)[editar | editar código-fonte]

Álbum ao vivo e vídeos[editar | editar código-fonte]

  • 2020: ASU

Videografia[editar | editar código-fonte]

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

Título Ano Diretor(es)
"Tudo É Teu" 2015
"Sou Escolhido" 2016
"Tanto Faz" 2017 Flauzilino Jr[9]
"Liberdade"
"Me Refez" 2018 Branko Jass
"Empatia" 2019 Gil Morais
"Final da História"
"Linda Bagunça"
"Girassol (R&B Version)" 2020 Gil Morais
"Correntes" Gideão Morais
"Tem Dias" 2021 João Monteiro
"Você é um Perigo" Mess Santos

Outros vídeos[editar | editar código-fonte]

Título Ano Nota
"Graça" 2016 Sony Music Live
"Meu Primeiro Amor"
"Até Sermos Um"
"A Cruz / Getsêmani"
"Tudo É Teu""
"I Believe In Your Name"
"Florescer" 2019 Live Performance VEVO
"Sem Querer"
"Empatia (acústico)" 2020 Ao Vivo no YouTube Music Convida
"Linda Bagunça (acústico)"
"Final da História (acústico)"

Turnês[editar | editar código-fonte]

Concertos
Ano Título
2008–09 Turnê O Início
2010 Turnê Meu Sonho De Criança
2011 Turnê Priscilla Alcântara 2011
2012–13 Turnê Pra Não Me Perder
2014 Turnê Priscilla Alcântara 2014
2022 Priscilla Ao Vivo
Festival
Ano Título
2016–atual ASU

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Trabalho Resultado
2010 Prêmio Jovem Brasileiro[10] Melhor Programa de TV apresentado por Jovens Venceu
2017 Troféu Gerando Salvação Cantora do Ano Priscilla Alcântara Venceu
Música do Ano/Compositor "Liberdade" Indicado
2018 "Me Deixe Aqui" - Preto no Branco ft. Priscilla Alcântara Indicado
Melhor Feat. Venceu
Melhor Clipe Indicado
"Me Refez" Venceu
Melhor Produção Venceu
Cantora do Ano Priscilla Alcântara Indicado
2019 Grammy Latino Melhor Álbum Cristão Gente[11] Indicado

Referências

  1. Aline Cássia (25 de agosto de 2021). «"Foi o momento mais difícil da minha vida", desabafa Priscila Alcântara sobre demissão do SBT». N10. Consultado em 21 de junho de 2022 
  2. «Priscilla Alcântara fala sobre sua saída do SBT e revela justificativa da demissão». Atrevida. 26 de agosto de 2021. Consultado em 21 de junho de 2022 
  3. «Priscilla Alcantara é a grande vencedora do 'The Masked Singer Brasil'». Gshow. 20 de outubro de 2021. Consultado em 21 de junho de 2022 
  4. Amanda Faia (10 de dezembro de 2015). «Priscilla Alcântara critica a vida superficial em videoclipe para música "Tudo é Teu"». Popline. Consultado em 21 de junho de 2022 
  5. «Priscilla Alcantara lança o clipe da música 'Liberdade'; assista». Guiame. 19 de dezembro de 2017. Consultado em 21 de junho de 2022 
  6. «Priscilla Alcantara explica por que descarta o rótulo de 'cantora gospel'». Splash. 9 de junho de 2021. Consultado em 21 de junho de 2022 
  7. A MAGIA DO UNICÓRNIO #UNICÓRNIONAFINAL | THE MASKED SINGER BRASIL, consultado em 20 de outubro de 2021 
  8. «Priscilla Alcantara assume o lugar de Camilla de Lucas no 'The Masked Singer Brasil'». Jovem Pan. 5 de janeiro de 2022. Consultado em 21 de junho de 2022 
  9. Amanda Faia (19 de dezembro de 2017). «Priscilla Alcantara estreia novo clipe, "Liberdade"; assista». POPline. Consultado em 24 de junho de 2022 
  10. «Priscilla Alcântara recebe o Prêmio Jovem Brasileiro 2010». Mix Gospel Ceará. 16 de setembro de 2010. Consultado em 24 de junho de 2022 
  11. «Veja a lista completa com os vencedores do Grammy Latino 2019». Vagalume. Novembro de 2019. Consultado em 8 de setembro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]