Wikipédia:Tag team

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.

Tag team é uma controversa[1] forma de meatpuppetry na qual os editores coordenam as suas ações para contornar o processo normal de consenso. Tal como acontece no meatpuppetry, os editores podem ser acusados "de coordenar as suas acções de forma a burlar políticas e recomendações (como R3R e NPOV). Ao contrário do "meatpuppetry", a frase pode ser aplicada por vezes a ações legítimas. A expressão vem do wrestling profissional, onde "tag teams", são equipes onde dois lutadores se revezam no ringue.

A Wikipédia encoraja e depende de edições cooperativas para aperfeiçoar os artigos, e a maioria dos editores que trabalham juntos não são um tag team. Presuma a boa-fé, e lembre-se que em quase todos os casos, é melhor lidar com o raciocínio dos outros editores do que acusá-los de estar em um tag team. Acusações infundadas de tag team são contra as normas de conduta. Tais afirmações devem ser feitas de forma adequada, citando provas nos locais apropriados, seguindo o nossos processos de resolução de conflitos.

Tag team versus consenso[editar | editar código-fonte]

Num processo de obtenção do consenso, editores, alguma vezes com pontos de vistas conflitantes, trabalham juntos para conceber um artigo que seja totalmente em conformidade com as políticas da Wikipédia: imparcial (WP:NPOV), sem pesquisas inéditas (WP:NPI) e verificável (WP:V). Os editores podem reverter as alterações de artigos que violem as políticas da Wikipédia; isto não é tag team. O tag team é formado quando dois ou mais editores coordenam suas edições de uma maneira prejudicial para um artigo ou para o projecto, de forma a sempre apoiar as edições um do outro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Na Wiki-en, de onde está sendo traduzido, não há consenso a respeito dos méritos deste ensaio. Editores tem manifestado a preocupação de que as "características" dos tag teams podem ser facilmente aplicadas aos editores que compartilham uma prática comum de edição de acordo com a política, e que o ensaio pode ser usado como uma arma contra editores, que actuam em conformidade com Políticas de edição da Wikipedia para difamar o seu bom trabalho. Veja En:Wikipedia:Miscellany for deletion/Wikipedia:Tag team