Wikipédia:Sondagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em alguns casos, editores fazem sondagens durante discussões para saber se possuem o apoio da comunidade quanto a determinadas ações, como modificar maciçamente várias predefinições ou artigos. Apesar de tais sondagens serem usadas ocasionalmente, tendo muitas vezes utilidade prática, seu uso é controverso. Quando utilizadas, devem ser desenvolvidas de maneira a alcançar o consenso em vez de tentar silenciar uma opinião discordante.

Apesar disso, participantes de uma página de discussão por vezes começam sondagens para averiguar opiniões. Não existe proibição absoluta de sondagens, ocorrendo por vezes objecções se uma sondagem é fechada com a argumentação de que é proibida. Editores que achem que uma sondagem é inapropriada podem fazer ver que mais comentários são necessários e estimular a discussão a voltar para uma forma de conversação livre ou mesmo abrir uma discussão relacionada.

Guia sobre sondagens[editar código-fonte]

Os editores que desejam criar uma sondagem em um artigo precisam levar em conta que tal processo deve ser utilizado com cuidado e que deve ser evitado o seu uso prematuro. Sondagens não devem substituir debates e consensos e o seu resultado não pode ser considerado vinculativo, principalmente sobre os editores que formaram a minoria, pois isso tende a agravar em vez de resolver disputas existentes.

Desvantagens das sondagens[editar código-fonte]

Sondagens em artigos são frequentemente inconclusivas e seu resultado ambíguo. Devido a isso, os editores devem apreciar o seguinte:

  1. O principal objetivo de toda discussão nos artigos é alcançar o consenso e uma sondagem é útil somente quando ajuda os editores a atingi-lo.
  2. Por essa razão, os resultados de sondagens nunca podem ser considerados oficiais e nada pode ser imposto contra os editores que formaram a minoria na discussão. Enquanto isso, os editores que estão com a maioria têm a obrigação de continuar as discussões e tentar alcançar o verdadeiro consenso.
  3. Pela mesma razão, sondagens não devem ser usadas prematuramente em artigos. Se estiver claro que o consenso não foi alcançado, há poucas chances de uma sondagem fazê-lo. A polarização de opiniões que tende a gerar pode retardar a formação de um consenso.
  4. Se uma sondagem fica inconclusiva ou se não há questionamento da questão colocada na votação, seus resultados não são de forma alguma válidos.
  5. Pequenas modificações no texto de uma sondagem pode, muito provavelmente, invalidar a mesma. Procure analisar minuciosamente o texto antes de lançá-lo aos votantes. A sondagem pode ser iniciada no momento em que houver um aparente consenso na pergunta a ser colocada.
  6. Editores devem ser cautelosos ao requisitarem a participação de outros para uma sondagem ou votação. Isso pode ser visto como campanha ou formação de conluio.
  7. O objetivo de uma sondagem é estimular a discussão e o consenso. Editores devem avaliar os comentários fornecidos pelos participantes da sondagem e analisar se tais comentários ajudam a desenvolver suas próprias opiniões ou se sugerem uma solução conciliatória. Nessas situações, algumas opiniões bem fundamentadas tendem a influenciar um debate de forma muito mais positiva do que vários votos não justificados.
  8. Sondagens podem ajudar a avaliar as diferentes opiniões sobre determinada questão. Nos casos de opções discretas (como o nome de um artigo ou categoria), facilita a decisão a ser tomada pelos editores. De qualquer forma, há métodos que geralmente são muito mais eficazes em atingir o consenso, como simples discussões.
  9. As sondagens não devem ser usadas excessivamente. Geralmente, não há necessidade de criar uma segunda sondagem, mesmo se acredita que o consenso pode ter mudado ou que a primeira foi mal conduzida. Se discordar da opinião da maioria, lembre-se que o resultado da sondagem não é oficial e continue as discussões

Sondagens dificultam o consenso[editar código-fonte]

Em vez de uma consideração cuidadosa, análise e síntese dos argumentos de cada lado, usuários podem preferir estabelecer uma disputa através de uma sondagem, o que pode minar o progresso da discussão. A Wikipédia não é constituída por um sistema político. Isso é uma qualidade, não um defeito. Sondagens e votações tendem a ser mais práticas em se atingir um resultado do que em tentar convergir as opiniões para determinado ponto através de discussões, e exatamente por isso podem acirrar conflitos entre usuários.

Durante votações, os wikipedistas não interagem muito com os outros, mas simplesmente escolhem uma opção, um “lado”. Estabelecer o consenso requer que os usuários expressem uma opinião em vez de fazer escolhas de opções discretas e aprimorem o raciocínio por trás delas, até que todos concordem com uma solução mutuamente aceita. Quando um voto é colocado simplesmente sem argumentação, é impossível debater objecções ou posições.

Estabelecer o consenso é muito mais difícil que fazer uma votação ou sondagem.

Sobre a padronização de páginas[editar código-fonte]

Pequenas sondagens para a padronização de determinados tipos de edição, como pode ocorrer para a formatação de determinadas predefinições, são amplamente aceitas. Não há problema nessas votações, pois servem para encontrar o padrão preferido pela comunidade. Esta é uma maneira de ajudar a avaliar quais das diversas versões possíveis possuem o apoio mais difundido, de modo que a versão final se aproxime do consenso.