Sport Club Bagé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sport Club Bagé
SCBage.png
Nome Sport Club Bagé
Fundação 15 de novembro de 1906
Estádio -
Presidente Gedeão Ratto
Treinador -
Competição Extinto


Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
editar

O Sport Club Bagé foi um clube de futebol brasileiro já extinto, da cidade de Bagé,Estado do Rio Grande do Sul.

História[editar | editar código-fonte]

Equipe do SC Bagé, em 1906, fundado no dia 15 de novembro daquele ano. Este clube introduziu o futebol na cidade de Bagé[1] e tinha como cores o amarelo e preto. Foi também o embrião do GE Bagé.

O Sport Club Bagé foi o clube que inaugurou o futebol em Bagé[2]. Três diretores do Sport Club Rio Grande foram a Bagé e entraram em contato com Gedeão Ratto, comerciante e importador bageense, que mantinha relações comerciais com comerciantes de Rio Grande. Desta reunião resultou acerto para um amistoso, mas a equipe bageense não possuía um campo para a prática do novo esporte. Os organizadores do amistoso foram encontrar o presidente da Associação Rural de Bagé (Sr. Emílio Guilayn), e obtiveram a autorização para a realização da partida no parque de exposições da associação.


A partida[editar | editar código-fonte]

Foi realizada na Associação Rural de Bagé. O gramado foi improvisado, na sede da Associação. A dimensão do campo foi demarcada com pá e colocadas as goleiras, apenas os postes, sem travessão. A arbitragem foi composta por três juízes e dois bandeirinhas.

A fundação oficial[editar | editar código-fonte]

O então capitão do Rio Grande, Arthur Lawson, pediu a Gedeão Ratto que criasse um clube de futebol em Bagé. A ata foi lavrada no mesmo dia[3], surgindo o Sport Club Bagé, que viria a ter as cores amarela e preta.

Primeiros jogos[editar | editar código-fonte]

O primeiro jogo oficial do S.C Bagé foi contra o próprio padrinho S.C Rio Grande, que terminou empatado e sem gols. A segunda partida oficial foi contra o Pelotas, na qual o S.C Bagé venceu por 1 x 0, gol de Gedeão Ratto.

Final das atividades[editar | editar código-fonte]

O Sport Club Bagé manteve-se ativo até 1914, quando alguns de seus fundadores abandonaram o esporte e outros foram jogar no Guarany. Entretanto, com a fundação do Grêmio Esportivo Bagé, em 1920, os fundadores do Sport Club Bagé migraram para o novo clube amarelo e preto da cidade.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Futebol completa 100 anos em Bagé». Jornal Minuano. 21 de novembro de 2006. Consultado em 10 de setembro de 2014 
  2. «A chama do futebol». Jornal Minuano. 21 de fevereiro de 2011. Consultado em 10 de setembro de 2014 
  3. «Uma imagem quase centenária». Jornal Minuano. 18 de janeiro de 2010. Consultado em 10 de setembro de 2014 
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.