Usuário:O Sem Autoridade/Meia-vida de um artigo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.
Text-x-generic-highlight-yellow-pen.png Resumindo: Mantenha os artigos para evitar degradações
O artigo começa como um destaque, mas será submetido a vandalismos, falta de notoriedade, edições inúteis que acabarão por reduzir sua qualidade de forma semelhante ao decaimento radioativo.

Parabéns! Você acabou de escrever um artigo sobre... algo. Você colocou fontes fiáveis, atestou a notoriedade e não favorece nenhum ponto de vista. Possui imagens licenciadas ou de uso livre que ilustram o artigo. A escrita é bem trabalhada, e provavelmente é um artigo bom, ou até mesmo, se você for bom, poderá ser um artigo em destaque algum dia.

Isso não é o suficiente. Você vê que cada artigo possui uma meia-vida.

O termo meia-vida descreve o tempo que leva para um elemento degradar a metade da quantidade anterior. O termo é mais utilizado no decaimento radioativo.

Com o passar do tempo, vandalismos, edições menores, edições desagradáveis, fraudes, pesquisa inédita, falta de notoriedade e falta de atualização sobre novas pesquisas e novas descobertas sobre o assunto vão degradar a qualidade do artigo. Como o decaimento radioativo, seu artigo deixará de ser um artigo destacado para um artigo bom, e de um artigo bom para um artigo pobre que até pode precisar de manutenção emergencial, ou seja, limpeza e melhoria.

A meia-vida para cada artigo é diferente, mas cada artigo, não importa a qualidade, eventualmente se degradará.

Muitas vezes, edições como remoções desnecessárias e vandalismos vão atrair as atenções de editores ocasionais. Pode ser as edições menores que causem mais danos. Pode ser que um novo usuário quebre, involuntariamente, a URL de uma fonte ou um link para outro artigo, ou um usuário descuidado adicione informações incorretas misturada com edições corretas. Estas edições aumentam numa velocidade surpreendente.

Lembre-se que a qualidade a longo prazo de um artigo depende do seu esforço contínuo de atualização e limpeza ao longo do tempo, não apenas o esforço inicial. Mantenha o olho em artigos através de sua lista de páginas vigiadas e periodicamente reveja-los, e enquanto você estiver a vigiá-lo, pode-o e reverta vandalismos, remova citações e adições tendenciosas.