Wikipédia:Plágio
Esta página é um ensaio. Ensaios são conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas, recomendações e nem informativos. Alguns ensaios representam práticas já bem difundidas na comunidade; outros apenas representam pontos de vista minoritários. |
Plágio é a incorporação de trabalho alheio – incluindo linguagem e ideias – sem a devida atribuição de autoria.[1]
A Wikipedia tem três principais políticas editoriais, Verificabilidade, Princípio da imparcialidade e Nada de pesquisa inédita. A política contra pesquisa inédita proíbe a adição de ideias próprias e a política de verificabilidade exige que os artigos sejam baseados em fontes fiáveis. Destas duas políticas decorre que os wikipedistas estão vulneráveis a acusações de plágio porque devem ater-se rigorosamente às fontes, mas não excessivamente. Porque o plágio pode ocorrer inadvertidamente, devemos nos preocupar na instrução do editor e na cuidadosa manutenção dos artigos.
Ao incorporar informação de outras fontes em artigos da Wikipédia, deve sempre referir a fonte original. Mesmo quando o texto original tem uma licença de distribuição compatível com a Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 4.0 International (CC-BY-SA) e o texto é copiado ou adaptado para a Wikipédia, a licença de distribuição obriga a referenciar a obra original.
Referências
- ↑ «What Constitutes Plagiarism?». Harvard Guide to Using Sources, Universidade de Harvard